Problemas de comportamento

Tirar o medo a um cachorro maltratado

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 março 2018
Tirar o medo a um cachorro maltratado
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Infelizmente existem demasiados casos de maus tratos animais que deixam grandes sequelas neles. Os cães maltratados costumam ser abandonados ou tirados do seu inferno com uma denúncia e precisam, com mais urgência que outros, de encontrar uma nova família que lhes proporcione amor e o carinho que precisam para se recuperar e serem felizes.

Quando adotamos um animal maltratado devemos nos centrar primeiro em recuperar a sua autoestima e eliminar os seus medos e, uma vez que o tenhamos conseguido, começar com o adestramento e as ordens.

É normal as pessoas não saberem tirar o medo a um cachorro maltratado, perderem a paciência e o tornarem a abandonar e, isto afeta ainda mais a autoestima e o ânimo do animal. Perante isto, é necessário saber que ao acolher um cachorro maltratado é necessária muita paciência e dedicação para o ajudar, mas a recompensa quando se consegue é extraordinária, assim como o vínculo que se cria entre o animal e o dono. Se decidiu adotar um animal que passou por experiências traumáticas, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos dar alguns conselhos sobre como tirar o medo a um cachorro maltratado.

Também lhe pode interessar: Como tirar o medo de um cachorro?

Índice

  1. Sintomas de um cachorro maltratado
  2. Educar um cachorro maltratado
  3. O que fazer se não conseguir tirar-lhe o medo

Sintomas de um cachorro maltratado

É importante antes de mais, saber reconhecer os sintomas para saber depois tirar o medo a um cachorro maltratado e poder educá-lo. Os sintomas mais caraterísticos são os seguintes:

  • É excessivamente desconfiado com as pessoas, quando alguém se aproxima muito foge para se esconder ou mostra os dentes como sinal de alerta.
  • Costuma ter a cauda sempre entre as patas.
  • Pode ter problemas de socialização com outros cachorros.
  • É muito apático, não quer brincar nem fazer nenhum exercício físico.
  • Quase nunca se levanta da sua cama.
  • Assusta-se muito quando vê certos objetos correntes, como uma esfregona, um jornal ou uma garrafa. Isto pode ser porque pode ter sido magoado alguma vez com este tipo de objetos.
  • Costuma se esconder.
  • Sofre de uma grande ansiedade cada vez que fica sozinho.
Tirar o medo a um cachorro maltratado - Sintomas de um cachorro maltratado

Educar um cachorro maltratado

Se seguir estes conselhos, pouco a pouco o cachorro irá recuperando a confiança e livrando-se dos seus medos até conseguir ser um animal feliz:

  • Antes do animal chegar a casa, deve acondicionar um espaço próprio para se sentir mais seguro em algum lugar concreto. Deve ser um sítio tranquilo, longe das zonas mais movimentadas da casa.
  • Utilize sempre um tom de voz suave e que lhe transmita confiança. Nunca lhe bata ou faça movimentos bruscos, isso irá assustá-lo.
  • Sob qualquer circunstância grite com ele, assim só reforçará os seus medos e será como dar um passo para trás.
  • Sorria cada vez que se dirigir a ele e transmita-lhe carinho e tranquilidade, os cachorros entendem a linguagem não verbal e isto fará com que pouco a pouco ganhem confiança.
  • Dirija-se a ele com movimentos suaves e lentes para não o assustar.
  • Não o obrigue a fazer nada que não queira, se o vir muito assustado em algum momento deixe-o ficar no seu espaço próprio para se acalmar.
  • Premie os bons comportamentos com biscoitos e carícias. É um cachorro com pouca autoestima e repreendê-la apenas vai fazer com que nunca recupere, por isso é importante praticar o reforço positivo.
  • passeios longos para relaxar e liberar endorfinas, que são os hormônios responsáveis pela felicidade. É preferível fazê-lo com uma coleira comprida para se sentir livre. Se o soltar deve fazê-lo em um sítio fechado, pois ao serem tão medrosos é possível que tentem fugir se algo os assustar.
  • É importante que tenha uma rotina diária muito definida. Passeie-o e dê-lhe de comer sempre à mesma hora.
Tirar o medo a um cachorro maltratado - Educar um cachorro maltratado

O que fazer se não conseguir tirar-lhe o medo

Antes de mais não perca a esperança e não o abandone, lembre-se que é um cachorro que passou por más experiências e abandoná-lo apenas fará com que piore. Precisa de compreensão, paciência e muito carinho. Se sente que a situação é grande demais para si e não se sente capaz de o adestrar, deve consultar um especialista canina que saiba tirar os medos a um cão maltratado. O etólogo é, sem dúvida, o melhor profissional para isso.

Pode ser um longo caminho, mas com perseverança e apoio conseguirá recuperar a confiança do cachorro, que lhe agradecerá toda a vida. O vínculo que criará com ele será inquebrável e terá a satisfação de ter conseguido que o seu amigo seja feliz.

Se você presenciou qualquer tipo de maus tratos a um animal, seja de que espécie for, você pode e deve denunciar. Leia o nosso artigo sobre como denunciar maus tratos a animais.

Tirar o medo a um cachorro maltratado - O que fazer se não conseguir tirar-lhe o medo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tirar o medo a um cachorro maltratado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Manuela de Jesus
Eu encontrei o meu cachorro na rua,muito magro,com medo,fome e muita cede e até pulgas. Eu o trouxe para casa mas não sei a raça nem a idade,gostaria muito de saber a idade e a raça para saber qual a alimentação que ele devo adotar e se já posso dar lhe banho,vou levar lhe ao veterinário, só que fica distante e eu só estou a alimentar ele com leite. É um cão peludo e que agora no dia 20 já está mais vivo,mais alegre e até já abana a calda porque eu fui muito carinhosa e tomei muito cuidado caso ele tenha sido maltratado para não piorar. Achei ele no dia 18
1 de 4
Tirar o medo a um cachorro maltratado