PARTILHAR

Raças de coelhos e as suas características

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 julho 2023
Raças de coelhos e as suas características
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Conhecer as raças de coelhos e as suas características é uma premissa básica se a sua intenção é adotar um coelho. Assim como os cachorros e os gatos, estes adoráveis pets possuem personalidade própria, assim como um comportamento ou um aspecto físico particular.

Ainda assim, neste artigo será possível identificar as características físicas de alguns tipos de coelhos. O comportamento ou caráter genérico também serão abordados, uma vez que estarão relacionados som o seu modo de vida particular.

Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre as diferentes raças de coelhos e as suas características. Não deixe nada sobre este simpático animal por saber!

Também lhe pode interessar: Raças de mini coelhos, anões ou toy

Hotot

O coelho branco Hotot foi criado em França por Eugenie Bernhard em 1902, concretamente em Hotot-en-Auge. Desde então, a raça se tornou extremamente popular pelo seu aspecto doce. Contudo, a sua população é limitada pois existem poucos criadores.

É uma das raças de coelho mais bonitas. As suas características incluem olhos marrom enormes, emoldurados por um círculo preto que se destaca sobre a sua pelagem branquinha. Adora comer, o que pode levar à obesidade quando não é devidamente controlado.

O seu tamanho é muito pequeno, o que faz do animal um exemplar adequado para viver em um apartamento pequeno. No entanto, é importante lembrar que requer espaços para correr e fazer exercício livremente. São, geralmente, um pouco tímidos mas eventualmente se acostumam à sua presença, deixando que o tutor desfrute de um amigo calmo e suave.

Raças de coelhos e as suas características - Hotot

Castor Rex

O coelho Castor Rex pode ser de dois tamanhos: o standart, que é geralmente maior, pensado até 5 kg, e a variedade mini que, ao contrário do anterior, pesa entre 1 e 2 kg.

Pode ser encontrado em todo o tipo de cores, incluindo preto, chocolate, vermelho ou branco e pode apresentar manchas ou não. Destacamos ainda que a sua pelagem é super suave ao tato.

São, no geral, coelhos muito ativos que necessitam que uma família que o deixe correr pela casa em diferentes momentos do dia. Pode proporcionar uma zona sem perigos para ele deixar a sua gaiola aberta. São sociáveis e simpáticos.

Raças de coelhos e as suas características - Castor Rex

Leão

O coelho Leão, também conhecido como cabeça de leão, é muito popular pela sua divertida e longa pelagem que faz lembrar, como o nome indica, a cabeça de um leão. Originário da Bélgica, o coelho leão é considerado uma raça específica, embora recentemente muitos criadores estejam cruzando coelhos Belier e coelhos leão, criando um exemplar um pouco maior.

Não são particularmente grandes e o seu peso fica, em média, entre 1 e 2 kg. Podem ser de uma infinidade de cores, sempre com uma cabeça peluda junto a corpo de pelo médio a curto. Deve ser escovado de vez em quando.

O coelho leão também se destaca por ser um excelente pet para quem gosta de ter um coelho nos braços ou no colo por várias horas, uma vez que são animais simpáticos e calmos. Adoram ser acariciados e que lhes deem atenção.

Raças de coelhos e as suas características - Leão

Belier

O coelho Belier se destaca pelas suas orelhas compridas e caídas que lhe conferem um aspecto terno e melancólico. Falamos de um coelho dócil e tranquilo, particularmente doce, que deixa qualquer pessoa apaixonada com o seu comportamento delicado dentro de casa.

Existem muitos tipos de coelhos Belier que se distinguem pelo seu tamanho, pelo ou características físicas. Entre eles encontramos o coelho Belier leão ou o Belier lop caxemira.

Procura mais informação? Descubra tudo sobre o coelho Belier e os seus cuidados específicos.

Raças de coelhos e as suas características - Belier

Angorá inglês

Apesar do seu nome, angorá inglês teve origem em Ancara, Turquia. É um coelho de tamanho médio/grande uma vez que o seu peso ronda os 2,5 e os 3,5 kg.

Esta raça de coelho distingue-se pelo seu pelo comprido e sedoso. Em algumas ocasiões, são criados para usar a sua lã. As cores do angorá inglês variam bastante, incluindo o branco, o preto, o chocolate, o marrom, entre outros. Necessita de ser escovado diariamente.

São exemplares que, no geral, possuem um caráter muito doce e tranquilo. Contudo, podem ser um pouco tímidos e reservados quando chegam ao seu novo lar.

Raças de coelhos e as suas características - Angorá inglês

Coelho toy ou anão

O coelho anão é um coelho muito pequeno que, geralmente, não tem mais do que 1,5 kg de peso. Popular pelo seu tamanho pequeno, este espécimen tem facilidade em se acostumar a casas pequenas.

Possui um aspecto doce e compacto, com umas orelhas curtas e arredondadas muito características. O seu pelo é suave e curto, podendo ser marrom, cinzento, preto ou branco.

É mais independente que os outros tipos de coelho e pode ser medroso e desconfiando com estranhos. Com o tempo, ele se acostuma ao tutor se for tratado de forma paciente e amistosa.

Procura mais informação? Saiba tudo sobre o coelho toy ou anão e os seus cuidados específicos.

 

Raças de coelhos e as suas características - Coelho toy ou anão

Gigante de Flandres

O coelho gigante de Flandres (Bélgica) é um pet muito popular nas quintas de todo o mundo pelo seu tamanho enorme e aspecto simpático. Pode chegar a pesar 10 kg e possui um corpo largo e longo que o diferencia das outras raças de coelho.

Pode ser encontrado em todas as cores como preto, azulado, bege, cinzento, marrom ou branco.

É um coelho dócil, tranquilo e muito relaxado que convive maravilhosa com todo o tipo de animais. No entanto, não deve ser forçado a interagir caso não queira. Este grande preguiçoso necessita de muito espaço para se mover mesmo que seja comum encontrá-lo deitado a descansar.

Raças de coelhos e as suas características - Gigante de Flandres

Tan

O coelho tan é parecido com um cachorro rotweiller ou com um doberman, em versão lagomorfa. Apareceram em Inglaterra nos finais do século XIX e são resultado do cruzamento entre coelhos silvestres e coelhos holandeses.

Parece ter uma atitude de alerta constante, sendo um coelho inteligente e curioso de tamanho médio (chegam a pesar até 2,5 kg). Tem um caráter simpático e doce que compensa as suas elevadas necessidades de exercício.

Raças de coelhos e as suas características - Tan

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de coelhos e as suas características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Gisa
Qual a raça do meu coelho?
A sua avaliação:
MARCIA SUELY CARVALHO
PODERIA ME INFORMAR QUE RAÇA SÃO MINHAS COELHAS???
Lázaro
Pela sua coloração ela parece ser uma coelha da raça Borboleta
A sua avaliação:
STEPHANIE
Gente meu coelho está estranho, achei q ele n tinha raça, mas agora q ele ta desenvolvendo está aparecendo uns símbolos nele, principalmente no meio da cabeçinha dele! E no corpo tem símbolos de ondas
A sua avaliação:
Fernanda
Me ajuda saber qual raça e meu coelho rsrs
Lia
Pelo formato das orelhas parece ser um chinchila 😊
A sua avaliação:
Ana livia
Alguém sabe dizer qual raça eh

A sua avaliação:
Dayana
Alguém saberia me dizer que raça seria ?
Tenho dias raças diferentes
Lázaro
Parece um Lion
A sua avaliação:
Dayana
Alguém saberia me dizer que raça seria ?
A sua avaliação:
Thiago Pereira
Qual a raça do coelho na foto principal da matéria? Não se parece com nenhum outro. O meu é da mesma raça.
Lázaro
Coelho Hotot
A sua avaliação:
Natalia
Não sei a raça do meu coelho .
Alguém pode me ajuda ?
Maria Luiza da Silva b
Borboleta gigante
A sua avaliação:
Luane Evellyn Ferreira de Lima
Acei muito legal o artigo.
A sua avaliação:
Nickolly
Não sei qual a raça do meu coelho alguém me ajuda?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Nickolly! Pela foto, o seu coelho parece un angorá inglês.
A sua avaliação:
Leila
Quero saber quê rança e meus coelhos
Félix
Nova zelândia é o nome desta raça de coelhos
A sua avaliação:
SILENE ALMEIDA DOS SANTOS
Gostaria de comprar um filhote de coelho gigante de frander em São Paulo mais não conheço nem um criador dessa raça você poderia me passar endereço e telefone de um criador dessa raça
A sua avaliação:
Daniele
Quero saber a raça do meu mini coelho ?
A sua avaliação:
nilmara
meu Pandoro um amo0r ❤️❤️❤️❤️
A sua avaliação:
Ana Paula Stover Campello da Silva
Não encontrei a raça da minha coelha!😞
Qual é?
nilmara
e ingual ao meu ❤️
a moça q me deu ele disse q e um Lion
Stella
Mini lion
A sua avaliação:
Júlia Campello da Silva
Não achei a raça do meu coelho😦.
Ele é marrom com o nariz branco uma mancha branca na cabeça e um contorno branco em volta dos olhos.

Também tenho uma coelha toda branca bem pelada de olho azul. Não achei a raça dela.
A sua avaliação:
ana lodi
tenho a minha coelhilha e qual a raça
A sua avaliação:
ana lodi
comprei este coelho ontem alguem sabe dizer a raça
Carolina
Olá perito Animal!. Sou muito fã de vocês...
Meu coelho é um mini coelho cabeça de leão o nome dele é Chocolate, ele estava recentemente trocando sua pelagem. Ele é mesclado, (vários tons de marrom) E percebi que quando ele trocou sua pelagem totalmente ele ficou com uma parte branca...
Só queria saber se ele vai ficar totalmente branco ou vai ficar só com uma parte do corpo branca...
Obrigada, até mais!.
Raças de coelhos e as suas características
1 de 9
Raças de coelhos e as suas características

Voltar ao topo da página ↑