Partilhar

Carregar o clicker do cachorro no adestramento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 20 abril 2016
Carregar o clicker do cachorro no adestramento

Ver fichas de  Cachorros

Educar e adestrar um cachorro no bom comportamento e aprendizagem de ordens nem sempre é uma tarefa fácil, ainda assim é muito importante dedicarmos tempo e esforço a isso, para podermos passear com um cachorro tranquilamente e criar empatia dependendo disso.

Se tiver decidido utilizar o clicker como ferramenta principal no adestramento do seu cachorro, é fundamental aprender como funciona e como deve carregar o clicker.

Não se preocupe se até agora não conseguiu alcançar resultados evidentes, neste artigo do PeritoAnimal vamos ajudá-lo e mostrar-lhe como carregar o clicker do cachorro no adestramento. Continue lendo e descubra todos os truques!

Também lhe pode interessar: Clicker para cães - o que é e como funciona

O que é o clicker?

Antes de começar e querer conhecer como deve carregar o clicker do cachorro, devemos saber do que se trata. O clicker é simplesmente uma pequena caixa de plástico com um botão.

Ao carregar no botão irá ouvir um barulho semelhante a um click, depois disso o cachorro deverá receber sempre um pouco de comida. Trata-se de um reforçador de comportamento, um estímulo sonoro em que com um click o cachorro entende que o comportamento realizado é o correto e, por esse motivo recebe um prêmio.

O clicker tem a sua origem nos Estados Unidos e atualmente está popularizado em competições de Agility, adestramento avançado e inclusive adestramento básico, dentro do mesmo sítio. Os resultados são tão positivos que cada vez são mais as pessoas que utilizam o sistema clicker para adestrar os seus pets.

Devemos utilizar o clicker apenas perante as atitudes que considerarmos positivas e boas do comportamento do cachorro, também é importante saber que depois de realizar corretamente uma ordem deverá fazer click apenas uma vez.

Carregar o clicker do cachorro no adestramento - O que é o clicker?

São muitas as pessoas que se têm unido à utilização do clicker, uma vez que é um elemento de comunicação simples entre a pessoa e o cachorro. É menos complexo de entender para o pet que outro tipo de adestramento e a partir dele, podemos premiar tanto as ordens que lhe ensinarmos como as que ele aprender de forma independente, fomentando o desenvolvimento mental do cão.

O adestramento de um cachorro deve começar desde que é filhote. Ainda assim, o cachorro pode aprender ordens sendo já adulto pois trata-se de um animal que irá gostar de aprender novas formas de realizar exercícios de obediência e ser recompensado por isso (especialmente se os prêmios forem saborosos).

Se decidiu adotar um cão de um centro de acolhimento, a utilização do clicker é bastante recomendável uma vez que, além de unir o vosso laço emocional, vai deixar o animal mais disposto a seguir as suas ordens com o uso do reforço positivo.

Pode adquirir um clicker em qualquer loja especializada em animais. Encontrará uma grande variedade de formatos do clicker de todos os tamanhos e formas. Experimente usá-lo!

Carregar o clicker

Carregar o clicker consiste na apresentação do clicker e todo aquele processo que permite que o cachorro entenda o seu funcionamento adequadamente. Para começar será fundamental que adquira um clicker.

De seguida, prepare uma bolsa com guloseimas, se quiser pode usar aquelas bolsinhas para colocar no cinto e mantê-la atrás das costas, e prêmios diferentes para cachorro (certifique-se que antes disso o seu cachorro não comeu) e, vamos começar!

  1. Apresente o clicker ao seu pet mostrando-o
  2. Faça click e dê-lhe uma guloseima
  3. Pratique ordens já aprendidas e faça click cada vez que as realizar, continue a oferecer-lhe guloseimas mesmo depois do click.

Como referimos, carregar o clicker é um processo para que o nosso cachorro relacione o click com o alimento. Desta forma, devemos continuar a oferecer-lhe guloseimas durante 2-3 dias com o uso do clicker.

As sessões de carregar o clicker devem durar entre 10 e 15 minutos repartidas em duas ou três sessões diárias, não devemos aborrecer ou pressionar o animal.

Sabemos que o clicker está carregado quando o cachorro relacionar adequadamente o click com a comida. Para isso, será suficiente fazer click quando gostar de algum comportamento que tiver, se ele procurar a sua recompensa, saberemos que está pronto.

Carregar o clicker do cachorro no adestramento - Carregar o clicker

Se deseja ler mais artigos parecidos a Carregar o clicker do cachorro no adestramento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Carregar o clicker do cachorro no adestramento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Carregar o clicker do cachorro no adestramento
1 de 4
Carregar o clicker do cachorro no adestramento

Voltar ao topo da página