Cadela castrada pode cruzar?
Ver fichas de Cachorros
Sim, uma cadela castrada pode ser montada porque a castração não impede que continue a produzir hormônios, apenas evita a gestação. Portanto, um cão pode montar uma cadela castrada, mas não a engravidará.
Neste artigo do PeritoAnimal, responderemos em detalhes se cadela castrada pode cruzar e o que pode acontecer nesses casos. Continue lendo!
Cadela castrada pode ser montada?
Esterilização e castração não são a mesma coisa, embora muitas vezes sejam usadas como sinônimos. A esterilização implica em deixar a cadela ou cão estéril para evitar que tenha crias, mas não atua sobre os hormônios envolvidos no cio. Em fêmeas, a esterilização é realizada através da ligadura e, em machos, com uma vasectomia.
Portanto, as fêmeas continuam a produzir hormônios e a passar pelos seus períodos de cio, mas não poderão ficar prenhas. Nesse contexto, durante o período de cio (especificamente na fase de estro), a cadela esterilizada atrai cães machos e pode ocorrer a monta.
Por outro lado, a castração elimina o cio nas fêmeas porque os órgãos reprodutivos são removidos. Pode ser realizada uma ovariectomia (remoção dos ovários) ou uma ovariohisterectomia (remoção dos ovários e do útero).
Em ambos os casos, a cadela não entra em cio, portanto, não atrai os machos e não é montada. Nos machos, os testículos são removidos e, se a castração for realizada tardiamente e ele já tiver manifestado comportamentos sexuais antes, ele pode montar cadelas esterilizadas ou mesmo intactas em seus períodos de cio.
Confira também nosso artigo "Benefícios da castração canina".
Quando uma cadela castrada pode ser montada?
Embora a castração impeça o cio e a cadela não deva atrair machos, existem casos em que uma cadela castrada pode ser montada. Isso pode acontecer se, durante a cirurgia, restar algum tecido ovariano ou se a cadela tiver tecido ovariano ectópico. Nesses casos, ela continua a produzir hormônios e a atrair os machos durante o cio.
Se sua cadela estiver castrada e quiserem montá-la, recomendamos que retorne ao centro veterinário para descobrir o que está acontecendo.
Por que meu cachorro quer cruzar com minha cadela estéril?
As cadelas estéreis continuam a passar pelos seus períodos de cio. Portanto, se convivem um macho e uma fêmea, mesmo que ambos estejam esterilizados, a fêmea atrairá o macho na fase de estro do seu cio e, consequentemente, ele tentará montá-la. Nesses casos, é normal que o cão queira montar a cadela estéril e que, de fato, ocorra a monta.
Se o problema é que seu cão está montando sua cadela castrada, então você deve procurar o centro veterinário, pois pode ter havido um erro durante a cirurgia, deixando um tecido remanescente ovariano, ou a cadela pode ter tecido ovariano ectópico, ou seja, fora do seu local normal. Nesse caso, ela não deveria atrair os machos, o que torna essa situação distinta da anterior e requer atenção veterinária.
Por fim, a monta não ocorre apenas com fins reprodutivos: também pode ser uma resposta ao estresse ou ao tédio. Por isso, é possível que seu cão queira montar sua cadela estéril por uma dessas razões. Se ele não realiza exercício suficiente, se sua casa não está bem enriquecida, se você não dedica tempo a eles, é possível que estejam estressados ou entediados e tentem liberar a tensão acumulada através da monta.
O que acontece se um cachorro montar uma cadela estéril?
Uma cadela estéril não pode engravidar, de modo que nada aconteceria se um cão a montasse. Portanto, uma cadela estéril não pode cruzar. Claro, "nada aconteceria" no sentido de que não teriam prole, mas ela poderia desenvolver uma pseudociese, conhecida popularmente como "gravidez psicológica".
Experimentar pseudocieses com frequência é muito prejudicial e pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde graves na cadela, como mastite (algumas chegam a produzir secreção de leite) ou infecção uterina.
Além disso, dado que a esterilização não implica a remoção dos órgãos reprodutivos, a cadela pode desenvolver as doenças típicas do sistema reprodutor, como câncer de mama, útero ou ovários, além de infecções uterinas e outros problemas. Por isso, é preferível optar pela castração.
Agora que você sabe por que sua cadela é estéril e mesmo assimquerem montá-la, se prefere que ela não passe pelos períodos de cio para evitar os comportamentos que isso implica e a consequente monta, não hesite em perguntar ao seu veterinário se é possível realizar a castração.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Cadela castrada pode cruzar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.