Partilhar

Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido

Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido

Ver fichas de  Cachorros

A desnutrição pode definir-se como u déficit generalizado de nutrientes e as suas causas podem ser várias, como uma infestação por parasitas intestinais ou um síndrome de má absorção de nutrientes, no entanto, a maior parte dos casos de desnutrição acontece em cães abandonados.

Acolher em casa um cachorro abandonado é uma das ações mais gratificantes que podemos realizar e é sabido pela experiência de vários proprietários que estes animais manifestam posteriormente um agradecimento infinito.

No entanto deve saber que um cachorro em estado de desnutrição apresenta uma situação muito grave e que requer toda a sua atenção, por isso neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre os cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido.

Também lhe pode interessar: Vitaminas para gatos desnutridos

Sintomas de um cachorro desnutrido

O traço mais característico de um cachorro desnutrido é a sua extrema magreza. Podemos observar uma quantidade nula de gordura e massa muscular, e consequentemente, as estruturas ósseas podem ser observadas facilmente.

No entanto, também existem outros sintomas que um cachorro desnutrido pode apresentar:

  • Vômitos e diarreia
  • Pelo sem brilho
  • Pele escamosa e áreas corporais sem pelo
  • Letargia e debilidade

Vá ao veterinário

A atenção veterinária é prioritária quando estamos tratando um cachorro desnutrido, uma vez que alguns casos são tão graves que deve recorrer-se à re-hidratação e inclusivamente a nutrição parenteral, ou seja, via intravenosa.

O veterinário também irá determinar a existência de outras doenças que possivelmente tenham sido causadas pela desnutrição e estabelecerá se existe algum déficit nutricional específico que predomine sobre outros, o qual deverá ser tido em conta para o posterior tratamento dietético.

A alimentação do cachorro desnutrido

Alimentar em demasia um cachorro desnutrido é um erro grave, uma vez que o sistema digestivo não está preparado para um excesso de comida e isso poderá derivar em uma ampla gama de sintomatologia gastrointestinal.

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais recomenda utilizar uma ração de alta gama para filhotes, independentemente de estarmos tratando um cachorro adulto, uma vez que este tipo de ração é mais rico em calorias e nutrientes e é absolutamente necessário no tratamento de um cachorro desnutrido. Durante os primeiros dias de tratamento convém misturar a ração seca com ração úmida, desta forma aumenta-se o conteúdo de água mas também de gordura.

As rações de comida devem ser moderadas mas frequentes, sendo que o ideal é que o cachorro faça 4 refeições de alimento diariamente. Também será prioritário que tenha sempre à sua disposição água limpa e fresca.

Outros cuidados de um cachorro desnutrido

Devido à baixa porcentagem de gordura corporal de um cão desnutrido, o mesmo terá grandes dificuldades para manter a sua temperatura corporal, assim sendo, irá precisar de muita ajuda. Isto implica que deve ter um espaço quente e confortável tal como uma cama com várias mantas à sua disposição.

É importante que o cachorro desnutrido possa absorver facilmente todos os nutrientes que está recebendo. Para melhorar a função do aparelho digestivo uma das melhores opções é começar um tratamento com probióticos para cães.

Faça visitas periódicas ao veterinário

Não só é importante que o cachorro conte inicialmente com uma avaliação veterinário, como também será imprescindível que até que o cachorro recupere um peso corporal ótimo possa ir de forma periódica ao veterinário.

O propósito destas visitas periódicas é a supervisão do tratamento nutricional e a adaptação do mesmo naqueles casos em que a resposta do animal não seja a mais adequada para a sua recuperação depois de lhe terem sido dados os cuidados e alimentação necessários.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Comentários (3)

Escrever comentário sobre Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Claudia
Meus vizinhos não alimentam de forma adequada os cachorros.O filhote adoeceu e morreu em menos de 48 horas.Estamos tentando orientá-los de como tratar melhor os animais e esses artigos são bastante esclarecedores.Vou passar adiante.Obrigada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Claudia! Ficamos felizes por saber que os nossos artigos estão ajudando. Obrigada por seguir a nossa página!
Luciana
Peguei um cadela da rua. Está bem desnutrida, levei pra veterinário. fez o teste de leishmaniose deu negativop.aplicou duas vitaminas injetavel nela.mais faz dois dias que não comer nada.estou dando soro é água de coco.o veterinário disse que o remédio dela ainda está fazendo efeito.porque ela está muito debilitada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciana! Felizmente que existem seres humanos como você que está tentando salvar essa pequena. Continue seguindo os conselhos do veterinário. Esperamos que ela recupere bem rápido!
ina catia martins de SOUZA
meu cachorrinho pincher e muito magrinho e agora ele ta defecando agua pura o q devo fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ina Catia! Se seu cachorro está com diarreia você deve fazer uma dieta adequada para ele. Confira nossas dicas aqui neste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-para-cachorro-com-diarreia-22170.html

De qualquer modo, se a situação não melhorar rápido você deve levar ele ao Médico Veterinário para ele descobrir a causa do problema e definir um tratamento, já que a diarreia pode levar a uma desidratação do seu pequenino. Rápidas melhoras para ele!

Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido
1 de 4
Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido