PARTILHAR

Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada

Aline Kitamura Prata
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. Atualizado: 13 junho 2023
Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando o cachorro está com a barriga inchada, logo pensa-se que o animal pode estar com vermes, o que nem sempre pode ser o verdadeiro motivo. O cachorro pode estar com uma ascite, o que quer dizer que o cachorro está com a barriga inchada devido à presença de líquido livre na abdômen, popularmente conhecida como barriga d'água, e pode ter diversas causas.

O PeritoAnimal preparou algumas dicas sobre remédios caseiros para cachorro com a barriga inchada, porém a ascite é um sintoma e não uma doença em si, portanto, é necessário levar seu cachorro ao médico veterinário para descobrir o que está causando isso.

Além disso, podem haver outros motivos que levem o cão a apresentar uma barriga inchada, como gases e até uma dilatação estomacal, portanto deve-se ficar atento aos outros sintomas que o cachorro esteja apresentando.

Cachorro com a barriga inchada: o que fazer

Na região da barriga do cão é onde podemos localizar o estômago e a porção superior do intestino. Podemos ter um cachorro com a barriga inchada devido a algum desses motivos:

  • Problema digestivo;
  • Torção gástrica, ou uma torção estomacal;
  • Tumor.

Para tanto, o tutor deve ficar atento para outros sintomas, já que se o caso da barriga inchada for um tumor, ele raramente cresce rapidamente da noite para o dia. Um tumor pode levar meses ou até anos para atingir grandes proporções, então, caso a barriga do cão comece a inchar muito rapidamente, em questão de horas, pode ser que seu cão esteja com uma torção gástrica, que é quando o estômago dilata e gira sobre seu próprio eixo, torcendo-se e estrangulando veias e órgãos próximos.

O alimento no interior do estômago fica preso levando também ao acúmulo de gás, o que faz com que a barriga do cão torne-se inchada em poucas horas, e como há o estrangulamento de vasos sanguíneos, pode ocorrer necrose de órgãos e tecidos. O animal pode morrer em questão de horas e o tratamento é apenas por meio de cirurgia, já que o órgão deverá ser colocado em sua posição correta e suturado para que ele não volte a torcer, já que uma vez que acontece, maiores são as chances de que ocorra novamente no futuro.

Outros sintomas da torção gástrica, além do inchaço na barriga, são hipersalivação, reflexo do vômito porém sem conteúdo a ser expelido e flatulência. Os animais apresentam dor e desconforto, portanto, se você desconfia que seu cachorro está apresentando uma torção gástrica, leve-o imediatamente ao veterinário, pois é caráter de emergência.

Para saber mais sobre a Torção gástrica em cães - sintomas e tratamento, veja este outro artigo do PeritoAnimal.

Cachorro com barriga d'água

Em caso de ascite, que é quando temos um cachorro com a barriga inchada devido ao líquido livre na cavidade abdominal, o tutor deve primeiramente levar seu cachorro ao médico veterinário, já que a ascite, popularmente conhecida como barriga d'água em cachorro, pode ter várias causas, e nem sempre é de fácil tratamento por meio de remédios caseiros.

Dentre as principais causas da dor de barriga em cachorro que apresenta barriga d'água, temos:

  • Verminoses;
  • Hipoproteinemia, que é a deficiência de proteína no sangue;
  • Tumor;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência hepática;
  • Ruptura da bexiga ou outros órgãos urinários, o que leva ao extravasamento de urina para a cavidade abdominal. É extremamente grave, pois o animal pode se intoxicar com a própria urina em poucas horas, e o tratamento é apenas por meio de cirurgia.

Algumas doenças infecciosas, causadas por vírus e bactérias, também têm a ascite ou barriga d'água como um dos sintomas.

Barriga d'água em cachorro: tratamento

O tratamento da barriga d'água em cachorro depende da doença que está causando o extravasamento de líquido para a cavidade abdominal, portanto, não é possível tratar apenas com remédios caseiros, já que é necessário que um médico veterinário avalie o animal, e por meio de exames obtenha o diagnóstico para o tratamento correto.

Cachorro com a barriga inchada e mole

Barriga inchada e mole é o aspecto que o cachorro apresenta quando está com ascite ou barriga d'água, como é popularmente conhecida. A barriga do cachorro fica realmente com o aspecto de um balão cheio de líquido e mole ao toque.

Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada - Cachorro com barriga d'água

Ascite em cães: como tratar

Além de uma boa palpação durante o exame clínico por um médico veterinário, outros exames complementares como ultrassom e Raio-x podem ser necessários, a fim de verificar se há ruptura de órgãos urinários ou tumores. E, nestes casos, o tratamento é apenas por meio de cirurgia, de acordo com o quadro clínico que o animal apresentar.

Cachorros com a barriga muito inchada ainda podem apresentar dificuldade respiratória devido a compressão dos órgãos adjacentes, cansaço, letargia, falta de apetite e, ainda dificuldade para andar. Caso o veterinário desconfie de uma doença infecciosa, o líquido do abdômen é drenado por meio de uma técnica chamada de paracentese, e enviado para análise diagnóstica.

Cachorro com a barriga inchada e dura

Outro motivo para notar o cachorro com a barriga inchada e dura é a prisão de ventre, e não é afecção das mais graves, porém é bastante incômodo para o cão, e inclusive pode machucar a mucosa da região do ânus, já que o cachorro defeca fezes mais endurecidas, o que lesiona a pele fazendo com que a região sangre.

O cachorro pode ficar com o aspecto da barriga inchada devido ao acúmulo de gases e bolo fecal, e os motivos podem ser uma dieta pobre em fibras e pouca ingestão de água. Outros motivos podem levar a prisão de ventre como ingestão de corpos estranhos (pedra, grama, papel, tecidos, etc), sedentarismo, e até mesmo problemas renais ou o aumento da próstata em machos.

Algumas medidas caseiras podem auxiliar o tratamento como incentivar o cachorro a beber mais água por meio do uso de uma fonte ou alterações na alimentação do cachorro, como trocar a ração, ou trocar a alimentação seca do animal por uma alimentação úmida, todavia, antes de mais nada, converse com seu veterinário a respeito.

Remédio caseiro para cachorro defecar

Em casos menos graves, você pode usar um remédio caseiro para cachorro defecar como os seguintes:

  • Adicionar abóbora em forma de purê entre as refeições do seu cachorro, pois a abóbora é uma boa fonte de água e fibras, trigo e aveia também são boas fontes de fibra, e podem ser adicionadas à refeição do cachorro, porém converse com seu veterinário a respeito da quantidade, para não administrar fibras em excesso.
  • O uso de suplementos vitamínicos, que podem ser encontrados em Pet Shops. Estes suplementos contém aditivos e enzimas que auxiliam o cachorro na digestão, converse com seu veterinário para saber qual deles é o mais ideal para a condição do seu animal.
  • Leite de Magnésia é considerado um laxante natural, e pode ser administrado com cuidado e em doses muito baixas. O Leite de magnésia pode ajudar o cachorro a soltar fezes presas, porém jamais dê leite de magnésia ao cachorro se ele não estiver bebendo água ou se ele estiver com diarreia.
  • Misture 1/4 de colher de chá de gengibre em 1/2 xícara de chá de caldo de frango ou de carne.
  • Adicione azeite de oliva nas refeições somente quando o cachorro apresentar prisão de ventre, esta medida não deve ser utilizada frequentemente, pois o azeite de oliva pode causar diarreia.
  • Exercícios diários auxiliam a movimentação do trato gastrointestinal, e a movimentação das fezes pelo cólon e intestinos melhorando a constipação.

Se, mesmo após tentar algumas dessas medidas e não obtiver resultados, o caso do seu cachorro pode ser mais grave, então leve-o a um médico veterinário para uma avaliação completa. Saiba mais sobre o sintoma no artigo cachorro com barriga inchada e dura.

Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada - Cachorro com a barriga inchada e dura

Cachorro com prisão de ventre

Cães também podem apresentar a barriga inchada por excesso de gases ou prisão de ventre. Nestes casos, o problema está na falta de fibras na dieta do cachorro ou por pouca ingestão de água. A prisão de ventre ainda pode estar relacionada à ingestão de grande quantidade de pelos em cães de pelagem longa e ao sedentarismo.

Sinais de que seu cachorro está com prisão de ventre são:

  • O cachorro se esforça demais para defecar;
  • Fezes duras e ressecadas.

Converse com seu veterinário a respeito de uma alteração na dieta do seu cão, como por exemplo, trocar por uma ração que contenha mais fibras, ou se for possível, trocar a ração seca por uma alimentação úmida, o que fará com que seu cachorro beba mais água naturalmente.

Caso o veterinário indique o tratamento com laxantes, provavelmente será de uso leve, já que laxante em grande quantidade pode provocar diarreia e um quadro de desidratação, devendo ser usado com cuidado. Abóbora, trigo e aveia também são boas fontes de fibra.

E agora, vamos falar de coisa boa? No vídeo a seguir explicamos os motivos que nos levam a termos um cachorro de barriga pra cima:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • COTA, J. M., et al. Babesia spp. no líquido peritoneal em cão com ascite-relato de caso. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2018, vol. 70, no 4, p. 1109-1114. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-09352018000401109&script=sci_arttext>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.
  • SUPER INTERESSANTE. Megainfográfico: como é o corpo de um cachorro. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/megainfografico-como-e-o-corpo-de-um-cachorro/>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
94 comentários
A sua avaliação:
Salvio
"Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada"....

"....não é possível tratar apenas com remédios caseiros, ..."

QUE ÓTIMO PARABÉNS
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Salvio. Tudo bem? Na própria medicina veterinária os remédios são classificados como opções para auxiliar um tratamento, e não para resolvê-los até mesmo por falta de comprovações científicas.
A equipe do PeritoAnimal te deseja um ótimo dia!
A sua avaliação:
Isaque costa
Olá Perito animal! Parabéns pelo conteúdo!
A sua avaliação:
Regiane
Meu cachorro está com a barriga inchada,já levei no veterinário foi feito exame de sangue, e ultrassom não deu nada.ele ta debilitado, não come mais,não faz cocô e nem xixi.estou vendo ele morrer a cada dia.o veterinário receitou spirulina e aminomix.mas ele nem comeu quase. Oq pode ser? Me ajude
A sua avaliação:
Joyce
Remédio caseiros pro cão com barriga grande desanimado dar muita água e corta a alimentação
A sua avaliação:
Fernanda
Boa noite Deus Abençoe gostaria de saber minha filha sofhia qe e uma cadela rotivalle qe foi doada p mim pois a dona qe era dela não tinha condições de cuida dela alimenta ela ja tem 8 anos
Comigo ela tem 4 e nunca foi uma filha qe ficou doente pois sempre dei amor carinho alimentação dela e com legumes e fubazao ela nunca fico doente só qe agora duas semanas qe reparei qe a barriga dela ta grande.entao fiz um leite com hortelã P ela de manha em jejum ela tomo tudo depois as seis dei um pouco de comida p ela então todos os dias eu lavo tudo o local qe e grande onde ela fica lavo as vasilhas e coloco agua limpa todo dia converso com ela do amor e agora apareceu este problema qe p mim e novo peço por favor ajuda pq nao qero perde minha filha pois eu a amo por favor nao to trabalhando atualmente entao apareceu bem na hora qe to desempregada não tenho condições em paga veterinário mesmo os legumes dela ganho doaçao p poder por na comida dela então por favoreça qe por favor sem puder me ajuda p algum veterinário me ajuda moro em itapevi SP p poder ajuda salva pq não qero perde la amo ela muito e ela me ama e confia em mim as 4 patinhas dela parece qe ta enchando hoje lavei por dentro da pata dela p poder tira as fezes qe ela pisa mas todos os dias e limpa tanto ela como o local onde ela fica me ajudem por favor ja agradeço se Deus continue abençoando a vida de vcs.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Fernanda. Entendemos a situação, mas apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Adriana Oliveira Santos
Minha shitzu tá com as partes íntima inchadas e não consegui urinar e nem fazer cocô.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Adriana. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Edlaine Dória
Minha cachorra está com a barriga bem grande e dura o que pode ser ela tem 7 anos e é de porte pequeno
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Edlaine. Tudo bem? Temos este post que explica as possíveis causas para um cachorro com barriga inchada e dura: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-barriga-inchada-e-dura-22663.html.
Esperamos que seja útil! 🐶
A sua avaliação:
jooana
meu cachorro tem 2 mês d vida dei ontem remédio d verme hoje ele tá sem apetite barriga inchada e dificuldade p respirar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Joana. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Janilce
Minha Milly está com a barriga inchada há dias..não faz cocô tbm. O q devo fazer..ela está muito pálida e amarelada..seu xixi está de cor amarelo.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
MARIA
MEU CACHORRO JA TEM UNS 15 DIAS QUE TA COM A BARRIGA CRESCENDO. E NÃO PARA DE COMER COME NORMAL COMO ANTES O QUE DEVO DAR PARA ELE?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jhonata Ferreira
Ola bom dia, o meu cachorro esta com barriga inchada faz 2 dias, mais ele ta comendo bem pouco, esta triste, está urinando Amarelo Gente oq eu tenho que fazer ?
A sua avaliação:
Isabelly
Oi hoje de manhã 9 horas minha cachorrinha de um mês comeu muita ração, como a barriguinha dela é pequena inchou, quando foi meio dia ela já estava com fome, só que eu não dei comida pra ela pq eu acho que ela está com o bichinho inchado 😭
A sua avaliação:
Ana Assunção
Minha cachorrinha está com a barriga muito inchada e está a horas deitada, se debateu algumas vezes e está grunindo. Estou muito preocupada, tem algo q eu possa fazer pra salvar??
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ingridh
Preciso de ajuda!!!
Alguém sabe me dizer o que é esse caroço da foto... Ele tem aspecto um pouco macio, as vezes não esta tão inchado. Ela não sente dor quando alguém mexe p analisar, mas estou preocupada.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode faze rum exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marcos
Isso está parecendo carossos na mama..as vezes proveniente de leite que empedra. Isso leva a câncer de mama..precisa ser operada com urgência .
A sua avaliação:
Danielly
Minha cachorra esta com a barriga inchada e manchas vermelhas na pele e esta muito magra.
Marco
Pode ser problema de fígado. Essa barriga inchada pode ser ascite ( barriga d água) precisa urgente ir ao veterinário.. ele corre alto risco
A sua avaliação:
Regina
Belinha é maltês com 10 anos de idade percebi q está com a barriga inchada e dura, também está ficando com a pele manchada escura... sua pele sempre foi rosado já
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Regina! Esse artigo explica as possíveis causas de cachorro com barriga inchada e dura: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-barriga-inchada-e-dura-22663.html

Rápidas melhoras!
Marco
Isso é problema no fígado..precisa urgentemente ir ao veterinário
A sua avaliação:
Ana Beatriz
A ascite pode aparecer em filhotes com menos de 2 semanas de vida?
A sua avaliação:
Diego
Meu cachorro esta a 3 meses com a famosa barriga d'água. Ja fiz todos os exames possível.
Nada ele tem. Estou na segunda veterinaria agora e por sua vez me disse a mesma coisa que a primeira que ele esta com falta de albumina e que isso da o extravasamento do liquido.
Porem estou a mais de 3 meses com ele assim dei varios remedios que me passaram.
Toda semana eu dreno ele tem semana que e duas veses. Ele e um Yorke e tem apenas 4 anos esta magro e perdendo massa muscular. O pior que aparentemente ele esta ótimo come.
Mais essa novela não acaba.
Alguem tem alguma solução, por que senao vou acabar perdendo ele por esta ficando fraco e nunca para de inchar essa rotina esta difícil nao so para ele mais para mim.
Lis
Você conseguiu? Minha york está do mesmo jeito. Já fui em 4 veterinários
Jaque
Minha York tbm está assim, ela tem 3 anos , está magra e com barriga d'agua
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Malu
Meu cachorro está assim faz quinze dias, ficou internado quatro, fez todos os exames e não deu nada! come normalmente e está tomando antibiótico, anti inflamatório, diurético, vitamina... não descobriram o q ele tem...
A sua avaliação:
Allef
Ele tá com barriga inchada,ele tem 8 meses alguém pode ajudar. Por favor
Luísa Savala
Oi Allef! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Manoel
Meu cachorro estar com barriga dgua nao sei o que fazer
Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada
1 de 3
Remédio caseiro para cachorro com a barriga inchada

Voltar ao topo da página ↑