Outros problemas de saúde

Cera preta no ouvido do gato - Causas e tratamento

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 22 junho 2023
Cera preta no ouvido do gato - Causas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Reparou uma sujeira preta no ouvido do gato? Os problemas nos ouvidos são um motivo frequente de consulta em clínicas veterinárias de animais de pequenos. Geralmente, esses problemas estão associados a um aumento na produção de cerume ou a uma mudança em sua aparência. No caso específico dos gatos, existem algumas patologias que podem resultar na produção de um cerume de cor marrom escuro ou preto. A etiologia dessas patologias pode ser muito variada (parasitária, infecciosa, tumoral, etc.), portanto será imprescindível realizar um bom protocolo diagnóstico para determinar a causa subjacente e iniciar o tratamento mais adequado.

Se você está se perguntando quais são os motivos que podem levar ao aparecimento da cera preta no ouvido do gato, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que falaremos sobre as possíveis causas que podem desencadear esse sinal clínico e seus respectivos tratamentos. Vamos ver as causas da cera preta no ouvido do gato e o que fazer!

Índice

  1. Otite por ácaros
  2. Otite fúngica
  3. Otite tumoral
  4. Falta de higiene

Otite por ácaros

Um dos motivos que causam a cera preta no ouvido dos gatos é a otite por ácaros, artrópodes microscópicos que, geralmente, causam problemas nos ouvidos de nossos animais de estimação. Em gatos, o ácaro que parasita com mais frequência o conduto auditivo externo é o Otodectes cynotis, o qual causa uma otite chamada “otoacaríase”. Cerca de 50% das otites em gatos são causadas por esse ácaro.

A presença do Otodectes no conduto auditivo dos gatos gera uma série de sintomas. O mais chamativo é a aparição de uma secreção marrom escura, com consistência pastosa ou seca, que constitui uma mistura de cerume, sangue e exsudatos. Além disso, os gatos parasitados sofrem uma coceira intensa, o que faz com que eles sacudam a cabeça e se cocem muito. Como consequência disso, é comum que os animais se auto lesionem e provoquem feridas e otohematomas.

O diagnóstico da otoacaríase costuma ser simples. Ao examinar o canal auditivo com um otoscópio é possível visualizar os ácaros como “pequenas bolhas refringentes”, e ao coletar uma amostra do exsudato e observá-la no microscópico, é possível identificar a espécie de ácaro responsável pelo processo.

O tratamento da otoacaríase em gatos requer:

  • Por uma parte, a limpeza do ouvido externo: o interior do pavilhão auricular (a orelha do gato) pode ser limpo com uma gaze embebida em soro fisiológico ou clorexidina (sempre diluída a 40%). Além de limpar o pavilhão auricular, deve-se limpar também o conduto auditivo externo para garantir que o tratamento antiparasitário penetre adequadamente e seja eficaz. Para isso, são necessárias lavagens com produtos especialmente formulados para a limpeza dos ouvidos dos gatos.
  • Por outro lado, deve ser instaurado um tratamento antiparasitário para acabar com a infestação por ácaros. Pode-se optar por aplicar antiparasitários como o fipronil em forma de gotas otológicas ou administrar um tratamento tópico em forma de spot-on (pipetas) com medicamentos como a selamectina.

Caso você se interesse, visite o seguinte post sobre "Ácaros em gatos: sintomas, tratamento e contágio".

Cera preta no ouvido do gato - Causas e tratamento - Otite por ácaros

Otite fúngica

Outra causa que pode provocar a aparição de cera preta no ouvido do gato é a otite fúngica produzida por leveduras.

As leveduras do gênero Malassezia fazem parte da microbiota normal do canal auditivo dos gatos. No entanto, diante da aparição de determinados fatores predisponentes (como o aumento da umidade, mudanças de pH, alergias, corpos estranhos ou otoacaríase), essa levedura pode proliferar, resultando em uma otite fúngica. Ou seja, a otite por leveduras costumam aparecer de forma secundária em relação a outros processos patológicos.

Os gatos que sofrem uma otite por leveduras apresentam um cerume pastoso, de cor marrom e odor forte. Contudo, diferentemente do que ocorre na otite por ácaros, não costuma provocar uma coceira tão intensa.

O tratamento desse tipo de otite requer:

  • A limpeza do canal auditivo: como já mencionamos, o interior do pavilhão auricular pode ser limpo com uma gaze embebida em soro fisiológico ou clorexidina diluída. A limpeza do canal auricular requer o uso de produtos especialmente desenhados para a limpeza dos ouvidos dos gatos.
  • A instauração de um tratamento antifúngico com medicamentos como o itraconazol, na dose de 10 mg/kg/dia, até que a infecção termine.

Aqui estão mais informações sobre a "Malassezia em gatos: sintomas e tratamento".

Cera preta no ouvido do gato - Causas e tratamento - Otite fúngica

Otite tumoral

No gato, existem dois tipos de tumores que também podem ocasionar a presença de cera de cor preta no ouvido. Esses são o adenoma e o adenocarcinoma de glândulas ceruminosas. Ambos são tumores que afetam as glândulas ceruminosas presentes no canal auditivo:

  • O adenoma é um tumor benigno: afeta fundamentalmente os gatos de idade avançada. Os adenomas costumam ser nódulos ou massas pedunculadas que raramente ulceram.
  • O adenocarcinoma é um tumor maligno: geralmente é invasivo localmente e frequentemente metastatiza para os gânglios linfáticos regionais e glândula parótida. É comum apresentar-se em forma de massas ulceradas, irregulares e de aparência friável. Assim como os adenomas, costumam afetar animais de idade avançada.

Em ambos casos é comum ocorrer uma secreção oleosa, de cor marrom escura, que drena pelo conduto auditivo. A presença desses tumores no canal auditivo geralmente causa dor e coceira, portanto observa-se com frequência que os gatos balançam a cabeça e coçam as orelhas.

O tratamento desses dois tipos de tumores é cirúrgico:

  • No caso do adenoma, deve realizar-se uma excisão conservadora. O prognóstico é bom.
  • No caso do adenocarcinoma, é necessária uma cirurgia mais agressiva, e em alguns casos pode ser recomendável realizar um tratamento de quimioterapia ou radioterapia após a cirurgia.
Cera preta no ouvido do gato - Causas e tratamento - Otite tumoral

Falta de higiene

Na clínica de animais de pequeno porte, é comum que tutores/tutoras de gatos procurem atendimento alegando que há uma sujeira preta no ouvido do gato. Nesses casos, o problema geralmente está relacionado a uma higiene inadequada dos ouvidos.

A cada duas semanas, aproximadamente, deve-se realizar uma limpeza dos ouvidos dos gatos (tanto do interior do pavilhão auricular, como do conduto auditivo). Quando não é realizada essa limpeza de maneira preventiva, é comum que a cera se acumule no canal auditivo e, com o tempo, adquira uma coloração escura ou negra. Isso ocorre porque o cerume vai recolhendo os resíduos presentes no conduto auditivo (sujeira, detritos celulares, etc.) e oxida-se em contato com o ar.

Nesses casos, a presença de um cerume escuro não tem significado patológico por si só, no entanto, com o tempo essa falta de higiene pode acabar ocasionando a perda da capacidade auditiva ou até desencadear um processo inflamatório ou infeccioso no ouvido.

É por isso que é fundamental realizar uma correta higiene dos ouvidos dos gatos fazendo limpezas preventivas de forma periódica.

Agora que você já sabe as 4 principais causas para a cera preta no ouvido do gato, não perca o vídeo a seguir em que falamos por que um gato está coçando muito as orelhas:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cera preta no ouvido do gato - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Vetericyn. 7 Cat Ear Infection Symptoms to Look Out For. Disponível em: https://vetericyn.com/blog/7-cat-ear-infection-symptoms-to-look-out-for/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cera preta no ouvido do gato - Causas e tratamento