Educação básica

Como adestrar um cachorro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 junho 2023
Como adestrar um cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O adestramento canino é mais do que um processo de aprendizagem para o cachorro, é uma prática que permite fortalecer a relação entre cachorro e tutor, fazendo com que você conheça e interaja mais com o seu animal de estimação. O adestramento também permite que a comunicação entre vocês se torne mais fácil e o animal entenda com mais facilidade o que você espera.

Saber como adestrar um cachorro é uma processo básica que permite uma convivência harmoniosa entre todos os membros da família, incluindo o cachorro. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer os melhores truque sobre adestramento de cães.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um cachorro Boxer

Índice

  1. O que é adestrar
  2. Reforço positivo
  3. Sinais físicos e verbais constantes
  4. Trabalhe com um cachorro mental e fisicamente saudável
  5. Treine seu cachorro em um lugar tranquilo
  6. Adestramento em cães em situações diferentes
  7. Socialização do cachorro
  8. Como adestrar cachorro filhote

O que é adestrar

No dicionário[1] adestrar significa tornar-se capaz de alguma coisa, preparar-se, treinar-se, entre outros. No mundo animal é comum falar sobre o adestramento de cães pois é um processo de educação do pet. Saber como adestrar um cachorro é um dos cuidados mais importantes com o peludo, tão fundamental como as vacinas, desparasitação, passeios ou oferecer água e comida ao pet, por exemplo.

Como adestrar meu cachorro e por que fazer isso?

A resposta para essa pergunta é bem simples. Os cachorros, tal como as crianças, precisam ser educados para saberem como devem se comportar. É um processo que exige constância, paciência, organização e prática.

O adestramento de um cachorro pode ser feito com o objetivo de fazê-lo aprender as normas da casa e ensiná-lo truques, como dar a patinha ou deitar. Em outros casos, os cachorros podem ser treinados para serem cães polícias, cães bombeiros, cães guia, entre outros.

No PeritoAnimal apoiamos o processo de adestramento segundo as técnicas do reforço positivo. Esse método consiste em, como o nome indica, reforçar os comportamentos positivos, ou seja, aqueles que você pretende ensinar. Por exemplo, você deve premiar, fazer carinho ou dar os parabéns caso o seu cachorro tenha feito xixi no lugar certo.

Confira no nosso vídeo no YouTube sobre como ensinar o cachorro a sentar de acordo com o reforço positivo:

Reforço positivo

Como mencionamos anteriormente, o PeritoAnimal apoia o reforço positivo como método do adestramento de cães. Um correto adestramento canino não pode se basear, em nenhuma ocasião, em métodos de castigo. Esse método consiste em premiar o cachorro com guloseimas específicas para cães, carinho e inclusive palavras amáveis quando mostra um comportamento adequado, quando responde bem à uma ordem ou simplesmente quando se encontra tranquilo e calmo. Isto permite que o cachorro associe de forma positiva um determinado comportamento. Não castigue o seu cachorro pelo que fizer de mal, premie-o por aquilo que fizer bem.

Confira abaixo nosso vídeo sobre os 5 erros mais comuns ao repreender um cachorro:

Sinais físicos e verbais constantes

No momento de educar um cachorro você deve sempre utilizar as mesmas palavras e gestos, desta forma o cachorro compreende perfeitamente o que você espera dele, além de ajudá-lo a se lembrar com mais facilidade.

Por outro lado, se os gestos e palavras não forem sempre os mesmo, o cachorro ficará confuso e não saberá o que você está pedindo exatamente. Devem ser sinais simples e o tom de voz deve ser sempre firme. Utilizar a linguagem corporal ajudará no futuro, caso o seu cachorro sofra com problemas auditivos.

Veja quais são os 6 pontos fundamentais para adestrar um cachorro filhote no nosso vídeo no YouTube:

Trabalhe com um cachorro mental e fisicamente saudável

Embora pareça algo óbvio, adestrar um cachorro quando ele estiver cansado, com dores musculares, doente ou estressado não tem qualquer efetividade. Inclusive, pode piorar o quadro do cachorro e apenas causará um mau ambiente entre vocês.

Além disso, é muito importante que você consulte um veterinário ou um etólogo se o seu cachorro sofrer algum tipo de problema, isto irá ajudá-lo a melhorar a qualidade de vida e a começar a praticar todo o tipo de atividades.

Confira no nosso vídeo no YouTube as 10 coisas que deixam seu cachorro estressado:

Treine seu cachorro em um lugar tranquilo

Para saber como adestrar um cachorro de maneira efetiva é fundamental que o seu cachorro esteja livre de distrações, uma vez que só assim poderá se concentrar plenamente em você e naquilo que você está ensinando.

Evite estímulos externos que sejam excessivos como o ruído da rua ou a presença de outros cachorros, uma vez que podem distraí-lo. Inicie os exercícios quando ele estiver relaxado e em um ambiente completamente tranquilo.

Confira um exemplo no nosso vídeo sobre como ensinar o cachorro dormir na caminha:

Adestramento em cães em situações diferentes

Para que com o processo de adestramento tenha todos os resultados que se esperam é muito importante que pratique os exercícios com o seu cachorro, em diferentes situações, quando ele já tiver assimilado.

Se o seu cachorro obedece sempre à ordem "senta" na cozinha, pode ser que se confunda e que quando estiver fora desse ambiente não a reconheça ou acredite que entenda que deve fazê-lo.

É por este motivo que deverá treiná-lo em diferentes ambientes, do mesmo modo é muito importante para a sua aprendizagem que varie a ordem dos exercícios.

Veja no nosso vídeo no YouTube como ensinar o cachorro a se deitar no parque:

Socialização do cachorro

Uma das tarefas do adestramento é a socialização do cachorro, quer dizer, fazer com que o seu pet se torne sociável e possa conviver com qualquer tipo de pessoa e animal. Por exemplo, se você vive em uma casa com gatos é fundamental que todos os animais se deem bem, mantendo um ambiente harmônico e tranquilo.

Para saber como apresentar um cachorro e um gato em apenas 5 etapas, veja nosso vídeo:

Como adestrar cachorro filhote

Você já se perguntou "quando posso começar a adestrar um cachorro filhote" e como devo fazer? Pois bem, os filhotes de cachorro devem ser educados em três etapas diferentes afinal, como os humanos, o processo de aprendizagem também varia de acordo com a idade.

Na primeira etapa, mais ou menos com 7 semanas de vida, você deve ensiná-lo a controlar a mordida, onde fazer as necessidades, não chorar enquanto ficar sozinho, respeitar o espaço dos outros e onde dormir. Na segunda etapa, por volta dos 3 meses, você ensiná-lo a fazer as necessidades fora de casa e a passear. Por último, dos 6 meses em diante, você pode ensiná-lo ordens mais complexas como dar a pata.

Para saber mais sobre como ensinar um cachorro a dar pata, veja:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como adestrar um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Referências
  1. Michelis. Adestrar. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=adestrar+>. Acesso em: 25 Nov. 2019.

Vídeos relacionados com Como adestrar um cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Como adestrar um cachorro

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
Robson
Bom demais! E existe o Curso Adestrador de Cães, altamente Recomendado para Aprender Como Adestrar um Cachorro, seja para Treinar o seu Cão ou para Ganhar dinheiro, R$XXX por dia ou mais como Adestrador de Cães Profissional: https://compreendendo.com/dicas/curso-adestrador-de-caes/
A sua avaliação:
João
Olá, perito animal. Parabéns pelo conteúdo. Vou tentar adestrar meu cachorro com essas dicas!
A sua avaliação:
José
Muito bom o seu conteúdo, parabéns. Agora sei como adestar meu cachorro.
A sua avaliação:
Murilo
Adorei o conteudo
A sua avaliação:
Adestrador
Olá Perito Animal adorei seu conteúdo! Agora sei como adestrar um cachorro.
A sua avaliação:
Luiz Paulo Franken
Guia de como adestrar um Border Coli.
A sua avaliação:
sueli silva alves
Como fazer pro cachorro ainda filhote não morder as coisas e nem subir e correr atrás das outras crianças
A sua avaliação:
Mateus
Para adestrar têm que ser uma raça ou qualquer cachorro
A sua avaliação:
Douglas
Amei o vídeo!
A sua avaliação:
Alan
Gostei das dicas! Muito boas!
A sua avaliação:
Claudia
Nossa excelente dicas!! Meus bebês eram muito desobedientes ao ponto de não me deixarem receber visitas em casa, passei 2 anos inteiros assim pq eles vem em primeiro lugar pra mim...
A sua avaliação:
Wesley
Muito bom as suas dicas.
A sua avaliação:
João
OLA PERITO ANIMAL TUDO BEM ?
A sua avaliação:
Alice
Muito bom o artigo perito animal!!
A sua avaliação:
jessyca
achei otimo minha cachorrinha esta mi obedesemdo
Como adestrar um cachorro