menu
Partilhar

Soft coated wheaten terrier

Atualizado: 6 agosto 2021
Soft coated wheaten terrier

O soft coated wheaten terrier é um dos maiores entre as raças de cachorro terrier, embora seja de porte médio. Amigável e brincalhão, também é um dos terrier mais tranquilos e estáveis. Claro, tende a ser muito possessivo com os seus devido ao seu grande instinto de proteção. Por outro lado, esses cães são muito inteligentes e aprendem rápido, portanto, são muito fáceis de treinar com os comandos básicos para cachorros.

Se você quer adotar um soft coated wheaten terrier e não sabe nada sobre esta raça de cachorro, não perca esta ficha do PeritoAnimal, na qual vamos explicar as características, personalidade e saúde do soft coated wheaten terrier, um dos cachorros com pelo mais macio e sedoso de todos.

Origem
  • Europa
  • Irlanda
Classificação FCI
  • Grupo III
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Caráter
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do soft coated wheaten terrier

Embora não haja nenhum registro preciso do desenvolvimento da raça, sabe-se que este terrier se originou nas áreas rurais da Irlanda. Cumpria as mesmas funções que outros terrier, caçando animais escavadores, mas também era usado como cão pastor e retriever. Talvez seja por isso que não é tão agressivo como outros cachorros do grupo dos terrier e é mais fácil de socializar.

Embora seja uma raça antiga, permaneceu sem reconhecimento oficial por muitos anos até que foi reconhecida na Irlanda nos anos 1930. Parece estar intimamente relacionada ao kerry blue terrier.

Hoje, o soft coated wheaten terrier é um cachorro de companhia e de exposição, embora não seja tão popular quanto os outros cães.

Características do soft coated wheaten terrier

O soft coated wheaten terrier ou simplesmente wheaten, como às vezes é chamado, é um cachorro de porte médio e corpo quadrado. A altura na cernelha para os machos é entre 46 e 48 centímetros, enquanto que as fêmeas são um pouco menores. Já o peso ideal para os machos fica entre 18 e 20,5 quilogramas, sendo as fêmeas um pouco mais leves. Embora não seja um cachorro pesado, é forte e muito ágil.

A cabeça do soft coated wheaten terrier é longa e bem proporcional em relação ao ao corpo. O focinho, não mais longo que o crâneo, termina em um nariz grande e preto. Os olhos de cor escura ou avelã escuro, não são nem muito grandes nem saltados. As orelhas são pequenas ou médias.

Ao contrário de outras raças de terrier, a cauda do soft coated wheaten terrier não é muito grossa. O padrão FCI aceita a cauda completa, mas também a cauda amputada em dois terços do seu comprimento original. Felizmente, muitos países proíbem as amputações "estéticas" e esse costume é cada vez menos usado.

A pelagem é talvez a característica mais chamativa do soft coated wheaten terrier e a que dá nome à raça. A tradução para o português do nome dessa raça seria algo como "terrier de pelagem de trigo suave". Efetivamente, este cachorro na fase adulta tem pelagem única, de textura suave e sedosa e de cor trigo que pode ir do fulvo claro até um tom dourado avermelhado. Os filhotes, no entanto, podem ser de outras cores (geralmente escuras), até atingirem a maturidade entre 18 meses e dois anos e meio.

Personalidade do soft coated wheaten terrier

Os soft coated wheaten terrier tendem a serem mais sociáveis e menos agressivos que a maioria dos outros terrier. Por isso, tendem a se adaptar melhor à vida na cidade. Porém, não podemos esquecer que eles continuam sendo cães terrier e que, além de sua grande energia, é necessário socializá-los muito bem desde filhotes.

Bem socializados, os wheaten terrier podem se dar bem com outros cachorros, mas alguns cuidados devem ser tomados sempre para evitar brigas entre cachorros do mesmo sexo. Com outros animais de estimação, a situação pode ser mais complicada porque esses cachorros podem apresentar certa tendência a caçar outros animais, embora o impulso de caça não seja tão intenso como nos outros terrier.

Com as pessoas, no entanto, tendem a ser mais amigáveis e a se dar bem com crianças que não os sobrecarreguem. A socialização do cachorro neste caso é mais simples. Na verdade, embora os soft coated wheaten terrier possam latir para dar o alarme, não costumam ser bons cães de proteção, pois tendem a ser amistosos ou, pelo menos, não agressivos com as pessoas.

Cuidados do soft coated wheaten terrier

O cuidado da pelagem é simples quando se trata de cachorros de estimação, mas requer tempo. Deve-se pentear o cachorro pelo menos quatro vezes por semana, mas é melhor se for uma vez por dia para evitar que seu pelo se emaranhe. É preferível pentear do que escovar, devido ao comprimento do pelo. Além disso, é recomendável levar o soft coated wheaten terrier ao pet shop canino três ou quatro vezes por ano. O cuidado do pelo para cachorros de exposição é mais complexo e é recomendado consultar um especialista.

Apesar do tempo necessário para cuidar da pelagem desses cachorros, uma grande vantagem é que perdem muito pouco pelo. Portanto, são considerados cachorro hipoalergênicos, adequados para pessoas com asma ou alergias.

O soft coated wheaten terrier talvez não precise de tanto exercícios como outros terrier, mas ainda assim exige muita atividade física e muita companhia. Os passeios diários são necessários para manter este cachorro em bom estado. Além disso, é bom dar à ele um bom tempo para brincar e, se possível, praticar algum esporte canino que lhe permita queimar energias.

Educação do soft coated wheaten terrier

O soft coated wheaten terrier é muito inteligente e é propenso a agradar sua família, portanto, sua educação é relativamente fácil e ele aprende muito rapidamente. Além disso, é muito curioso e sempre está atento à tudo que acontece ao seu redor. Embora não seja agressivo, o soft coated wheaten terrier pode manifestar um instinto de proteção muito forte em relação aos seus entes queridos e pode se tornar um cachorro possessivo.

Esses cachorros respondem bem ao adestramento canino baseado no reforço positivo e com estilos como o adestramento com clicker pode-se conseguir resultados excelentes.

Saúde do soft coated wheaten terrier

Como a maioria das raças de cachorros, os wheaten terrier apresentam tendência a sofrer de algumas doenças hereditárias. Entre essas doenças estão:

De particular preocupação nessa raça, são as doenças renais e entéricas (intestinais) que causam a perda de proteínas através da urina e que costumam ser fatais. Mas essas são doenças genéticas são facilmente diagnosticáveis e cujos sintomas são, geralmente, progressivos. Portanto, uma alimentação e tratamento adequados serão de grande ajuda.

Fotos de Soft coated wheaten terrier

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Soft coated wheaten terrier

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Soft coated wheaten terrier
1 de 8
Soft coated wheaten terrier

Voltar ao topo da página