PARTILHAR

Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 21 julho 2020
Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Assim que tomarmos a sábia decisão de castrar o nosso cachorro, podemos ter várias dúvidas sobre qual a melhor idade para o fazer? Certamente já ouviu muitas versões, e viu todo o tipo de suposições e experiências que por vezes nos podem confundir, em vez de nos orientarem.

No PeritoAnimal tratamos de expor, com prós e contras, qual é a melhor idade para castrar um cão ou cadela, e que resultado podemos esperar segundo o momento em que seja submetido à intervenção.

A raça e a melhor idade para castrar um cão

O mais recomendável é fazer a castração antes do primeiro cio. De forma geral, a castração é feita aos 6 meses de idade porém, tendo em conta a raça da cadela, esse período pode variar. O que mais deve ser levado em conta para saber a idade ideal para castrar uma cadela é considerar que ela ainda não entrou no primeiro período de ovulação

Nos machos é algo mais complicado de definir por não haver cio (não "vemos" quando produzem espermatozoides), mas tem-se em conta a maturidade sexual, quando começam a ser férteis. Isso é deduzido por comportamentos secundários como marcar território com urina, levantar a para para urinar, montar fêmeas... Os 6-9 meses é uma idade razoável para considerar a "puberdade" nos cães.

Como influencia a raça na idade ideal para castrar um cão?

Embora todos sejam da mesma espécie, existe muita diferença entre um chihuahua, por exemplo, e um mastim napolitano. Para continuar com a comparação, se temos duas fêmeas dessas raças, a primeira entrará, como regra geral, muito antes no cio que a segunda. Tudo é mais acelerado quando menor for o tamanho da raça: o ritmo cardíaco, respiratório, o metabolismo, a digestão... e o inicio da vida reprodutiva.

Assim sendo, as raças menores costumam ser mais precoces na hora de atingir a maturidade sexual. No entanto, muitas outras coisas além da raça influenciam, como o meio ambiente, genética, alimentação, presença de estímulos próximos como um cão macho, etc.

Podemos encontrar cadelas de raça Yorkshire com o seu primeiro cio aos 5 meses, e cadelas de raça Dogue de Bordéus em que não aparece até que alcancem um 1 ano de idade, sendo muito mais complicado que aconteça o contrário. Por isso é difícil falar sobre que meses vai aparecer o cio na cadela, ou a fertilidade se se trata de cães machos, uma vez que cada raça é um mundo (inclusivamente, existem cadelas que só têm um cio anula, e é normal), e cada cão em particular, um continente. Nos vira-latas, prever a idade em que aparecerá o cio transforma-se em uma missão quase impossível.

Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas - A raça e a melhor idade para castrar um cão

A melhor idade para castrar uma cadela

Para abordar o tema de forma resumida, vamos enumerar as vantagens e inconvenientes de castrar a cadela antes do primeiro cio, e assim podemos comparar com o caso de o fazermos depois de vários cios:

Vantagens

  • Os riscos de sofrer tumores de mama em cadelas, diretamente relacionados com os hormônios sexuais produzidos pelos ovários, reduzem-se drasticamente. As cadelas castradas antes do primeiro cio têm um incidência de tumores de mama no futuro praticamente nula, apenas uma percentagem reservada a possibilidades de genética. No entanto, as que são castradas depois de vários cios, devem continuar a ser revisadas periodicamente em busca do aparecimento de tumores. As mamas já sofreram a ação dos hormônios.
  • Os riscos de sofrer de piometras (infecções de útero), anulam-se totalmente, ao desaparecer os ovários, responsáveis pela estimulação cíclica do útero, e o mesmo útero se a cirurgia que se fizer for uma ovário-histerectomia.
  • A grossura e vascularização (fornecimento de sangue) aos órgãos reprodutores antes do primeiro cio é muito mais baixa que depois de começar a funcionar. Os tecidos não estão infiltrados de gordura, e as bandas da cirurgia ficam muito mais seguras.
  • Não costuma haver problemas de obesidade em cadelas tão jovens. A presença de excesso de gordura abdominal dificulta muito a intervenção.
  • Não pára o crescimento. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, simplesmente fica mais lento mas sustentado ao longo do tempo, ou seja, a cadela chegará ao seu tamanho final de adulta um pouco mais tarde do que aconteceria com cadelas não castradas.
  • Evitamos que a nossa cadela passe por gestações não desejadas, ou pseudo-gestações (gravidez psicológica) e pseudo-lactações, que podem afetar todas as cadelas dois meses depois do cio, inclusivamente desde o primeiro cio.

Inconvenientes

Possível aparecimento de incontinência urinária: os estrogênios parecem ser responsáveis pelo correto funcionamento dos músculos da bexiga de urina e do esfíncter uretral. Ao desaparecer com a cirurgia dos ovários, não haverá estrogênios e, por conseguinte, pode aparecer ao fim de umas semanas ou meses incontinência urinária. São perdas leves de urina que ocorrem enquanto a cadela está dormindo, ou ao fazer algum exercício.

E se a deixar ter vários cios, não terá incontinência urinária?

Deixar passar um ou dois cios para a operar, pensando que assim não sofrerá incontinência urinária depois da cirurgia, é um erro. A incontinência urinária aparece igualmente em cadelas de raça média castradas aos 4 anos, por exemplo, que no resto de intervalos de idade. E além disso, afeta uma percentagem baixa de fêmeas castradas.

Embora não se castrem, com o passar dos anos, os níveis de hormônios no sangue baixam bastante (as cadelas são menos férteis), e com esta baixa de estrogênios pode igualmente aparecer a incontinência urinária, da mesma forma que acontece nos humanos.

Se aparecer, existe tratamento?

Existem vários fármacos que podem solucionar o problema da incontinência urinária, desde pequenas quantidades de hormônios, até medicamentos (fenilpropanolamina), que atuam a nível da inervação dos músculos da bexiga, e que já se demonstraram ser eficazes apenas em fêmeas castradas para tratar a incontinência.

Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas - A melhor idade para castrar uma cadela

A melhor idade para castrar um cão macho

Aqui falamos das vantagens e inconvenientes de castrar o nosso cão antes de alcançar a maturidade sexual:

Vantagens

  • Evitamos escapadas para cheirar fêmeas no cio, visto que acontece com frequência em cachorros com poucos meses, que ainda não obedecem demasiado, e ainda por cima têm os hormônios acelerados.
  • Poupamos o padrão de marcação de território que começa a realizar de forma sistemática, sem importar o lugar, quando alcança a maturidade sexual, os dias sem comer quando detectam uma cadela no cio no bairro, e a ansiedade e/ou agressividade que pode aparecer nesta circunstância.
  • Não terá a constante necessidade de se meter em problemas nas reuniões de parque com outros cães. A sua territorialidade diminui ou não se chega a desenvolver e a vontade de procurar briga também, embora o seu caráter continue sendo o mesmo.
  • A próstata não sofre a influência da testosterona, com o qual não sofrerá de hiperplasia que praticamente todos os cães machos não castrados têm aos 3-4 anos de idade.
  • O ganho de peso que todos associamos à castração em cães, é menos notório ou passa desapercebido quando a operação se faz antes dos 12 meses de vida.
  • Não adquire o comportamento de montar e isso é importante. Os cães que aprenderam por observação de outros machos, ou porque lhes foi permitido montar fêmeas, podem continuar com esse comportamento apesar de serem castrados. Por terem um osso no pênis, os cães não precisam dos hormônios para conseguir realizar a cópula. Se adquiriram o hábito, podem montar uma fêmea depois de castrados embora, obviamente, não exista gestação. É uma montada mais curta, mas o risco de se contagiar com herpesvírus ou sofrer as iras de outros machos ou donos continuarão a existir.

Inconvenientes

Praticamente, nenhum. Muitas gente acredita que o seu cão não alcançará o tamanho que poderia ter em adulto se não o tivesse castrado aos 8 meses de idade, por exemplo. Mas se não houver uma base genética, nenhuma estimulação hormonal poderá conseguir que um cão meça ou pese o que quisermos. O desenvolvimento muscular é favorecido pela testosterona, mas a genética, combinada com uma alimentação adequada e exercício físico, dá lugar a tamanhos praticamente iguais aos machos castrados aos 3 anos, isto para dizermos um valor.

E o caráter...

Às vezes, depois de superar os medos da cirurgia, visto que pode sempre haver complicações na anestesia, ou no processo, como em tudo, embora sejam mínimo, e depois de ter feito o balanço das vantagens e dos inconvenientes, alguém nos diz que o nosso cão ficará com um comportamento infantil, ou que o seu caráter vai mudar e já não será o mesmo se se castrar antes do primeiro cio.

Podemos ouvir o mesmo se o decidirmos castrar quando já tiver vários anos de idade, mas no primeiro caso, alguns argumentam que não deixaremos que o cão se desenvolva bem se não receber a influência dos hormônios sexuais. Diante disto há que ter em conta que o caráter vem definido por genética, socialização, tempo de permanência com a sua mãe e irmãos, ambiente envolvente, hábitos... e que receber unas ondas de estrogênio ou de testosterona na sua vida não vai fazer com do nosso cão um animal mais equilibrado nem mais ou menos hostil. Os hormônios podem influenciar, mas não podem determinar. Aconselhamos que visite o artigo do PeritoAnimal em que se aborda a idade ideal para separar os cachorros da sua mãe para compreender quão importante é este tema.

Esperamos que as dúvidas sobre qual é a melhor idade para castrar um cão tenham sido esclarecidas, e como fazemos sempre, recomendamos que consulte com o seu veterinário sobre cada caso em particular, visto que nem sempre podemos aplicar generalizações ao nosso cão ou cadela, apesar de as mesmas funcionarem com os demais congéneres.

Veja também o nosso artigo sobre os cuidados a ter depois da castração.

Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas - E o caráter...

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
43 comentários
A sua avaliação:
Ana
Eu sou pró castração
Apenas os artigos que defendem qual tempo um cão deve ser castrado (de forma generalizada) é que não concordo, baseando essa opinião em artigos científicos e veterinários publicados no exterior
Cães grandes tem mais chances de desenvolverem displasia, e uma das formas de evitar que seu cãozinho tenha essa doença é castrando-o na idade adulta, em torno de 18 meses
Porém eu entendo a necessidade de castrarem filhotes resgatados nos abrigos o mais cedo possível, afinal o abandono animal é motivo de saúde pública
A sua avaliação:
Marcelo Duarte
Olá, boa tarde!
Adotamos um cadela de rua, já adulta.
Qual o melhor momento para castração, antes, durante ou depois do cio, por gentileza?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Marcelo. Tudo bom? Parabéns pelo resgate! Temos este artigo que pode ser útil, é sobre a castração de cachorro fêmea: https://www.peritoanimal.com.br/castracao-de-cachorro-femea-idade-procedimento-e-recuperacao-23248.html. Conforme está no artigo, cadelas de porte pequeno devem ser castradas antes do primeiro cio ou após o primeiro cio. Já as cadelas de porte médio/grande, devem ser castradas perto de um ano de idade, pois são raças que apresentam um crescimento mais lento e se desenvolvem mais tarde.
Um abraço!
A sua avaliação:
Otavio
Um chihuahua macho, como cachorro pequeno, pode ser castrado por volta dos 4 meses de idade? Encontrei um assim mas estou em dúvida por conta disso
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Otavio. Tudo bem? Leve-o ao veterinário para decidirem a melhor idade. Como citamos no artigo, nossa recomendação é que a castração seja feita entre os 6 e 9 meses. Um abraço!
A sua avaliação:
Leonardo
Parabéns pelo texto! Melhor da web!!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Leonardo. Tudo bem? Ficamos felizes em saber que o artigo foi útil para você. E agradecemos por fazer parte da comunidade do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Marcia
Meu cachorro tem 2 anos e 5 meses ainda posso castras ele?
A sua avaliação:
Patricia Lucas
Meu cão é da raça labrador e tem 5 anos. Marca muito território e sobe em crianças e no outro cão q tenho também da mesma idade da raça Beagle e tem o mesmo comportamento.
Posso castrá-los com essa idade ou já é muito tarde?
Eduardo Silva
Ola, Por favor gostaria de sua opinião de quando eu deveria castrar a minha cadela Rotweiller (3 meses agora), antes do primeiro Cio ou após o primeiro Cio..?, alguns dizem que e conveniente aguardar o primeiro ciclo, é verdade? desde já gradeço!
iranete nascimento
minhas cachorras tem 6 anos ainda poosso castralas tem algum risco
REGINA Celle Stocco
Gostaria de saber qual idade para castrar, por que eu castrei a minha sobre a idade certa não sei , era de rua filhote, acho que ela tem uns 9 meses mais o menos obrigada
Luísa Savala
Oi Regina! Tal como referido no artigo: o mais recomendável é fazer a castração antes do primeiro cio. De forma geral, a castração é feita aos 6 meses de idade porém, tendo em conta a raça da cadela, esse período pode variar. O que mais deve ser levado em conta para saber a idade ideal para castrar uma cadela é considerar que ela ainda não entrou no primeiro período de ovulação
A sua avaliação:
Camila Nascimento
Tenho dois poodles com 48 dias, uma fêmea e um macho. Com qual idade devo castra-los?
A sua avaliação:
Loide Silva
Minha buldog francês tem 10 meses devo castra-la agora?
Maria das Graças Silva Araujo
posso castrar uma femea com um ano de idade , raça bassé com pinchi
macho
posso castrar um pastor alemão com 8 anos????
A sua avaliação:
Victória
Ola,eu tenho uma mistura de York com pincher q eu adotei quando tinha uns 5 meses e hoje ele tem uns 9-10 meses ele é macho eu anda posso castrar ele?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Victória! Sim, você ainda pode castrar ele. Consulte o seu médico veterinário de confiança para que possam agendar cirurgia.
IVONE NUNES
OLA TENHO UM SHITISU MACHO DE 10 ANOS SEMPRE TIVE DÓ DE CASTRAR, MAS ACHO QUE ERREI, AINDA POSSO CASTRAR? SEM PERIGO PRO MEU BICHINHO?
Daniela
Tenho uma Border Collie de 5 meses... posso castra-la? Ou devo esperar mais um mês? Obrigada!
lidiana santana santos
tenho uma cadela Mini Dachshund de quatro anos ainda posso mandar castra-la tem algum problema?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lidiana! Não tem problema nenhum em castrar com essa idade. Obrigada por seguir o PeritoAnimal.
Erica Vanessa
Boa tarde! Achei 4 filhotes de vira latas abandonadas no lixo. Estou tratando das 4. Vou ficar com duas minha pergunta é? Posso mandar castrar com dois ou tres meses de vida para doar as outras. Gostaria de ficar com todas mas infelizmente nao posso. Desde ja agradeço se me orientasse..
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Erica! A idade da castração depende do médico veterinário. Aconselhamos a perguntar diretamente na clínica onde você quer fazer a cirurgia.
cristhian Pasqualli
Olá, Tenho um Yorkshire Adulto macho com 8 anos, ainda posso castra-lo
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cristhian! Sim, ainda pode ser feita a castração nessa idade. De qualquer forma, consulte diretamente o seu médico veterinário de confiança e que acompanha o seu cachorro.
Kássia Zanoni
Olá! Tenho um Pug com três meses. Posso castra lo?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Kássia! Geralmente a castração não se faz tão cedo. De qualquer forma, fale diretamente com o seu médico veterinário para agendar a cirurgia para a altura que ele aconselhar.
Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas
1 de 4
Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas

Voltar ao topo da página ↑