Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera

Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera

A pele é um órgão muito importante porque não apenas exerce uma função protetora face ao meio externo, mas também porque em múltiplas ocasiões, através da pele se manifestam transtornos que afetam de forma generalizada o organismo do seu pet, como é o caso de uma reação alérgica ou um mau funcionamento hepático.

Para garantir o melhor para o seu pet, você, como tutor, deve estar a par de todos aqueles sinais que indicam que algo pode estar mal. Por isso, a observação regular da pele e pelo do seu cachorro deve fazer parte dos cuidados quotidianos.

Se você procura tratar a pele do seu cachorro de uma forma natural, neste artigo falamos sobre os benefícios do Aloe Vera sendo um ótimo remédio caseiro para a dermatite em cachorros.

Dermatite em cachorro - o que é?

O termo dermatite indica simplesmente "inflamação da pele" e corresponde a uma situação onde a pele está irritada e inflamada, causando coceira e ardor. A dermatite canina pode ser produzida por diferentes causas, entre elas, as que costumam provocar dermatite de forma mais frequente são as seguintes:

  • Presença de pulgas
  • Infeção por fungos
  • Reação alérgica
  • Irritação por uma substância tóxica.

Perante esta diversidade de possíveis causas, é muito importante que você consulte um médico veterinário se tem a suspeita que o seu cachorro sofre de dermatite, já que é prioritário estabelecer a causa subjacente para fazer um tratamento adequado.

Sintomas de dermatite em cachorro

Se o seu cachorro sofre de dermatite, você poderá observar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Coceira contínua
  • Presença de caspa
  • Descamação da pele
  • Crostas e feridas
  • Secura da pele
  • Alterações no pelo
  • Inquietude

Caso você observe algum destes sinais, examine detalhadamente a pele do seu cachorro para avaliar as lesões e consulte um médico veterinário facilitando-lhe a informação necessária para o ajudar a descobrir a causa deste problema dermatológico.

Aloe Vera para tratar a dermatite em cachorros

Embora na atualidade existam muitas controvérsias no que diz respeito à aplicação de Aloe Vera em animais, inclusive existe quem acredite que o Aloe Vera é tóxico para gatos, mas a realidade é que muitos veterinários especialistas em medicina holística utilizam o Aloe Vera como um tratamento de eleição perante muitos problemas de saúde.

Para aproveitar todos os benefícios do Aloe Vera, deve-se extrair a polpa que está dentro das folhas, na qual se encontram diferentes propriedades para tratar a dermatite canina:

  • O suco de Aloe Vera possui um efeito antibacteriano, pelo que impede uma infeção tópica no caso da dermatite ser acompanhada de feridas provocadas pela coceira intensa.
  • O Aloe Vera é capaz de regenerar a pele, o que permite uma adequada cicatrização das feridas e ajuda a pele a renovar de uma forma adequada.
  • Se trata de uma susbtância altamente hidratante, pelo que acalma rapidamente o prurido e a coceira associadas às dermatites.
  • O Aloe Vera contém componentes ativos que atuam diminuindo a inflamação da pele, o que também é muito importante para reduzir os sintomas.

Como usar o Aloe Vera?

Neste caso, estamos realizando um tratamento tópico e sintomático da dermatite, que nada tem a ver com a causa subjacente, que deve ser determinada pelo veterinário e tratada da forma que corresponda.

Por isso, a melhor opção é realizar uma aplicação tópica, ou seja, aplicar a pola do Aloe Vera diretamente sobre a pele afetada 2 ou 3 vezes por dia.

Para isso, a melhor opção é adquirir um gel de Aloe Vera 100% puro. Uma dica para avaliar a pureza do produto é verificar sempre a lista dos ingredientes, onde o Aloe Vera tem de surgir em primeiro lugar.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para dermatite em cachorros com Aloe Vera, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.