menu
Partilhar

Ouvido de gato inflamado - Sintomas, causas e tratamento

 
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 4 julho 2023
Ouvido de gato inflamado - Sintomas, causas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

A inflamação do ouvido, conhecida como otite, é uma doença que causa muita dor e desconforto nos gatos de qualquer idade. As causas são variadas, como parasitas, fungos, bactérias, tumores e corpos estranhos. Além da função auditiva, a orelha também tem seu papel no equilíbrio do animal. Devido a isso, os tutores precisam ficar muito atentos aos sinais apresentados pelos bichanos, para que a doença não evolua e atinja o sistema nervoso central, com sequelas irreversíveis.

No caso dos gatos, o uso incorreto de medicamentos para tratar a otite pode acarretar ototoxicidade, ou seja, o animal pode ter sua audição diminuída e até mesmo ter sintomas de lesão cerebral. Isso tudo porque os felinos são mais sensíveis ao efeito tóxico de alguns fármacos, como antibióticos. Mas como saber se o ouvido do gato está inflamado ou se ele sente dor? Quais os sintomas? O que pode ser feito para aliviar o desconforto do animal? Descubra neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Gato com dor de ouvido - Causas e tratamentos

Causas de ouvido inflamado em gatos

A otite é um processo inflamatório da orelha e pode ser classificado de acordo com sua localização, podendo ser externa, média e interna. Para facilitar o entendimento, vamos descrever melhor a orelha de um gato: a orelha é formada pela pina, meato acústico externo (dividido em um meato acústico vertical e um meato acústico horizontal), a orelha média e a orelha interna.

A pina (parte visível do ouvido) é desenvolvida para capturar sons, auxiliando na comunicação não verbal entre gatos e outros animais. Os gatos possuem em sua maioria a pina ereta (exceto gatos da raça scottish fold, que possuem a ponta da pina dobrada), triangular, com uma superfície côncava e uma convexa, ambas revestidas por pele e levemente coberta por pelos. A orelha média é composta pela membrana timpânica e a cavidade timpânica, nervo timpânico, abertura para a tuba auditiva e os três ossículos auditivos (martelo, bigorna e estribo). As estruturas da orelha interna incluem a cóclea, o vestíbulo e os canais semicirculares. Gatos brancos com surdez congênita possuem alterações na cóclea que podem incluir lesões no nervo coclear.

A otite externa ocorre somente quando o canal externo, fora da membrana timpânica, está acometido; otite média é quando há envolvimento do tímpano e bula timpânica; e otite interna remete a danos no aparelho auditivo, onde sintomas neurológicos (como pender a cabeça para o lado afetado e andar em círculos) e surdez normalmente estão envolvidos.

Alguns fatores podem predispor o gatinho a ter otite e, como consequência, o gato pode ficar com o ouvido inflamado:

  • Ambiente úmido e lambedura, que levam à maceração do tecido da orelha;
  • Estenose (estreitamento) do canal auditivo e deformação da pina secundários a otohematoma (acúmulo de sangue no pavilhão auricular externo, geralmente de origem traumática);
  • Limpezas agressivas ou muito frequentes das orelhas. Veja como limpar o ouvido de gato com otite.

Já as causas primárias da otite incluem:

  • Doenças parasitárias (principalmente o ácaro Otodectes cynotis)
  • Alergias
  • Doenças autoimunes
  • Neoplasias
  • Desqueratinização
  • Dermatite facial do persa
  • Doenças congênitas
  • Corpo estranho
  • Pólipos
  • Trauma.

Sintomas da inflamação em ouvidos de gatos

Gatos com inflamação no ouvido apresentam dor, secreção ceruminosa ou purulenta com odor característico, ulcerações no pavilhão auricular devido ao ato de coçar e canal auditivo externo edemaciado. Alguns animais sacodem a cabeça constantemente e ficam com a orelha mais baixa no lado afetado. A depender do grau de incômodo e dor, alguns gatos ficam mais quietos e sem comer, reclamam quando manipulados, ficam prostrados, pode ocorrer perda parcial ou total da audição e sentem dor quando a boca é aberta.

Como saber se um gato está com dor de ouvido?

Normalmente, o primeiro sinal percebido pelo tutor é o ato de coçar constantemente a orelha. Além disso, o gato pode se apresentar mais irritado e fica sem querer contato físico. Dependendo do grau de evolução da doença, podem ser percebidas secreções e odor fétido no ouvido afetado. Alguns bichanos ficam tão incomodados que permanecem quietos a maior parte do dia, com as orelhas abaixadas.

Tratamento para gatos com ouvido inflamado

Um gato com ouvido inflamado e, portanto, com otite, exigirá acompanhamento de um médico veterinário para realizar o tratamento adequado. A depender do grau de comprometimento do ouvido, pode ser necessário anestesiar o animal para a realização de exames. Amostras de secreções podem ser retiradas para cultura e antibiograma, para que seja prescrito o tratamento adequado.

Há no mercado pet uma variedade de medicamentos otológicos, mas que devem ser utilizados com cautela em gatos, pois esta espécie é muito sensível, podendo ocorrer ototoxicidade (perda da audição e sinais neurológicos), a depender do fármaco utilizado. O tratamento da otite interna muitas vezes requer o uso de antibióticos sistêmicos por um longo período, que devem ser prescritos pelo médico veterinário. Caso a otite seja tratada de forma incorreta, pode evoluir e resultar em sequelas irreversíveis, como surdez e problemas neurológicos.

Ouvido de gato inflamado - Sintomas, causas e tratamento - Tratamento para gatos com ouvido inflamado

Existem remédios caseiros para gatos com ouvido inflamado?

Infelizmente, não existem remédios caseiros para gatos com ouvido inflamado. O que pode ser feito em casa é a limpeza da parte externa da orelha, com o uso de um pedaço de algodão enrolado no dedo, umedecido com óleo mineral ou soluções de limpeza otológica formuladas especificamente para gatos, retirando lentamente o excesso de secreção.

Não é indicado fazer lavagens caseiras nos ouvidos ou utilizar produtos que não sejam específicos para gatos. O uso de chás, vinagre, álcool ou produtos para limpeza de ouvidos de humanos não é indicado, pois podem alterar o pH da orelha e agravar a inflamação.

Não se deve tentar limpar a parte interna da orelha do gato com cotonetes, pois a sujeira pode ser empurrada pelo canal auditivo e causar dor, além de dificultar a aplicação de medicamentos tópicos. O tratamento da otite deve ser monitorado por um médico veterinário até sua cura definitiva, pois a interrupção da terapia precocemente pode resultar em agravamento do quadro.

Agora que você conhece os sintomas, causas e tratamento para o ouvido de gato inflamado, recomendamos que veja o vídeo a seguir no qual explicamos as causas e o que fazer se o gato estiver coçando muito suas orelhas:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ouvido de gato inflamado - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Garcia, F.C., Dorigon, F.G. Tratamento farmacológico otite felina e canina: uma revisão. III Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar e I Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar, 2018. 13/12/2022.
  • Elia, A.E.M. Otite Média e Interna em Felinos: Relato de Caso. Centro Universitário CESMAC, 2016. Disponível em https://www.equalisveterinaria.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Otite-M%C3%A9dia-e-Interna-RC-com-numera%C3%A7%C3%A3o-final.pdf. Acesso em 13/12/2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Ouvido de gato inflamado - Sintomas, causas e tratamento
1 de 2
Ouvido de gato inflamado - Sintomas, causas e tratamento

Voltar ao topo da página