Partilhar

Welsh Corgi Pembroke

Atualizado: 28 novembro 2018
Welsh Corgi Pembroke

O Welsh Corgi Pembroke é um dos cães mais populares do mundo. Sua aparência atraente e o amor da rainha Elizabeth II pela raça fizeram esses cães irem de humildes pastores à membros da realeza. Embora seu aspecto adorável, com corpo alongado e pernas curtas, possa nos fazer acreditar que é um cão de treinamento fácil e ideal para todos os tipos de pessoas, a verdade é que o cão welsh corgi pembroke tem um temperamento especial que o torna necessário educação correta para evitar tornar-se agressivo ao longo do tempo.

Continue lendo esta ficha do PeritoAnimal e aprenda sobre o welsh corgi pembroke, conheca todas as suas características, cuidados e possíveis problemas de saúde para tornar a convivência de vocês agradável e oferecer a melhor qualidade de vida ao seu cãozinho.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Welsh Corgi Pembroke: origem

No passado, os ancestrais comuns do cachorro welsh corgi pembroke e do cachorro welsh corgi cardigan eram cães trabalhadores que desenvolviam funções de guardiões, caça e pastoreio. No entanto, a raça welsh corgi cardigan se desenvolveu no condado de Cardiganshire, enquanto o welsh corgi pembroke foi desenvolvido no condado de Pembrokeshire, de onde a raça recebe o seu nome.

Cardigan e Pembroke foram considerados cães da mesma raça até 1934, quando foi decidido que eles deveriam se separar em duas raças de cães diferentes. A partir desse ano, a popularidade do welsh corgi pembroke aumentou, enquanto a do welsh corgi cardigan diminuiu.

A raça se tornou ainda mais popular quando a rainha Elizabeth II se apaixonou por esses cães e começou a criá-los. Hoje é uma das raças mais populares do mundo ocidental e se destaca como participante de exposições caninas e como animal de companhia em milhares de lares ao redor do mundo.

Welsh Corgi Pembroke: características

Este cão dá a impressão de grande força mesmo em um corpo pequeno. Seu corpo é curto e longo, ao mesmo tempo forte e robusto. As pernas, que são curtas, grossas e poderosas.

A cabeça lembra a morfologia da uma raposa e tem expressão inteligente e alerta. O nariz é preto, os olhos são redondos, médios e marrons. As orelhas estão eretas e seu final é arredondado. De acordo com o padrão da raça, eles são médios, mas para a maioria das pessoas dá a impressão de ser grande.

A cauda é esta no mesmo nível da linha superior e deve ser curta. Embora o padrão da raça aceite a cauda amputada, nos do PeritoAnimal não recomendamos esta prática cruel. Felizmente, a prática de cortar a cauda para fins estéticos está sendo perdida e já é ilegal em muitos países. Precisamente a cauda curta desde o nascimento é a diferença mais notória entre esta raça e o welsh corgi cardigan, já que este último tem uma cauda moderadamente longa semelhante à da raposa.

A pelagem deste cão é de comprimento médio, lisa e com um sub pelo denso. Pode ser vermelho, preto e brando, preto e canela ou preto e castanho. Também pode apresentar manchas brancas nas pernas, peito e pescoço.

Estes cães são um pouco menores que o Cardigan, e sua altura na cernelha é de cerca de 25 a 30 centímetros. O peso ideal dos machos é entre 10 e 12 quilos, enquanto que o das fêmeas é entre 10 e 11 quilos.

Welsh Corgi Pembroke: personalidade

O temperamento desses cães é semelhante ao do welsh corgi cardigan. Esses animais são ativos, inteligentes e guardiões. Eles são geralmente amigáveis ​​e muito leais à sua família, mas eles não estão entre as raças de cães mais sociáveis.

Os Pembroke tendem a ser reservados com estranhos e agressivos com desconhecidos. Portanto, é muito importante socializar esses cães desde cedo para evitar problemas de agressividade e timidez na idade adulta. Além de uma boa socialização, o welsh corgi pembroke precisa receber treinamento canino. Isso não é opcional com esses cães, pois eles precisam de muito estímulo mental. Para fornecer tal estimulação, ao educá-los corretamente, é melhor usar métodos de treinamento positivos, como o treinamento do clicker.

Entre os problemas do comportamento canino que ocorrem com frequência nesta raça estão latidos excessivos e o comportamento de empurrar as pessoas mordendo os tornozelos. Ambos os comportamentos podem ser canalizados para situações apropriadas através de treinamento positivo e exercícios frequentes. Então, quando suas necessidades são levadas em conta, o welsh corgi pembroke pode ser um ótimo animal de estimação.

Welsh Corgi Pembroke: cuidados

O cuidado com o pelo é simples nesta raça. Normalmente é suficiente escovar duas vezes por semana, é preferível não dar banho com muita frequência para não danificar a proteção natural da sua pelagem.

Sendo cães pastor, os corgi precisam de muito exercício e companhia. Logicamente, sendo cães pequenos, eles não exigem tanto exercício como um pastor alemão ou um pastor belga, mas eles precisam algumas caminhadas moderadas e algum tempo de jogos a cada dia. Os esportes caninos podem ajudar a canalizar a energia desses cães e estimular suas mentes, mas evitam esportes como a agilidade, em que o salto pode causar danos à coluna do animal.

Se eles recebem bastante exercício, estes cães podem se adaptar muito bem à vida em apartamento ou casa pequena, mas deve ser levado em conta que eles podem latir muito. Se você mora em uma casa com um jardim, é melhor que ele use o jardim para se exercitar, mas viva dentro de casa, junto com a família.

Welsh Corgi Pembroke: saúde

Entre as doenças de cães freqüentes nesta raça estão a doença do disco intervertebral e a displasia da anca. Com muito menos frequência, o welsh corgi pembroke também está predisposto a apresentar as seguintes patologias:

  • Epilepsia
  • Doença de von Willebrand
  • Atrofia progressiva da retina
  • Luxação de lentes intra-oculares
  • Urolitíase

Para evitar o aparecimento das condições acima ou detectá-las a tempo, é aconselhável seguir as orientações do veterinário quanto às revisões periódicas , bem como manter atualizado o calendário de vacinação e desparasitação.

Fotos de Welsh Corgi Pembroke

Vídeos de Welsh Corgi Pembroke

Vídeos de Welsh Corgi Pembroke
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Welsh Corgi Pembroke

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Welsh Corgi Pembroke

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Welsh Corgi Pembroke
1 de 6
Welsh Corgi Pembroke

Voltar ao topo da página