Educação básica

Dicas para adestrar um Golden Retriever

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 3 novembro 2016
Dicas para adestrar um Golden Retriever
Golden Retriever

Ficha do animal: Golden Retriever

Ter um cachorro sem adestrar é não aproveitar as capacidades inatas de aprendizagem do pet, para além disso é um assunto que costumamos questionar quando um animal chega a nossa casa. No caso do Golden Retriever acontece a mesma coisa e, embora seja uma raça de cachorro com um caráter invejável, também precisa de um bom adestramento para não só poder tirar o melhor partido dele, como também para o seu dono poder viver em harmonia e sem complicações adicionais.

Um Golden Retriever é um cachorro muito inteligente, e se o adestramento for o apropriado, o normal neles é que se comportem praticamente como mais uma pessoa da família. Neste sentido, se tem um Golden Retriever mas não é especialista nesta raça, siga as dicas para adestrar um Golden Retriever que lhe oferecemos no PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Dicas para adestrar um Pitbull

Índice

  1. Adestrar um filhote de Golden Retriever
  2. Ensinar hábitos higiênicos
  3. Técnica de adestramento para chamar a sua atenção
  4. Recomendações básicas de adestramento do Golden Retriever
  5. A importância da constância ao adestrar o Golden Retriever

Adestrar um filhote de Golden Retriever

Os especialistas em adestramento dizem que a maior taxa de sucesso no adestramento canino ocorre quando se começa a educar desde filhotes, algo que tem bastante lógica porque costuma acontecer o mesmo conosco, os humanos. Mas também dá muito bons resultados começar a adestrar um cachorro com uma idade entre os 6 meses e os 6 anos, pois a capacidade de aprendizagem do animal será menor à medida que envelhece.

É na paciência que falham a maior parte dos adestradores amadores, que muitas vezes não insistem ao não ver, em períodos curtos de tempo, bons resultados na hora de mudar o comportamento do seu pet. Por isso, o melhor é começar o quanto antes. Se por exemplo adestrarmos um filhote de Golden Retriever em uma idade compreendida entre as 8 e 20 semanas de vida, este terá a sua máxima capacidade de aprendizagem e ele mesmo, uma vez que aprenda algo novo, procurará mais coisas para aprender. A estas idades o corpo do cachorro ainda não começou a produzir hormônios e isso resulta numa maior taxa de sucesso no adestramento do cachorro. A falta de hormônios fará com que o seu filhote se centre mais no que você diz, e se estiver corretamente socializado, não em outros cachorros, pessoas e outras distrações relacionadas.

O normal é que os filhotes de Golden Retriever nos sigam de um lado para o outro e nos tomem como total referência. O filhote reagirá da mesma forma que nós fazemos com outras pessoas e outros animais, de modo que se saudarmos alguém de forma energética, o pet fará o mesmo e se, por exemplo, estivermos nervosos ao nos encontrarmos com um amigo, o cachorro responderá da mesma forma.

Quando o cachorro começar a produzir hormônios, é quando começam a nascer os seus maiores intestinos para investigar, e é aí que vamos notar se houve um adestramento antes ou não.

Dicas para adestrar um Golden Retriever - Adestrar um filhote de Golden Retriever

Ensinar hábitos higiênicos

Devemos escolher o lugar onde o nosso pet vai realizar as suas necessidades e o adestramento para as fazer fora de casa. Inclua zonas como a erva, a terra ou o cimento, enquanto que em casa será melhor optar por papel de jornal. O melhor e mais eficaz para ensinar o Golden Retriever é que faça sempre as suas necessidades no mesmo sítio, porque mudá-lo pode ser mais difícil de interiorizar para ele.

Especialmente os filhotes, precisam de fazer as suas necessidades com bastante frequência e, sobretudo quando são muito jovens devíamos levá-los à rua para as fazer a cada hora e meia. À medida que o filhote vai crescendo, podemos fazê-lo com uma frequência menor.

Ensinar o seu filhote a ir ao banheiro não é muito complicado, mas para que se lembre não se esqueça de usar o reforço positivo com felicitações e guloseimas, sempre que o fizer para para se certificar que compreende que essa atitude o agrada.

Para a chegada do filhote de Golden Retriever a casa, o ideal seria proporcionar-lhe uma área exclusiva e bem definida pele ele, uma vez que deixar-lhe toda a casa pode ser demasiado espaço no início. Uma boa técnica é acondicionar-lhe um lugar que não seja demasiado grande para que o cachorro possa fazer as suas necessidades, e acomodar no sítio oposto a sua cama para que possa dormir tranquilamente. Deste modo, aprenderá rapidamente que tem de fazer as suas necessidades fora de casa ou no papel de jornal quando não tiver outra solução.

Dicas para adestrar um Golden Retriever - Ensinar hábitos higiênicos

Técnica de adestramento para chamar a sua atenção

Para começar o adestramento do Golden Retriever e ensinar-lhe algo, a primeira coisa que tem de fazer é conseguir que o cachorro lhe preste atenção. Procure uma determinada palavra quando lhe quiser ensinar algo e quando o animal lhe prestar atenção, caminhe até ele e dê-lhe um prêmio ao mesmo tempo que diz "muito bem".

Espere um ou dois minutos e repita o mesmo, mas desta vez tendo uma recompensa na mão e ficando a 30 cm do cachorro. Basta mostrar-lhe o prêmio enquanto diz a mesma palavra para chamar a sua atenção, como por exemplo "aprender". O cachorro irá se aproximar de si, você deverá fazer o mesmo e dar-lhe o prêmio.

À terceira vez faça o mesmo, mas fique a uma distância maior do cachorro, para que seja ele a se aproximar de si. Ao dar-lhe o prêmio, não se esqueça de felicitar o seu pet.

Desta forma, conseguimos dar os primeiros passos de adestramento, uma vez que conseguimos que o cachorro entenda que se prestar atenção ao seu dono, vai obter uma recompensa. Além disso, é importante que na aprendizagem para chamar a atenção do Golden Retriever se utilize sempre a mesma palavra. "Atenção", "atento" ou "escola" podem ser boas palavras, embora possa escolher qualquer outra. O importante é que repita sempre a mesma palavra e, que esta não se confunda com uma das ordens que lhe ensinar depois.

Dicas para adestrar um Golden Retriever - Técnica de adestramento para chamar a sua atenção

Recomendações básicas de adestramento do Golden Retriever

O melhor é adestrar o Golden Retriever diariamente em sessões curtas, entre 3 e 5 sessões por dia, que durem poucos minutos. Não convém que as sessões se prolonguem muito, uma vez que queremos a maior concentração do nosso pet, pois caso não seja assim pode se aborrecer e não ser tão eficiente.

Quando se encontrar em baixo, cansado ou em situações de muito estresse, não pratique o adestramento com o seu cachorro, lembre-se que os animais captam a nossa energia. O adestramento deve-se desfrutar e deve-se elogiar o nosso pet com energia e sinceridade cada vez que fizer bem. Terminar com um exercício que sabemos que vai ser positivo também é recomendável.

Também é importante saber que não devemos chamar o Golden Retriever para a vir até nós com o objetivo de o repreender, visto que os cachorros apenas entendem o presente, e desta forma apenas conseguiremos que associe o castigo com o ato de vir até nós. Sem dúvida que, as consequências disso serão negativas, visto que o cachorro começará a ter medo de nós.

Realizar um curso de adestramento canino pode ser uma boa ideia se você gostar deste mundo. Ambas as partes, dono e animal serão beneficiadas.

Um Golden Retriever é um cachorro com altas capacidades de aprendizagem e com uma inteligência e caráter excecionais, mas isso não faz com que não precise de um bom adestramento, visto que se podem dar casos em que adquirem maus hábitos.

Dicas para adestrar um Golden Retriever - Recomendações básicas de adestramento do Golden Retriever

A importância da constância ao adestrar o Golden Retriever

Quando o Golden Retriever tiver aprendido a fazer as suas necessidades onde tivermos definido, estiver corretamente socializado e tivermos conseguido que interiorize a palavra escolhida para captar a sua atenção, podemos continuar com a sua educação e passar às ordens básicas. Entre todas elas, destacam-se as ordens "quieto", "senta", "vem aqui" e "ao meu lado" para fazer com que tanto a convivência como os passeios com o Golden Retriever se convertam em algo agradável e muito positivo para todos. Par saber como ensinar ao seu cachorro cada uma das ordens básicas, não perva o nosso artigo em que lhe oferecemos truques e conselhos.

Sem dúvida que, tal como referimos no ponto anterior, a chave para conseguir adestrar o Golden Retriever, e qualquer outro cachorro, é a constância e a paciência. Se não formos constantes e não trabalharmos diariamente com o cachorro, prestarmos atenção ao que precisa e não brincarmos com ele, não conseguiremos obter os resultados esperados. Além disso, nem todos os cachorros aprendem com a mesma rapidez nem interiorizam todas as ordens da mesma forma. Por isso, devemos ter em conta que pode acontecer assimilar onde fazer as suas necessidades sem esforço, e que demore vários dias a entender que deve deitar-se com a ordem.

Dedique tempo ao seu Golden Retriever, ofereça-lhe todos os cuidados que precisa e conseguirá ter um companheiro disposto a dar-lhe todo o seu carinho e lealdade para sempre.

Dicas para adestrar um Golden Retriever - A importância da constância ao adestrar o Golden Retriever

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para adestrar um Golden Retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Laura Alves de Moura
Gosto de cachorro
Não sou a Laura Alves de Moura
OK, eu acho...
Não entendi como esse comentário tem à ver com o texto em questão, mas tá valendo.
A sua avaliação:
WANIA DELLA ROVERE
O que faço com meu cachorro goud que esta com mania de fazer buraco no quintal
Hinara
Tenho um golden retriver de 4meses, ele morde demais minhas filhas pequenas, o que faço para que isso não aconteça mais?
Luísa Savala
Oi Hinara! Você pode ver mais informações e também algumas dicas no nosso artigo sobre "meu cachorro quer morder o meu filho, o que fazer?", confira: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-quer-morder-o-meu-filho-o-que-fazer-21296.html
Se esse comportamento permanecer, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alaine
Tenho uma femea da raça golden retrirver de 17 meses e o pelo dela é bem mais curto em comparação a outras femeas dessa raça e mesma idade. Isso é normal? Até que idade o pelo dessa raça costuma crescer? Posso falzer algo para o pelo dela crescer mais?
KASSIA LEOPOLDO
COMO ADQUIRI R CURSO ON LINE
1 de 6
Dicas para adestrar um Golden Retriever