Comparações

Raças de cachorros medrosos

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 31 maio 2023
Raças de cachorros medrosos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O medo é uma das emoções básicas que os cães podem sentir. Faz parte dos mecanismos naturais de sobrevivência que permitem que o corpo se prepare para reagir e se proteger diante de situações de perigo iminente, seja para fugir ou se defender. No entanto, um comportamento excessivamente medroso ultrapassa os limites do que é "natural e esperado" no comportamento dos cães, e está frequentemente associado a três fatores: experiências vividas, socialização do cão e sua herança genética.

Embora os pesquisadores reforcem a importância da socialização, companhia de outros indivíduos, idade, atividade física e um ambiente positivo para o desenvolvimento da confiança do cão, os resultados obtidos evidenciam a existência de histórico genético para a manifestação do medo nas diferentes raças caninas, nas quais a constituição corporal e especialmente o tamanho desempenhariam um papel chave, uma vez que os cães de pequeno porte mostraram uma maior predisposição ao medo do que os de grande porte.

Neste artigo do PeritoAnimal nos concentraremos nas raças de cachorros mais medrosos, ou seja, aquelas que mostram uma maior predisposição ao medo. Nesse sentido, um estudo realizado pela Universidade de Helsinque (Finlândia)[1] avaliou o comportamento de cerca de 13.700 cães de 22 raças diferentes diante dos quatro principais fatores ambientais de medo não-social em cães. São eles: fogos de artifício, trovões, altura e superfícies e medo do desconhecido ou de estranhos.

A seguir, convidamos você a descobrir o nosso top 10 das raças de cachorros medrosos, conforme as observações da mencionada pesquisa. Não perca!

Também lhe pode interessar: Raças de coelhos e as suas características

Índice

  1. Cairn terrier
  2. Collie de pelo longo
  3. Lagotto romagnolo
  4. Welsh corgi pembroke
  5. Chihuahua
  6. Schnauzer miniatura
  7. Cão d'água espanhol
  8. Pastor de Shetland
  9. Soft coated wheaten terrier
  10. Labrador retriever
Ver mais >>

Cairn terrier

Se pensamos num cachorro medroso, o cairn terrier poderia ser a representação disso. Esta é a raça de cachorro mais medrosa diante dos três fatores de medo não-social avaliados por raça (fogos de artifício, trovões e altura e superfícies) em cães. Como o nome indica, esses peludos de pequeno porte e pelagem dura pertencem à grande família dos terriers e são originários do Reino Unido, especialmente da Escócia.

No artigo nosso artigo sobre sintomas de medo nos cachorros, falamos sobre o comportamento de um cachorro medroso e as diferentes causas associadas com mais detalhes.

Raças de cachorros medrosos - Cairn terrier

Collie de pelo longo

Conhecido também como pastor escocês ou rough collie, o collie de pelo longo demonstrou uma elevada predisposição ao medo de trovões, altura e superfícies; assim como uma mediana reatividade a fogos de artifício. É uma das raças de cachorro escocesas mais reconhecidas devido ao sucesso mundial do personagem Lassie em filmes, romances e séries de televisão.

Raças de cachorros medrosos - Collie de pelo longo

Lagotto romagnolo

Destaca-se como a raça de cachorro mais medrosa diante de trovões e com uma reatividade alta ou moderada em relação a fogos de artifício e altura. O lagotto romagnolo é um cachorro caçador italiano de porte médio que, à primeira vista, é semelhante ao poodle. Em seus primórdios, este cachorro medroso de nossa lista foi treinado como uma raça caçadora de aves aquáticas e, posteriormente, revelou grande talento na detecção de trufas. E, claro, como fiel amigo de seus familiares.

Raças de cachorros medrosos - Lagotto romagnolo

Welsh corgi pembroke

Conhecido também como "corgi inglês" devido à grande afinidade da rainha Elizabeth II por essa raça canina, as origens desses cachorros medrosos, mas de aparência tão peculiar e encantadora, remontam ao sul do País de Gales, onde seus antepassados costumavam desempenhar funções de guarda e pastoreio.

Com relação à predisposição ao medo, no já mencionado estudo finlandês, o welsh corgi pembroke figura entre as três raças de cães mais medrosos em relação a fogos de artifício e entre as cinco com maiores probabilidades de comportamento medroso em relação a trovões. Por outro lado, sua adaptabilidade a alturas e superfícies parece ser bastante aceitável.

Raças de cachorros medrosos - Welsh corgi pembroke

Chihuahua

O chihuahua ou chiuaua cruzou amplamente as fronteiras de sua terra natal no México e, atualmente, está entre as raças de cães mais populares em todo o mundo. Embora sejam bastante destemidos quando confrontados com cães maiores, especialmente se sentirem a necessidade de proteger seus tutores, os chihuahuas têm uma alta predisposição ao medo de alturas e superfícies, estando provavelmente relacionado ao seu tamanho reduzido e baixa densidade muscular.

Este cachorro medroso da nossa lista também é bastante reativo a ruídos altos, têm grande sensibilidade ao frio e dificuldades inerentes para regular seus níveis de açúcar no sangue, tornando-os muito propensos a crises de hipoglicemia, sendo uma das principais causas de tremores em cães chihuahuas.

Raças de cachorros medrosos - Chihuahua

Schnauzer miniatura

Os menores membros da família Schnauzer também demostram uma das predisposições mais significativas ao medo de altura e superfícies. Embora suas raízes estejam na Alemanha (mais especificamente em Frankfurt), o Schnauzer miniatura compartilha certas características de personalidade com o chihuahua mexicano.

Ambos têm uma personalidade muito forte e precisam de uma socialização correta para evitar comportamentos excessivamente medrosos e a manifestação de comportamentos ciumentos e/ou possessivos em relação aos seus tutores.

Raças de cachorros medrosos - Schnauzer miniatura

Cão d'água espanhol

Embora sua resposta a ruídos altos tenha sido bastante satisfatória (cerca de 12%), os cães d'água espanhóis aparecem entre as raças de cachorros mais medrosas em relação a estranhos e/ou situações completamente novas (quase 30% dos indivíduos dessa raça apresentam um padrão comportamental medroso em relação ao desconhecido). Isso reforça a importância de uma socialização precoce nessa raça para prevenir problemas comportamentais na idade adulta.

Nesse sentido, também é interessante destacar que o estudo finlandês mencionado encontrou uma série de variáveis demográficas e ambientais que influenciam diretamente a predisposição ao medo de estranhos. Os principais são:

  • A idade;
  • A castração;
  • As integrações sociais;
  • A conformação do grupo social/familiar;
  • A exposição a ambientes urbanos.

As maiores predisposições foram observadas em cães com menos de 5 anos, com poucas experiências de socialização, que viviam principalmente em centros urbanos. Além disso, os peludos que conviviam com um grupo familiar mais numeroso (especialmente em famílias com dois ou mais filhos) também eram mais propensos ao medo do desconhecido.

Raças de cachorros medrosos - Cão d'água espanhol

Pastor de Shetland

O pastor de Shetland, ou simplesmente "sheltie", acompanha o cão d'água espanhol no "pódio" das raças de cachorros mais medrosos com estranhos (presente em quase 26% dos indivíduos desta raça). Seu tamanho, pelagem e aparência geral são muito semelhantes ao collie de pelo longo, e ambos são originários da Escócia (embora de ilhas diferentes).

A timidez é uma das características mais marcantes da personalidade do pastor de Shetland, que geralmente cria um laço de extrema lealdade com seus tutores. Todavia, tende a se mostrar desconfiado ou até desconfortável na presença de estranhos. Por isso, uma socialização correta e um nível adequado de exercícios físicos e atividades de estimulação mental são essenciais para a gestão de um comportamento equilibrado nesta raça.

Raças de cachorros medrosos - Pastor de Shetland

Soft coated wheaten terrier

Esta antiga raça de cães tem suas origens em áreas rurais da Irlanda, onde os primeiros exemplares costumavam ser usados na caça de animais escavadores e no pastoreio. É uma das raças de terrier de maior porte e mais fáceis de socializar, com uma menor predisposição à agressividade, a qual é um dos problemas comportamentais mais graves em cães.

Os resultados do estudo finlandês confirmam que o soft coated wheaten terrier é um cachorro medroso mas, ao mesmo tempo, é uma das raças de cães mais corajosas e amigáveis quando se trata de interagir com pessoas e estímulos novos (menos de 8% dos indivíduos apresentam problemas em relação a isso). Por outro lado, destaca-se uma predisposição significativa ao medo de ruídos altos, especialmente trovões.

Raças de cachorros medrosos - Soft coated wheaten terrier

Labrador retriever

Ainda que seja um dos melhores cães para crianças devido a sua personalidade extremamente dócil e brincalhona, nosso querido labrador retriever está entre as raças caninas que mais sofrem com o medo de altura e superfícies, e seu parente próximo, o golden retriever, também acompanha esse padrão. Além disso, o fato de serem naturalmente sociáveis e amigáveis não significa que não precisem ser socializados.

De fato, tanto a atividade física e a estimulação mental quanto uma socialização adequada são essenciais para evitar problemas ao interagir com outros cães, já que os labradores tendem a se aproximar impulsivamente e ficarem superexcitados nesses momentos. Esse comportamento pode ser mal interpretado por seus interlocutores, gerando uma resposta negativa. Além disso, educar e socializar um labrador desde filhote é fundamental para prevenir uma demanda excessiva de atenção e problemas relacionados à ansiedade por separação.

Por último, mas não menos importante, queremos lembrár que, mesmo que seu peludo esteja entre as raças de cachorros medrosos desta lista, há muitas maneiras de ajudá-lo a fortalecer sua confiança para lidar melhor com suas próprias emoções e os múltiplos estímulos ao seu redor. Para isso, sempre aposte em uma boa socialização e no reforço positivo na educação de seu melhor amigo, evitando práticas que provoquem estresse e favoreçam o desenvolvimento de traumas e fobias, como o mau uso das broncas, penalizações, confinamento e qualquer outra forma de violência física ou emocional.

Se você recentemente adotou um peludo que parece ter muito medo de tudo, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal sobre o que fazer com um cão medroso adotado.

Raças de cachorros medrosos - Labrador retriever

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros medrosos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Referências
  1. Hakanen, E., Mikkola, S., Salonen, M. et al. (2020). Active and social life is associated with lower non-social fearfulness in pet dogs. Sci Rep 10, 13774. https://doi.org/10.1038/s41598-020-70722-7
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Raças de cachorros medrosos