PARTILHAR

A melhor idade para castrar um gato macho

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 novembro 2018
A melhor idade para castrar um gato macho
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se não pretende se dedicar à criação de gatos e quer adotar um gato macho, a decisão mais sensata a tomar é castrá-lo quando for oportuno. Desta forma irá poupar vários problemas e o seu gato castrado conseguirá ter uma vida mais feliz e tranquila. Além disso, existem vários benefícios de castrar um gato.

A melhor idade para castrar um gato macho vai depender das circunstâncias em que estiver, uma vez que não existe uma altura concreta para o fazer.

Neste artigo do umComo vamos explicar quais são estas circunstâncias que podem influenciar na idade para castrar um gato macho.

Também lhe pode interessar: Cuidados de um gato após a castração

Quando deve castrar um gato macho?

Todas as possíveis razões para castrar um gato macho se resumem em apenas uma palavra: sempre. Os gatos machos enquanto são jovens são mais carinhosos do que as fêmeas, mas quando chegam à idade adulta parece que ouvem um chamamento da natureza e a convivência em casa começa a degenerar.

Começam a marcar a casa com urina e fogem ao menor descuido, não hesitando em saltar para o vazio se sentirem uma gata no cio. Por este motivo também brigam com outros gatos machos. E cada vez que o seu gato foge, pode regressar com pulgas e outros parasitas.

Filhote de gato

Antes era aconselhável castrar os gatos machos a partir dos 9 meses de vida. Mas atualmente a tendência é realizá-lo aos 4 ou 5 meses. Tudo isto vai depender muito de se há alguma fêmea sem esterilizar em casa.

A raça do gato também é outro dos fatores a ter em conta para decidir sobre o melhor momento para a esterilização. Consoante tudo isso o veterinário irá aconselhar sobre o melhor momento para a intervenção.

A melhor idade para castrar um gato macho - Filhote de gato

Gato adulto

Se adotar um gato adulto será recomendável castrá-lo de imediato. Assim, conseguirá evitar vários problemas para você e também para o gato recém adotado.

Um gato que acabou de chegar a uma nova casa terá mais probabilidades de fugir para ir à procura de uma gata no cio e se perder, porque não conhece a zona.

A melhor idade para castrar um gato macho - Gato adulto

Adotar um filhote fêmea

Se tem um gato adulto sem ser castrado e deseja adotar um filhote fêmea, será preciso castrar primeiro o gato. Um gato adulto sem estar castrado pode se mostrar brutal com uma fêmea jovem, mesmo que não esteja no cio. Pode machucá-la bastante ao tentar forçá-la. As gatas adultas sabem se defender adequadamente, mas as jovens não. Quando chegar a altura certa, castre também a fêmea. Leia o nosso artigo sobre a idade ideal para castrar uma gata.

Adotar um filhote macho

No caso de já ter em sua casa um gato macho não castrado e querer adotar outro filhote macho, será recomendável castrar o adulto o mais cedo possível.

Para além dos possíveis ciúmes que pode sentir devido ao recém chegado, o fato de ser macho vai fazer com que o adulto marque o seu território em casa, para deixar bem clara a hierarquia ao recém chegado.

A melhor idade para castrar um gato macho - Adotar um filhote macho

Adotar outro macho adulto

Neste caso será fundamental castrar ambos os gatos antes de os apresentar, pelo menos se não deseja mudar todos os móveis da sua casa, lâmpadas e objetos de valor após uma grande guerra entre os gatos.

Juntar dois gatos adultos sem estarem castrados em um lugar reduzido não é uma boa ideia. Talvez numa fazendo seja uma ideia plausível, mas num apartamento não.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A melhor idade para castrar um gato macho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Mirian Nagel
Temos uma gata de 11 meses já castrada, e ontem adotamos um filhote macho de 1 mês e meio. Mas estou bem preocupada com o convívio dos dois. A nossa gata não comeu nada hj ainda e está só dormindo e o pequeno também dorme o tempo todo estou bem preocupada pois nossa gata sempre brincava de manhã e hj não o fez. Será melhor devolver o pequeno???
Me ajudem
Regina
Dê tempo para sua gata se acostumar, não force a presença do pequeno e dê espaço para eles... Passei por um problema semelhante e hoje eles se dão bem, mas demorou mais de um mês essa adaptação mostrar sinais de progresso... Tenha paciência e dê muitos brinquedos para o pequeno porque ele vai querer perseguir o rabo da sua gata como se fosse um brinquedo sempre que puder e isso acaba estressando ela....
A sua avaliação:
Natali Nogueira Dávilate
Um gato me adotou e ele ja é mais velho, posso fazer a castracao mrsmo assim? Tenho medo dele nao aguentar a cirurgia
A sua avaliação:
Célia Azeredo
Meu gato tem 3 anos , é possível castra ele!!
thalyta
Claro que é possível
A sua avaliação:
mirianecaetano17@gmail.com
Eu castrei meu gato já se fazem 21 dias e eu acho que ele tá sentindo coçeira no pênis pq ele tenta coçar ainda com o colar Elizabetano e aquele trenzinho vermelho fica pra fora, e ele tá doido pra pular o muro onde ele via as outras gatas, pq será?? Não tô entendendo esse comportamento?
Cristiane
após a castração o animal ainda apresentará por uns dias os mesmos comportamentos de quando não era castrado.
A sua avaliação:
Aline Nunan de Oliveira
Tenho uma gata de um ano e meio mais ou menos adotada e já castrada e depois de um certo tempo minha mãe resolveu outro dessa vez macho ele deve ter uns oito meses mais ou menos e ele começou a querer cruzar com a gata mas ela não aceita fica estressada e acaba pulando o muro do vizinho por vezes vai pra rua e volta depois de duas horas, me diz por favor o que eu faço? Esse é o meliante 👇👇👇👇👇👇
Giovana Vieira
castra ele tbm ue
Regina
Muito fofo esse meliante kkkk eu castraria ele também, assim haveria mais tranquilidade na casa e é melhor para a saúde dele também....
Reginaldo Machado da Silva
Tenho gato macho de 6 meses e tenho a mãe dele ela não é castrada corre o risco de ele enprenha ela ele com essa idade ??
Luísa Savala
Oi Reginaldo! Tal como referido no artigo: Antes era aconselhável castrar os gatos machos a partir dos 9 meses de vida. Mas atualmente a tendência é realizá-lo aos 4 ou 5 meses. Tudo isto vai depender muito de se há alguma fêmea sem esterilizar em casa.

A raça do gato também é outro dos fatores a ter em conta para decidir sobre o melhor momento para a esterilização. Consoante tudo isso o veterinário irá aconselhar sobre o melhor momento para a intervenção.
Paula
Castre a mãe o quanto antes! O machinho também já pode ser castrado. Os meus são castrados aos 90 dias.
RONALDO
TENHO UM GATO E UMA GATA IRMÃOS DE TREZ MESES QUAL MELHOR EPOCA PARA CASTRAÇAÕ?
tudo sobre gatos
4 A 5 Meses
Jéssica
Também tenho irmãos, uma fêmea e um macho de 6 meses. A fêmea castrei à 7 dias. O Macho, conforme conversado com a veterinária, irei aguardar até que atinja 1 ano, pois assim seu trato urinário estará 100% desenvolvido, diminuindo as chances dele desenvolver algum problema quando mais velho. Mas, caso ele comece a marcar território a castração ocorrerá antes
CARLA
A minha castrei antes do primeiro cio uns 5 meses. E o macho pretendo castrar com 6 ou 7meses. As femeas devem ser antes.
A melhor idade para castrar um gato macho
1 de 4
A melhor idade para castrar um gato macho

Voltar ao topo da página ↑