Partilhar

5 truques de adestramento para cães

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 18 abril 2016
5 truques de adestramento para cães

Ver fichas de  Cachorros

O adestramento canino é mais do que um processo de aprendizagem para o cachorro, é a prática ou o estado que permite fortalecer a relação entre cachorro e dono, para além de nos permitir conhecer o nosso animal de estimação e interagir com ele. O adestramento também nos permite que através de ordens comuniquemos com ele, fazendo-lhe entender melhor o que esperamos.

Além do que referimos anteriormente, o adestramento canino é uma ferramenta básica que permite uma convivência harmoniosa entre todos os membros da família, incluindo o cão. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir os 5 truques de adestramento para cães.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um labrador

1- Não castigue, premie

Um correto adestramento canino não se pode basear sob qualquer circunstância em métodos de castigo, pelo contrário, devemos utilizar sempre o reforço positivo como ferramenta fundamental.

Sabe o que significa?

O reforço positivo consiste em premiar o cachorro com guloseimas específicas para cães, carinho e inclusive palavras amáveis quando mostra um comportamento adequado, quando responde bem a uma ordem ou simplesmente quando se encontra tranquilo e calmo.

Isto permite que o cachorro associe de forma positiva levar a cabo uma determinada ação. Não castigue o seu cachorro pelo que fizer de mal, premie-o por aquilo que fizer bem.

5 truques de adestramento para cães - 1- Não castigue, premie

2- Sinais físicos e verbais concretos

No momento de educar um cachorro vamos utilizar palavras e gestos, desta forma o cachorro compreende perfeitamente o que esperamos dele e irá ajudá-lo a lembrar-se mais facilmente.

É importante que tanto o sinal físico como o verbal sejam sempre o mesmo, caso contrário, o cachorro ficará confuso e não saberá o que lhe está pedindo exatamente. Devem ser sinais simples e o tom de voz deve ser sempre firme.

Utilizar linguagem corporal ajudará em um futuro se o nosso cachorro sofrer de carências auditivas ao tornar-se maior.

5 truques de adestramento para cães - 2- Sinais físicos e verbais concretos

3- Trabalhe com um cachorro mental e fisicamente saudável

Embora pareça algo óbvio que treinar o seu cachorro quando estiver sofrendo de estresse ou de dores musculares não ajude em nada, um cachorro que estiver sentindo mal-estar responderá ainda pior a uma sessão de adestramento, para não falar de uma longa sessão de adestramento.

Consulte o veterinário ou um etólogo se o seu cachorro sofrer algum tipo de problema, isto irá ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida e a começar a praticar todo o tipo de atividades.

5 truques de adestramento para cães - 3- Trabalhe com um cachorro mental e fisicamente saudável

4- Treine o seu cão em um lugar livre de distrações

Para iniciar qualquer exercício de adestramento canino é fundamental que o seu cachorro se encontre livre de distrações, uma vez que só assim poderá se concentrar plenamente em si e naquilo que lhe pede.

Evite estímulos externos que sejam excessivos como o ruído da rua ou a presença de outros cachorros uma vez que podem distraí-lo. Inicie os exercícios quando ele se encontrar relaxado e tiver em um ambiente completamente tranquilo.

5 truques de adestramento para cães - 4- Treine o seu cão em um lugar livre de distrações

5- Adestramento em situações diferentes

Para que com o processo de adestramento se obtenham todos os resultados que se esperam é muito importante que pratique os exercícios com o seu cachorro em diferentes situações uma vez que já os tenha assimilados.

Se o seu cachorro obedece sempre à ordem "senta" na cozinha, pode ser que se confunda e que quando estiver fora desse ambiente não a reconheça ou acredite que não a deve executar.

É por este motivo que deverá treiná-lo em diferentes ambientes, do mesmo modo é muito importante para a sua aprendizagem que varie a ordem dos exercícios.

5 truques de adestramento para cães - 5- Adestramento em situações diferentes

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 truques de adestramento para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre 5 truques de adestramento para cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
jessyca
achei otimo minha cachorrinha esta mi obedesemdo

5 truques de adestramento para cães
1 de 6
5 truques de adestramento para cães

Voltar ao topo da página