Tirar o medo a um cachorro maltratado

Tirar o medo a um cachorro maltratado

Infelizmente existem demasiados casos de maus tratos animais que deixam grandes sequelas neles. Os cães maltratados costumam ser abandonados ou tirados do seu inferno com uma denúncia e precisam, com mais urgência que outros, de encontrar uma nova família que lhes proporcione amor e o carinho que precisam para se recuperar e serem felizes.

Quando adotamos um animal maltratado devemos nos centrar primeiro em recuperar a sua autoestima e eliminar os seus medos e, uma vez que o tenhamos conseguido, começar com o adestramento e as ordens.

É normal as pessoas não saberem tirar o medo a um cachorro maltratado, perderem a paciência e o tornarem a abandonar e, isto afeta ainda mais a autoestima e o ânimo do animal. Perante isto, é necessário saber que ao acolher um cachorro maltratado é necessária muita paciência e dedicação para o ajudar, mas a recompensa quando se consegue é extraordinária, assim como o vínculo que se cria entre o animal e o dono. Se decidiu adotar um animal que passou por experiências traumáticas, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos dar alguns conselhos sobre como tirar o medo a um cachorro maltratado.

Sintomas de um cachorro maltratado

É importante antes de mais, saber reconhecer os sintomas para saber depois tirar o medo a um cachorro maltratado e poder educá-lo. Os sintomas mais caraterísticos são os seguintes:

  • É excessivamente desconfiado com as pessoas, quando alguém se aproxima muito foge para se esconder ou mostra os dentes como sinal de alerta.
  • Costuma ter a cauda sempre entre as patas.
  • Pode ter problemas de socialização com outros cachorros.
  • É muito apático, não quer brincar nem fazer nenhum exercício físico.
  • Quase nunca se levanta da sua cama.
  • Assusta-se muito quando vê certos objetos correntes, como uma esfregona, um jornal ou uma garrafa. Isto pode ser porque pode ter sido magoado alguma vez com este tipo de objetos.
  • Costuma se esconder.
  • Sofre de uma grande ansiedade cada vez que fica sozinho.

Educar um cachorro maltratado

Se seguir estes conselhos, pouco a pouco o cachorro irá recuperando a confiança e livrando-se dos seus medos até conseguir ser um animal feliz:

  • Antes do animal chegar a casa, deve acondicionar um espaço próprio para se sentir mais seguro em algum lugar concreto. Deve ser um sítio tranquilo, longe das zonas mais movimentadas da casa.
  • Utilize sempre um tom de voz suave e que lhe transmita confiança. Nunca lhe bata ou faça movimentos bruscos, isso irá assustá-lo.
  • Sob qualquer circunstância grite com ele, assim só reforçará os seus medos e será como dar um passo para trás.
  • Sorria cada vez que se dirigir a ele e transmita-lhe carinho e tranquilidade, os cachorros entendem a linguagem não verbal e isto fará com que pouco a pouco ganhem confiança.
  • Dirija-se a ele com movimentos suaves e lentes para não o assustar.
  • Não o obrigue a fazer nada que não queira, se o vir muito assustado em algum momento deixe-o ficar no seu espaço próprio para se acalmar.
  • Premie os bons comportamentos com biscoitos e carícias. É um cachorro com pouca autoestima e repreendê-la apenas vai fazer com que nunca recupere, por isso é importante praticar o reforço positivo.
  • Dê passeios longos para relaxar e liberar endorfinas, que são os hormônios responsáveis pela felicidade. É preferível fazê-lo com uma coleira comprida para se sentir livre. Se o soltar deve fazê-lo em um sítio fechado, pois ao serem tão medrosos é possível que tentem fugir se algo os assustar.
  • É importante que tenha uma rotina diária muito definida. Passeie-o e dê-lhe de comer sempre à mesma hora.

O que fazer se não conseguir tirar-lhe o medo

Antes de mais não perca a esperança e não o abandone, lembre-se que é um cachorro que passou por más experiências e abandoná-lo apenas fará com que piore. Precisa de compreensão, paciência e muito carinho. Se sente que a situação é grande demais para si e não se sente capaz de o adestrar, deve consultar um especialista canina que saiba tirar os medos a um cão maltratado. O etólogo é, sem dúvida, o melhor profissional para isso.

Pode ser um longo caminho, mas com perseverança e apoio conseguirá recuperar a confiança do cachorro, que lhe agradecerá toda a vida. O vínculo que criará com ele será inquebrável e terá a satisfação de ter conseguido que o seu amigo seja feliz.

Se você presenciou qualquer tipo de maus tratos a um animal, seja de que espécie for, você pode e deve denunciar. Leia o nosso artigo sobre como denunciar maus tratos a animais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tirar o medo a um cachorro maltratado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.