menu
Partilhar

Tipos de ninhos de aves

Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 26 janeiro 2022
Tipos de ninhos de aves

Você conhece os diferentes tipos de ninhos de pássaros? Já viu ninhos de outros tipos de aves? O processo reprodutivo nos animais é indispensável para a sobrevivência da espécie e, dentro das várias fases que fazem parte dele, a elaboração de ninhos é fundamental para o nascimento da descendência. Neste sentido, as aves são especialistas na criação desses leitos para a incubação e postura de ovos, embora possam também ser utilizados para descanso ou abrigo.

Geralmente, temos tendência a associar que os ninhos das aves são sempre construídos a partir de certos materiais, mas para alguns o animal utiliza uma cavidade, como um buraco no tronco de uma árvore, para este fim. Às vezes, ambos os progenitores (futuros pais e mães) estão envolvidos na construção destes locais, enquanto noutros casos apenas a fêmea ou o macho está envolvido, dependendo da espécie.

Neste artigo do PeritoAnimal, te apresentamos informações sobre os tipos de ninhos de aves, por isso, te convidamos a continuar lendo para conhecer todos os tipos de ninhos e aprender como identificá-los para evitar causar algum dano a eles.

Também lhe pode interessar: Tipos de ninhos de vespas

Ninhos de aves do tipo elementar

Este tipo de ninho de ave consiste de uma depressão rasa no solo ou na vegetação. Pode conter materiais tais como ramos, pequenas pedras e penas que ajudam a camuflar o ninho, e em alguns casos proporcionam alguma proteção contra inundações ou isolamento do frio.

As aves que constroem ninhos elementares, cuidam para que bordas do ninho sejam moldadas de tal forma que se os ovos rolarem, não saiam do ninho. Exemplos de aves que constroem tais ninhos são as seguintes espécies:

  • Avestruz​ (Struthio camelus)
  • Codorna (Coturnix coturnix)
  • Falcão-peregrino (Falco peregrinus)
  • Maçarico-bastardo (Tringa glareola)

A foto abaixo mostra um ninho de avestruz.

Tipos de ninhos de aves - Ninhos de aves do tipo elementar

Ninhos de aves do tipo montículo

Trata-se de um curioso tipo de ninho de aves, uma vez que os ovos são colocados dentro de um conjunto de materiais vegetais em decomposição, que, durante este processo, liberam calor que incuba os ovos, pelo que é o próprio ninho que proporciona as condições ideais para o desenvolvimento dos embriões.

O macho é responsável pela remoção dos resíduos vegetais, a fim de manter a temperatura do leito sob controle. Esta forma de incubação é muito rara em aves, pois a temperatura, se não for bem controlada, bem como a circulação de oxigênio, pode levar à morte do embrião. Um estudo [1] confirmou que temperaturas mais elevadas (média de 33,7°C) no montículo produzem fêmeas, mas temperaturas mais baixas (média 32,9°C) produzem pintinhos machos.

Algumas aves que constroem ninhos do tipo montículo são:

  • Faisão-australiano (Leipoa ocellata)
  • Maleo (Macrocephalon maleo)
  • Peru-do-mato (Alectura lathami)
  • Peru-do-mato-de-barriga-vermelha (Talegalla cuvieri)

Ninho tipo montículo de barro

Algumas aves como o flamingo-comum (Phoenicopterus roseus) também constroem ninhos como o acima mencionado, mas, como vivem perto de volumes de água, constroem-nos a partir de barro e pedras, na forma de um cone invertido, onde colocam o seu único ovo na base, que será incubado por ambos os pais. Se quiser descobrir mais fatos interessantes sobre estes animais, não perca este outro artigo em que explicamos por que o flamingo é rosa.

Na foto a seguir podemos ver um ninho de ave do tipo montículo de materiais vegetais e um ninho de flamingos para observar as semelhanças e diferenças entre eles.

Tipos de ninhos de aves - Ninhos de aves do tipo montículo

Ninhos de aves do tipo escavado

Outro dos tipos de ninhos de aves mais curiosos e comuns é o escavado. O habitual é que essas aves utilizem um ninho já construído e abandonado por outros animais, mas em alguns casos são as próprias aves que o constroem com os seus bicos e patas.

Os ninhos de aves do tipo escavado consistem em túneis que variam em profundidade dependendo da espécie, e podem ser em rochedos arenosos ou diretamente no solo, geralmente com certos declives. Alguns exemplos de aves que constroem ninhos escavados são estas espécies:

  • Andorinha-das-barreiras (Riparia riparia)
  • Dromadidae (Dromas ardeola)
  • Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica)
  • Martim-pescador-grande (Megaceryle torquata)
  • Coruja-buraqueira (Athene cunicularia)

Na foto a seguir podemos observar o ninho de aves escavadoras de um martim-pescador-grande.

Tipos de ninhos de aves - Ninhos de aves do tipo escavado
Imagem: nationalgeographic.com.es

Ninhos de aves do tipo cavidade

Outro dos ninhos de aves ou pássaros são os tipos feitos em cavidades em troncos de árvores ou caules de certas plantas grandes que são suficientemente fortes para dar proteção ao ninho. Algumas espécies de aves abrem as suas próprias cavidades (nidificadores ou escultores) usando os seus bicos. Assim, um exemplo claro de aves que nidificam em árvores é o pica-pau, uma ave que também cria o seu ninho usando o seu bico.

Outras aves tiram partido de buracos abandonados por certos animais para os utilizar como seu próprio ninho (nidificadores ou escultores). Normalmente, esta forma de nidificação consiste numa abertura que dependerá do tamanho da ave, dentro da qual existe uma câmara que pode ter na sua base restos de materiais vegetais ou penas, na qual os ovos serão colocados. Algumas aves deste tipo até usam ninhos de insetos para pôr os seus ovos.

Exemplos de aves que fazem ninhos tipo cavidade:

  • Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)
  • Pica-pau ruivo (Micropternus brachyurus)
  • Quetzal-resplandecente (Pharomachrus mocinno)
  • Pica-pau-de-cabeça-vermelha (Melanerpes erythrocephalus)
  • Pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos)

A foto abaixo mostra o ninho de um pica-pau-de-topete-vermelho.

Tipos de ninhos de aves - Ninhos de aves do tipo cavidade

Ninhos de pássaros e aves do tipo copa ou taça

Os ninhos do tipo copa, ou também taças, são um dos ninhos de pássaros e outras aves que observamos com mais frequência. São feitos por diferentes tipos de aves, utilizando diferentes materiais, tais como galhos, restos de árvores, líquenes, musgos, barro e até a sua própria saliva, que utilizam para misturar e fixar. São estruturas bastante elaboradas, que podemos mesmo considerar como verdadeiras obras de arte e qualificá-las como belos ninhos de pássaros. As suas principais características são a sua forma arredondada, força e ao mesmo tempo flexibilidade, de modo que o próprio ninho se molda ao corpo da ave quando está chocando.

Estes ninhos estão localizados em árvores e mesmo em algumas estruturas ou edifícios urbanos, embora também possam ser encontrados perto do solo, dependendo da espécie. Entre as aves que fazem ninhos do tipo copa encontram-se as seguintes:

  • Estrelinha-de-cabeça-listada (Regulus ignicapilla)
  • Mariquita-de-mascarilha (Geothlypis trichas)
  • Mariquita-d'asas-azuis (Vermivora cyanoptera)
  • Esmeraldas Woodstar (Chaetocercus berlepschi)
  • Pardal-doméstico (Passer domesticus)

Na foto a seguir podemos ver o curioso ninho do esmeralda woodstar. Se você quiser saber mais sobre estas aves, não perca este outro artigo sobre os tipos de beija-flor.

Tipos de ninhos de aves - Ninhos de pássaros e aves do tipo copa ou taça

Ninhos de aves do tipo plataforma

Os ninhos de aves do tipo plataforma caracterizam-se pelo fato de serem geralmente maiores do que os tipos anteriores. São também feitos por aves que utilizam principalmente ramos para a sua construção. Este tipo de ninho pode ser feito em árvores, no solo e até flutuar na água, como no caso das aves marinhas. São exemplos emblemáticos de aves com ninhos do tipo plataforma:

  • Gavião-real (Harpia harpyja)
  • Águia-pesqueira (Pandion haliaetus)
  • Cisne-trombeteiro (Cygnus buccinator)
  • Mergulhão-de-cara-preta (Aechmophorus occidentalis)
  • Cisne-branco (Cygnus olor)
Tipos de ninhos de aves - Ninhos de aves do tipo plataforma

Ninhos de aves que ficam pendurados

Finalmente, podemos mencionar os ninhos de aves pendurados, que, como o seu nome sugere, estão suspensos. As aves que formam estes ninhos tecem ou fazem ninhos a partir de fibras vegetais, que são caracteristicamente flexíveis. São também ninhos muito elaborados, considerados como estando entre os ninhos de aves mais raros do mundo e, ao mesmo tempo, os mais belos, precisamente por serem tão curiosos.

Entre as espécies de aves que podemos mencionar para este tipo de ninho de aves estão:

  • Tecelão-malhado (Ploceus cucullatus)
  • Tecelão-baya (Ploceus philippinus)
  • Chapim-de-faces-pretas (Remiz pendulinus)
  • Oropendola (Psarocolius wagleri)

A imagem mostra o ninho do pássaro tecelão-baya.

Agora que você conhece os nomes dos ninhos de aves ou ninhos de pássaros, os diferentes tipos que existem e como identificá-los, lembre-se que é muito importante não tentar encontrar ninhos de aves, pois elas podem ficar assustadas, sentir-se invadidas e, na pior das hipóteses, abandonar os seus ovos. É essencial deixá-los fazerem os seus ninhos sem serem perturbados.

Não perca nosso artigo com uma extensa lista de nomes de pássaros de A a Z. Nele explicamos a diferença entre pássaro e ave.

Tipos de ninhos de aves - Ninhos de aves que ficam pendurados

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de ninhos de aves, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Göth, A. Incubation temperatures and sex ratios in Australian brush-turkey (Alectura lathami) mounds. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1442-9993.2007.01709.x>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.

 

Bibliografia
  • Mendoza, S. (2021). Nidos de aves. Avian Report. Disponível em: <https://es.avianreport.com/nidos-de-la-aves/>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
  • Draughn, H. (2015). Phoenicopterus roseus (en línea), Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Phoenicopterus_roseus/>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
  • The Cornell Lab of Ornithology. Nidos de las aves en la Amazonia peruana. Disponível em: <https://celebrateurbanbirds.org/wp-content/uploads/2018/07/Nidos-flyer-180514.pdf>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
  • SEO BIRDLIFE. ¿Por qué las aves construyen nidos? Disponível em: <https://www.seo.org/wp-content/uploads/2019/02/intro7_ES.pdf>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.
  • Wallace, R. Y Raleigh, R. (1996). Cavity-entrance orientation and nest-site use by secondary hole-nesting birds. Disponível em: <https://sora.unm.edu/sites/default/files/journals/jfo/v065n01/p0027-p0035.pdf>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Guy Demke
O chapim-de-faces-pretas também pode ser chamado de chapim-de-marcarilha, ou esse nome só seria dado em Portugal?
Tipos de ninhos de aves
Imagem: nationalgeographic.com.es
1 de 8
Tipos de ninhos de aves

Voltar ao topo da página