Doenças neurológicas

Cachorro cambaleando: o que pode ser?

Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 13 junho 2023
Cachorro cambaleando: o que pode ser?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existem muitas causas de cachorro cambaleando, com perda de equilíbrio ou com marcha descoordenada. O certo é que é uma situação grave e que suscita preocupação e tristeza de quem a observa. Se observou algum episódio desse tipo no seu animal, você deve pedir ajuda ao seu veterinário para ele possa fazer os exames complementares necessários para diagnosticar o problema.

No entanto, enquanto você espera pela consulta e quer saber porque o cachorro está cambaleando, neste artigo do PeritoAnimal vamos te ajudar a compreender um pouco mais sobre essa situação.

Índice

  1. Cachorro cambaleando e com falta de equilíbrio
  2. Cachorro cambaleando: causas
  3. Cachorro cambaleando: diagnóstico e tratamento

Cachorro cambaleando e com falta de equilíbrio

A marcha cambaleante pode surgir em várias idades, raças e gêneros e é normalmente associado a doenças neurológicas, pois muitas delas causam um andar cambaleante, descoordenação e desequilíbrio. No entanto, nem sempre a causa é de origem nervosa. Existem situações que podem provocar estes sintomas e que são resolvidas mais facilmente do que as doenças nervosas.

Se possível, filme quando o episódio ocorrer (se for uma situação prolongada ou com vários episódios que permitam filmar). Isso poderá ajudar o médico veterinário a visualizar melhor o problema, pois certos cachorros dentro do consultório podem não caminhar o suficiente para se visualizar o desequilíbrio durante a marcha.

No próximo tópico vamos referir as possíveis causas do porquê um cachorro anda cambaleando. O leque de possibilidades é tão grande que é importante observar os sintomas para ir reduzindo a lista dos diagnósticos possíveis.

Cachorro cambaleando: o que pode ser? - Cachorro cambaleando e com falta de equilíbrio

Cachorro cambaleando: causas

Anestesia

Todos sabemos que os fármacos têm alguns efeitos colaterais e que nos podem afetar de várias formas. Uma delas é a desorientação e andar cambaleante que os animais podem experienciar após uma anestesia de um procedimento cirúrgico. Durante as horas seguintes à cirurgia, o animal deve ser mantido num local calmo sem muito ruído e movimento, porque ainda se encontra sob o efeito da anestesia.

Não se assuste, é normal não saber o que fazer quando cachorro fica cambaleando. Geralmente, este efeito desaparece ao fim de umas horas após o repouso do animal e ele se recupera totalmente. Contudo, se os sintomas persistirem ao fim dessas horas, você deve informar o seu veterinário.

Doenças neurológicas

Lesões no sistema nervoso podem ser fruto de defeitos genéticos, malformações, infeções (como encefalites), intoxicações, traumatismos, tumores, doenças metabólicas (insuficiência renal crônica, diabetes, hepatites) , entre outras.

A ataxia, que significa perda de coordenação dos movimentos musculares voluntários, é comum em muitas doenças neurológica e caracteriza-se por movimentos sem coordenação e cambaleantes, fraqueza dos membros e movimentos pendulares anormais dos olhos (nistagmus).

A síndrome vestibular canina resulta da inflamação dos nervos do ouvido interno que controlam o equilíbrio e é muito comum em cachorros, principalmente naqueles que têm otites crônicas recorrentes ou otites mal tratadas. Caracteriza-se por um conjunto de sinais neurológicos muito fáceis de identificar, sendo a posição inclinada da cabeça um dos mais significativos.

A disfunção cognitiva canina é uma doença recentemente reconhecida em cães geriátricos e que se caracteriza pela degeneração do sistema nervoso central associado ao avanço da idade, tal como ocorre na doença de Alzheimer em seres humanos. O animal fica desorientado, parece não reconhecer ordens e comandos que sempre reconheceu, perde hábitos e rotinas, altera o seu padrão de sono e pode nem reconhecer os próprios donos.

Estes são apenas algumas das doenças neurológicas que podem acometer os cães.

É importante referir que as doenças neurológicas são de diagnóstico muito difícil devido à grande variedade de causas e origens que podem ter. Por isso, o tratamento é igualmente complexo e será adaptado conforme a causa subjacente.

Doenças ortopédicas

Muitas vezes, cachorro cambaleante e cachorro mancando são confundidos e outras vezes podem estar ambos presentes.

Um cachorro cambaleando pode ter origem em problemas nas articulações e/ou nas estruturas ósseas, hérnias discais, problemas musculares ou de tendões, entre outros. Neste caso, o médico veterinário vai realizar um exame neurológico e ortopédico detalhado para descobrir o diagnóstico.

Doenças vasculares

Como os seres humanos, os cães também podem ser afetados por AVC (acidentes vascular cerebral). Se o cachorro está tendo um derrame ou um AVC, ele pode caminhar de um jeito desequilibrado e cambaleante. Os sintomas são semelhantes aos das doenças neurológicas: desorientação, salivação excessiva e tremores.

Doenças virais

Certos vírus têm afinidade pelas células do sistema nervoso, levando a sintomas neurológicos graves e, muitas vezes, letais. A raiva e a cinomose são dois grandes exemplos de doenças víricas que têm repercussões a nível da locomoção, comportamento e estado mental do cachorro, que podem ser prevenidas através de um correto plano vacinal.

A raiva é uma doença infecciosa e possível de ser transmitida aos seres humanos (zoonose) com afinidade para o sistema nervoso central. A salivação excessiva é o sintoma mais comum associado a esta doença, todavia o andar cambaleante com quedas frequentes, falta de coordenação motora, confusão mental e contrações musculares são frequentes em cachorros com raiva.

A cinomose canina é uma doença infetocontagiosa que acomete filhotes até um ano e idosos. O sistema digestivo costuma ser o primeiro a ser afetado (vômitos, diarreia, perda de apetite), seguido de respiratório (dificuldades respiratórias, corrimento nasal, espirros) e, por último, o nervoso, que é quando animal começa a ficar desorientado e o cachorro anda cambaleando, podendo ficar com tremores e paralisado. O animal que teve o acometimento do sistema nervoso pode ficar com tremores musculares, andar cambaleante e ter crises convulsivas para toda a vida, mesmo que o vírus já não esteja no seu organismo.

Em caso de diagnóstico definitivo é importante o isolamento do animal para que ele não possa contagiar outros.

Dor

Um cachorro com dor visceral (nos órgãos), muscular, óssea ou articular pode ter dificuldade em se movimentar, o que faz com que ele assuma um andar manco e cambaleante. Normalmente, a dor é acompanhada de outros sintomas como vocalização excessiva, gemidos, perda de apetite, lambedura excessiva localizada, respiração ofegante, isolamento, posição da coluna (arqueada) e até alterações de comportamento como agressividade.

Apesar de poder ser difícil de identificar, a dor é tão dominadora e pode alterar toda a rotina do seu pet, incluindo a locomoção, sendo muito importante reconhece-la o quanto antes.

Envenenamento ou intoxicação

Uma das preocupações mais imediatas quando o cachorro começa a cambalear repentinamente é o envenenamento. Os cachorros são animais curiosos e tendem a comer uma variedade de alimentos ou substâncias que causar envenenamento ou intoxicação. Cuidado com as plantas e alimentos que deixa ao alcance do seu amigo.

O envenenamento e a intoxicação são conceitos distintos, mas que levam à manifestação dos mesmos sinais clínicos: erupções de pele, vômitos, diarreia, tremores, convulsões, letargia, falta de apetite, salivação excessiva, cambaleando, respiração alterada, hemorragias, insuficiência cardíaca, coma e morte.

Em geral, o tempo necessário para os sintomas surgirem vai depender da quantidade de substância tóxica ingerida e da toxicidade da mesma.

Se o cão apresenta sintomas de envenenamento, você deve levar o seu cachorro imediatamente a um veterinário. O tratamento deve ser iniciado assim que se identificar a substância.

Hipertermia ou febre

A hipertermia, definida como o aumento da temperatura corporal, é um problema muito comum e muito grave em cachorros e gatos, principalmente durante o verão. Os cachorros não têm a mesma capacidade que nós temos para transpirar e a única forma que eles têm para regular a temperatura é através da respiração, o que, por vezes, pode não ser suficientemente eficaz.

Entre os principais sintomas da hipertermia temos: respiração ofegante, língua muito vermelha, salivação excessiva, andar cambaleante, confusão mental, convulsões, vômitos e diarreia. Esta situação deve ser rapidamente revertida e evitada porque pode ser letal. Nos períodos de temperatura mais alta, você deve fornecer sempre água fresca, exercício físico moderado e fora das horas de maior calor. Ter um abrigo em casa num local de sombra e arejado é o ideal.

Em casos de febre devido a uma infeção bacteriana, viral ou doença imunológica, o animal também dica desorientado e pode andar mais cambaleante e estar mais apático, com nariz quente e seco, falta de apetite, vômitos, diarreia, dependendo do que originou a febre. Em qualquer um dos casos é necessário tentar baixar a temperatura antes que as consequências sejam ainda mais graves.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é a diminuição da concentração de glicose no sangue abaixo dos níveis normais. Ela pode ser dividida em três tipos de gravidade e, se não for tratada com urgência, pode ser fatal.

A hipoglicemia leve pode envolver fraqueza generalizada, apetite excessivo e tremores. Na moderada podemos ter um cachorro com falta de coordenação motora, descoordenado, desorientado, caminhando em círculos ou cambaleando. No estado mais grave, o cachorro pode ter convulsões, perder a consciência, entrar em coma ou até morrer.

Mau estado de saúde em geral

Animais muito debilitados, anoréticos, anêmicos ou desidratados têm predisposição para sintomas neurológicos incapacitantes, tais como: apatia, prostração, fraqueza muscular, desequilíbrio, confusão mental, incoordenação motora e quando se tentam mover, se movem de um jeito cambaleante.

Qualquer animal neste estado deve ser considerado uma urgência médica.

Cachorro cambaleando: o que pode ser? - Cachorro cambaleando: causas

Cachorro cambaleando: diagnóstico e tratamento

Como vimos, as causas de cães com marcha cambaleante são inúmeras, o que pode levar a um diagnóstico mais tardio. Por este motivo que é muito importante fornecer a história completa da vida e rotina do animal, para que se possam descartar ou incluir possibilidades.

Tudo isso, junto com os restantes sintomas, exame físico na hora da consulta e exames complementares vai fornecer grande parte da informação necessária para se alcançar o diagnóstico definitivo, tão importante para aplicar o tratamento ideal.

O tratamento também vai depender da causa e da gravidade da situação. Certas situações não têm cura mas podem ser atenuadas com a ajuda de fármacos de forma a que o seu animal possa ter uma vida estável e com bem-estar.

Agora que você já sabe as causas e o que fazer em caso de um cachorro cambaleando, assista ao vídeo que fizemos sobre isso:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro cambaleando: o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças neurológicas.

Bibliografia
  • Dewey, C. W., Costa, R. C. (2016) Practical Guide to Canine and Feline Neurology. 3rd Edition, Wiley Blackwell pub, ISBN: 978-1119946113, pp688

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
59 comentários
A sua avaliação:
Ângela
Sobre o uso do diazepam para Pet qual a dose ideal?
Aerton Guimarães (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Ângela. Falamos sobre o uso, dosagem e e efeitos adversos do diazepam para cachorros neste outro artigo: https://www.peritoanimal.com.br/diazepam-para-cachorro-dosagem-usos-e-efeitos-colaterais-23317.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Werick José fermino
Meu cachorro tem convusao ele anda triste e cambaleando mais come normal só não tá aguentado com o peso do corpo eh um pitbull ele passa uma 35kl ah algum remédio que eu possa passa pra ele os olhos dele parece esquisito
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Werik. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Layssa
Estou preocupada com meu cao , as vezes ele fica meio tonto e se esfregando nas coisas e fica com as orelhas mexendo o tempo todo .Alguém sabe pode me ajudar ?
A sua avaliação:
Ildefonso Gomieri
Meu cachorro tem 16 anos é um poodle médio e tem problema de bexiga, uns meses atrás a urina ficou escura e o Dr Hugo (veterinário) deu 5 injeções e ele ficou com a traseira caída, parece estar bêbado ficou descadeirado.
A sua avaliação:
Ildefonso Gomieri
Meu cachorrinho tem 16 anos, tem uma doença: Falta de coordenação motora, o cachorrinho parece estar bêbado, contrações musculares involuntárias, quando esta dormindo os pés ficam movendo.
A sua avaliação:
BRUNO
ola , meu cãozinho começou repentinamente a cambaleá e perder e não conseguir ficar de pé,levei a veterinária e ela disse que é nervo prensado. o que de fato é isso? costuma melhorar?
A sua avaliação:
Tatá
O que pode ser quando o cachorro fica com desequilíbrio de repente, cambaleando, sem quase não conseguir ficar em pé?
E no dia seguinte ele já estava normal
A sua avaliação:
Junio Cezar
Ontem minha cachorra bateu a cabeça no escapamento do carro e no outro dia ela ficou zona, cambaleando e a cabeça torta e não tem ferimentona cachorrinha, será que ela vai ficar Boa?
Julia Latorre (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Junio!
Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
emir
meu caozinho rotweiller nascido dia 22/10/19 , esta desorientado e cambaleando , ao falar com ele ,demonstra ter dificuldade em localizar - se. esta se alimentado aparentemente normal .
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Robinson Antônio Balan
Olá Jéssica,após 60 dias de tratamento e acompanhamento veterinário,o problema parece ter estacionado,o cão ainda cambaleia um pouco,mas não está mais agressivos está se alimentando bem.
A sua avaliação:
Jessicas
Minha cachorra esta cambaleante, nao conseguindo firmar nas patas traseiras, já levei 2 vezes em veterinário e não consegue descobrir o que é, o exame de sangue revelou uma pequena, beeemm pequena anemia, e passamos a tratar como sendo doença do carrapato, porem sem melhora no quadro, e o UNICO sintoma dela, é cambalear, esta comendo normal, urina e fezes normal, e agitada, mesmo sem andar ainda quer brincar tem 5 anos, porem o quadro esta piorando cada vezes ela cai mais e perde mais as força para se levantar
Carolina Costa
Oi Jessica!
Poderão ser necessários mais exames do que foram feitos. Fale com o seu veterinário de confiança para melhorar a qualidade de vida do seu cachorro. Sem vermos ele não conseguimos diagnosticar o que está acontecendo.
Espero que o seu menino fique bem!
Obrigada pelo seu interesse e as melhoras!
Sueli
Nossa minha cachorra ficou assim também levei a 2 vet fiseram varios exames e não descobriram o que era.infelizmente ela piorou e morreu em menos de 2 meses.d agora pra ajudar o meu outro pet.que ja é bem velhinho com 18 anos começou a apresentar os mesmos sintomas😔😔
Danielle
O mesmo está acontecendo com o meu. Acho q também é a doença do carrapato pois peguei ele bem pequeno abandonado e cheio de pulga, é trouxe pra minha casa para cuidar dele. Hoje depois de dois anos ele está cambaleando assim.
A sua avaliação:
mourao
meu cão esta tremendo todo e cai. o que fazer/
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Cristiane Rocha dos Santos Silva
Oi, boa tarde, meu cachorro apareceu ha dois dias que esta cambaleando, ja levei no veterinário e o mesmo solicitou alguns exames, mas por medida de força maior não pude fazer, o quê fazer nesse caso i que devo fazer ,sem ser os exames.
A sua avaliação:
Adilson Oliveira
Em se tratando de animal, finalmente uma matéria clara, sem muito blá blá blá de procure seu veterinário e nunca ajudar. Quem procura matérias como essa, está lendo por emergência e não por economia de dinheiro.
A sua avaliação:
Flavia Ribeiro
Bom minhas cachorras tem Uma 7 a 8 meses e a outra 1 ano e 5 meses as duas não estao comendo mais os olhos estao com remelas e estao evacuando sangue a mais nova esta com ataque epiletico também não sabemos mais o que fazer... podem me ajudaar ...
A sua avaliação:
MARILENE
.Eu cachorro tem 48 dias
Ele é da raça shitzu ele brinca pula late
E depois fica tonto se rastejando depois de alguns minutos volta ao normal.
Está tomando gardenal que a veterinária passou.
Mais o que pode.ser?
Robinson Antônio Balan
Obrigado Carolina,o veterinário sugeriu tratamento para DCC (déficit cognitivo canino) e aparentemente está dando certo!!!
Robinson Antônio Balan
Bom dia,tenho um cão de porte médio para grande,pesa 20 kg aparenta ter idade avançada, não sei ao certo,pois estou com ele faz dois anos,faz duas semanas que ele começou perder equilíbrio,levei ao veterinário e ele está aparentemente bem,sem febre,exame de sangue ok,se alimentando bem, só que ele anda trançando as pernas,fica rosnando como se tivesse algo ameaçando ele,e tem o olhar vago,parece que não está enxergando bem.
O veterinário disse que aparenta ser neurológico e que vai pesquisar sobre os sintomas, só que não posso esperar muito pois o quadro está piorando rápido.
Vocês tem alguma dica pra me ajudar?algum medicamento para,ao menos, amenizar o problema?
Aguardo retorno, obrigado!
Carolina Costa
Oi Robinson!
Se o veterinário está pesquisando do que se trata é porque ele está procurando o melhor tratamento para sintomatologia do seu animal.
Entretanto você pode dar algo para acalmar o animal e reduzir a possível dor, mas sem o observar não é possível dizer qual o remédio mais indicado.
Fale com o veterinário para dar algo para a dor e algum calmante para diminuir a agressividade enquanto ele busca o melhor tratamento.
Jessica
Olah, gostaria de saber se conseguiu diagnostico do seu animal, o meu esta com a mesma coisa, porte grande, apenas cambalenado, sem nenhum outro sintoma, comendo bem, animada, urina e fezes ok, e exame de sangue ok, no caso do meu soh nao esta rosnando e com olhar vago, esta normal e animada querendo brincar, mas sem conseguir andar, estou levando no veterinário ja fui 2 vezes e não consegue descobrir oq eh, se puder me responder agradeço
Lucimar
Meu cachorro tá cambaleando tô com muita dó dele, não sei o que fazer
Pedro Silva
O meu cão esta a perder força nos membros sobre tudo os de traz que provoca quedas e por ultimo fica desorientado, já fui a vet. fez um tratamento para a atrite mas ,a acho que seja isso o que pode ser?
Maria jose Rodrigues da Silva
Meu cão esta cambaleando pros lados ao andar seu nariz seco
1 de 3
Cachorro cambaleando: o que pode ser?