Partilhar

Cuidados de um gato após a castração

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 novembro 2018
Cuidados de um gato após a castração

Ver fichas de  Gatos

Atualmente é aconselhável castrar os gatos de ambos os gêneros para impedir a sua reprodução desmedida e para evitar fugirem de casa com frequência, cujas consequências costumam ser lutas, acidentes e, inclusive a morte prematura do felino.

Por isso se optou por castrar o seu felino, deve saber os cuidados que deve ter com ele após este procedimento. Para o ajudar neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar todos os cuidados de um gato após a castração para o seu gato passar este momento o melhor possível.

Para saber tudo o que o seu gato recém castrado precisa continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Cuidados para gato com hepatite

Medida responsável

Muitas vezes sentimo-nos responsáveis, e inclusive culpados ao tomar esta medida drástica que afeta a vida sexual do nosso gato ou gato. Mas trata-se de uma opção necessária que irá melhorar e prolongar a vida do seu pet. Confira todos os benefícios de castrar um gato no nosso artigo.

Está tomando uma decisão responsável em benefício do seu felino, que lhe evitará muitos problemas e muitos desgostos a si.

Cuidados de um gato após a castração - Medida responsável

A intervenção

A cirurgia para castrar um gato deve ser feita por um veterinário e, para isso será necessária uma anestesia total. Após a cirurgia deverá evitar que o gato ou gato tentem tirar os pontos de sutura. O veterinário irá indicar-lhe a melhor forma de o fazer e, irá preparar da melhor forma a ferida do animal para minimizar o risco. Deve prestar atenção às instruções do veterinário e seguir à risca todos os seus conselhos.

É provável que durante algumas horas o gato ou a gata usem um colar elizabetano para impedir que aproxime a sua boca da ferida. É fundamental evitar que o gato coce a ferida. Por norma, os gatos não gostam nada de usar este colar, mas é essencial usá-lo pois o gato vai tentar lamber a ferida e arrancar os pontos de sutura.

Também é recomendável que o gato recém castrado esteja tranquila e se mexa o menos possível para iniciar a sua recuperação. Se existir algum lugar favorito em casa, deixe o gato aí. Durante uns dias deverá mimá-lo muito, mesmo que se mostre hostil. Não se esqueça do incômodo que a ferida causa e das mudanças metabólicas que de repente ocorreram no organismo do felino.

Cuidados de um gato após a castração - A intervenção

Alimentação

Depois de algumas horas da intervenção, o gato poderá comer se tiver apetite. A ingestão de comida e bebida deverá ser reduzida para metade. Como o animal está incômodo e dolorido é conveniente que durante três ou quatro dias lhe dê alimento úmido.

Daqui em diante deverá ser o veterinário que, em função da idade e das caraterísticas do gato, indicará a alimentação a seguir. Os gatos castrados têm tendência à obesidade, por isso a sua nova alimentação deverá ser definida pelo veterinário em função das circunstâncias. Existe à venda comida específica para gatos castrados.

Cuidados de um gato após a castração - Alimentação

Observe e controle o seu felino

Deverá estar atento à evolução e recuperação do seu gato. Qualquer coisa anormal que detetar como vômitos, sangramento da ferida ou nas fezes, diarreia, fraqueza total, ou qualquer outro comportamento incomum, deverá consultar de imediato o veterinário.

O gato ficará recuperando da doença durante alguns dias, por isso não é incomum se tiver algum tipo de comportamento estranho ou anormal.

Cuidados de um gato após a castração - Observe e controle o seu felino

Tranquilidade total

Enquanto o gato se estiver recuperando deverá manter-se calmo e sereno durante uns dez ou doze dias. Por isso, não deve viajar nem entrar em contar com algum novo pet. Se houver mais de um gato em caso deve mantê-lo separado durante alguns dias para impedir lamber a ferida do seu companheiro.

Mantenha as janelas, varanda ou outros lugares de casa fechados que sejam perigosos para o seu gato e que, ele costumava visitar com frequência antes da cirurgia. A operação diminui as suas forças e os saltos e equilíbrios habituais podem falhar e causar graves danos no seu pet.

Cuidados de um gato após a castração - Tranquilidade total

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de um gato após a castração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
65 comentários
A sua avaliação:
Joao Vitor
meu gato e o que esta com cabeça baixa essa e a namorada dele ele foi castrado e esta muito fraco jaa faz 3 meses que ele nao se recupera e o homem que castrou ele nao era veterinario oque devo fazer para curalo
A sua avaliação:
BIANCA DOS SANTOS
ola . castrei meu gato tem 20 dias e ele agr parou de comer de beber agua so fica deitado na minha cama e quando eu deito ele fica se esfregando na minha perna o que deve ser ?devo procurar um veterinário?
Julia Latorre (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Bianca!
Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lúcia Ribeiro
Tá mais de mês a cirurgia da minha gata não cicatrizou, ela não fica quieta sobe desce pula muito. Ela já se internou duas vezes mas ainda ta feio o local. Tô passando a pomada que o veterinário passou.. oque faco😔??
A sua avaliação:
elieide magda fernandes
oi castrei meu gato,ele abriu os pontos,mandei mensagem pro veterinario ele falou ,so passa pomada,mas nao estou vendo diferenca
A sua avaliação:
Rosângela
Eu castrei meu gato e n voltei p retirar os pontos pq disseram p mim que caiam sozinho e depois que ele foi castrado observei ke ele está comendo além do normal é normal isso?fora o pelo dele que está caindo muito e não caiam antrs
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
veterinario kainã
sim é normal os gatos depois de alguns dias comerem alem do normal por conta que ele ficou alguns dias sem se slimentar direito e consequentemente ele ira comer mais que o habitual em relação aos pelos do seu felino estarem caindo na maioria das vezes eles se soltam da pele do seu felino isso é uma forma de proteção ou sentimento de dor.
A sua avaliação:
Marli
Minha gata foi castrada faz 17 dias e hoje o xixi dela tava com um pouco de sangue
A sua avaliação:
Pollyanna
Minha gata foi castrada há dez dias. Esta bem. Retiramos os pontos. Mas deu um bócio no local? É normal? some com o tempo?
Outra coisa. Quanto tempo ela poderá lamber o local.
ela ainda está com roupa.
A sua avaliação:
Elisangela
Olá, Boa Noite, quero castrar minha gatinha, porém no exame deu leucócitos abaixo do normal, foi passado uma vitamina pra eu dar a ela por 30 dias, estou muito preocupada pois faz 2 meses que ela esta no cio ela para 2 a 3 dias e volta a chamar os gatos, não acho isso normal, não sei o que fazer já pensei até dar injeção, esta situação esta incomodando os vizinhos, pois ela mia dia e noite e moro em condomínio, mas a minha preocupação é com ela, quero castrar mas não sei o que faço, me ajudem
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elisangela! Você pode evitar o cio se levar a sua gatinha no veterinário para castrar.
Elisangela
Eu levei, fez hemograma e a veterinária disse que ela não pode ser castrada, esta tomando remédios
A sua avaliação:
Joyce
Meu gato foi castrado tem 2 dias e meio ,mais ele não quieta um segundo , pulando correndo só quer saber de brincar, E o saquinho está bem vermelho... É normal??
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Victor
Castrei meu gato hoje, e notei que há um sangramento, é normal?

Cuidados de um gato após a castração
1 de 6
Cuidados de um gato após a castração

Voltar ao topo da página