Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer

Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer

Os cachorros eliminam substâncias residuais através da urina, graças ao trabalho de filtração realizado pelos rins. Se o cachorro não consegue urinar é possível presumir que está sofrendo de um problema que afeta algum ponto do sistema urinário.

O acúmulo de toxinas tem consequências negativas para o organismo, daí a importância de uma eliminação adequada da urina e a necessidade de recorrer ao veterinário assim que perceba sinais de problemas.
Para entender o que isso pode significar, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal sobre cachorro com dificuldade de urinar.

Cachorro com problemas urinários

Às vezes, um cachorro pode não urinar por sofrer algum problema no sistema urinário. Uma infecção de urina ou cistite pode fazer o cão não conseguir urinar e chore bastante, sentindo dor e ardência na área. Nesses casos, é normal que o cachorro tente urinar e faça esforço para isso.

Em alguns casos o cachorro está com dificuldade de urinar e defecar, se mostra aborrecido, anda com as pernas abertas, curvado e podemos inclusive notar o abdômen inchado e com dor ao tocar. Um quadro como esse requer atenção veterinária, uma vez que, se se trata de uma infecção, ela pode passar da bexiga para os rins, agravando o quadro e podendo causar danos renais.

A formação de cálculos e seu depósito no sistema urinário podem ser a causa de dificuldades na micção e obstruções, parciais ou totais, do fluxo da urina. Naturalmente, será necessária atenção veterinária pelas razões que já comentamos, além da dor causada ao cachorro.

outras causas que podem interromper a saída da urina, como tumores. Será o veterinário que chegará ao diagnóstico e para tal poderá recorrer a exames de urina, ecografias ou radiografias.

Cachorro com problemas renais

Os rins dos cachorros podem falhar de maneira aguda ou crônica. No primeiro caso, o cão apresentará sintomas de maneira abrupta, enquanto que, no segundo, notará que o cachorro bebe uma quantidade maior de água, urina mais, emagrece, etc. Se se deparar com um cão que não consegue urinar e vomita, está diante de uma situação de emergência.

Os vômitos podem ser causados por danos a nível gástrico, que fazem as toxinas se acumularem ao não ser eliminadas na urina, por isso, o tratamento veterinário deve focar em esvaziar a bexiga, controlar os vômitos e a hidratação, além de avaliar o dano renal.

A insuficiência renal em cães se classifica em quatro fases de maior ou menor gravidade e, dependendo da gravidade em que o cão se encontre, será prescrito o tratamento. Os cachorros com doença renal aguda podem se recuperar completamente ou se tornar pacientes crônicos, que são tratados com dieta específica e diferentes medicamentos com o objetivo de controlar os sintomas, já que é muito importante manter uma hidratação correta com base no equilíbrio entre a entrada e saída de líquido.

Cachorro com problema na bexiga

Em uma minoria dos casos, o cachorro pode não urinar porque a bexiga não funciona. Isso costuma ser causado por alguma lesão a nível neurológico, como as que podem ser produzidas por um atropelamento ou um golpe forte. Nesses casos, a urina é formada normalmente, mas fica acumulada na bexiga, sem poder sair ao exterior.

Dependendo da natureza do dano causado, será possível ou não a recuperação da funcionalidade, mas em todo caso, deve esvaziar a bexiga para que o animal possa permanecer vivo, uma vez que se o cachorro passar um dia sem urinar estará diante de uma situação de risco de vida e é preciso buscar um médico veterinário o quanto antes.

Se o seu cachorro estiver urinando sangue, saiba o que pode ser neste artigo do PeritoAnimal.

O que fazer quando o cachorro está com dificuldades de urinar

Em casos como o descrito na seção anterior, em que o cachorro não consegue urinar por falta de funcionalidade da bexiga, enquanto esta não se recupera, se for possível o veterinário ensinará a esvaziá-la manualmente. Com ele aprenderá a localizar a bexiga no abdômen e a pressioná-la com suavidade para fazer a urina sair.

Isso é imprescindível para a vida do animal, mas só poderemos fazer com recomendação veterinária e unicamente nesses casos, uma vez que nos outros casos que abordamos anteriormente, esvaziar a bexiga seria contraindicado.

Neste vídeo do YouTube você poderá ver como esvaziam a bexiga de um cachorro, no canal Neurologia em animais de companhia:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com dificuldade de urinar: o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • BROWN, Scott. Noninfectious Diseases of the Urinary System in Dogs. Disponível em: < https://www.merckvetmanual.com/dog-owners/kidney-and-urinary-tract-disorders-of-dogs/noninfectious-diseases-of-the-urinary-system-in-dogs >. Acessado em: 07 Fev. 2019