Partilhar

Infecção urinária em cães

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 fevereiro 2019
Infecção urinária em cães

Ver fichas de  Cachorros

Tal como as pessoas, os cachorros também podem sofrer de uma infecção urinária. Devemos saber que a maioria dos casos ocorrem em cadelas mas qualquer cachorro pode sofrer desta condição. Este problema pode afetar qualquer uma das estruturas que formam o trato urinário e deve ser tratado com rapidez para evitar problemas maiores no futuro.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar sobre a infecção urinária em cães, explicando como é esta doença, porque ocorre, quais são os seus sintomas e qual o tratamento adequado para ela.

No entanto, deve ter sempre presente que o veterinário é a única pessoa que pode fazer um diagnóstico real desta doença. Independentemente se o seu cachorro é adulto, filhote ou idoso, leve-o ao veterinário para iniciar o tratamento o quanto antes.

O que é uma infecção urinária?

A infecção urinária pode ocorrer de forma aleatória em qualquer cachorro. No entanto, aqueles que sofrem de uma má nutrição ou poucos cuidados, cães imunodeprimidos, são suscetíveis a contrair a infecção com mais facilidade.

O sistema urinário permite que o corpo possa eliminar corretamente as substâncias tóxicas e descartáveis que o organismo não precisa. Este sistema, formado pelos rins, os ureteres e a uretra, permite-nos livrar-nos daquilo que não precisamos.

As infecções urinárias são provocadas por microrganismos que se alojam no trato urinário. Podem alojar-se no organismo do nosso cão se estes entrarem em contato com um cachorro doente mas também se podem desenvolver sozinhos. Por exemplo, os cachorros que não urinam com a frequência suficiente são suscetíveis de sofrer uma infecção urinária uma vez que as bactérias que deveriam evacuar sobem até à bexiga.

Por fim, alertamos que determinadas doenças podem levar o cachorro a sofrer de infecções urinárias. O aparecimento de mudanças hormonais, tumores, cálculos, umidade excessiva ou outras doenças podem provocar uma infecção urinária.

A infecção urinária recebe nomes técnicos diferentes dependendo da zona na qual se encontrar, da seguinte forma:

  • Infecção da uretra: uretrite
  • Infecção da bexiga: cistite
  • Infecção da próstata: prostatite
  • Infecção dos rins: nefrite ou pielonefrite
Infecção urinária em cães - O que é uma infecção urinária?

A bactéria que causa com mais frequência infecções urinárias nos cachorros é a Escherichia coli. No entanto, outros gêneros de bactérias que também são frequentes são: Staphylococcus, Proteus, Enterococcus, Klebsiella, Streptococcus, Enterobacter, Chlamydia e Pseudomonas.

Embora as bactérias sejam os patógenos mais frequentes nestas infecções, o trato urinário dos cachorros também se pode infetar com fungos, micoplasmas, vírus, algas e vermes parasitas.

As infecções urinárias são mais frequentes nas fêmeas, uma vez que a sua uretra é mais curta e mais larga, além de urinarem com menos frequência que os machos. Isto facilita a entrada dos patógenos e a colonização da bexiga urinária. No entanto, as infecções nos machos, embora menos frequentes, são mais difíceis de tratar, uma vez que os antibióticos têm menor acesso aos locais onde se formam as colônias bacterianas, especialmente quando tiver ocorrido uma prostatite.

Quando a infecção não se tratar adequadamente, corre-se o risco das bactérias passarem para a corrente sanguínea causando uma sepsia que pode ser fatal, ou infetar outros órgãos.

Sintomas da infecção urinária em cães

Em muitos casos os sintomas podem ser difíceis de detetar e é comum que a infecção apareça durante uma consulta no veterinário por diferentes causas. Em outros casos, os sintomas são mais evidentes. Os sintomas mais comuns de infecção urinária em cachorros são:

  • O cachorro urina com mais frequência.
  • O cachorro urina pouca quantidade e, muitas vezes parece ter dores ao fazê-lo.
  • O cão faz esforços para urinar, mas não o consegue ou apenas consegue expulsar muito pouca quantidade. Nestes casos, pode haver uma inflamação da próstata ou cálculos renais ou uretrais. É essencial levar o cachorro ao veterinário o quanto antes.
  • A urina é turva.
  • A urina apresenta mau cheiro.
  • presença de sangue na urina.
  • O cachorro urina em locais em que não é hábito fazê-lo (por exemplo, um cão bem educado pode urinar dentro de casa).
  • Febre leve ou elevada.
  • Perda de apetite.
  • Depressão e letargia.
  • Corrimento vaginal no caso das fêmeas.
  • Inflamação e irritação ao redor dos genitais externos.
  • Lamber frequente do pênis ou da vulva.
Infecção urinária em cães - Sintomas da infecção urinária em cães

Diagnóstico da infecção urinária

O diagnóstico das infecções urinárias é feito através dos sintomas clínicos e de análise de urina. Quando é necessário também se faz uma cultura urinária. Todos estes procedimentos devem ser levados a cabo por um profissional. Embora você considere que o seu cachorro tem sintomas evidentes de uma infecção urinária, você pode ter ignorado uma doença que tenha causado esta situação.

A análise de urina é feita com uma fita reativa que é introduzida na amostra de urina. Com isto pode-se conhecer o pH da urina, os níveis de proteínas, cetonas, glicose, bilirrubina, nitratos e outras substâncias indicadoras da função dos órgãos. Também se avalia a cor, cheiro e aparência geral da urina. Além disso, uma amostra é observado ao microscópio para ver se existem fungos, bactérias, glóbulos brancos ou outros elementos indicadores de infecção.

A cultura urinária é necessária para conhecer a bactéria específica causadora da infecção. É mais utilizada quando o tratamento inicial com antibióticos de largo espetro não dá resultados. Nos casos em que se suspeita da existência de cálculos, inflamação da próstata ou outros problemas obstrutivos ou estruturais, costuma-se recorrer a radiografias e a ultrassons.

Infecção urinária em cães - Diagnóstico da infecção urinária

Tratamento da infecção urinária em cães

O tratamento para as infecções urinárias bacterianas consiste na administração de antibióticos. Geralmente usam-se antibióticos de largo espectro que dão bons resultados, mas nos casos em que não funcionam devem-se administrar antibióticos específicos para a bactéria causadora da infecção. É importante administrar o antibiótico receitado durante todo o tempo que o veterinário indicar, inclusive se o sintomas desaparecerem antes.

As infecções não bacterianas tratam-se com outros medicamentos, tais como fungicidas e antiparasitários. Quando existem obstruções causadas por cálculos ou prostatite, devem se tratar esses problemas ao mesmo tempo que a infecção. Além disso, o veterinário irá recomendar uma dieta que permita restaurar o pH normal da urina, que se torna alcalino durante a infecção.

O prognóstico vai depender da complicação da infecção, assim como dos agentes causadores. As infecções simples causadas pelas bactérias costumam ter um excelente prognóstico. Pelo contrário, as infecções causadas por fungos são mais difíceis de tratar. As infecções urinárias mais complicadas têm um prognóstico variável, dependendo de cada caso.

Infecção urinária em cães - Tratamento da infecção urinária em cães

Prevenir a infecção urinária

Para prevenir as infecções urinárias em cachorros é importante permitir ao cachorro urinar com frequência e certificar-se de ter sempre à sua disposição água limpa e fresca para beber. Isto ajuda a eliminar bactérias da uretra.

A frequência com que o cachorro urina costuma ser a causa mais habitual. As bactérias não podem ser arrastadas para o exterior a menor que o cachorro urine com frequência. Esta situação ocorre, por exemplo, quando o cachorro permanece demasiado tempo fechado, ou quando sofre de doenças que o impedem de se mexer adequadamente, como por exemplo a artrose (osteoartrite) e, por isso se nega a mexer.

Para os cachorros que têm predisposição a desenvolver cálculos no trato urinário é possível que o veterinário recomende alguma dieta específica que reduza a formação dessas estruturas. O pH da urina do cão (o grau de acidez ou alcalinidade da urina) está influenciado pela alimentação. Uma alimentação que alcaliniza a urina facilita o aparecimento das infecções.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Infecção urinária em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário sobre Infecção urinária em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
maria José Guimarães silva
meu cachorro urina o que esta urinando com aspecto de sangue
o que pode ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Temos um artigo que pode te ajudar a saber quais as causas de cachorro urinando sangue: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-urinando-sangue-o-que-pode-ser-22480.html
De qualquer maneira, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
antonio carlos lima
meu cachorro esta urinando sangue
Nádia
Meu cão da raça Pastor alemão esta com 1 ano e dois meses de idade e a mais de quatro meses sofre com infecção urinária, já consultei vários veterinários fiz inúmeros exames e até agora não consegui solucionar o problema. Ele apresenta sangue na urina e odor fétido. Já foi medicado com antibióticos e esta somente na ração urinária. O sangue sumiu mas a urina já voltou a se apresentar turva e fétida. Não sei mais a quem recorrer. Já viu algum, caso semelhante??
workson kubrusly
qual o remédio mais indicado para infecção urinário para cachorro
A sua avaliação:
Marcia Craveiro
Nossa cocker está tratando há 1 ano e 2 meses de infecção urinária(geralmente Protheus) ela está esse tempo todo com antibióticos Amoxicilina+clavalunato de Potassio. Se pára o antibiotico volta a urinar sangue.Os vet não conseguem tirar o antibiotico. Não é possível ela ficar todo esse tempo com antibióticos. Estamos muio preocupadas.Por favor uma luz!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcia! Cada caso é diferente e tem um tratamento específico. Ninguém melhor do que o médico veterinário para definir qual o melhor tratamento a seguir porque só ele tem acesso às analises e ficha clínica do animal. Infelizmente, muitas infeções são difíceis de tratar e pode ser que o veterinário precise ir mudando o tratamento. Esperamos que a sua cocker melhore rápido!
A sua avaliação:
Milena Dias
meu cão emagreceu muito tem 17 anos, exame de sangue creatinina normal e uréia 132mg, o Vet insiste em dizer que é insuficiência renal devido a uréia, o determinante não seria a creatinina alterada? infecção na urina pode elevar o nivel de uréia no sangue? qual outra causa pode alterar a uréia?
Amanda
Só a ureia aumentada NÃO justifica insuficiencia renal! A creatinina também tem que estar aumentada. Procure outra opinião, outro veterinánio. O aumento da ureia tem diversas causas
Amanda
Somente a ureia alta NÃO caracteriza insuficiencia renal!! procure outra opinião!

Infecção urinária em cães
1 de 6
Infecção urinária em cães

Voltar ao topo da página