Partilhar

10 coisas que podem matar o seu cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 novembro 2018
10 coisas que podem matar o seu cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros são animais curiosos por natureza e, é normal que por vezes acabem por se meter em algum problema devido à sua curiosidade. Eles utilizam a sua boca para investigar tudo o que está ao seu alcance.

Isto pode causar-lhes muitos problemas quando encontram algo prejudicial para a sua saúde, especialmente se não tivermos prevenido adequadamente.

Para o ajudar a prevenir acidentes com o seu cachorro, no PeritoAnimal vamos lhe apresentar uma lista de 10 coisas que podem matar o seu cachorro, é muito importante ter isto em conta pois podem ter consequências desastrosas para o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: 10 coisas comuns que podem matar o seu gato

1. Chocolate

Embora o chocolate seja uma guloseima para nós humanos, não é uma boa ideia dar chocolate ao seu cachorro. No PeritoAnimal já explicamos antes por que cachorro não pode comer chocolate, pois o chocolate contém uma substância tóxica para eles, chamada de teobromina.

A teobromina é um alcaloide que se obtém da planta de cacau e que estimula o sistema nervoso central, causa broncodilatação e tem diversos efeitos cardiovasculares. Os cachorros não são capazes de eliminar a teobromina com facilidade e, portanto, esta converte-se em um agente tóxico para eles. Estima-se que apenas com seis gramas por cada quilo de peso do cachorro podem ser letais.

O de maior preocupação é o chocolate preto, porque contém 10 vezes mais teobromina que o chocolate de leite. Os sinais de envenenamento canino por chocolate incluem: aumento da atividade geral, diarreia, vômitos, incontinência urinária, aumento do ritmo cardíaco, aumento da frequência respiratória, tremores e espasmos. Por isso, nada de chocolate para o seu cachorro.

Um bom substituo do chocolate é a alfarroba, um alimento que eles são capazes de sintetizar corretamente.

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 1. Chocolate

2. Paracetamol

Quem é que não tomou já um paracetamol alguma vez na vida? O paracetamol é um excelente analgésico que nos tira a dor de cabeça e outros males da vida moderna. No entanto, este medicamento é um veneno para os cães.

Faz parte dos medicamentos humanos proibidos para cachorros e, o envenenamento com paracetamol em cachorros ocorre porque o analgésico prejudica o fígado e os glóbulos vermelhos. Como resultado, um cachorro envenenado por paracetamol pode morrer por necrose hepática.

Estima-se que 150 miligramas de paracetamol por cada quilo do cachorro é a dose letal. Isto significa que dois comprimidos de paracetamol podem matar o seu cachorro. Por isso, nada de dar paracetamol ao seu cachorro, mesmo que lhe doa a cabeça!

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 2. Paracetamol

3. Álcalis

Os álcalis comuns nas casas são a água sanitária, o permanganato de potássio e o hidróxido de amônio. Estas substâncias encontram-se em líquidos para desentupir canos, em detergentes para o banheiro, amoníaco e detergentes para lavar a louça. Também estão presentes nas baterias alcalinas, incluindo as baterias de relógio (tipo botão).

Se um cachorro ingerir qualquer uma destas coisas, terá irritações e queimaduras nas mucosas do trato digestivo: boca, esófago, estômago, intestino e cólon. Estes danos costumam ser fatais.

Os sintomas do envenenamento por álcalis são: irritação da mucosa oral, dor no tórax, convulsões, babar, falta de apetite e lentidão. A morte costuma ocorrer dentro das 24 horas desde a ingestão. Deve ter muito cuidado e não deixar estas coisas ao alcance do seu cachorro.

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 3. Álcalis

4. Bolas de naftalina

As bolas de naftalina são extremamente perigosas quando são ingeridas, por nós ou pelo nosso pet. O envenenamento com bolas de naftalina danifica o fígado dos cachorros e afeta o sistema nervoso central. Os seus sintomas incluem vômitos e convulsões. Tenha muito cuidado onde coloca estas bolas e, se possível, não as use.

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 4. Bolas de naftalina

5. Detergentes e amaciantes para a roupa

Embora os detergentes possam ser tóxicos se o seu cachorro os ingerir, os amaciantes para a roupa são extremamente tóxicos e podem causar a morte. Os amaciantes para a roupa contêm detergentes catiônicos, que também se encontram em desinfetantes e germicidas.

Os sintomas do envenenamento com estas substâncias incluem: hipersalivação (babar), letargia, vômitos, queimaduras na boca, convulsões, choque e coma.

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 5. Detergentes e amaciantes para a roupa

6. Enxaguante bucal

Alguns enxaguantes bucais contêm ácido bórico, que é altamente tóxico para os cachorros. Outros elementos frequentes em casa, que contêm ácido bórico são as soluções de limpeza de lentes de contato e as soluções para limpar dentaduras postiças.

Os sintomas que um cachorro envenenado com ácido bórico pode apresentar são: vômitos, babar, convulsões e coma.

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 6. Enxaguante bucal

7. Anticongelantes

Os anticongelantes encontram-se entre os maiores riscos para os pets. Todos os anos morrem cachorros devido a um envenenamento por anticongelantes.

Muitos cachorros acabam por morrer devido aos anticongelantes poque estas substâncias têm um odor e sabor agradáveis para os cachorros. Por isso, é comum que os cachorros decidam provar este líquido que cheira tão bem para eles.

O componente tóxico dos anticongelantes é o etilenoglicol, que afeta a função renal e causa sintomas como: convulsões, vômitos e letargia.

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 7. Anticongelantes

8. Branqueadores de roupa

Os branqueadores de roupa e os compostos que têm cloro são muito tóxicos para os cachorros. Os sintomas que causam são: vômitos, babar e dor abdominal. Nunca deixe estas substâncias ao alcance do seu cachorro.

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 8. Branqueadores de roupa

9. Sementes de fruta

Muitos caroços ou sementes de frutas são tóxicos para os cachorros. Alguns caroços são tão grandes que podem obstruir o trato respiratório mas outras são simplesmente tóxicas.

Dois dos caroços mais tóxicos para os cachorros são os do pêssego e do damasco.

Os cachorros, embora sejam mais omnívoros que carnívoros, não evoluíram para se alimentarem de sementes. Portanto, o seu sistema digestivo não pode processar corretamente estes elementos. O resultado pode ser desastroso, por isso evite que o seu cachorro ingira sementes ou caroços de frutas.

Descubra na nossa lista de frutas e legumes proibidos para cachorros outros alimentos de origem vegetal que podem ser prejudiciais para o seu pet.

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 9. Sementes de fruta

10. Plantas ornamentais

Tal como as sementes de frutas, muitas plantas ornamentais são tóxicas para os cachorros e outros animais. Embora os cachorros costumem comer grama, aparentemente para melhorar a sua digestão quando lhes falta fibra na dieta, não são capazes de tolerar todos os vegetais.

Os sintomas que o envenenamento por plantas produz podem variar dependendo da espécie ingerida, mas no geral incluem vômitos e efeitos sobre o sistema nervoso central.

Algumas plantas tóxicas para os cachorros são: tomate, espinafre, azaleia, açafrão de outono, abacate (folhas), oleandro, actea, erva-moura, beladona, dedaleira, cicuta, cicuta aquática, rícino e lírio do vale. Existem ainda outras plantas que são tóxicos para os cachorros, por isso o melhor é podar o jardim.

10 coisas que podem matar o seu cachorro - 10. Plantas ornamentais

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas que podem matar o seu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre 10 coisas que podem matar o seu cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
yara
Minhas cachorras uma ficou cega de uma noite pro dia, e a outra esta tremendo sem parar
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Yara! Você deve consultar um médico veterinário o quanto antes!
A sua avaliação:
Natália
Meu cachorro filhote de 2 meses da raça Pastor de Shetland bebeu um pouco de detergente no chão quando estava lavando o chão e agora?!?!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Natália! Como está o seu cachorro? Alguns sinais de intoxicação?
A sua avaliação:
Aline
sério eu adoro gatos mais tb gosto de cachorro porque encontro muitos na rua e tenho vontade de levar pra casa e cuidar deles,eu fico com muito dó dos bichinhos na rua.
HOMEM
PEGUE TODOS OS CACHORROS DA RUA E COLOQUE ENSINA DA SUA CAMA
Carina
Informação top! Continuem
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carina! Muito obrigada, continue acompanhando as nossas publicações :)

10 coisas que podem matar o seu cachorro
1 de 11
10 coisas que podem matar o seu cachorro

Voltar ao topo da página