Partilhar

Bichon Havanês

Atualizado: 16 março 2020
Bichon Havanês

O Bichon Havanês ou Havanese é um cachorro pequeno e adorável, com pelos longos e macios. As origens da raça se situam entre a Espanha e a Itália, a bacia do Mediterrâneo, mas a raça acabou se desenvolvendo em Cuba, onde coexistiu com a aristocracia do século XIX. É um cachorro jovial, ativo e feliz, perfeito para famílias muito distintas que procuram um companheiro amoroso.

Nesta ficha do PeritoAnimal, compartilharemos com você alguns detalhes sobre a personalidade e os cuidados requeridos pelo cão Bichon Havanês, um excelente cachorro de companhia. Se você está pensando em adotar um pet dessa raça, não pode perder esta ficha completa, na qual descobrirá se ele é o companheiro perfeito para você:

Origem
  • Europa
  • Espanha
  • Itália
Classificação FCI
  • Grupo IX
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100

Origem do Bichon Havanês

Esta raça compartilha sua origem com todos os outros Bichons, que descendem de cruzamentos de Barbet (um cachorro antigo, já extinto) com cachorros de colo da bacia do Mediterrâneo. Outras raças que descendem desta mesma linhagem são: Bichon Frisé, Bichon Maltês, Bichon Bolonhês e, um pouco mais distante filogeneticamente, o Poodle.

Nos séculos XVIII e XIX, os marinheiros espanhóis levaram alguns desses Bichons para Cuba, onde eles ganharam a preferência da aristocracia cubana da época. Naquela época, esses Bichons eram conhecidos como "Branquinhos da Havana", porque eram exclusivamente cachorros brancos.

Não foi até o século XIX que o Bichon Havanês moderno apareceu, graças à contribuição sanguínea de Poodles e Poodles Alemães. No entanto, a raça perdeu popularidade no início do século XX, e todas as linhagens cubanas originais desapareceram, deixando o Bichon Havanês praticamente extinto. Felizmente para os cinófilos, a raça foi resgatada nos Estados Unidos por criadores cubanos que haviam migrado para esse país com alguns de seus cachorros.

De acordo com a Federação Internacional de Cinologia (FCI), o nome Bichon Havanês não vem do desenvolvimento da raça em Havana, e sim da cor predominante na raça, que é castanho-havana. Atualmente, o Bichon Havanês é um cachorro pouco comum, mas não se encontra em risco de extinção.

Bichon Havanês: características

O corpo deste cachorro é pequeno e um pouco mais longo do que alto. A linha superior é reta, mas se arqueia levemente na região lombar e a parte transeira é inclinada. A linha inferior apresenta um ventre bem recolhido.

A cabeça do Bichon Havanês é larga e com a parte superior aplanada ou levemente convexa. O stop no focinho é moderadamente marcado, e o nariz é preto ou marrom. Os olhos, com uma expressão amigável, são grandes, em forma de amêndoa e de tom marrom escuro. As orelhas deste cachorro têm inserção alta e caem nas laterais das bochechas. Seu final forma uma ponta ligeiramente marcada.

A cauda tem a forma de um bastão pastoral (a extremidade distal é curvada) ou, de preferência, é enrolada sobre costas. Possui uma franja característica dos longos pelos sedosos.

Assim como ocorre nos outros Bichons, a pelagem do Havanês possui uma camada única ou uma camada interna pouco desenvolvida. O manto de cobertura é muito longo, com entre 12 e 18 centímetros, macio, liso ou ondulado, e pode formar mechas encaracoladas. De acordo com o padrão da Federação Internacional de Cinologia (FCI), são aceitas as seguintes cores de pelagem: branco puro, castanho em suas diferentes tonalidades, preto, castanho-havana, cor de tabaco, marrom avermelhado. Também são permitidas manchas nas cores listadas. O padrão FCI não indica um peso ideal para a raça, mas a altura na cernelha varia de 23 a 27 centímetros.

Personalidade do Bichon Havanês

Em geral, esses cachorros são muito brincalhões, ativos, animados e até um pouco palhaços. Por serem tão alegres e sociáveis, precisam de muita companhia e muita estimulação mental.

Os Bichons Havaneses tendem a ser sociáveis com pessoas, cachorros e outros animais. Além disso, e apesar de seu tamanho pequeno, eles costumam ser muito amigáveis com crianças. No entanto, podem se tornar agressivos ou tímidos se sua socialização foi inadequada. Por isso, é importante socializá-los desde filhotes.

Também são cachorros muito inteligentes e fáceis de treinar, por isso eram, antigamente, muito usados em circos. Atualmente, eles não são empregados em nenhuma especialidade do adestramento canino e, felizmente, nem em circos, mas podem praticar obediência competitiva, freestyle canino e agility, além de se destacarem como excelentes animais de estimação. O estilo de treinamento usado deve ser baseado em reforço positivo, como o treinamento com clicker.

Entre os problemas comportamentais mais frequentes do Bichon Havanês, estão os latidos excessivos, a ansiedade por separação e a destruição de coisas. Obviamente, esses problemas ocorrem principalmente quando o cachorro não recebe a companhia, o exercício físico e a estimulação mental de que precisa.

No entanto, na maioria dos casos, esses problemas comportamentais não ocorrem, e os Bichons Haveneses se tornam excelentes animais de estimação, seja para famílias com crianças ou sem crianças. Eles também são ótimos animais de estimação para donos sem muita experiência.

Bichon Havanês: cuidados

O pelo desse cachorro tende a emaranhar com facilidade, por isso é necessário escová-lo e penteá-lo pelo menos uma vez a cada dois dias. No entanto, e diferentemente de muitas das raças de cachorros de pelo longo, o Bichon Havanês não precisa de um cabeleireiro canino. Deve tomar banho apenas quando estiver sujo, e você deve evitar que o banho seja muito frequente (não mais que uma vez por mês). Uma vantagem da pelagem deste cachorro é que não solta pelos, o que faz deste Bichon um cachorro hipoalergênico.

Em relação a outras raças caninas, o Bichon Havanês tem pouca necessidade de praticar exercício. Exercícios moderados costumam ser suficientes, e podem consistir em passeios diários, jogos não muito brutos e treinamento de obediência. Também é notável o gosto desses cachorros pela natação, por isso é conveniente dar a eles a oportunidade de nadar em um local seguro sempre que possível.

De qualquer forma, devido ao seu tamanho, os Bichons Havaneses podem fazer grande parte dos exercícios de que precisam dentro de casa. Eles se adaptam muito bem à vida em apartamentos e em cidades densamente habitadas.

Por outro lado, suas necessidades de companhia são muito altas. Esses cachorros precisam estar acompanhados quase o tempo todo, e não devem viver isolados em um quintal ou jardim. Eles também não são cachorros que podem ser deixados sozinhos o dia todo enquanto a família está trabalhando.

Educação do Bichon Havanês

Assim como acontece com todos os cachorros, em sua fase de filhote o Bichon Havanês vai precisar passar pelo habitual processo de socialização, que lhe permitirá aprender a se relacionar com outros cachorros, animais de estimação, crianças, adultos e objetos. O objetivo da socialização é, basicamente, evitar o desenvolvimento de problemas de comportamento motivados por medo. É compreensível que, se o Bichon Havanês não conhecer um ambiente urbano, se sinta inseguro e com medo.

Posteriormente, você pode ensinar a ele os comandos básicos de obediência para garantir uma boa comunicação entre vocês. É importante saber que a predisposição natural do Bichon Havanês te dará a oportunidade de ensinar a ele truques muito diversos, dos quais ambos desfrutarão. Toda sua educação deve ser baseada no reforço positivo, que te trará bons resultados e fortalecerá sua relação com o cachorro.

Bichon Havanês: saúde

O Bichon Havanês tende a ser uma raça saudável, mas pode apresentar algumas doenças caninas com certa frequência. A luxação patelar é talvez a doença mais comum na raça. Outras doenças comuns, embora não tão frequentes quanto a anterior, são a atrofia progressiva da retina, as cataratas e a otite externa.

Fotos de Bichon Havanês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Bichon Havanês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Bichon Havanês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Bichon Havanês
Foto postada por Renata Janaína de Souza Gonçalves Ribeiro:Esta é a Mag minha filha de 4 patas de seis anos! Achava q ela era uma Lhasa Apso mas suspeito de que estava enganada. Pois suas caracteristicas estão mais para uma bichon havanes!
1 de 8
Bichon Havanês

Voltar ao topo da página