Outros problemas de saúde

Cachorro com dor de ouvido - Causas e como aliviá-la

 
Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. 11 outubro 2022
Cachorro com dor de ouvido - Causas e como aliviá-la
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A otite é um problema muito recorrente na prática clínica veterinária e se manifesta por coceira, vermelhidão, excesso de cera e dor de ouvido nos cachorros, o que produz desconforto não somente nos animais, mas também aos tutores que os cuidam. No entanto, esta não é a única causa que pode explicar o desconforto que seu cachorro sente no ouvido, seja no externo ou no interno.

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos as causas para um cachorro com dor de ouvido e seus possíveis tratamentos. Também falaremos sobre como aliviar a dor de ouvido em cães, mas, como sempre, a visita ao veterinário é fundamental.

Também lhe pode interessar: Gato com dor de ouvido - Causas e tratamentos

Índice

  1. Cachorro com dor de ouvido: causas
  2. Sintomas de um cachorro com dor de ouvido
  3. Como aliviar a dor de ouvido em cachorros?
  4. O que acontece se a dor de ouvido do cachorro não for tratada

Cachorro com dor de ouvido: causas

A causa principal da dor de ouvido em cachorros é a otite, que aparece por distintas causas. No entanto, também existem outros motivos que podem produzir desconforto no ouvido. Falaremos de todos eles a seguir:

Otite

O ouvido se divide em ouvido interno, médio e externo, sendo que este último se divide em canal vertical e horizontal. A otite em cachorros é uma inflamação do ouvido (ouvido e canal auditivo) e, segundo a localização, se classifica como otite interna, média e/ou externa. No entanto, o tipo mais comum que surge nos cachorros é a otite externa. Se for tratada inadequadamente, evolui para média e/ou interna, causando problemas mais graves que podem manifestar em sintomas neurológicos.

Esta inflamação produz dor, por isso é uma das principais causas. Outro sintoma muito importante de otite é o aumento da produção de cerume (cera) pelas glândulas ceruminosas. Se o seu cachorro sacode ou inclina a cabeça, coça a orelha em excesso, tem muita cera e um cheiro desagradável, deve consultar um veterinário.

Existem fatores de risco que fazem com que os animais de certas idades, raças e estilos de vida sejam mais propensos a desenvolver infecções recorrentes do ouvido. Por exemplo, os cachorros mais velhos estão associados mais com tumores ou pólipos inflamatórios. A raça também é um fator importante, posto que os cachorros de orelhas caídas possuem as condições ideais para que os microrganismos que habitam no pavilhão auditivo se desenvolvam e causem inflamação e a infecção da mesma. Igualmente, a anatomia do canal auditivo das raças braquicefálicas, como o bulldog, ou o estreitamento das orelhas do shar pei são outros fatores que predispõe à aparição de otite e, consequentemente, à dor de ouvido nos cachorros. Por último, o banho sem secar no final faz com que o ambiente do ouvido seja úmido e escuro, ideal para o desenvolvimento de otite.

A otite pode ser provocada por causas primárias ou secundárias. Iniciando pelas primárias, temos as seguintes:

  • Corpos estranhos. De fato, os corpos estranhos ocupam um lugar de destaque na lista de diagnósticos diferenciais quando chega na clínica um cachorro com dor de ouvido e se suspeita de otite unilateral (somente um ouvido é afetado). O veterinário deve procurar espinhos ou sementes de plantas (muito comuns), pedras pequenas, poeira, insetos ou peles.
  • Massas no canal auditivo. Os pólipos ou outros tipos de tumores podem se desenvolver dentro do ouvido ou do canal auditivo e causar dor e otite como infecção secundária.
  • Ácaros. O ácaro Otodectes cynotis é o causador da sarna otodécica que ocorre dentro do ouvido e, por isso, produz otite no animal afetado. Estes parasitas são mais comuns em gatos, entretanto, é possível observa-los também nos cachorros.
  • Doenças autoimunes. As doenças autoimunes podem causar otite bilateral recorrente (ambos ouvidos são afetados).
  • Doenças endócrinas. Os problemas endócrinos também se incluem na lista de diagnósticos diferenciais para otite canina, já que podem causar super produção de cerume nas glândulas e desencadear infecções secundárias.

E quanto às causas secundárias, principalmente se destacam os fungos, como Malassezia pachydermatis, ou as bactérias. Um cachorro com predisposição a ter problemas de cerume ou a desenvolver um bom ambiente para microrganismos no ouvido, apresentará com maior frequência a proliferação de microrganismos oportunistas.

Alergias

As alergias também causam otite, no entanto, merecem uma sessão a parte pela sua complexidade, já que uma porcentagem considerável de cachorros sofre algum tipo de alergia alimentar ou ambiental. Se o cachorro é alérgico a algum componente ambiental, desenvolve dermatite atópica em certas épocas do ano.

Um dos sintomas mais comuns nas alergias crônicas é a dor de ouvido. Como se trata de uma reação generalizada, a otite nesses casos pode ser bilateral, ou seja, ambos ouvidos são afetados, mesmo que podem ser afetados em diferentes graus de gravidade.

Um cachorro que sofre alergia ambiental pode mostrar sintomas como a pele grossa e avermelhada, ouvido avermelhado, alopecia, espirros, coceira e até choque anafilático. Estes sintomas variam em função do tipo de alergia e do contato que o cachorro teve como o alérgeno, ou seja, se o contato foi direto, ou o inalou, etc. Em casos de alergia alimentar, pode ser irritada a região do ânus e podem aparecer sintomas gastrointestinais, bem como inflamação da área dos olhos e da boca.

Traumatismos

Praticamente qualquer tipo de lesão na orelha pode nos levar a ter um cachorro com dor de ouvido. Assim, uma batida, uma ferida causada por uma briga ou inclusive uma coceira excessiva podem ter desencadeado este desconforto.

Parasitas

Os ácaros da sarna não são os únicos parasitas que podem provocar dor de ouvido em cachorros. Os carrapatos podem se aderir àqueles locais da pele mais finos, por isso as orelhas se encontram entre seus locais favoritos. Especialmente quando estamos diante de uma infestação moderada ou grave, o animal não somente experimenta coceira, mas também outros desconfortos e, claro, dor. Isto é comum em cachorros filhotes que ainda não foram desparasitados, mas também em adultos e idosos.

Sintomas de um cachorro com dor de ouvido

Nem sempre é fácil identificar um cachorro com dor de ouvido, por isso é importante prestar atenção a qualquer sinal que ele manifeste. Em geral, quando um cachorro tem dor de ouvido pode mostrar os seguintes sintomas:

  • Coça muito as orelhas
  • Sacode a cabeça
  • Inclina a cabeça
  • Orelhas vermelhas ou quentes
  • Maior quantidade de cera
  • Cheiro ruim no canal auditivo
  • Sensibilidade ao toque
  • Chora quando se coça
  • Agressividade ao tentar manipular ou limpar o ouvido
  • Perda da audição
  • Falta de coordenação motora

Em caso de observar qualquer um dos sintomas mencionados, é fundamental procurar um centro veterinário o quanto antes, já que, como vimos, as causas são muito variadas e muitas delas são graves. Assim o veterinário poderá realizar as seguintes avaliações diagnósticas:

  • Otoscopia para observar o canal diretamente
  • Citologia e observação microscópica de possíveis microrganismos
  • Cultura e antibiograma para saber qual o melhor antibiótico usar
  • Radiografia
  • Ressonância magnética
  • Tomografia computadorizada
  • Biópsia e histologia
Cachorro com dor de ouvido - Causas e como aliviá-la - Sintomas de um cachorro com dor de ouvido

Como aliviar a dor de ouvido em cachorros?

Para aliviar a dor de ouvido no cachorro é imprescindível identificar a causa que o provoca e tratá-la. O tratamento não será o mesmo se a dor está sendo provocada por parasitas ou se o motivo for um tumor.

Em qualquer caso, uma das primeiras medidas pode ser a limpeza do ouvido para retirar o excesso de cera e mantê-lo seco.

Limpeza do ouvido

Existem várias soluções de limpeza adequadas para muitas situações diferentes:

  • Um ceruminolítico (com ureia, por exemplo) evita a formação de mais cerume.
  • Um solvente ceruminoso (glicerina ou lanolina) suaviza o cerume e faz com que se solte das paredes do canal auditivo.
  • Também existem soluções secantes que secam o canal auditivo e estão indicadas para otites produtivas ou purulentas (propilenoglicol, ácido acético, etc.).

Se o seu cachorro tem muita cera e você quer limpar em casa, siga este passo a passo:

  1. Umedeça uma gaze limpa em solução salina ou para limpeza.
  2. Limpe o excesso de cera com movimentos circulares suaves.
  3. Evite usar cotonetes ou objetos afiados para tentar ir mais fundo. Os cotonetes podem ser utilizados em locais pouco profundos do ouvido, mas de qualquer forma é preferível evitar.
  4. Use uma gaze seca para eliminar o excesso de líquido e não deixe espaços com umidade.
  5. A limpeza termina quando a gaze sai limpa e sem sujidades.
  6. Também pode cortar os pelos que entram no canal auditivo para ventilar a região.

Claro, antes de realizar esta limpeza, recomendamos procurar o veterinário, já que a presença de cerume pode orientar o diagnóstico.

Tratamentos para o cachorro com dor de ouvido

Dependendo da causa que provoque a otite ou a dor de ouvido em cachorros, o tratamento a seguir será um ou outro. Assim, as gotas para a dor de ouvido em cachorros deverá ser receitada por um veterinário. Por exemplo, nos casos de infecção será necessário administrar antibióticos, anti-inflamatórios ou corticoides sistêmicos. Quando a causa é um fungo ou bactéria, se utilizam medicamentos antifúngicos ou antibacterianos.

Se o que provoca a dor é um ácaro ou outro tipo de parasita, será necessário administrar no cachorro o antiparasitário adequado. Assim, nos casos de alergia que provocam dermatite atópica, além de administrar corticoides pode ser necessário dar banho no cachorro com xampu específico. Para as alergias alimentares será preciso instaurar uma dieta hipoalergênica. Em casos de tumores, o veterinário determinará se é possível operar e qual tratamento seguir.

Como você pode perceber, os tratamentos são muito variados e dependem totalmente da causa que provoque o problema, por isso não é possível aliviar a dor de ouvido em cachorros sem um diagnóstico prévio. Igualmente, se você procura por remédios caseiros para a dor de ouvido deve saber que, sem a causa que a produz, estes também não podem ser aplicados.

O que acontece se a dor de ouvido do cachorro não for tratada

Junto com a otite canina ou simplesmente como resultado de uma sacudida mais vigorosa da cabeça, pode ocorrer uma microinfiltração da cartilagem do ouvido e causar um hematoma chamado otohematoma, queproduz uma acumulação de líquido serosanguinolento entre a pele e a cartilagem, criando uma bolsa de sangue no ouvido.

Esta situação além de ser muito desconfortável é muito dolorosa para o cachorro. O tratamento é cirúrgico por meio de anestesia, em que se drena o otohematoma e se criam fissuras para continuar drenando e evitar que siga se acumulando líquido. Além disso, podem ser receitados antibióticos e medicamentos anti-inflamatórios depois da cirurgia para ajudar a curar e a manejar a dor.

Por isso, novamente, insistimos na importância de procurar o centro veterinário em caso de observar que o cachorro tem dor de ouvido.

Cachorro com dor de ouvido - Causas e como aliviá-la - O que acontece se a dor de ouvido do cachorro não for tratada

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com dor de ouvido - Causas e como aliviá-la, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • W.H. Miller; C.E. Griffin; K.L. Campbell. (2013). Muller y Kirk's Small Animal Dermatology. 7th ed. Toronto, Ontario: Elsevier; pp. 741–767.
  • T. Nuttall. (2016). Successful management of otitis externa.
  • S. Paterson. (2016) Topical ear treatment - options, indications and limitations of current therapy. En: J Small Anim Pract. 2016 Dic; 57 (12): 668-678.
  • S. Paterson. (2016). Discovering the causes of otitis externa.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro com dor de ouvido - Causas e como aliviá-la