Cuidados básicos

Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 27 abril 2023
Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A desnutrição pode definir-se como um déficit generalizado de nutrientes e as suas causas podem ser várias, como uma infestação por parasitas intestinais ou um síndrome de má absorção de nutrientes, no entanto, a maior parte dos casos de desnutrição acontece em cães abandonados.

Acolher em casa um cachorro abandonado é uma das ações mais gratificantes que podemos realizar e é sabido pela experiência de vários tutores que estes animais manifestam posteriormente um agradecimento infinito.

No entanto deve saber que um cachorro em estado de desnutrição apresenta uma situação muito grave e que requer toda a sua atenção, por isso neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre os cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido.

Também lhe pode interessar: Cuidados e alimentação do hamster

Índice

  1. Sintomas de um cachorro desnutrido
  2. Vá ao veterinário
  3. A alimentação do cachorro desnutrido
  4. Outros cuidados de um cachorro desnutrido
  5. Faça visitas periódicas ao veterinário

Sintomas de um cachorro desnutrido

O traço mais característico de um cachorro desnutrido é a sua extrema magreza. Podemos observar uma quantidade nula de gordura e massa muscular, e consequentemente, as estruturas ósseas podem ser observadas facilmente.

No entanto, também existem outros sintomas que um cachorro desnutrido pode apresentar:

  • Vômitos e diarreia
  • Pelo sem brilho
  • Pele escamosa e áreas corporais sem pelo
  • Letargia e debilidade
Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido - Sintomas de um cachorro desnutrido

Vá ao veterinário

A atenção veterinária é prioritária quando estamos tratando um cachorro desnutrido, uma vez que alguns casos são tão graves que deve recorrer-se à re-hidratação e inclusivamente a nutrição parenteral, ou seja, via intravenosa.

O veterinário também irá determinar a existência de outras doenças que possivelmente tenham sido causadas pela desnutrição e estabelecerá se existe algum déficit nutricional específico que predomine sobre outros, o qual deverá ser tido em conta para o posterior tratamento dietético.

A alimentação do cachorro desnutrido

Um cão desnutrido precisa de uma alimentação adequada para recuperar o peso e a saúde. Por isso, sua alimentação deve ser baseada em alimentos ricos em nutrientes e fáceis de digerir. É importante destacar que alimentar um cachorro desnutrido com comida em exagero é um erro grave, uma vez que o sistema digestivo não está preparado para um excesso de comida e isso poderá derivar em uma ampla gama de sintomatologia gastrointestinal.

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais recomenda utilizar uma ração de alta gama para filhotes, independentemente de estarmos tratando um cachorro adulto, uma vez que este tipo de ração é mais rico em calorias e nutrientes e é absolutamente necessário no tratamento de um cachorro desnutrido. Durante os primeiros dias de tratamento convém misturar a ração seca com ração úmida, desta forma aumenta-se o conteúdo de água mas também de gordura.

As rações de comida devem ser moderadas mas frequentes, sendo que o ideal é que o cachorro faça 4 refeições de alimento diariamente. Também será prioritário que tenha sempre à sua disposição água limpa e fresca.

Também é importante considerar o uso de suplementos, se isso for recomendado pelo veterinário, pois eles podem ajudar a aumentar a ingestão calórica e nutricional do cão desnutrido.

Aqui estão alguns alimentos que um cão desnutrido pode comer:

  • Ração comercial para cães de alta qualidade: escolha uma ração com alta quantidade de proteína e gordura.
  • Alimentos úmidos ou enlatados para cães: são mais palatáveis para um cão desnutrido.
  • Carnes magras: como frango sem pele, carne bovina magra, peixe cozido sem espinhas e carne de peru.
  • Legumes e frutas cozidos: como cenouras, abobrinha, abóbora, batata doce, maçã e banana.
  • Arroz e massas integrais: são uma boa fonte de carboidratos e fibras.

É importante lembrar que a alimentação de um cão desnutrido deve ser introduzida gradualmente, começando com pequenas quantidades de alimentos em cada refeição e aumentando gradualmente a quantidade ao longo do tempo. É recomendável buscar orientação de um veterinário para determinar a dieta mais adequada para o peludo.

Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido - A alimentação do cachorro desnutrido

Outros cuidados de um cachorro desnutrido

Devido à baixa porcentagem de gordura corporal de um cão desnutrido, o mesmo terá grandes dificuldades para manter a sua temperatura corporal, assim sendo, irá precisar de muita ajuda. Isto implica que deve ter um espaço quente e confortável tal como uma cama com várias mantas à sua disposição.

É importante que o cachorro desnutrido possa absorver facilmente todos os nutrientes que está recebendo. Para melhorar a função do aparelho digestivo uma das melhores opções é começar um tratamento com probióticos para cães.

Pesar o cachorro regularmente e observar seu comportamento e aparência geral também é essencial para acompanhar o progresso.

Lembre-se de que alimentar um cão desnutrido requer paciência e cuidado, e é importante seguir as orientações de um veterinário para garantir que o processo seja seguro e eficaz.

Faça visitas periódicas ao veterinário

Não só é importante que o cachorro conte inicialmente com uma avaliação veterinário, como também será imprescindível que até que o cachorro recupere um peso corporal ótimo possa ir de forma periódica ao veterinário.

O propósito destas visitas periódicas é a supervisão do tratamento nutricional e a adaptação do mesmo naqueles casos em que a resposta do animal não seja a mais adequada para a sua recuperação depois de lhe terem sido dados os cuidados e alimentação necessários.

Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido - Faça visitas periódicas ao veterinário

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Dogs monthly. 4 things to consider when feeding your undernourished dogs. Disponível em: <https://dogsmonthly.co.uk/2017/02/20/4-things-consider-feeding-undernourished-dogs/>. Acesso em 17 de abril de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Nathy
Adotei 2 cachorrinhos no canil, ficaram bem 3 dias, aí começaram a vomitar e ter diarreia, no final de semana estavam ótimos, na segunda feira já amanheceram amuadinhos e voltaram a vomitar e diarreia, dei o remédio de vermes indicado pelo profissional, e eles estão bem piores, já não comem, estão muito fraquinhos e eu não sei o que fazer, estão muito debilitados, me ajuda a salvar meus menininhos por favor.
Obrigada.
Aguardo um retorno o mais rápido possível.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Nathy. Recomendamos a leitura do artigo em que falamos sobre remédio para cachorro com diarreia e vômito: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-para-cachorro-com-diarreia-e-vomito-22979.html.
Lá você encontrará alguns remédios caseiros, também. Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Simone Rodrigues Da Cruz
Minha cachorrinha teve filhotes a 15 dias e emagreceu muito, muito mesmo, está me dando desespero ver ela assim, mas ñ tenho condições de levá-la agora para o veterinário, os filhotes estão bem, muito gordinhos! Tem alguma coisa que posso dar a ela, parece que a ração não está fazendo efeito algum.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Simone. Tudo bem? Você mudou a ração dela? Quando está grávida e amamentando, é melhor oferecer uma ração especial mais calórica. Isso pode fazer muita diferença!
A sua avaliação:
Naiara
Encontrei um cão na rua e ele só anda em círculos
Não caminha reto
Esta destrutido
Ele é enorme
Trouxe ele no co e estou alimentando como posso saber o que ele realmente tem?
Não tenho como levar no veterinário
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Naiara. Parabéns pelo resgate!!! Mas apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria Luana dos Santos Moraes
Olá, tudo bem com você?
Então... Meu cachorro está com cinomose, já levamos ele para o veterinário e eles receitaram alguns remédios. No entanto, essa maldita doença deixou ele muito desnutrido. Estamos tentando dar comida, porém ele não come (e quando como, é muito pouco) e é muito difícil dele abrir a boca por conta dos espasmos. Não sei nem o que fazer, minha família não tem mais dinheiro para levá-lo ao veterinário e aparentemente, ele só piora ao passar dos dias. Como posso fazer pra ele ganhar mais peso?

Obrigada por ler❤️
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maria. Tudo bem? Poxa, sentimos muito pelo seu amigo de quatro patas. Neste artigo sobre a cinomose em cães mostramos algumas dicas de alimentação para ajudá-lo: https://www.peritoanimal.com.br/a-cinomose-em-caes-sintomas-e-tratamento-20012.html.
Esperamos que seja útil! E desejamos rápidas melhoras pra ele.
A sua avaliação:
Ana Paula Firmino da Costa
Boa tarde.

A cachorra da minha mãe tem 12 anos tudo que ela come vomita. Epa esta bem magra. Minha mãe morra no interior e não condições de leva a cachorra no veterinário. O que poderíamos dá pra recupera da desnutrição?
Muito
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Ana Paula. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
maria de nazare fernandes de oliveira
o meu cachorro esta desnutrido ,entrei para pesquisar e saber como etrará-lo não obtive a resposta queria ter resultado do que eu buscava
A sua avaliação:
Kessia Rezende
Olá,
Meu cachorro é um vira-lata que achei na rua filhote, estava doente e por indicação de um amigo dei vermifugo, ele melhorou, ficou saudável e bonito. Agora depois de 8 meses em casa, apareceu com sintomas de cinomose, começou com o olho com bastante "remelas amareladas", agora está tendo tiques na cabeça, andando desregulado, fraco e às vezes dá alguma convulsão. Disseram que tem que sacrificar, é verdade?. Estou com muita dó porque apesar de ter emagrecido um pouco ele ainda come, tem apetite, levanta... Há momentos que inclusive penso que ele melhorou, tem algo que eu possa fazer?
Luísa Savala
Oi Kessia! Temos um artigo sobre a cinomose em cães que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/a-cinomose-em-caes-sintomas-e-tratamento-20012.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais indicado.
Deivide saimon Souza Lna
Olá, ganhei um labrador filhote de 45 dias . Como ele estava magro e com barriga eu dei a 1ª dose de vermifugo e depois ele defecou vermes 2 vezes. Queria saber se a barriga dele vai voltar ao normal pois ele tem bastante apetite, corre, brinca e as fezes estão normais e agóra depois de 2 dias fico me perguntando quanto tempo vai demorar pra a barriga dele desinchar e começar a ganhar peso, O que será ?
Luísa Savala
Oi Deivide! A equipe do PeritoAnimal não recomenda que você medique o seu animal sem recomendação veterinária. Por isso, o mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Micael Ferreira Araujo
agradeço muinto, meu cahorrinho esta com invecções no corpo todo e não queria comer nada, o veterinario receitou varias coisas soro, suplementos e sopa, más ele nao comi e quando comia ele vomitava, a desnutrição estava tão séria que ele estáva vomitando os remédios contra invecção, achei que o melhor a fazer fosse sacrificalo para acabar com seu sofrimento, más graças a esse artigo ele está comendo de volta sem vomitar e espero que agora ele possa tomar os remédios contra a infecção, muinto obrigado
Luísa Savala
Oi Micael! Ficamos muito felizes em poder ajudar, continue nos acompanhando 🐶
Luviene
Estou cuidando de um cão hiper desnutrido e com problemas na pele acho q e lepra sei la.. Estava com uma bicheira horrível e pesquisando vi q capstar era bom .. Comprei e mediquei o podre cão. .. Consegui prender ele improvisei uma casa .. Coloco agua e raçao.. Mais não sei o q fazer pra ele melhorar.. Não tenho condiçoes financeiras pra levar a um veterinário... Me ajudem por favor algumas dicas... Os vizinhos queriam sacrificar por causa do sorimento dele.. Não quero q isso aconteça,porem não quero velo sofrendo. .
Gab
Olá, acho que o meu cãozinho está magro, eu alimento ele todo dia, e sempre tem agua, as fezes dele estão normais e mijo também, mas sinto que está magro.
Paula
Minha dúvida é se um gato macho castrado que já teve obstrução no pintinho por ração salgada pode comer sachês de Whiskas, pq dizem que é é muito salgada apesar de ser menos que a ração seca
jose carlos
hoje peguei um caõ da rua labrador com vira .... esta super magro bem ativo bebendo bastante agua mas está com diarreia com a mesma cor da ração sem sangue nada ...dei porçoes bem pequenas durante o dia .... a ração club performance da royal ....a primeira fezes na hora q ele chegou foi até normal depois da ração começou a ter diarreia o q devo dar par ele comer ....
A sua avaliação:
Claudia
Meus vizinhos não alimentam de forma adequada os cachorros.O filhote adoeceu e morreu em menos de 48 horas.Estamos tentando orientá-los de como tratar melhor os animais e esses artigos são bastante esclarecedores.Vou passar adiante.Obrigada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Claudia! Ficamos felizes por saber que os nossos artigos estão ajudando. Obrigada por seguir a nossa página!
Luciana
Peguei um cadela da rua. Está bem desnutrida, levei pra veterinário. fez o teste de leishmaniose deu negativop.aplicou duas vitaminas injetavel nela.mais faz dois dias que não comer nada.estou dando soro é água de coco.o veterinário disse que o remédio dela ainda está fazendo efeito.porque ela está muito debilitada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciana! Felizmente que existem seres humanos como você que está tentando salvar essa pequena. Continue seguindo os conselhos do veterinário. Esperamos que ela recupere bem rápido!
ina catia martins de SOUZA
meu cachorrinho pincher e muito magrinho e agora ele ta defecando agua pura o q devo fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ina Catia! Se seu cachorro está com diarreia você deve fazer uma dieta adequada para ele. Confira nossas dicas aqui neste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-para-cachorro-com-diarreia-22170.html

De qualquer modo, se a situação não melhorar rápido você deve levar ele ao Médico Veterinário para ele descobrir a causa do problema e definir um tratamento, já que a diarreia pode levar a uma desidratação do seu pequenino. Rápidas melhoras para ele!
1 de 4
Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido