Partilhar

Cachorro tremendo: causas

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 dezembro 2019
Cachorro tremendo: causas

Ver fichas de  Cachorros

São muitos os motivos que podem responder a pergunta “por que o cachorro treme?”, desde simples reações naturais a sensações e sentimentos vividos, até doenças de caráter leve ou grave. Por isso, é fundamental prestar atenção ao comportamento do seu cão, à sua atitude e movimentos, para perceber o quanto antes qualquer anomalia.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos lhe explicar as principais causas que podem provocar tremores no cachorro, continue lendo e encontre a que possa estar afetando o seu fiel companheiro.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato treme quando dorme?

Cachorro tremendo: o que pode ser

Existem várias causas possíveis que explicam por que o cachorro treme:

  • Por excitação ou medo
  • Por dor
  • Como consequência do frio
  • A síndrome de Shaker
  • Depende da raça e idade
  • Hipoglicemia
  • Artrite
  • Cinomose
  • Intoxicação ou envenenamento
  • Excesso de exercício
  • Consumo de medicamentos
  • Hemorragia interna

Continue lendo para conhecer cada uma delas e saber o que fazer em cada caso.

Cachorro tremendo: causas -  Cachorro tremendo: o que pode ser

Por excitação ou medo

As causas comportamentais costumam ser os principais motivos do tremor nos cachorros. Assim, se o seu cachorro acaba de ter um bom comportamento ou tiver interiorizado uma ordem e você o premiou por isso, sendo que logo depois ele começou a tremer, é provável que se trate de uma reação gerada pelo estado de excitação, alegria e entusiasmo que está sentindo. Analise a postura e comportamento dele no geral, é possível que o tremor venha acompanhado de movimentos energéticos da sua cauda e inclusive choro.

Se, pelo contrário, o cachorro teve um comportamento negativo, você gritou com ele por isso, logo em seguida ele se encolheu e começou a tremer, é porque se trata de uma resposta ao medo que sente nesse momento. Por outro lado, se o medo vier acompanhado por estresse ou ansiedade, os tremores vão acontecer com maior frequência. Não esqueça que o cachorro não deve ser repreendido e que a melhor forma de adestrá-lo é reforço positivo. Saiba mais sobre o reforço positivo em cães nesse artigo.

Neste sentido, não só podem ocorrer como resposta a um castigo, como também por ter passado várias horas sozinho, podendo ser um sintoma da ansiedade por separação, por ter fobia a sons e ruídos muito fortes, como a sirene de uma ambulância, trovões, fogos de artifício ou outro tipo de fobias. Em qualquer um destes casos, é recomendado consultar um veterinário para indicar qual o melhor tratamento para seguir. Lembrando sempre que um cachorro estressado ou com ansiedade, é um cachorro infeliz.

Tremores como sintoma

Além das causas anteriores, o tremor nos cães pode ser um sintoma de uma doença ou outros problemas de saúde, sendo os mais comuns:

  • Hipoglicemia. Os cachorros de raça pequena ou miniatura, em especial, podem sofrer de uma descida do nível de açúcar, ou hipoglicemia, devido à sua massa corporal. No geral, quando este for o motivo, os tremores costumam ser acompanhados de falta de apetite e fraqueza. Se você suspeita que esta é a causa que faz com que seu cachorro trema tanto, não hesite em consultar o veterinário para aumentar os seus níveis de glicose no sangue o quanto antes.
  • Artrite. O tremor do seu cachorro é localizado? Ou seja, se por exemplo o seu cachorro apresentar apenas o tremor nas patas ou no quadril, é possível que o motivo seja o aparecimento de artrite ou outras doenças de caráter inflamatório.
  • Cinomose. No início da doença, seu cachorro pode apresentar diarreia, seguido de alterações no sistema respiratório. Pode ter febre e perda do apetite e quando está no seu estágio mais avançado. Cachorro com tremor na mandíbula, como se estivesse mascando chiclete, pode ser um indício de cinomose. Se o seu cachorro tem menos de um ano de vida e apresenta tremores acompanhados de convulsões, tiques nervosos nos músculos da cabeça e nas patas, febre e perda de apetite, não espere que os sintomas piorem. Leve-o urgentemente ao veterinário.
  • Intoxicação ou envenenamento. Cachorro tremendo e vomitando pode ser sinal de envenenamento. Existem substâncias e alimentos tóxicos para cachorros que podem causar tremores no nosso cachorro como consequência da mesma intoxicação. No geral, este sintoma costuma estar acompanhado de vômitos, salivação excessiva, fraqueza, diarreia, etc.
  • Excesso de exercício. Sim, da mesma forma que em nós uma atividade física mal realizada ou um excesso de exercício pode nos provocar danos musculares ou outras lesões, no nosso cachorro também, tendo como consequência tremor na zona afetada. Consulte o nosso artigo sobre o exercício recomendado para cachorros e verifique se a intensidade e o tempo que dedica ao exercício do seu cão são os adequados para ele.
  • Consumo de medicamentos. Se o seu cachorro está seguindo algum tipo de tratamento farmacológico estipulado pelo veterinário, confira a bula para verificar se um dos efeitos secundários do mesmo é a presença de tremores. Se sim, não interrompa o tratamento sem supervisão veterinária.
  • Hemorragia interna. Cachorro ofegante e tremendo pode ser um sinal que ele está tendo uma hemorragia interna, que é uma das mais comuns causas de morte súbita em cães. Alguns sintomas também podem sinalizar esse tipo de problema, tais como sangramentos, letargia, gengiva sem cor e temperatura baixa do corpo.

Se você suspeita que o motivo pelo qual seu cachorro tremendo seja o aparecimento de alguma condição ou outro problema físico, não hesite em ir ao veterinário o quanto antes. Tenha presente que algumas das doenças anteriores são mortais ou degenerativas.

Cachorro tremendo por dor

O seu cachorro caiu ou fez algum salto recentemente? Um dos motivos mais comuns que justificam o tremor nos cachorros é a dor aguda. A melhor forma de saber se esta é a causa é apalpando com cuidado as zonas que estão tremendo e observando a reação do seu cachorro. Conheça os 5 sinais de dor no cachorro nesse artigo.

Cachorro tremendo: causas - Cachorro tremendo por dor

Como consequência do frio

Da mesma forma que nós trememos em reação às temperaturas baixas, os cachorros também. Em especial os cachorros de raça pequena e miniatura, como também os cães com o pelo muito curto, não estão preparados para suportar climas muito frios e, por isso, quando se expõem a baixas temperaturas, o seu corpo começa a tremer. É uma reação natural que podemos evitar adquirindo roupas adequadas para seu cãozinho. É muito importante estar atento às temperaturas do ambiente, para evitar que o nosso cachorro acabe sofrendo hipotermia.

Cachorro tremendo: causas - Como consequência do frio

Síndrome do cão tremedor

Também chamado de síndrome do cão tremedor ou síndrome de tremor generalizado, costuma afetar as raças menores e indivíduos mais jovens (com menos de dois anos de vida) do tipo Maltês, Poodle ou Westies, todas elas com pelo branco e comprido. Embora as chances sejam pequenas, este transtorno também pode ser contraído por qualquer outra raça.

O principal sintoma desta condição é o tremor por todo o corpo do cachorro, originado pela inflamação do cerebelo. Esta síndrome está associada ao sistema nervoso central mas, ainda são desconhecidas as causas exatas que a provocam. Assim, além dos tremores, o cachorro afetado pode apresentar fraqueza nas patas e convulsões. Se um cachorro tremendo não consegue ficar em pé, é importante levá-lo ao veterinário o quanto antes para ter um diagnóstico.

Se o seu cachorro está cambaleando e com falta de equilíbrio, ele pode apresentar doenças neurológicas ou ortotopédicas, por exemplo. Confira informações sobre o tema neste artigo do PeritoAnimal: Cachorro cambaleando: o que pode ser?

Cachorro tremendo: causas - Síndrome do cão tremedor

Cachorro tremendo depende da raça e idade

Por último, saiba que existem raças com tendência a tremer. Tanto o Chihuahua como o Yorkshire Terrier são propensos a sofrer de tremores por praticamente qualquer motivo, tais como entusiasmo por uma felicitação, alegria por sair à rua ou passear ou, simplesmente por passar tempo com você.

Por outro lado, a idade importa. Os cachorros de idade avançada podem tremer como consequência da passagem do tempo e a deterioração física. Se não sofrem de nenhuma doença, os tremores vão ocorrer, no geral, enquanto dormem ou descansam, não em movimento. Quanto o cão treme sem estar em repouso e, quando o tremor é localizado, lembre-se da secção acima, pois pode sofrer de artrite ou outra doença inflamatória.

Sempre que o motivo possa afetar negativamente a saúde do seu cachorro, você deve consultar o veterinário o quanto antes para determinar a causa real que explique porque é que o seu cachorro treme e iniciar o melhor tratamento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro tremendo: causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Wagner S.O., Podell M. & Fenner W.R. 1997. Generalized tremors in dogs: 24 cases (1984-1995). Journal American. Veterinary Medical Association. 211(6): 731-735. Acessado em 29 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9301744
  • Stieven Hünning, Paula; Rigon, Grazziane Maciel; Aguiar, Juliana; Stedile, Rafael; Marques Colomé,Lucas. Síndrome do cão tremedor. Acta Scientiae Veterinariae, vol. 38, núm. 2, 2010, pp. 209-212. Acessado em 29 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2890/289021835018.pdf

Vídeos de Cachorro tremendo: causas

1 de 3
Vídeos de Cachorro tremendo: causas

Escrever comentário sobre Cachorro tremendo: causas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Maria Alice
Minha cachorra tem 10 anos, é mestiça de poodle com maltês, ela treme quando o carro do pet vem buscá-la para o banho e todos os carros que param em frente de casa ela treme muito, agora além disso ela está se lambendo muito.
A sua avaliação:
Rodrigo Sousa
A minha cadela tem 7 8 meses, (porte muito pequeno, aracada) com a chegada do frio ela perdeu a energia e só treme porque de resto ela faz tudo normal... Será que é normal?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rodrigo! O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
Alessandra
Ola, tenho um sharpey de 11 messes..e esta tremendo e tipo simulando um vomito e nao sai nada...deixo ele de dia no quintal enquanto trabalho quando volto ele fica em minha cama nas cobertas... esse dia o tempo virou ... espero q seja o friu...obrigada pelas dicas...
A sua avaliação:
Josi
Gostei muito da matéria. Espero que meu cachorro esteja se tremendo só por frio. Ele tem idade avançada. Nós colocamos roupinha grossa e quente, mas ele continua se tremendo. Ele foi tosado recentemente, mas o tempo virou e ficou muito frio aqui em Curitiba. Se eu soubesse que iria esfriar mais não o tinha levado para tosar. Coitadinho.
Inês
Sim ela os alimenta e come bem só que não para de tremer agora esses dias ela está bastante triste
A sua avaliação:
Inês maria
Gostaria de saber porque depois que minha pit pariu ficou com tremores e frebre
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Inês! Como ela está? Alimenta bem as crias?

Cachorro tremendo: causas
1 de 5
Cachorro tremendo: causas

Voltar ao topo da página