Curiosidades do mundo animal

Animais endotérmicos e ectotérmicos - Características e exemplos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 26 janeiro 2023
Animais endotérmicos e ectotérmicos - Características e exemplos

A biodiversidade animal do planeta abrange uma variada gama de ecossistemas, nos quais existem temperaturas que podem variar desde extremamente baixas até muito altas. Desse modo, os animais desenvolveram mecanismos para regular sua temperatura corporal. Os termos "homeotérmicos" e "poiquilotérmicos" foram utilizados tradicionalmente para se referirem aos animais que mantêm sua temperatura constante e aos que possuem uma temperatura variável, respectivamente.

No entanto, como se tratam de termos que às vezes podem não ser suficientemente precisos, além de existirem diversas exceções, os cientistas optaram por classificar os animais em outros termos em que se denota que a temperatura dos mesmos tem a ver com o equilíbrio entre o ganho e a perda de calor. Assim sendo, existe uma classificação de animais endotérmicos e ectotérmicos, relacionada com a temperatura corporal e sobre a qual iremos falar neste artigo do PeritoAnimal. Também apresentaremos vários exemplos destes animais.

Índice

  1. Características dos animais endotérmicos
  2. Características dos animais ectotérmicos
  3. Diferença entre animais endotérmicos e ectotérmicos
  4. Exemplos de animais endotérmicos e ectotérmicos

Características dos animais endotérmicos

Quais são os animais endotérmicos? O termo "éndon" vem do grego e significa "dentro", logo os animais classificados como endotérmicos são aqueles capazes de regular sua temperatura corporal graças ao calor que é liberado como resultado de sua atividade metabólica, sem depender de uma fonte externa. Desse modo, nesse tipo de animais o calor resultante de sua atividade interna não se dissipa rapidamente, e sim permite a regulação térmica do organismo. Portanto, sua fonte de calor vem de dentro.

Dessa forma, a endotermia nada mais é que o aquecimento do corpo graças às elevadas funções metabólicas do organismo, porém requer um consumo frequente de alimentos, que seriam o combustível para que o metabolismo funcione e produza calor.

Por outro lado, é comum que vários animais endotérmicos passem por períodos em que deixam de regular sua temperatura corporal porque seu metabolismo cai consideravelmente, de modo que a temperatura também cai e se iguala com a do ambiente. Isso ocorre nos animais que hibernam, que são especificamente alguns mamíferos os quais precisam entrar neste estado para que possam suportar as condições climáticas extremas de onde habitam.

Adaptação dos animais endotérmicos

Um animal do tipo endotérmico que não é capaz de hibernar e passa por um período temporário de resfriamento incomum, utiliza certos mecanismos para se estabilizar e aumentar a temperatura, como por exemplo, tremer os músculos para produzir calor. Algumas funções metabólicas específicas também ajudam a aumentar a temperatura, como a queima de gordura.

Caso contrário, se um animal endotérmico é submetido a um calor extremo, para evitar o superaquecimento perde calor ofegando ou transpirando, como fazem alguns mamíferos. Outros, como os elefantes, por exemplo, agitam suas grandes orelhas para se refrescarem e algumas aves também batem suas asas para se arejarem, e baixar a temperatura.

Animais endotérmicos e ectotérmicos - Características e exemplos - Características dos animais endotérmicos

Características dos animais ectotérmicos

Todos os animais produzem calor, porém alguns como no caso dos endotérmicos, são capazes de mantê-lo e se aquecerem, enquanto outros, como os ectotérmicos, expulsam o calor à medida que este é produzido, de modo que o animal não o pode reter. Dessa forma, o termo "ecto", que também vem do grego, tem como significado "por fora" ou "no exterior". Assim, os animais ectotérmicos são aqueles que dependem de fontes externas ao seu corpo para regular sua temperatura.

Dentro desse grupo se encontram a maioria dos animais, embora como sempre, existam exceções. Logo, existem alguns animais ectotérmicos que durante determinados períodos são capazes de aumentar sua temperatura corporal de modo independente do meio externo, como é o caso de alguns tipos de peixes, que possuem uma musculatura bastante forte com a qual são capazes de gerar calor. Outro exemplo é o dos répteis, que normalmente são ectotérmicos, mas um exemplo que foge à regra encontramos em certas serpentes como as pítons, que quando põem os seus ovos, os enrolam e movem seus músculos para produzir calor, aumentando assim sua temperatura para transferi-la para os ovos.

Animais endotérmicos e ectotérmicos - Características e exemplos - Características dos animais ectotérmicos

Diferença entre animais endotérmicos e ectotérmicos

Quanto às diferenças entre os animais endotérmicos e ectotérmicos, encontramos:

  • Os animais endotérmicos geram mais calor metabólico e podem retê-lo, já os ectotérmicos produzem menos e o liberam mais rapidamente.
  • O metabolismo dos endotérmicos é mais exigente do que o dos endotérmicos.
  • A quantidade de mitocôndrias por célula nos endotérmicos é maior que nos ectotérmicos. Isso ocorre devido ao fato de que nestas é liberada a energia resultante da respiração celular, em que é possível notar uma relação proporcional: mais mitocôndrias, maior produção de energia.
  • Somente em alguns animais endotérmicos, como em certos mamíferos, encontramos o estado de hibernação, enquanto que em alguns ectotérmicos, quando diminuem suas temperaturas, ocorre a brumação, que é realizada no caso de certos répteis e anfíbios.

Exemplos de animais endotérmicos e ectotérmicos

Agora que já sabemos a definição de animais endotérmicos e ectotérmicos, vejamos alguns exemplos específicos de ambos os grupos:

Exemplos de animais endotérmicos

Começando pelos animais endotérmicos, destacamos os seguintes exemplos:

Exemplos de animais ectotérmicos

Quanto aos animais ectotérmicos, alguns dos exemplos mais representativos são:

  • Iguana-do-deserto (Dipsosaurus dorsalis)
  • Varano-das-savanas (Varanus exanthematicus)
  • Peixe-palhaço comum (Amphiprion ocellaris)
  • Caravela-portuguesa (Physalia physalis)
  • Aranha-golias (Theraphosa blondi)

Exceções

Agora, dentro dessa classificação também encontramos certas exceções, uma vez que, os répteis, por exemplo, normalmente são considerados ectotérmicos, porém, como já mencionado, algumas serpentes têm endotermia sazonal quando elevam sua temperatura por meio do movimentos dos músculos para aquecer seus ovos. Assim como alguns peixes grandes são capazes de aumentar sua temperatura por si próprios.

Por fim, gostaríamos de mencionar que geralmente se associam o termo "endotérmico" com "homeotérmico" e "ectotérmico" com "poiquilotérmico", porém não são equivalentes, já que no caso de "endo" e "ecto" referem-se ao local de onde vem o calor com que o animal se regula, enquanto "homeo" e "poiquilo" indicam se a temperatura corporal é constante ou não.

Animais endotérmicos e ectotérmicos - Características e exemplos - Exemplos de animais endotérmicos e ectotérmicos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais endotérmicos e ectotérmicos - Características e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Arenas, M. (2015). All you need is biology. Disponível em: <https://allyouneedisbiology.wordpress.com/2015/09/19/animales-sangre-caliente-fria/>. Acesso em 19 de janeiro de 2023.
  • Grigg, G.; Nowack, J.; Bicudo, J. E. P. W.; Bal, N. C.; Woodward, H. N.; Seymour, R. S. (2022). Whole-body endothermy: ancient, homologous and widespread among the ancestors of mammals, birds and crocodylians. Biological reviews of the Cambridge Philosophical Society, 97(2), 766–80. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/brv.12822>. Acesso em 19 de janeiro de 2023.
  • Hickman, C.; Roberts, L.; Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Animais endotérmicos e ectotérmicos - Características e exemplos