Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer

Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer

É comum que os tutores se preocupem ao escutar ruído na barriga do seu cachorro, já que qualquer transtorno não visível gera uma série de perguntas, sobretudo em relação à gravidade da situação. Nesse artigo do PeritoAnimal, te explicamos o que fazer se você notar a barriga do cachorro fazendo barulho.

Detalharemos as possíveis causas desse transtorno e as soluções para cada uma, além de aprender a detectar outros possíveis sintomas que podem ter influência na gravidade do caso e, logo, na urgência com que você deve ir no veterinário. Barriga do cachorro fazendo barulho, o que fazer?

A barriga do cachorro

O sistema digestivo do cachorro começa na boca e termina no ânus e se encarrega de digerir os alimentos que ele ingere para aproveitar os nutrientes e eliminar os resíduos orgânicos. Para desenvolver a sua função, requer a ajuda do pâncreas, da vesícula e do fígado.

Durante a sua atividade normal, este sistema origina movimentos e barulhos enquanto cria gases. Habitualmente, todo esse trabalho se realiza de forma fisiológica e passa despercebido. Apenas em alguns casos os tutores podem escutar tais ruídos claramente e notar a barriga do cachorro fazendo barulho.

Borborigmos

Estes sons têm o nome de borborigmos e consistem nos sons provocados pela mobilidade dos gases através dos intestinos. Quando se escutam com frequência ou com um volume excessivo e são acompanhados de outra sintomatologia, pode ser necessário consultar o veterinário.

Nos seguintes apartados, apresentamos diferentes situações que podem provocar barulho na barriga do cachorro e explicamos o que fazer em cada situação.

Cachorro com barulho na barriga e vomitando

Se a barriga do seu cachorro está fazendo barulho e, além disso, ele vomita, as causas podem ser várias. Em primeiro lugar, ele apresentaria um desconforto gastrointestinal possivelmente provocado pela ingestão de comida estragada ou, diretamente, lixo. Também pode se dever a algumas infecções ou até à presença de um corpo estranho. Todas essas causas são responsáveis por uma inflamação no sistema digestivo que pode provocar vômitos.

Os cachorros têm facilidade em vomitar, logo não é estranho que o cachorro vomite de vez em quando, sem que isso seja um motivo de alarme. No entanto, se os vômitos são acompanhados de borborigmos, se não param ou se o cachorro apresenta outros sintomas, é essencial fazer uma visita à clínica veterinária. O profissional realizará um exame no seu cão para identificar a causa e determinar o tratamento adequado.

Em alguns casos, os vômitos e os borborigmos se cronificam e podem surgir outros sintomas, sobretudo os que afetam a pele como dermatite com prurido não estacional. Esse costuma ser o motivo pelo qual se consulta o veterinário, sendo que ele debe determinar a origem da coceira, descartando outras causas possíveis (sarna, dermatite por picada da pulga, etc.)

Além dos barulhos na barriga do cachorro ou vômitos, podemos encontrar fezes soltas ou diarreia crônica dentro da sintomatologia que afeta o sistema digestivo. Tudo isso pode indicar uma alergia alimentar, um tipo de alergia pode surgir por diferentes motivos. O mecanismo habitual consiste na reação do organismo do pet a uma proteína do alimento (carne bovina, frango, lácteos, etc.), como se se tratasse de um alimento patógeno. Como consequência, o organismo ativa o sistema imunológico para lutar contra ela. Saiba mais sobre a alergia alimentar em cães nesse artigo.

Para fazer o diagnóstico, se aplica uma dieta de eliminação à base de uma nova proteína que o cachorro nunca tenha ingerido (existem dietas comerciais já formuladas com proteínas selecionadas ou hidrolisadas), durante aproximadamentw seis semanas. Se os sintomas remitem, passado esse tempo se volta a oferecer o alimento inicial. Caso os sintomas voltem, a alergia se considera comprovada. Também pode ser necessário tratar os sintomas produzidos pela alergia.

Barriga do cachorro roncando depois de comer muito

Em alguns casos, sobretudo em cachorros que comem muito rápido, com muita ansiedade pelo alimento, o sistema digestivo pode provocar ruídos quando é submetido a uma sobrecarga, ou seja, quando o animal ingeriu uma grande quantidade de alimento. Isso costuma acontecer quando o cachorro está sozinho e acessa o saco de ração ou qualquer outro alimento de consumo humano e engole grandes quantidades (kg).

Nesses casos, também é possível notar o cachorro com barriga inchada. Geralmente, os ruídos e o inchaço passam em algumas horas sem ser necessário fazer nada mais do que esperar que a digestão se produza. Enquanto o quadro dura, não devemos oferecer mais comida ao nosso cachorro e, se observamos qualquer outro sintoma ou o cachorro não recupera a sua atividade normal e a barriga dele continua roncando, você deve levá-lo no veterinário para fazer um exame.

Contudo, em alguns casos, o cachorro apenas ingeriu a sua ração habitual e, mesmo assim, a barriga dele está fazendo barulho. Nesse caso, podemos estar perante um problema de má absorção ou má digestão de nutrientes que ocorre quando o sistema digestivo não é capaz de processar adequadamente os alimentos. Costuma ser consequência de algum problema no intestino delgado ou até mesmo no pâncreas. Esses cachorros estariam magros, mesmo que comam com apetite. Podem ainda surgir outros transtornos digestivos como diarreia. A condição requer assistência veterinária, uma vez que é necessário determinar a causa concreta da má absorção para iniciar o tratamento.

Assista também o vídeo do canal do PeritoAnimal sobre o tema:

Barriga do cachorro fazendo barulho mas ele não comeu

Ao invés do que acabamos de ver nos apartados anteriores, em alguns casos é possível ver o cachorro com barulho na barriga porque a mesma se encontra vazia. É uma possibilidade extremamente rara em cachorros que convivem com humanos atualmente, uma vez que os tutores costumam alimentá-los uma ou várias vezes ao dia, evitando que passem muitas horas em jejum. É possível escutar barulhos na barriga do cachorro em casos que, por doença, ele deixa de comer por um período prolongado. Nesse caso, uma vez restabelecida a alimentação habitual, os borborigmos devem cessar.

Atualmente, é comum encontrar cachorros com barriga fazendo barulho por fome nos casos de animais abandonados ou mal tratados. Assim, se você recolheu um cachorro de rua ou se está colaborando com associações protetoras, pode sim escutar barulhos na barriga do cão. Além disso, é possível notar que ele está demasiado magro, em alguns casos até mesmo caquético, em estado de desnutrição.

Os borborigmos devem cessar assim que a alimentação é recuperada. Para cachorros nessa situação, prefira oferecer comida e água pouco a pouco, comprovando que a toleram, várias vezes em pequenas quantidades. Além disso, eles necessitam um exame veterinário para determinar o seu estado de saúde, desparasitá-los e descartar a presença de doenças potencialmente graves e perigosas para um animal com baixa condição física e imunológica.

Barulhos na barriga do cão, o que fazer?

Recapitulando, vimos diferentes causas que podem ser responsáveis pelo barulho na barriga do cachorro e também indicamos quando é necessário consultar o veterinário. Porém, o que fazer quando a barriga do cachorro faz barulho?

Em seguida te indicamos algumas coisas que você deve observar com atenção:

  • Estar atento para a presença de sintomatologia além da barriga do cachorro fazendo barulho.
  • Buscar possíveis restos da comida que ele pode ter ingerido.
  • Consultar o veterinário se o ruído da barriga não cessa e os sintomas aumentam ou pioram.

Como medidas preventivas, tome nota dessas recomendações:

  • Estabeleça uma rotina de alimentação para que o seu cachorro não passe fome, mas sem correr o risco de comer demasiado. Não ofereça comida fora do horário estabelecido. No entanto, se desejar recompensá-lo com um osso, solicite o conselho do seu veterinário, já que nem todos são adequados e podem provocar distúrbios digestivos. O artigo "quantidade ideal de ração para cachorros" pode ser útil na hroa de determinar quanta comida você deve dar para ele.
  • Mantenha a comida fora do alcance do cachorro, especialmente se ele vai ficar sozinho por muito tempo. Esta recomendação deve ser aplicada tanto à comida do cachorro como à dos humanos.
  • Não permita que o cachorro ingira nada que encontre na rua nem deixe que outras pessoas ofereçam alimentos para ele.
  • Mantenha um ambiente seguro para evitar que o cachorro ingira qualquer objeto potencialmente perigoso.
  • Depois do vômito, reintroduza a alimentação aos poucos.
  • Como sempre, não hesite na hora de consultar um veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.