Curiosidades do mundo animal

Características dos golfinhos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 8 fevereiro 2023
Características dos golfinhos

Os golfinhos são cetáceos odontocenos, o que significa que são mamíferos e têm respiração pulmonar. Dentro do grupo encontramos uma variedade de espécies diferentes, embora todas elas tenham características comuns, como mencionado acima. Um dos mais conhecidos é o golfinho comum, cujo nome científico é Delphinus capensis, que pertence talvez à família mais representativa, que é a Delphinidae. Entretanto, há outras famílias que agrupam diferentes tipos de golfinhos.

Estes animais não passam despercebidos pelos humanos, pois sua inteligência, sociabilidade e, sem dúvida, beleza, os tornam muito atraentes. Você quer conhecer as características dos golfinhos, tais como sua anatomia e comportamento? Leia e descubra tudo sobre eles neste artigo do PeritoAnimal, um completo texto informativo sobre os golfinhos!

Também lhe pode interessar: A comunicação dos golfinhos

Índice

  1. Anatomia dos golfinhos
  2. Taxonomia dos golfinhos
  3. Habitat dos golfinhos
  4. Comportamento dos golfinhos
  5. Comunicação dos golfinhos
  6. Alimentação dos golfinhos
  7. Estado de conservação dos golfinhos

Anatomia dos golfinhos

Começamos falando sobre as características físicas dos golfinhos pois, embora haja variações dependendo da espécie, algumas características podem ser comuns. Neste sentido, uma das características comuns das diferentes espécies de golfinhos é seu corpo em forma de torpedo, que é ao mesmo tempo aerodinâmico, uma das características que os torna excelentes nadadores.

As extremidades desses mamíferos são chamadas de barbatanas. No total, os golfinhos têm as seguintes barbatanas, embora o tamanho e a forma possam variar de espécie para espécie:

  • Barbatana caudal, que lhes permite nadar em alta velocidade e se impulsionar para fora da água.
  • Barbatana dorsal, localizada na parte superior.
  • Barbatanas peitorais, uma de cada lado.

Outra característica física dos golfinhos é seu focinho alongado, que varia de um tipo para outro em largura e comprimento, mas que certamente é peculiar ao grupo.

A presença de uma estrutura conhecida como melão, que está localizada na área da testa, em alguns de forma mais proeminente que em outros, é utilizada para comunicação e ecolocalização, dois aspectos que estão muito bem desenvolvidos no grupo. O golfinho também tem um espiráculo, um orifício na parte superior da cabeça, que é usado para respirar.

Cores dos golfinhos

Dada a variedade de espécies, não há um único padrão de cor. Assim, encontramos o golfinho-roaz (Tursiops truncatus) que é cinza, o golfinho comum que é de duas cores ou o boto-cor-de-rosa que, como seu nome indica, é rosa.

Tamanho de um golfinho

Embora dentro do grupo existam espécies como as orcas, que podem pesar até 10 toneladas, os indivíduos conhecidos propriamente como golfinhos variam em peso de 25 kg a cerca de 250 kg, dependendo da espécie. Em termos de tamanho, os golfinhos têm normalmente de 1 a 3 metros de comprimento ou até um pouco mais.

Os sentidos dos golfinhos

Em relação aos sentidos, os olhos estão localizados de cada lado da cabeça e geralmente os golfinhos têm boa visão. Os sons são percebidos pela garganta, depois passam diretamente para o ouvido interno e têm boa audição debaixo d'água. Além disso, eles dependem da emissão de sons do melão, consistindo de cliques de alta frequência, e assim utilizam a ecolocalização. Tem sido sugerido que eles não têm olfato e um pouco desenvolvido paladar.

Golfinho tem pelo?

Não, os golfinhos não têm pelo e, portanto, são mamíferos aquáticos sem pelo que contam com o corpo revestido por uma camada de gordura bastante espessa para manter sua temperatura.

Características dos golfinhos - Anatomia dos golfinhos

Taxonomia dos golfinhos

Muita gente se pergunta se golfinho é mamífero ou, até, se golfinho é peixe. A verdade é que os golfinhos são mamíferos e, por isso, outra das características dos golfinhos que devemos destacar é sobre sua taxonomia, que corresponde ao seguinte:

  • Reino: Animal
  • Filo: Cordatos
  • Subfilo: Vertebrados
  • Classe: Mamíferos
  • Ordem: Cetáceos Cetáceos
  • Subordem: Odontoceti
  • Famílias: Delphinidae, Iniidae, Lipotidae, Platanistidae, e Pontoporiidae.

Como podemos ver, a diversidade dos golfinhos inclui cinco famílias, embora haja alguma controvérsia a esse respeito. Também, dependendo da fonte, às vezes são mencionadas apenas espécies oceânicas, mas também há espécies de outros tipos de ecossistemas aquáticos que estão agrupados em famílias diferentes, mas que compartilham a taxonomia até o nível da subordem. Neste outro artigo, você encontrará todos os tipos de golfinhos.

Habitat dos golfinhos

Você também se pergunta onde vivem os golfinhos? Continuando com as características dos golfinhos que se referem ao habitat em que vivem, devemos destacar que isso varia de acordo com a espécie. Assim, encontramos o golfinho comum, que antes estava separado em espécies diferentes e agora todos os golfinhos oceânicos comuns estão agrupados na espécie Delphinus delphis, que tem uma distribuição cosmopolita tanto em águas tropicais como em águas temperadas frias dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Por outro lado, existem certas espécies com um habitat mais restrito. Alguns exemplos são:

  • Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis): vive em bacias hidrográficas do sul da América, tais como: Rio Amazonas, Rio Madeira da Bolívia e Rio Orinoco da Venezuela.
  • Golfinho-de-hector (Cephalorhynchus hectori): endêmico das costas da Nova Zelândia.
  • Toninha (Pontoporia blainvillei): endêmico do Rio da Prata na Argentina, mas também habita a costa atlântica, portanto, tolera corpos de água doce e salgada.
  • Golfinho-do-indo (Platanista menor): endêmico do rio Indo no Paquistão.
Características dos golfinhos - Habitat dos golfinhos

Comportamento dos golfinhos

Outra das características dos golfinhos que mais desperta curiosidade está relacionada ao seu comportamento. Por um lado, é um animal muito social que tende a estabelecer relações duradouras, formando grupos que mantém ao longo do tempo e com os quais realiza diversas atividades, como a caça ou a brincadeira em conjunto.

Outra característica relacionada ao comportamento dos golfinhos é que foi demonstrado que eles podem utilizar ferramentas, que consiste em utilizar um objeto ou material para realizar uma função. Assim, golfinhos-roaz do gênero Tursiops foram vistos usando esponjas marinhas em seus focinhos enquanto procuravam alimento nos fundos arenosos onde vivem, provavelmente para se protegerem enquanto procuravam.

Comportamentalmente, podemos também mencionar que várias espécies de golfinhos saltam. Eles fazem isso enquanto nadam em alta velocidade debaixo d'água porque, ao pular, absorvem o ar que precisam para respirar, submergir e continuar nadando sem a necessidade de parar. Por outro lado, o salto é utilizado como uma técnica de caça que assusta os peixes dos quais se alimentam e os faz agrupar, o que facilita a sua captura. Além disso, o salto também é uma forma de comunicação para se encontrar quando eles não estão muito próximos um do outro.

Finalmente, é importante mencionar que estes animais, que possuem um grande sistema de inteligência e comunicação, podem ficar muito estressados quando em cativeiro. Como dissemos, é um animal sociável e inteligente, portanto, quando confinado em parques aquáticos, todas as suas ações naturais são limitadas, portanto o animal vive inadequadamente, desenvolve estresse e sua longevidade geralmente diminui.

Características dos golfinhos - Comportamento dos golfinhos

Comunicação dos golfinhos

Uma das características mais distintivas do golfinho é sua comunicação, que faz parte de seu comportamento social. Para este fim, é capaz de emitir vários tipos de sons, e pode até mesmo usar um som específico com um indivíduo específico. Além disso, utiliza seus movimentos corporais para transmitir mensagens a outros golfinhos.

Alimentação dos golfinhos

Você sabe como os golfinhos se alimentam? O golfinho é caracterizado por uma dieta carnívora quando adulto, uma vez que os recém-nascidos consomem o leite materno, uma vez que são mamíferos. Entretanto, eles também aprendem a caçar rapidamente.

Dependendo de onde o golfinho vive, sua alimentação será baseada nos recursos disponíveis do habitat, mas em geral ele consome principalmente peixes, assim como polvos, lulas e crustáceos.

Por outro lado, como espécie social, eles geralmente caçam em grupos, de modo que esta ação facilita a busca e a captura de alimentos.

Estado de conservação dos golfinhos

Os golfinhos normalmente não têm predadores em seu habitat natural devido à sua grande capacidade de perceber sons, velocidade e inteligência. Entretanto, várias espécies estão sujeitas a pressões antropogênicas porque seu principal e mais terrível predador é o homem.

Assim, outra das características do golfinho é o perigo que ele enfrenta. Neste sentido, mencionamos alguns casos particulares da espécie e de seu estado de conservação:

  • Golfinho-de-hector (Cephalorhynchus hectori): ameaçado de extinção.
  • Golfinho-corcunda-do-atlântico (Sousa teuszii): criticamente ameaçado.
  • Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis): criticamente ameaçado.
  • Baiji (Lipotes vexillifer): criticamente em perigo (possivelmente extinto).
  • Golfinho-de-rio-do-sul-da-ásia (Platanista gangetica): ameaçado de extinção.

Agora que você conhece as principais características dos golfinhos, você terá notado que eles são animais verdadeiramente extraordinários. Portanto, é importante não encorajar sua captura para exposições em parqu ou outras práticas que sejam prejudiciais à espécie. A melhor maneira de observar estes animais maravilhosos é em seu habitat natural, sendo livres e selvagens.

Não perca nosso artigo com as principais curiosidades sobre os golfinhos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Características dos golfinhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
  • ITIS (2022). Dasypodidae. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=180101#null>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
  • UICN (2022). La lista roja de especies amenazadas. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/es>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
  • Projeto Golfinho Rotador. About dhe Dolphins. Disponível em: <https://golfinhorotador.org.br/en/os-gofinhos/sobre-os-golfinhos/>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Características dos golfinhos