Características dos gatos amarelos

Características dos gatos amarelos

Os gatos possuem uma beleza inegável. Algo bastante interessante dos felinos domésticos são as diferentes combinações de cores possíveis. Dentro da mesma ninhada podemos encontrar gatos com diferentes variedades de cores, sendo eles vira-lata ou não.

Uma das cores mais apreciadas pelos tutores de gatos é o amarelo ou laranja. Se você tem um destes gatos e gostava de conhecer as características dos gatos amarelos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal que lhe vai dar a conhecer tudo sobre os gatos laranjas.

Gatos amarelos são de qual raça?

As cores dos gatos não definem a raça deles. Por esse motivo, a pergunta "gatos amarelos são de qual raça?" não tem muito sentido e o PeritoAnimal vai te explicar o porquê.

O que define uma raça são as características fisiológicas e genéticas, determinadas por um padrão. As cores dos gatos são definidas por condições genéticas e dentro da mesma raça podem existir gatos de diferentes cores. Nem todos os gatos da mesma cor são da mesma raça. Por exemplo, nem todos os gatos brancos são persa. Existem muitos vira-lata que são brancos também.

Comportamento dos gatos amarelos

Ainda não existem estudos científicos que comprovem que existe uma influência da cor dos gatos no comportamento e personalidade deles. Porém, algumas pessoas acreditam que a cor dos gatos influência a personalidade deles.

Relativamente ao comportamento dos gatos amarelos, eles são referidos pelos tutores como extremamente amigáveis e carinhosos. Se você tem um destes gatos e o descreve como meigo e até um pouco preguiçoso, fique sabendo que você não é o único. Em 1973, George Ware, dono de um centro de gatos, estabeleceu uma teoria relativamente às personalidades dos gatos segundo a cor deles. George Ware descreveu os gatinhos amarelos ou alaranjados como "Descontraídos ao ponto de serem preguiçosos. Gostam de receber carinho mas não gostam de ser agarrados nem abraçados".

Cada gato tem a sua personalidade e muitos especialistas acreditam que a personalidade de acordo com a cor não passa de um esterótipo. Um excelente exemplo deste estereótipo do gato gordo e preguiçoso laranja é o Garfield. Quem não conhece o gato laranja, viciado em café e amante de televisão?

No estudo de Mikel Delgado e colaboradores, do departamento de psicologia da universidade de Califórnia, publicado na revista Anthrozoos, os participantes consideraram os gatos laranjas mais amigáveis do que os das restantes cores[1]. Porém, não existem explicações científicas para esta relação e os autores argumentam que este facto pode ter influência das ideias reforçadas pela cultura popular e pela mídia. O que é certo é que estes gatos são muito mais rapidamente adotados do que os gatos de restantes cores nos abrigos para animais[2].

Gatos amarelos tigrados

Existem diversas colorações diferentes dentro da cor amarela nos gatos. Desde um beje mais suave, passando por bi-color de amarelo e branco, laranja e até quase avermelhado. A coloração mais comum é a dos gatos amarelos tigrados, também conhecida por "orange tabby".

Todo o gato amarelo ou laranja é macho?

Muitas pessoas acreditam que todos os gatos amarelos ou laranjas são machos. Porém, isso é apenas um mito. Apesar da probabilidade de um gato laranja ser macho ser superior, um em cada três gatos laranjas são fêmeas. O gene que produz a cor laranja encontra-se no cromossoma X. Os gatos fêmea possuem dois cromossomas X e, por esse motivo, para expressarem a cor laranja precisam ter os dois cromossomas X com esse gene. Por outro lado, os machos apenas precisam de ter o seu cromossoma X com esse gene, já que têm os cromossomas XY.

É por estes motivos genéticos que apenas as fêmeas podem ser tricolores, já que são necessários dois cromossomas X para a coloração ser tricolor. Leia o nosso artigo sobre porque os gatos tricolores são fêmeas, para compreender melhor estas combinações genéticas.

Gatos amarelos - qual o significado?

Tal como em relação aos gatos pretos, existem alguns mitos associados aos gatos amarelos. Porém, os gatos amarelos são geralmente associados a situações ou factos positivos.

Algumas pessoas acreditam que os gatos amarelos trazem abundância. Outros, acreditam que dá boa sorte e proteção.

Existe um conto antigo que relata que numa certa noite, Jesus, que ainda era uma criança, não conseguia dormir e um gato amarelo tigrado chegou perto dele, se aninhou e começou ronronando. Jesus gostou tanto do gato que Maria, mãe dele, beijou o gatinho na testa e agradeceu ele estar cuidando do seu bebê Jesus que não conseguia dormir, protegendo-o. Esse beijo deixou a marca de um "M" na testa do gatinho. Sendo este mito verdade ou não, o certo é que o "M" na testa é uma característica muito comum nos gatinhos laranja.

É importante realçar que cada gato tem a sua própria personalidade, independentemente da cor dele. Se você quer que o seu gatinho seja amigável, calmo e carinhoso é importante que faça uma correta socialização desde filhote. Deste modo, você consegue que o seu animal seja sociável tanto com pessoas como com animais de outras espécies.

Se você adotou recentemente um gatinho laranja, confira o nosso artigo com nomes para gatos laranjas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Características dos gatos amarelos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Delgado, M. Munera, J. Reevy, M. (2012) Human Perceptions of Coat and Color as an Indicator of Domestic Cat Personality. Anthrozoos. Vol 25:1 pp.427-440
  2. Lepper, M. Kass, P. Hart, L. (2002). Prediction of adoption versus euthanasia among dogs and cats in a California animal shelter. Journal of Applied Animal Welfare Science. 5:29 pp.29-42