Partilhar

10 mandamentos do cachorro

 
Por Aline Nunes. 29 novembro 2018
10 mandamentos do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

As pessoas seguem os famosos 10 mandamentos do cristianismo, que são, basicamente, um conjunto de princípios fundamentais que devem ser seguidos para viver em paz e ter uma vida plena de acordo com a religião cristã.

Então, por que não adotar os 10 mandamentos de um cão? Uma simples compilação de 10 regras que devemos saber e seguir se vamos ter (ou já temos) um cachorro. Continue lendo este artigo do Perito Animal e saiba todos os passos para fazer com que o seu cachorro seja o mais sortudo do mundo.

Também lhe pode interessar: Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas!

1. N√£o fique bravo comigo

É completamente compreensível que, às vezes, o cachorro possa provocar algum aborrecimento, especialmente quando mastiga os sapatos que você ia usar, rompe o vaso favorito da sua mãe ou urina no sofá.

Ainda assim você deve entender que o cão tem um cérebro como o de uma criança pequena e nem sempre pode lembrar de tudo o que ensinamos a ele. Depois de cometer um delito não duvide que em menos de 10 minutos ele terá esquecido completamente.

Em vez de ficar bravo com ele, pratique o reforço positivo, recompensando-o quando ele morde o seu osso, quando se comporta calmamente em casa ou quando urina na rua.

10 mandamentos do cachorro - 1. N√£o fique bravo comigo

2. Me dê atenção e cuide de mim

O bem-estar e, consequentemente, o comportamento positivo do cachorro está diretamente relacionado ao amor e afeto que você pode oferecer. Cachorros precisam de carinho e por isso, ter uma relação estreita com os seus tutores é fundamental para que eles tenham tendência a ser mais sociáveis, carinhosos e educados.

10 mandamentos do cachorro - 2. Me dê atenção e cuide de mim

3. Você tem muitos amigos, mas eu só tenho você...

Já percebeu como o cachorro nos recebe quando chegamos em casa? Nunca se esqueça que o seu cão não tem uma conta no Facebook ou um grupo de cães para ir ao parque eventualmente, ele só tem você.

Por isso, é importante que, como cuidador responsável, o inclua ativamente em sua vida e em sua atividade cotidiana para que ele se sinta útil e socialmente aceito: leve-o em uma excursão, encontre um acampamento onde os cães são aceitos, leve-o com você a um bar petfriendly para tomar uma bebida, faça atividades com ele, etc., tudo é válido para que o seu melhor amigo não se sinta sozinho.

Quando ele está ao seu lado, você terá sempre um cachorro feliz, nunca o deixe sozinho por um período excessivo de tempo.

10 mandamentos do cachorro - 3. Você tem muitos amigos, mas eu só tenho você...

4. Fale comigo, eu não entendo o que você diz, mas eu entendo o que você quer dizer

Os cães são tremendamente intuitivos, eles entenderão o que você diz mesmo que eles não compreendam exatamente as suas palavras. Por esta razão, mesmo sabendo que ele não consegue identificar exatamente o que você diz, não duvide em usar palavras carinhosas com ele. Evite gritos e discórdias excessivas, o cachorro vai lembrar (mesmo que não pareça) os maus momentos que passou e você só conseguirá deteriorar o relacionamento.

Leia também: Como relaxar um cachorro com carinho

10 mandamentos do cachorro - 4. Fale comigo, eu não entendo o que você diz, mas eu entendo o que você quer dizer

5. Antes de me bater, lembre-se que eu também posso te machucar e eu não faço isso

Alguns cães têm mandíbulas verdadeiramente poderosas, no entanto, você percebeu que eles nunca a usam? Os cães raramente mordem ou atacam, exceto aqueles que sofreram traumas psicológicos reais, um caso à parte. Por esta razão, lembramos que você nunca deve bater no seu animal de estimação, isso só agrava o problema, causa desconforto e pode gerar em seu cão uma situação muito séria.

O maltrato aos animais é um tema que deve ser colocado em pauta. Conhecer o perfil psicológico de pessoas que maltratam animais pode ajudar a identificar uma situação de risco e saber como reagir.

10 mandamentos do cachorro - 5. Antes de me bater, lembre-se que eu também posso te machucar e eu não faço isso

6. Antes de dizer que sou preguiçoso ou desobediente, pense no que pode estar acontecendo comigo

Os animais não nasceram para fazer truques ou obedecer a todas as nossas ordens como se fosse um robô. Você não pode pedir-lhe para fazer o que quiser sempre, o cão tem a sua própria autonomia, sentimentos e direitos.

Se o seu cachorro não lhe obedecer, você deve se perguntar se o seu relacionamento é apropriado, se no momento você está preocupado ou atento a alguma outra coisa, ou se você está realmente satisfazendo as necessidades básicas do seu cachorro. Em vez de o culpar por não obedecer, considere se você pode estar fazendo algo errado.

Se você precisa de dicas para educar o seu cachorro, veja nosso artigo: 5 truques de adestramento para cães

10 mandamentos do cachorro - 6. Antes de dizer que sou preguiçoso ou desobediente, pense no que pode estar acontecendo comigo

7. N√£o me deixe na rua: eu n√£o quero morrer em um canil ou atropelado por um carro

Você abandonaria um filho? Não, verdade? O mesmo acontece com um cachorro, é extremamente cruel abandonar um ser desamparado. Por esta razão, se você não tem certeza de que pode cuidar dele em qualquer circunstância (incluindo sair de férias, se mudar, pagar o veterinário etc.), não adote um cachorro, pois é muito triste ver em canis cachorros abandonados, que morrem velhos e sozinhos, com ferimentos graves, muito assustados, tristes...

10 mandamentos do cachorro - 7. N√£o me deixe na rua: eu n√£o quero morrer em um canil ou atropelado por um carro

8. Cuide de mim quando eu ficar mais velho, eu ficarei ao seu lado mesmo quando você envelhecer

Todos os filhotes são muito fofos e todo mundo gosta deles, no entanto, quando os cães envelhecem para algumas pessoas eles param de ter charme e se tornam mais uma obrigação do que qualquer outra coisa. Não seja uma dessas pessoas. É super importante saber quais os cuidados de um cachorro idoso. Eles não fazem mais nada em suas vidas além de tentar dar-lhe tudo o que ele tem e compartilhar com você a sua curta, porém, incrível existência.

10 mandamentos do cachorro - 8. Cuide de mim quando eu ficar mais velho, eu ficarei ao seu lado mesmo quando você envelhecer

9. Me leve ao veterin√°rio se eu estiver doente

Se você se sentir mal, você vai a um médico? O mesmo deve ser feito com o seu animal de estimação, leve-o ao veterinário quando estiver doente. Cuidado com receitas de remédios caseiros, truques e conselhos daqueles que não analisaram diretamente a doença do seu animal de estimação. Antes de começar qualquer tratamento é necessário o diagnóstico de um profissional.

10 mandamentos do cachorro - 9. Me leve ao veterin√°rio se eu estiver doente

10. Eu n√£o de preciso muito para ser feliz

O que um cachorro precisa para viver? Ele não tem a necessidade de ter uma coleira de ouro, um casinha tamanho GG ou comida premium, mas sim, deve sempre ter água fresca e limpa ao seu alcance, refeições diárias, um lugar confortável para descansar e todo o amor que você puder dar. Ele não precisa de grandes luxos, apenas se preocupe com ele e com as necessidades.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 mandamentos do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever coment√°rio sobre 10 mandamentos do cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o coment√°rio
O que lhe pareceu o artigo?

10 mandamentos do cachorro
1 de 10
10 mandamentos do cachorro

Voltar ao topo da p√°gina