Partilhar

Os 10 animais mais solitários do mundo

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 23 novembro 2017
Os 10 animais mais solitários do mundo

Alguns animais gostam de estar em grupos, manadas ou em pares para toda a vida, enquanto que outros preferem a solidão, a tranquilidade e o fato de estar em companhia exclusivamente de si mesmos. Não são animais tristes, melancólicos ou estão deprimidos. Simplesmente, existem criaturas que são assim, são felizes desta forma e têm uma vida perfeita assim, em solitário. A maioria destes animais procuram companhia apenas no momento da reprodução.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra os animais mais solitários do mundo. Talvez se identifique com algum!

Também lhe pode interessar: Os 10 animais mais venenosos do mundo

Ursos

Todos os ursos são animais que gostam de viver sozinhos. Está na sua natureza e a maioria das espécies é assim, em especial, os pandas gigantes que só têm olhos para os ramos de bambu e os pandas vermelhos que são extremamente tímidos. Preferem a companhia de uma árvore ou cubo de gelo (no caso dos ursos polares) que a companhia de outros urso.

Os 10 animais mais solitários do mundo - Ursos

Rinocerontes

Os rinocerontes não são muito tolerantes no que diz respeito a outros animais. A sua paciência tem limites e têm um caráter um pouco forte. Por esse motivo, o rinoceronte-negro adulto prefere permanecer sozinho e, assim sendo, faz parte da lista dos animais mais solitários do mundo. No entanto, toda essa energia rende alguns frutos quando chega o momento do acasalamento. Apenas na época de reprodução os machos se reúnem para cortejar uma mesma fêmea.

Os 10 animais mais solitários do mundo - Rinocerontes

Ornitorrinco

Os ornitorrincos são uns animais semi-aquáticos originários da Austrália e de físico um pouco estranho. Têm um espigão do tipo córneo como as tartarugas e alguns pássaros. É um animal que adora viver sozinho praticamente toda a sua vida, embora por vezes sejam avistados aos pares.

Os 10 animais mais solitários do mundo - Ornitorrinco

Doninhas ou cangambá

Bom, percebemos porque as doninhas, também conhecidas como cangambá, prefiram viver sozinhas. Estes animais quando se sentem ameaçados, nervosos ou atacados, desprendem um fortíssimo odor que afugenta qualquer criatura que se encontre por perto. Para o bem dos outros animais, inclusive a sua própria família, elas preferem andar sozinhas.

Os 10 animais mais solitários do mundo - Doninhas ou cangambá

Leopardo

Os leopardos são os solteiros mais cobiçados da selva, bosque ou savana. Eternamente bonitos, estes felinos apenas se juntam com outros da própria espécie quando acasalam ou quando estão criando os filhotes leopardos. O resto do tempo desfrutam da sua solidão tranquila, inclusivamente caçam sozinhos. Se quer conhecer mais animais igualmente belos, não perca a lista dos 10 animais mais bonitos do mundo.

Os 10 animais mais solitários do mundo - Leopardo

Toupeiras

Outro dos animais mais solitários do mundo são as toupeiras. Este animais adoram cavar buracos na terra e não gostam de partilhar esse espaço que tanto lhes custou a criar. Este mamíferos passam a maior parte do tempo brincando a atravessar túneis, onde não há espaço para mais que uma toupeira. De fato, saem muito poucas vezes para a superfície.

Os 10 animais mais solitários do mundo - Toupeiras

Coalas

Os coalas são animais naturalmente solitários, apreciam a sua tranquilidade e por isso preferem estar sozinhos. é mais normal ver um coala se aproximando de uma árvore do que de outro coala. Embora sejam muito fofos, os seus territórios estão bem estabelecidos entre eles e estes terrenos costumam ser respeitados. Quando são filhotes, podem ser vistos montados nas costas das suas mães, mas assim que se conseguem valer por si mesmos, afastam-se para a sua liberdade solitária.

Os 10 animais mais solitários do mundo - Coalas

Preguiça

As preguiças são criaturas incrivelmente lentas e solitárias. Só se reúnem em grupos quando acasalam, caso contrário, preferem ficar penduradas o dia todo em um ramo. Nada como desfrutar da própria companhia! Isso devem pensar as preguiças... Embora seja um anima lento, não é o único! Entre no nosso artigo e descubra os 10 animais mais lentos do mundo, certamente que se vai surpreender.

Os 10 animais mais solitários do mundo - Preguiça

Glutão o Carcaju

O glutão é um mamífero tão estranho quanto solitário, são uma mistura de urso com cão ancestral. Não só a vida amorosa na solitária mas preferem livrar-se da criatura é seu próximo. Estes animais são conhecidos por aproveitar longas extensões de terras para si, recuando a quilômetros de qualquer vizinho e, portanto, não admira que selecionou as florestas do Canadá e Alasca como casa vastas, selvagens e, portanto, são populares por fazer parte da lista dos animais mais solitárias do mundo.

Como discutido, o ganancioso também é um dos animais mais estranhos. Entra no nosso artigo dos animais mais raros do mundo e deixá-lo surpreendido pelas criaturas mais incomuns do planeta.

Os 10 animais mais solitários do mundo - Glutão o Carcaju

O peixe-leão

O peixe-leão não teve outra alternativa a não ser um animal marinho solitário. O pobre é tão bonito como venenoso, e certamente que o fez de propósito para que ninguém se aproxime muito dele. Todas as suas barbatanas estão carregadas de um poderoso veneno e dispostas a atacar perante a presença de um predador, invasor ou outro peixe-leão. Quer saber mais sobre animais venenosos? Não perca o nosso top 10 de animais mais venenosos do mundo.

Os 10 animais mais solitários do mundo - O peixe-leão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 10 animais mais solitários do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os 10 animais mais solitários do mundo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lana Kelly
A minha gata está muito tristes nesses dias oq eu Faso
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lana! Temos um artigo sobre enriquecimento ambiental para gatos e outro sobre gato deprimido, causas, sintomas e tratamento que podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-gatos-21655.html
https://www.peritoanimal.com.br/o-meu-gato-esta-deprimido-causas-sintomas-e-tratamento-3264.html
De qualquer maneira, se o seu gato continuar com esse comportamento, recomendamos que você busque um médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Os 10 animais mais solitários do mundo
1 de 11
Os 10 animais mais solitários do mundo

Voltar ao topo da página