Curiosidades do mundo animal

Cegonha bico-de-sapato - Características, onde vive, alimentação e reprodução

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 22 fevereiro 2022
Cegonha bico-de-sapato - Características, onde vive, alimentação e reprodução

As aves são um grupo de vertebrados com uma diversidade impressionante, onde encontramos sem dúvida espécies que exibem belas características físicas, além dos variados cantos que muitos conseguem emitir. Dentro dos diferentes traços deste grupo de animais temos desde aves muito pequenas até algumas realmente impressionantes por sua altura e aspecto, sendo uma delas a conhecida como cegonha-bico-de-sapato, uma espécie que, sem dúvida, nos lembra a estreita relação entre esses emplumados voadores e os dinossauros. Elas também são chamadas de bico-de-tamanco.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça os dados mais relevantes sobre as características da cegonha bico-de-sapato, seu habitat, alimentação e reprodução.

Índice

  1. Classificação taxonômica da cegonha bico-de-sapato
  2. Características da cegonha-bico-de-sapato
  3. Comportamento da cegonha-bico-de-sapato
  4. Onde a cegonha-bico-de-sapato vive?
  5. O que a cegonha-bico-de-sapato come?
  6. Reprodução da cegonha-bico-de-sapato
  7. Estado de conservação da cegonha-bico-de-sapato

Classificação taxonômica da cegonha bico-de-sapato

Vamos começar conhecendo os aspectos sobre a classificação da cegonha-bico-de-sapato ou bico-de-tamanco. Anteriormente, essa ave era considerada de outra taxonomia, no entanto, atualmente está localizada no grupo dos pelicanos, aves limícolas e garças, entre outros.

A cegonha bico-de-sapato é a única espécie existente do gênero e é classificada da seguinte maneira:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Pelecaniformes
  • Família: Balaenicipitidae
  • Gênero: Balaeniceps
  • Espécie: Balaeniceps rex

Características da cegonha-bico-de-sapato

A cegonha bico-de-sapato (Balaeniceps rex) é um animal realmente impressionante, fácil de identificar e muito curioso. Vejamos a seguir suas principais características físicas:

  • O tamanho da cegonha-bico-de-sapato é, sem dúvida, de grandes dimensões, já que esta ave chega a ter uma altura entre 1,10 e 1,40 metro, de modo que é um animal imponente.
  • Possui um aspecto que pode descrever como pré-histórico, com um olhar intimidador.
  • O peso de um macho está em torno dos 5,6 kg, enquanto que o da fêmea é de cerca de 4,9 kg.
  • A envergadura de suas asas da cegonha bico-de-tamanco pode ser de cerca de 2,6 metros.
  • O bico se assemelha a uma espécie de sapato de madeira e termina em uma ponta em forma de gancho curvado e afiado, daí seu nome comum.
  • Geralmente, a cor é cinza ardósia, tendo a cabeça um tom mais intenso. Nas asas há tons mais claros e pode-se distinguir cada pena, as quais costumam ter uma borda esbranquiçada.
  • Na região posterior da cabeça está localizada uma mecha menor que pode ser vista como uma crista.
  • Os olhos, grandes, são de cor amarelada ou em alguns casos branco-acinzentado.
  • Seu grande tamanho está relacionado com suas longas patas, que são pretas. Os dedos também são longos, se dividem claramente e não existe membrana alguma entre eles.
Cegonha bico-de-sapato - Características, onde vive, alimentação e reprodução - Características da cegonha-bico-de-sapato

Comportamento da cegonha-bico-de-sapato

Um dos principais costumes da cegonha-bico-de-sapato é seu comportamento solitário, exceto durante a escassez de alimentos, que podem ser vistos vários exemplares próximos. Até os casais reprodutores geralmente se mantêm em locais distantes dentro do território.

Com a finalidade de perder calor, essa ave geralmente usa o esvoaçar das asas para se refrescar. Se tiver recursos alimentares, não apresenta hábitos migratórios, mas pode se deslocar dentro de sua região de distribuição para nidificar ou otimizar a alimentação. Se você quer conhecer animais que migram, não perca este artigo: "Animais que migram".

Apesar do seu aspecto intimidador, a cegonha-bico-de-sapato não é uma ave agressiva com as pessoas, as quais até permite se aproximar às vezes a certa distância do ninho. É comum observá-la voar durante o dia sobre seu território. Por isso, se você se pergunta se o bico-de-sapato pode voar, apesar do seu tamanho grande, a resposta é sim, e tem ótimas capacidades para isso.

Costuma ser uma ave silenciosa, embora às vezes realize certos sons com o bico. Os principais sentidos usados são a visão e a audição, com o objetivo de otimizar a visão normalmente é vista com a cabeça disposta verticalmente para baixo.

Cegonha bico-de-sapato - Características, onde vive, alimentação e reprodução - Comportamento da cegonha-bico-de-sapato

Onde a cegonha-bico-de-sapato vive?

Agora que conhecemos as principais características da cegonha-bico-de-sapato e seus costumes, onde ela vive? O a cegonha bico-de-tamanco é uma ave nativa da África e se desenvolve no centro desta região, especificamente no Congo, Ruanda, Sudão, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

O habitat do bico-de-tamanco é composto por pântanos de inundações estacionais, mas pode se mover para outros ecossistemas para se reproduzir e procurar alimento. Geralmente, está presente em áreas onde predominam plantas como os papiros, por exemplo, a espécie Cyperus papyrus, juncos como o caso do Phragmites spp., e gramíneas, especialmente Miscanthidium spp. Se desenvolve também em lugares com abundante vegetação flutuante, pântanos permanentes e até em certas plantações, como as de arroz. No entanto, evita ecossistemas de vegetação muito densa ou que a altura seja superior ao próprio tamanho da ave.

Cegonha bico-de-sapato - Características, onde vive, alimentação e reprodução - Onde a cegonha-bico-de-sapato vive?

O que a cegonha-bico-de-sapato come?

A cegonha-bico-de-sapato é uma ave carnívora, que se alimenta principalmente de peixes, sendo um pulmonado o de sua preferência, como a espécie Protopterus aethiopicus, mas também inclui outras variedades, como por exemplo o Bichir de Senegal (Polypterus senegalus), bagres do gênero Clarias e peixes do grupo Tilapias. É comumente localizada em águas pouco oxigenadas, de modo que alguns peixes são obrigados a subir para a superfície para respirar e a ave aproveita para capturá-los.

Por outro lado, se alimenta também de roedores, anfíbios, pequenos crocodilos, tartarugas e serpentes aquáticas. Em algumas ocasiões pode incluir aves jovens e carniça. Para capturar a presa, pode se manter parada dentro da água e, uma vez que a detecte, ataca; também pode ir caminhando para vadear.

Reprodução da cegonha-bico-de-sapato

A reprodução da cegonha bico-de-sapato, em geral, dura mais tempo que em outras aves devido ao seu lento desenvolvimento. É caracterizada por ser uma ave monogâmica. Os casais reprodutivos se estabelecem em territórios de até cerca de 3 quilômetros quadrados. A temporada reprodutiva, embora possa ser diferente de acordo com a área, costuma ocorrer no início da estação seca. A partir deste momento, as aves se tornam muito territoriais e defendem seus ninhos contra predadores.

O período do ciclo reprodutivo, desde que começa a construir o ninho até que os filhotes emplumem, dura entre 6 e 7 meses. Primeiro, o bico-de-sapato prepara um espaço de cerca de 3 metros sobre uma ilha ou aglomerado de vegetação flutuante, na qual construirá um grande ninho do tipo plataforma, que tece e terá cerca de 1 metro de diâmetro. Posteriormente, serão postos cerca de 2 ovos de cor esbranquiçada, que serão incubados por cerca de 30 dias. Normalmente é apenas um dos ovos que será viável. É comum que os pais borrifem água e forneçam sombra para refrescar os ovos.

Ambos os pais participam em todas as etapas da reprodução. Para alimentar o recém-nascido, regurgitam comida para que o recém-nascido engula. Foi documentado que quando há dois filhotes, um ataca o outro, sendo o maior o mais velho a atacar. Os pais então rejeitam o pequeno ferido, que morre por falta de cuidados. Comparado com outras aves, a cegonha bico-de-sapato costuma ter um desenvolvimento mais lento, tornando-se independente após os 3 meses de idade.

Cegonha bico-de-sapato - Características, onde vive, alimentação e reprodução - Reprodução da cegonha-bico-de-sapato

Estado de conservação da cegonha-bico-de-sapato

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) têm classificado a cegonha-bico-de-sapato na categoria de vulnerável. Suas principais ameaças constituem a transformação do habitat para o desenvolvimento da agricultura, pecuária ou exploração petrolífera; caça para seu consumo ou por crenças populares associadas ao que a ave é supostamente mau presságio e também para sua comercialização e venda para zoológicos.

Quantas cegonhas-bico-de-sapatos há no mundo?

De acordo com a UICN, há cerca de 3.300-5.300 cegonhas-bico-de-sapatos no mundo. A tendência populacional é decrescente, de modo que foram propostas certas ações para sua conservação. Além de estar incluída no apêndice II da Conservação sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Silvestre, desenvolvem certos planos que envolvem as comunidades para a proteção deste animal.

Agora que você conheceu tudo sobre esta bela espécie de cegonha, não perca este outro artigo sobre os tipos de patas de aves.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cegonha bico-de-sapato - Características, onde vive, alimentação e reprodução, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BBC Mundo (2013). El pájaro monstro que se come a su hermano. Disponível em: <https://www.bbc.com/mundo/noticias/2013/01/130109_picozapato_pajaro_monstruo_documental_bbc_ch>. Acesso em 17 de fevereiro de 2022.
  • BirdLife International. (2018). Balaeniceps rex. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22697583A133840708.en>. Acesso em 17 de fevereiro de 2022.
  • Steffen, A. 2007. Balaeniceps rex. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Balaeniceps_rex/>. Acesso em 17 de fevereiro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Cegonha bico-de-sapato - Características, onde vive, alimentação e reprodução