Partilhar

Raças de coelhos e as suas características

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 abril 2016
Raças de coelhos e as suas características

Ver fichas de  Coelhos

Conhecer as raças de coelhos e as suas características é uma premissa básica se a sua intenção é adotar um coelho. Assim como os cachorros e os gatos, estes adoráveis pets possuem personalidade própria, assim como um comportamento ou um aspeto físico particular.

Ainda assim, neste artigo será possível identificar as características físicas de alguns tipos de coelhos. O comportamento ou caráter genérico também serão abordados, uma vez que estarão relacionados som o seu modo de vida particular.

Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre as diferentes raças de coelhos e as suas características. Não deixe nada sobre este simpático animal por saber!

Hotot

O coelho branco Hotot foi criado em França por Eugenie Bernhard em 1902, concretamente em Hotot-en-Auge. Desde então, a raça se tornou extremamente popular pelo seu aspeto doce. Contudo, a sua população é limitada pois existem poucos criadores.

É uma das raças de coelho mais bonitas. As suas características incluem olhos marrom enormes, emoldurados por um círculo preto que se destaca sobre a sua pelagem branquinha. Adora comer, o que pode levar à obesidade quando não é devidamente controlado.

O seu tamanho é muito pequeno, o que faz do animal um exemplar adequado para viver em um apartamento pequeno. No entanto, é importante lembrar que requer espaços para correr e fazer exercício livremente. São, geralmente, um pouco tímidos mas eventualmente se acostumam à sua presença, deixando que o tutor desfrute de um amigo calmo e suave.

Raças de coelhos e as suas características - Hotot

Castor Rex

O coelho Castor Rex pode ser de dois tamanhos: o standart, que é geralmente maior, pensado até 5 kg, e a variedade mini que, ao contrário do anterior, pesa entre 1 e 2 kg.

Pode ser encontrado em todo o tipo de cores, incluindo preto, chocolate, vermelho ou branco e pode apresentar manchas ou não. Destacamos ainda que a sua pelagem é super suave ao tato.

São, no geral, coelhos muito ativos que necessitam que uma família que o deixe correr pela casa em diferentes momentos do dia. Pode proporcionar uma zona sem perigos para ele deixar a sua gaiola aberta. São sociáveis e simpáticos.

Raças de coelhos e as suas características - Castor Rex

Leão

O coelho Leão, também conhecido como cabeça de leão, é muito popular pela sua divertida e longa pelagem que faz lembrar, como o nome indica, a cabeça de um leão. Originário da Bélgica, o coelho leão é considerado uma raça específica, embora recentemente muitos criadores estejam cruzando coelhos Belier e coelhos leão, criando um exemplar um pouco maior.

Não são particularmente grandes e o seu peso fica, em média, entre 1 e 2 kg. Podem ser de uma infinidade de cores, sempre com uma cabeça peluda junto a corpo de pelo médio a curto. Deve ser escovado de vez em quando.

O coelho leão também se destaca por ser um excelente pet para quem gosta de ter um coelho nos braços ou no colo por várias horas, uma vez que são animais simpáticos e calmos. Adoram ser acariciados e que lhes deem atenção.

Raças de coelhos e as suas características - Leão

Belier

O coelho Belier se destaca pelas suas orelhas compridas e caídas que lhe conferem um aspeto terno e melancólico. Falamos de um coelho dócil e tranquilo, particularmente doce, que deixa qualquer pessoa apaixonada com o seu comportamento delicado dentro de casa.

Existem muitos tipos de coelhos Belier que se distinguem pelo seu tamanho, pelo ou características físicas. Entre eles encontramos o coelho Belier leão ou o Belier lop caxemira.

Procura mais informação? Descubra tudo sobre o coelho Belier e os seus cuidados específicos.

Raças de coelhos e as suas características - Belier

Angorá inglês

Apesar do seu nome, angorá inglês teve origem em Ancara, Turquia. É um coelho de tamanho médio/grande uma vez que o seu peso ronda os 2,5 e os 3,5 kg.

Esta raça de coelho distingue-se pelo seu pelo comprido e sedoso. Em algumas ocasiões, são criados para usar a sua lã. As cores do angorá inglês variam bastante, incluindo o branco, o preto, o chocolate, o marrom, entre outros. Necessita de ser escovado diariamente.

São exemplares que, no geral, possuem um caráter muito doce e tranquilo. Contudo, podem ser um pouco tímidos e reservados quando chegam ao seu novo lar.

Raças de coelhos e as suas características - Angorá inglês

Coelho toy ou anão

O coelho anão é um coelho muito pequeno que, geralmente, não tem mais do que 1,5 kg de peso. Popular pelo seu tamanho pequeno, este espécimen tem facilidade em se acostumar a casas pequenas.

Possui um aspeto doce e compacto, com umas orelhas curtas e arredondadas muito características. O seu pelo é suave e curto, podendo ser marrom, cinzento, preto ou branco.

É mais independente que os outros tipos de coelho e pode ser medroso e desconfiando com estranhos. Com o tempo, ele se acostuma ao tutor se for tratado de forma paciente e amistosa.

Procura mais informação? Saiba tudo sobre o coelho toy ou anão e os seus cuidados específicos.

 

Raças de coelhos e as suas características - Coelho toy ou anão

Gigante de Flandres

O coelho gigante de Flandres (Bélgica) é um pet muito popular nas quintas de todo o mundo pelo seu tamanho enorme e aspeto simpático. Pode chegar a pesar 10 kg e possui um corpo largo e longo que o diferencia das outras raças de coelho.

Pode ser encontrado em todas as cores como preto, azulado, bege, cinzento, marrom ou branco.

É um coelho dócil, tranquilo e muito relaxado que convive maravilhosa com todo o tipo de animais. No entanto, não deve ser forçado a interagir caso não queira. Este grande preguiçoso necessita de muito espaço para se mover mesmo que seja comum encontrá-lo deitado a descansar.

Raças de coelhos e as suas características - Gigante de Flandres

Tan

O coelho tan é parecido com um cachorro rotweiller ou com um doberman, em versão lagomorfa. Apareceram em Inglaterra nos finais do século XIX e são resultado do cruzamento entre coelhos silvestres e coelhos holandeses.

Parece ter uma atitude de alerta constante, sendo um coelho inteligente e curioso de tamanho médio (chegam a pesar até 2,5 kg). Tem um caráter simpático e doce que compensa as suas elevadas necessidades de exercício.

Raças de coelhos e as suas características - Tan

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de coelhos e as suas características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário sobre Raças de coelhos e as suas características

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Alicia
Quero saber qual a raça da minha coelhinha
LUIZ
Qual é a raça do meu coelho??
Stephany
Eu n achei a raça da minha coelha ! Alguém pode me disser ☺
Coelhinho Alfredo
Eu tbm ñ achei a raça do meu coelho, ele é branco e tem olhos vermelhos, mais ñ achei a raça dele
Sr.bigodes
Meu oelho ele e um branco silvestre mas nao o achei !!!
A sua avaliação:
Animequeenxp
Ainda não encontrei a raça do meu coelho 😿 ele é branco ,tem olhos castanhos claros e à volta dos olhos tem um circulo preto , tambem tem as orelhas pretas ñ muinto e tem manchas no lombo e no rabinho .
Wenderson Oliveira
Olá amiga! Essa raça e conhecida como borboleta francesa
A sua avaliação:
LRC
Adorei isso, estava procurando algumas raças de coelhos colocar no meu zoológico no Habbinc e enquanto procurava por alguns sites eu achei esse, esse post foi bem útil... Adoro coelhos, principalmente se eles forem gordinhos e peludos
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi LRC! Que bom saber que o nosso site foi do seu agrado! Muito obrigada valeu! Continue acompanhando nossa página ;)

Raças de coelhos e as suas características
1 de 9
Raças de coelhos e as suas características

Voltar ao topo da página