Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada
Ver fichas de Cachorros
Quando o cachorro está com a barriga inchada, logo pensa-se que o animal pode estar com vermes, o que nem sempre pode ser o verdadeiro motivo. O cachorro pode estar com uma ascite, o que quer dizer que o cachorro está com a barriga inchada devido à presença de líquido livre na abdômen, popularmente conhecida como barriga d'água, e pode ter diversas causas.
O PeritoAnimal preparou algumas dicas sobre remédios caseiros para cachorro com a barriga inchada, porém a ascite é um sintoma e não uma doença em si, portanto, é necessário levar seu cachorro ao médico veterinário para descobrir o que está causando isso.
Além disso, podem haver outros motivos que levem o cão a apresentar uma barriga inchada, como gases e até uma dilatação estomacal, portanto deve-se ficar atento aos outros sintomas que o cachorro esteja apresentando.
Cachorro com a barriga inchada: o que fazer
Na região da barriga do cão é onde podemos localizar o estômago e a porção superior do intestino. Podemos ter um cachorro com a barriga inchada devido a algum desses motivos:
- Problema digestivo;
- Torção gástrica, ou uma torção estomacal;
- Tumor.
Para tanto, o tutor deve ficar atento para outros sintomas, já que se o caso da barriga inchada for um tumor, ele raramente cresce rapidamente da noite para o dia. Um tumor pode levar meses ou até anos para atingir grandes proporções, então, caso a barriga do cão comece a inchar muito rapidamente, em questão de horas, pode ser que seu cão esteja com uma torção gástrica, que é quando o estômago dilata e gira sobre seu próprio eixo, torcendo-se e estrangulando veias e órgãos próximos.
O alimento no interior do estômago fica preso levando também ao acúmulo de gás, o que faz com que a barriga do cão torne-se inchada em poucas horas, e como há o estrangulamento de vasos sanguíneos, pode ocorrer necrose de órgãos e tecidos. O animal pode morrer em questão de horas e o tratamento é apenas por meio de cirurgia, já que o órgão deverá ser colocado em sua posição correta e suturado para que ele não volte a torcer, já que uma vez que acontece, maiores são as chances de que ocorra novamente no futuro.
Outros sintomas da torção gástrica, além do inchaço na barriga, são hipersalivação, reflexo do vômito porém sem conteúdo a ser expelido e flatulência. Os animais apresentam dor e desconforto, portanto, se você desconfia que seu cachorro está apresentando uma torção gástrica, leve-o imediatamente ao veterinário, pois é caráter de emergência.
Para saber mais sobre a Torção gástrica em cães - sintomas e tratamento, veja este outro artigo do PeritoAnimal.
Cachorro com barriga d'água
Em caso de ascite, que é quando temos um cachorro com a barriga inchada devido ao líquido livre na cavidade abdominal, o tutor deve primeiramente levar seu cachorro ao médico veterinário, já que a ascite, popularmente conhecida como barriga d'água em cachorro, pode ter várias causas, e nem sempre é de fácil tratamento por meio de remédios caseiros.
Dentre as principais causas da dor de barriga em cachorro que apresenta barriga d'água, temos:
- Verminoses;
- Hipoproteinemia, que é a deficiência de proteína no sangue;
- Tumor;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência hepática;
- Ruptura da bexiga ou outros órgãos urinários, o que leva ao extravasamento de urina para a cavidade abdominal. É extremamente grave, pois o animal pode se intoxicar com a própria urina em poucas horas, e o tratamento é apenas por meio de cirurgia.
Algumas doenças infecciosas, causadas por vírus e bactérias, também têm a ascite ou barriga d'água como um dos sintomas.
Barriga d'água em cachorro: tratamento
O tratamento da barriga d'água em cachorro depende da doença que está causando o extravasamento de líquido para a cavidade abdominal, portanto, não é possível tratar apenas com remédios caseiros, já que é necessário que um médico veterinário avalie o animal, e por meio de exames obtenha o diagnóstico para o tratamento correto.
Cachorro com a barriga inchada e mole
Barriga inchada e mole é o aspecto que o cachorro apresenta quando está com ascite ou barriga d'água, como é popularmente conhecida. A barriga do cachorro fica realmente com o aspecto de um balão cheio de líquido e mole ao toque.
Ascite em cães: como tratar
Além de uma boa palpação durante o exame clínico por um médico veterinário, outros exames complementares como ultrassom e Raio-x podem ser necessários, a fim de verificar se há ruptura de órgãos urinários ou tumores. E, nestes casos, o tratamento é apenas por meio de cirurgia, de acordo com o quadro clínico que o animal apresentar.
Cachorros com a barriga muito inchada ainda podem apresentar dificuldade respiratória devido a compressão dos órgãos adjacentes, cansaço, letargia, falta de apetite e, ainda dificuldade para andar. Caso o veterinário desconfie de uma doença infecciosa, o líquido do abdômen é drenado por meio de uma técnica chamada de paracentese, e enviado para análise diagnóstica.
Cachorro com a barriga inchada e dura
Outro motivo para notar o cachorro com a barriga inchada e dura é a prisão de ventre, e não é afecção das mais graves, porém é bastante incômodo para o cão, e inclusive pode machucar a mucosa da região do ânus, já que o cachorro defeca fezes mais endurecidas, o que lesiona a pele fazendo com que a região sangre.
O cachorro pode ficar com o aspecto da barriga inchada devido ao acúmulo de gases e bolo fecal, e os motivos podem ser uma dieta pobre em fibras e pouca ingestão de água. Outros motivos podem levar a prisão de ventre como ingestão de corpos estranhos (pedra, grama, papel, tecidos, etc), sedentarismo, e até mesmo problemas renais ou o aumento da próstata em machos.
Algumas medidas caseiras podem auxiliar o tratamento como incentivar o cachorro a beber mais água por meio do uso de uma fonte ou alterações na alimentação do cachorro, como trocar a ração, ou trocar a alimentação seca do animal por uma alimentação úmida, todavia, antes de mais nada, converse com seu veterinário a respeito.
Remédio caseiro para cachorro defecar
Em casos menos graves, você pode usar um remédio caseiro para cachorro defecar como os seguintes:
- Adicionar abóbora em forma de purê entre as refeições do seu cachorro, pois a abóbora é uma boa fonte de água e fibras, trigo e aveia também são boas fontes de fibra, e podem ser adicionadas à refeição do cachorro, porém converse com seu veterinário a respeito da quantidade, para não administrar fibras em excesso.
- O uso de suplementos vitamínicos, que podem ser encontrados em Pet Shops. Estes suplementos contém aditivos e enzimas que auxiliam o cachorro na digestão, converse com seu veterinário para saber qual deles é o mais ideal para a condição do seu animal.
- Leite de Magnésia é considerado um laxante natural, e pode ser administrado com cuidado e em doses muito baixas. O Leite de magnésia pode ajudar o cachorro a soltar fezes presas, porém jamais dê leite de magnésia ao cachorro se ele não estiver bebendo água ou se ele estiver com diarreia.
- Misture 1/4 de colher de chá de gengibre em 1/2 xícara de chá de caldo de frango ou de carne.
- Adicione azeite de oliva nas refeições somente quando o cachorro apresentar prisão de ventre, esta medida não deve ser utilizada frequentemente, pois o azeite de oliva pode causar diarreia.
- Exercícios diários auxiliam a movimentação do trato gastrointestinal, e a movimentação das fezes pelo cólon e intestinos melhorando a constipação.
Se, mesmo após tentar algumas dessas medidas e não obtiver resultados, o caso do seu cachorro pode ser mais grave, então leve-o a um médico veterinário para uma avaliação completa. Saiba mais sobre o sintoma no artigo cachorro com barriga inchada e dura.
Cachorro com prisão de ventre
Cães também podem apresentar a barriga inchada por excesso de gases ou prisão de ventre. Nestes casos, o problema está na falta de fibras na dieta do cachorro ou por pouca ingestão de água. A prisão de ventre ainda pode estar relacionada à ingestão de grande quantidade de pelos em cães de pelagem longa e ao sedentarismo.
Sinais de que seu cachorro está com prisão de ventre são:
- O cachorro se esforça demais para defecar;
- Fezes duras e ressecadas.
Converse com seu veterinário a respeito de uma alteração na dieta do seu cão, como por exemplo, trocar por uma ração que contenha mais fibras, ou se for possível, trocar a ração seca por uma alimentação úmida, o que fará com que seu cachorro beba mais água naturalmente.
Caso o veterinário indique o tratamento com laxantes, provavelmente será de uso leve, já que laxante em grande quantidade pode provocar diarreia e um quadro de desidratação, devendo ser usado com cuidado. Abóbora, trigo e aveia também são boas fontes de fibra.
E agora, vamos falar de coisa boa? No vídeo a seguir explicamos os motivos que nos levam a termos um cachorro de barriga pra cima:
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.
- COTA, J. M., et al. Babesia spp. no líquido peritoneal em cão com ascite-relato de caso. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2018, vol. 70, no 4, p. 1109-1114. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-09352018000401109&script=sci_arttext>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.
- SUPER INTERESSANTE. Megainfográfico: como é o corpo de um cachorro. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/megainfografico-como-e-o-corpo-de-um-cachorro/>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.