Partilhar

Cuidados de um gato após a castração

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 novembro 2018
Cuidados de um gato após a castração

Ver fichas de  Gatos

Atualmente é aconselhável castrar os gatos de ambos os gêneros para impedir a sua reprodução desmedida e para evitar fugirem de casa com frequência, cujas consequências costumam ser lutas, acidentes e, inclusive a morte prematura do felino.

Por isso se optou por castrar o seu felino, deve saber os cuidados que deve ter com ele após este procedimento. Para o ajudar neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar todos os cuidados de um gato após a castração para o seu gato passar este momento o melhor possível.

Para saber tudo o que o seu gato recém castrado precisa continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Cuidados para gato com hepatite

Medida responsável

Muitas vezes sentimo-nos responsáveis, e inclusive culpados ao tomar esta medida drástica que afeta a vida sexual do nosso gato ou gato. Mas trata-se de uma opção necessária que irá melhorar e prolongar a vida do seu pet. Confira todos os benefícios de castrar um gato no nosso artigo.

Está tomando uma decisão responsável em benefício do seu felino, que lhe evitará muitos problemas e muitos desgostos a si.

Cuidados de um gato após a castração - Medida responsável

A intervenção

A cirurgia para castrar um gato deve ser feita por um veterinário e, para isso será necessária uma anestesia total. Após a cirurgia deverá evitar que o gato ou gato tentem tirar os pontos de sutura. O veterinário irá indicar-lhe a melhor forma de o fazer e, irá preparar da melhor forma a ferida do animal para minimizar o risco. Deve prestar atenção às instruções do veterinário e seguir à risca todos os seus conselhos.

É provável que durante algumas horas o gato ou a gata usem um colar elizabetano para impedir que aproxime a sua boca da ferida. É fundamental evitar que o gato coce a ferida. Por norma, os gatos não gostam nada de usar este colar, mas é essencial usá-lo pois o gato vai tentar lamber a ferida e arrancar os pontos de sutura.

Também é recomendável que o gato recém castrado esteja tranquila e se mexa o menos possível para iniciar a sua recuperação. Se existir algum lugar favorito em casa, deixe o gato aí. Durante uns dias deverá mimá-lo muito, mesmo que se mostre hostil. Não se esqueça do incômodo que a ferida causa e das mudanças metabólicas que de repente ocorreram no organismo do felino.

Cuidados de um gato após a castração - A intervenção

Alimentação

Depois de algumas horas da intervenção, o gato poderá comer se tiver apetite. A ingestão de comida e bebida deverá ser reduzida para metade. Como o animal está incômodo e dolorido é conveniente que durante três ou quatro dias lhe dê alimento úmido.

Daqui em diante deverá ser o veterinário que, em função da idade e das caraterísticas do gato, indicará a alimentação a seguir. Os gatos castrados têm tendência à obesidade, por isso a sua nova alimentação deverá ser definida pelo veterinário em função das circunstâncias. Existe à venda comida específica para gatos castrados.

Cuidados de um gato após a castração - Alimentação

Observe e controle o seu felino

Deverá estar atento à evolução e recuperação do seu gato. Qualquer coisa anormal que detetar como vômitos, sangramento da ferida ou nas fezes, diarreia, fraqueza total, ou qualquer outro comportamento incomum, deverá consultar de imediato o veterinário.

O gato ficará recuperando da doença durante alguns dias, por isso não é incomum se tiver algum tipo de comportamento estranho ou anormal.

Cuidados de um gato após a castração - Observe e controle o seu felino

Tranquilidade total

Enquanto o gato se estiver recuperando deverá manter-se calmo e sereno durante uns dez ou doze dias. Por isso, não deve viajar nem entrar em contar com algum novo pet. Se houver mais de um gato em caso deve mantê-lo separado durante alguns dias para impedir lamber a ferida do seu companheiro.

Mantenha as janelas, varanda ou outros lugares de casa fechados que sejam perigosos para o seu gato e que, ele costumava visitar com frequência antes da cirurgia. A operação diminui as suas forças e os saltos e equilíbrios habituais podem falhar e causar graves danos no seu pet.

Cuidados de um gato após a castração - Tranquilidade total

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de um gato após a castração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Cuidados de um gato após a castração

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
44 comentários
A sua avaliação:
Viviane
Meu gatinho fará a cirurgia de castração , porém eu trabalho e não tenho como me ausentar ele poderá ficar sozinho há algum risco ?
Shaieny
Ola, no dia 06 desse mês levei a minha gata para o veterinário, pois ela estava com dificuldade para ter os filhotes. No final, ela teve um aborto pois os filhotes não se formaram. O veterinário fez a cirurgia retirando o útero e ovário dela. Sendo depois da cirurgia os pontos vem se abrindo, levamos ela pela terceira vez no dia 23 desse mês ao veterinário, ele fez uma nova soltura, tirou o pus e costurou novamente. Sendo que os pontos mais uma vez se abriram de novo pela quarta vez. Esta vermelho como sangre e não tem pus e continua com alguns pontos. Fizemos todos os procedimentos, lavamos com soro e colocamos rifocina e ela ainda esta tomando antibiótico injetável, como ele disse. Usa a roupa cirúrgica e ficar presa na casinha dela pra não fazer estripulias. Mas até agora não estamos vendo melhoras. Se puder da uma orientação agradecemos!
Rosangela
Castrei meu gato a uns 10 dias, no início tudo certo continuo com o mesmo comportamento normal dele, mas agora não está comendo muito, mrsmo tendo comprado uma ração pra gato castrado, ele está muito quieto e apático, oque devo fazer???
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosangela! O mais indicado é voltar ao veterinário para que ele possa fazer um diagnóstico.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre os cuidados com um gato castrado, que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-para-uma-gata-castrada-20668.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Matilde Oliveira
boa noite, a minha gatinha foi castrada há 3 dias. Durante os primeiros dois dias utilizou o "cone" mas ela ao tentar tirar ficada com ele entalado na boca o que lhe provocou uma ferida na gengiva, então optamos por tirar o "cone" com medo que voltasse a acontecer e não estivéssemos presentes para ajudar. fiz um body para ela com uma collan (meia de senhora), mas ela também não se adaptou, tremia, não comia e começamos a notar que aferida dela andava mais vermelha. hoje optamos por retirar o body, ela voltou a ser uma gatinha normal, a brincar etc.. a minha questão é, fizemos bem em retirar tudo? apesar de ela estar a tomar os antibióticos não haverá nenhum risco?
Celia regina almeida soares
Oii bom dia .vc não fez a pergunta pra mim .mas vou comentar aqui ..Eu tenho 7 gatos machos todos castrados e 3 fêmeas castradas e 5 fêmeas que ainda não foram castradas ..Só as 3 filhotes e as 2 fêmeas casteadas não demarcam território .os outros todos fazem isso. Na geladeira. Cortinas .fogão .em cima da pia. Na cama todo lugar que vc imaginar.gostaria de saber se vc resolveu o problema .espero que sim e se resolveu por favor me diz como ..Obrigada
A sua avaliação:
Elisangela
Boa tarde minha gatinha foi castrada ontem mas até agora ela não fez xixi estou preocuda pois não sei se é assim mesmo é quantos ela volta a urinar muito obrigada
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elisangela! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário urgente.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ALINE ALUX DA CRUZ PAIAO
Boa tarde.,
estou desesperada, pois tenho 5 gatos castrados, 1 deles é macho, e 4 deles mesmos com as caxinhas de areia e um amplo quintal com terra eles teimam em marcar território e fazer xixi dentro de casa, já não aguentamos mais, já tentamos ensinar de tudo quanto é jeito, maram território até no piano, na TV, no sofá, nas acadeiras, geladeiras, móveis. Minha casa está um caos. O que podemos fazer? Socorro!!!
ah o gato que rondava a casa parece que deu uma sumida.
IOLANDA MARIANO
o gato tá revoltado com o colar, não tem outro jeito de proteger o corte? e não usar o colar?
A sua avaliação:
EVERSON ACOSTA BARTZ
Oi minha gatinha foi castrada a 3 dias ,
Ela tem 7 meses e mto brava e conseguiu arrebenta os pontos , o cada vez que vou colocar o remédio na ferida ela faz MTA força por isso arrebentou ponto oque fazer, ela tá muito agitada ah não tem sangramento nos pontos .
A sua avaliação:
Aquila Lima
Castrei meus 2 gatos há 2 dias. Macho e fêmea. Estou dando 2 comprimidos por dia para cada 1 anti inflamatório e antibiotico. Minha gata vomitou no dia da castração pq dei wiskas sachê, mas a vet disse que poderia acontecer. Agora ela está normal. Meu gato Dexter que me preocupa usando aquele colar. É horrivel o bichinho fica amuado. Só fica mais feliz quando eu tiro, mas aí ele quer lamber a bola que não tem mais.... Tadinho. Detesto ter que fazer isso com ele :( gostaria que houvesse uma forma dele ficar sem esse colar horrível.

Cuidados de um gato após a castração
1 de 6
Cuidados de um gato após a castração

Voltar ao topo da página