menu
Partilhar

Cuidados de um gato após a castração

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 novembro 2018
Cuidados de um gato após a castração

Ver fichas de  Gatos

Atualmente é aconselhável castrar os gatos de ambos os gêneros para impedir a sua reprodução desmedida e para evitar fugirem de casa com frequência, cujas consequências costumam ser lutas, acidentes e, inclusive a morte prematura do felino.

Por isso se optou por castrar o seu felino, deve saber os cuidados que deve ter com ele após este procedimento. Para o ajudar neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar todos os cuidados de um gato após a castração para o seu gato passar este momento o melhor possível.

Para saber tudo o que o seu gato recém castrado precisa continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Cuidados para gato com hepatite

Medida responsável

Muitas vezes sentimo-nos responsáveis, e inclusive culpados ao tomar esta medida drástica que afeta a vida sexual do nosso gato ou gato. Mas trata-se de uma opção necessária que irá melhorar e prolongar a vida do seu pet. Confira todos os benefícios de castrar um gato no nosso artigo.

Está tomando uma decisão responsável em benefício do seu felino, que lhe evitará muitos problemas e muitos desgostos a si.

Cuidados de um gato após a castração - Medida responsável

A intervenção

A cirurgia para castrar um gato deve ser feita por um veterinário e, para isso será necessária uma anestesia total. Após a cirurgia deverá evitar que o gato ou gato tentem tirar os pontos de sutura. O veterinário irá indicar-lhe a melhor forma de o fazer e, irá preparar da melhor forma a ferida do animal para minimizar o risco. Deve prestar atenção às instruções do veterinário e seguir à risca todos os seus conselhos.

É provável que durante algumas horas o gato ou a gata usem um colar elizabetano para impedir que aproxime a sua boca da ferida. É fundamental evitar que o gato coce a ferida. Por norma, os gatos não gostam nada de usar este colar, mas é essencial usá-lo pois o gato vai tentar lamber a ferida e arrancar os pontos de sutura.

Também é recomendável que o gato recém castrado esteja tranquila e se mexa o menos possível para iniciar a sua recuperação. Se existir algum lugar favorito em casa, deixe o gato aí. Durante uns dias deverá mimá-lo muito, mesmo que se mostre hostil. Não se esqueça do incômodo que a ferida causa e das mudanças metabólicas que de repente ocorreram no organismo do felino.

Cuidados de um gato após a castração - A intervenção

Alimentação

Depois de algumas horas da intervenção, o gato poderá comer se tiver apetite. A ingestão de comida e bebida deverá ser reduzida para metade. Como o animal está incômodo e dolorido é conveniente que durante três ou quatro dias lhe dê alimento úmido.

Daqui em diante deverá ser o veterinário que, em função da idade e das caraterísticas do gato, indicará a alimentação a seguir. Os gatos castrados têm tendência à obesidade, por isso a sua nova alimentação deverá ser definida pelo veterinário em função das circunstâncias. Existe à venda comida específica para gatos castrados.

Cuidados de um gato após a castração - Alimentação

Observe e controle o seu felino

Deverá estar atento à evolução e recuperação do seu gato. Qualquer coisa anormal que detetar como vômitos, sangramento da ferida ou nas fezes, diarreia, fraqueza total, ou qualquer outro comportamento incomum, deverá consultar de imediato o veterinário.

O gato ficará recuperando da doença durante alguns dias, por isso não é incomum se tiver algum tipo de comportamento estranho ou anormal.

Cuidados de um gato após a castração - Observe e controle o seu felino

Tranquilidade total

Enquanto o gato se estiver recuperando deverá manter-se calmo e sereno durante uns dez ou doze dias. Por isso, não deve viajar nem entrar em contar com algum novo pet. Se houver mais de um gato em caso deve mantê-lo separado durante alguns dias para impedir lamber a ferida do seu companheiro.

Mantenha as janelas, varanda ou outros lugares de casa fechados que sejam perigosos para o seu gato e que, ele costumava visitar com frequência antes da cirurgia. A operação diminui as suas forças e os saltos e equilíbrios habituais podem falhar e causar graves danos no seu pet.

Cuidados de um gato após a castração - Tranquilidade total

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de um gato após a castração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
69 comentários
A sua avaliação:
William
Ola!
Minha gatinha foi castrada no dia 03/01/2021, e hoje 19/01/2021 fizemos a retirada dos pontos, limpamos o local antes e depois de tirar os pontos, fizemos curativo e colocamos a roupinha de volta, agi corretamente?
Se sim, Quantos dias eu posso tirar a roupa e o curativo?
A sua avaliação:
Biqnca
Ola... castrei minha gata ontem (12/01) mas ela fugiu!
Estou dessesperada pois não consigo encontrá-la... Já aconteceu de algum gato ser castrado e nunca mais voltar pra casa?

😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Ana Carolina
Aconteceu a mesma coisa com a minha gatinha! Castrei ela sexta e sábado ela sumiu
Emily
Acabou de acontecer comigo😢 a minha gatinha foi castrada terça e hoje ela sumiu💔💔 a sua gatinha voltou??
A sua avaliação:
Joao Vitor
meu gato e o que esta com cabeça baixa essa e a namorada dele ele foi castrado e esta muito fraco jaa faz 3 meses que ele nao se recupera e o homem que castrou ele nao era veterinario oque devo fazer para curalo
A sua avaliação:
BIANCA DOS SANTOS
ola . castrei meu gato tem 20 dias e ele agr parou de comer de beber agua so fica deitado na minha cama e quando eu deito ele fica se esfregando na minha perna o que deve ser ?devo procurar um veterinário?
Julia Latorre (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Bianca!
Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lúcia Ribeiro
Tá mais de mês a cirurgia da minha gata não cicatrizou, ela não fica quieta sobe desce pula muito. Ela já se internou duas vezes mas ainda ta feio o local. Tô passando a pomada que o veterinário passou.. oque faco😔??
A sua avaliação:
elieide magda fernandes
oi castrei meu gato,ele abriu os pontos,mandei mensagem pro veterinario ele falou ,so passa pomada,mas nao estou vendo diferenca
A sua avaliação:
Rosângela
Eu castrei meu gato e n voltei p retirar os pontos pq disseram p mim que caiam sozinho e depois que ele foi castrado observei ke ele está comendo além do normal é normal isso?fora o pelo dele que está caindo muito e não caiam antrs
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
veterinario kainã
sim é normal os gatos depois de alguns dias comerem alem do normal por conta que ele ficou alguns dias sem se slimentar direito e consequentemente ele ira comer mais que o habitual em relação aos pelos do seu felino estarem caindo na maioria das vezes eles se soltam da pele do seu felino isso é uma forma de proteção ou sentimento de dor.
A sua avaliação:
Marli
Minha gata foi castrada faz 17 dias e hoje o xixi dela tava com um pouco de sangue
A sua avaliação:
Pollyanna
Minha gata foi castrada há dez dias. Esta bem. Retiramos os pontos. Mas deu um bócio no local? É normal? some com o tempo?
Outra coisa. Quanto tempo ela poderá lamber o local.
ela ainda está com roupa.
A sua avaliação:
Elisangela
Olá, Boa Noite, quero castrar minha gatinha, porém no exame deu leucócitos abaixo do normal, foi passado uma vitamina pra eu dar a ela por 30 dias, estou muito preocupada pois faz 2 meses que ela esta no cio ela para 2 a 3 dias e volta a chamar os gatos, não acho isso normal, não sei o que fazer já pensei até dar injeção, esta situação esta incomodando os vizinhos, pois ela mia dia e noite e moro em condomínio, mas a minha preocupação é com ela, quero castrar mas não sei o que faço, me ajudem
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elisangela! Você pode evitar o cio se levar a sua gatinha no veterinário para castrar.
Elisangela
Eu levei, fez hemograma e a veterinária disse que ela não pode ser castrada, esta tomando remédios
A sua avaliação:
Joyce
Meu gato foi castrado tem 2 dias e meio ,mais ele não quieta um segundo , pulando correndo só quer saber de brincar, E o saquinho está bem vermelho... É normal??
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Victor
Castrei meu gato hoje, e notei que há um sangramento, é normal?
A sua avaliação:
Viviane
Meu gatinho fará a cirurgia de castração , porém eu trabalho e não tenho como me ausentar ele poderá ficar sozinho há algum risco ?
elieide magda fernandes
viviane,ele nao podera ficar sozinho,deixei meu gato sozinho ele abriu oa pontos,estamos desesperado,cuide bem dele pra nao sofrer depois...
Shaieny
Ola, no dia 06 desse mês levei a minha gata para o veterinário, pois ela estava com dificuldade para ter os filhotes. No final, ela teve um aborto pois os filhotes não se formaram. O veterinário fez a cirurgia retirando o útero e ovário dela. Sendo depois da cirurgia os pontos vem se abrindo, levamos ela pela terceira vez no dia 23 desse mês ao veterinário, ele fez uma nova soltura, tirou o pus e costurou novamente. Sendo que os pontos mais uma vez se abriram de novo pela quarta vez. Esta vermelho como sangre e não tem pus e continua com alguns pontos. Fizemos todos os procedimentos, lavamos com soro e colocamos rifocina e ela ainda esta tomando antibiótico injetável, como ele disse. Usa a roupa cirúrgica e ficar presa na casinha dela pra não fazer estripulias. Mas até agora não estamos vendo melhoras. Se puder da uma orientação agradecemos!
Rosangela
Castrei meu gato a uns 10 dias, no início tudo certo continuo com o mesmo comportamento normal dele, mas agora não está comendo muito, mrsmo tendo comprado uma ração pra gato castrado, ele está muito quieto e apático, oque devo fazer???
Luísa Savala
Oi Rosangela! O mais indicado é voltar ao veterinário para que ele possa fazer um diagnóstico.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre os cuidados com um gato castrado, que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-para-uma-gata-castrada-20668.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Matilde Oliveira
boa noite, a minha gatinha foi castrada há 3 dias. Durante os primeiros dois dias utilizou o "cone" mas ela ao tentar tirar ficada com ele entalado na boca o que lhe provocou uma ferida na gengiva, então optamos por tirar o "cone" com medo que voltasse a acontecer e não estivéssemos presentes para ajudar. fiz um body para ela com uma collan (meia de senhora), mas ela também não se adaptou, tremia, não comia e começamos a notar que aferida dela andava mais vermelha. hoje optamos por retirar o body, ela voltou a ser uma gatinha normal, a brincar etc.. a minha questão é, fizemos bem em retirar tudo? apesar de ela estar a tomar os antibióticos não haverá nenhum risco?
Celia regina almeida soares
Oii bom dia .vc não fez a pergunta pra mim .mas vou comentar aqui ..Eu tenho 7 gatos machos todos castrados e 3 fêmeas castradas e 5 fêmeas que ainda não foram castradas ..Só as 3 filhotes e as 2 fêmeas casteadas não demarcam território .os outros todos fazem isso. Na geladeira. Cortinas .fogão .em cima da pia. Na cama todo lugar que vc imaginar.gostaria de saber se vc resolveu o problema .espero que sim e se resolveu por favor me diz como ..Obrigada
Marilia
Uma coisa que ajudou aqui em casa (7 gatos), foi comprar feromônio, são como uns postezinhos que vc espalha pela casa. Os gatos sentem esse cheiro em vez do cheiro dos outros e isso faz com que eles não fiquem doidos tentando marcar território por cima do outro. Mas é um pouco caro.
A sua avaliação:
Elisangela
Boa tarde minha gatinha foi castrada ontem mas até agora ela não fez xixi estou preocuda pois não sei se é assim mesmo é quantos ela volta a urinar muito obrigada
Luísa Savala
Oi Elisangela! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário urgente.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ALINE ALUX DA CRUZ PAIAO
Boa tarde.,
estou desesperada, pois tenho 5 gatos castrados, 1 deles é macho, e 4 deles mesmos com as caxinhas de areia e um amplo quintal com terra eles teimam em marcar território e fazer xixi dentro de casa, já não aguentamos mais, já tentamos ensinar de tudo quanto é jeito, maram território até no piano, na TV, no sofá, nas acadeiras, geladeiras, móveis. Minha casa está um caos. O que podemos fazer? Socorro!!!
ah o gato que rondava a casa parece que deu uma sumida.
Mel
Limpa a casa com vinagre, água e um pouco de bicarbonato. Passa água com vinagre também nos móveis que eles costumam marcar território. Com o meu deu certo. Espero que ajude! Abraço.
Aline Alux
Obrigada Mel pela dica, vou tentar!
IOLANDA MARIANO
o gato tá revoltado com o colar, não tem outro jeito de proteger o corte? e não usar o colar?
Mel
O meu também não usou desde o primeiro dia, tentei colocar fralda também não consegui... O que eu fiz foi revezar a noite acordada com meu namorado pra não deixar ele lamber os pontos... e de dia ficamos sempre de olho também

Cuidados de um gato após a castração
1 de 6
Cuidados de um gato após a castração

Voltar ao topo da página