Partilhar

Cavoodle ou Cavapoo

Atualizado: 5 novembro 2019
Cavoodle ou Cavapoo

Os cães da raça Cavoodle também conhecidos como Cavapoo, são o fruto da mistura de duas raças icônicas, os mini Poodles (também conhecidos como poodle toy) e os Cavalier King Charles Spaniels. Logo, o que se pode esperar de uma raça surgida de outras tão maravilhosas e fascinantes? Sim, sem dúvidas os cavoodle são cachorros lindos e costumam conquistar a todos com suas habilidades e por sua incrível personalidade.

Por isso, hoje no PeritoAnimal apresentamos o Cavoodle ou Cavapoo, um cachorro fascinante e ainda não descoberto por muitos. Saiba tudo sobre esta nova raça de cachorro.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Cavoodle ou Cavapoo: origem

Os Cavoodle constituem uma raça de cachorro bastante recente e que se popularizou graças às campanhas realizadas pelos criadores australianos na década de 90. A ideia dos criadores ao cruzar os mini Poodles com os Cavalier King Charles Spaniel era obter uma nova raça que combinasse a bondade dos seus progenitores. Desta forma, se diz que conseguiram obter uma raça de cachorro ideal como pet de companhia.

Estes cães ainda não foram reconhecidos como raça oficial pelos órgãos cinológicos internacionais. Na verdade, se encontram categorizados dentro do grupo das raças de cachorro híbridas, junto com outras como os Cockapoo ou os Maltipoo, que por compartilharem o Poodle como cachorro de cruza, possuem as mesmas características anteriormente mencionadas. Também neste grupo se encontram outras raças novas e híbridas como os Goldendoodles.

Cavoodle ou Cavapoo: características

Os Cavadoodle são cachorros de estatura baixa, com um peso médio que varia entre 5 e 12 quilogramas e uma altura que fica entre os 25 e os 38 centímetros. Sua expectativa de vida oscila entre os 10 e os 14 anos.

Eles possuem um corpo firme e proporcional, com uma cabeça arredondada. O crânio é largo, tendo um nariz pequeno e olhos de tamanho médio e de cor escura. As orelhas são redondas e penduram ao lado da cabeça. Todas essas características fazem com que os Cavapoo tenha uma eterna carinha de filhote.

Seu pelo é encaracolado, podendo ser mais ondulado ou com cachos fechados. É de comprimento médio e bem denso. Caracteriza-se por ser um dos cachorros hipoalergênicos, pois seu pelo não afeta os alérgicos à cães, sendo assim uma das melhores raças de cachorro para alérgicos.

Cavadoodle ou cavapoo filhote

Os Cavadoodle filhotes não se diferenciam dos adultos, são por seu tamanho pequeno pois seu rosto permanece igual mesmo que tenham mais de 10 anos de idade, por exemplo.

A diferença não está na parte física e sim na personalidade. Quando adultos, essa raça é mais tranquila mas os pequenos podem se mostrar um pouco agressivos, simplesmente porque são filhotes e querem brincar, mas nada que não seja fácil de contornar.

Cores do Cavoodle ou Cavapoo

As cores mais frequentes entre os cães Cavapoo ou Cavoodle são:

  • Canela;
  • Loiro;
  • Marrom;
  • Branco;
  • Preto;
  • Dourado;
  • Bege.

Cavapoo ou Cavoodle: personalidade

Se há algo que faz esta raça híbrida se destacar, sem dúvida é sua personalidade dócil. Os Cavoodles são cachorros que chamam a atenção por sua grande inteligência, somada a um temperamento equilibrado, sociável e carinhoso.

Além de tudo isso, são cachorros pacientes e tranquilos, motivos pelos quais são recomendados a todos os tipos de famílias, tanto para pessoas que moram sozinhas como famílias com crianças ou idosos. Também é considerada uma das melhores raças de cães para crianças. Os cachorros da raça Cavapoo se adaptam a tudo e todos inclusive as pessoas alérgicas, como mencionado anteriormente.

Também há que se ressaltar as boas relações que estabelecem com outros animais, desde outros cachorros a qualquer outro tipo de pet, pois são respeitosos e amáveis com todos.

Cavoodle ou Cavapoo: cuidados

Para que o Cavapoo mantenha um bom estado de saúde é preciso tomar uma série de medidas. Entre elas, cabe destacar a realização da higiene periódica de seus dentes, olhos e orelhas pois estes são muito delicados. Se não se mantiverem em boas condições, é bem provável que o Cavadoodle desenvolva diversas doenças e infecções.

Em relação a sua pelagem, se recomenda uma escovação diária ou a cada dois dias. Seu pelo, embora não muito longo, é muito encaracolado e denso, de forma que pode criar nós facilmente se não tiver os cuidados adequados.

Por se tratarem de cachorro de porte pequeno é necessário estar atento à alimentação pois esta deve ser equilibrada e suficiente. Deve-se ter cuidado para não alimentar demais o Cavoodle, pois o excesso de peso tem consequências desastrosas para sua saúde, como a obesidade canina.

Cavoodle ou Cavapoo: educação

Devido a personalidade dócil desses cachorros, além de sua inteligência, não é difícil os ensinar coisas novas. Desta forma, treiná-lo é bem simples e pode ser realizado inclusive por aqueles que não tem experiência com adestramento canino. Se você quer mais informações sobre como começar a adestrar seu cachorro, recomendamos que leia nossa categoria adestramento.

Além disso, existem diversas dicas e guias sobre adestramento canino que podem ser muito úteis caso deseja adestrar seu cãozinho por conta própria, sem ter que recorrer aos serviços de um adestrador profissional.

Cavapoo ou Cavoodle: saúde

Em geral, a raça Cavapoo é uma raça bem saudável, não se destacando nenhuma doença congênita grave. Somente em alguns casos foram detectados que filhotes de Cavoodle apresentavam anomalias cardíacas de gravidade diversa ou casos de luxação de patela.

Contudo, estes cachorros são um pouco delicados no que diz respeito a saúde dos olhos, podendo desenvolver doenças como atrofia progressiva da retina ou tipos mais comuns de conjuntivite. Portanto, se recomenda muito que se realizem visitas periódicas ao veterinário, que poderá avaliar o estado de saúde de seu pet e realizar os procedimentos pertinentes para que se possa manter a saúde nas melhores condições.

Cavoodle ou Cavapoo: adotar

Se você estiver interessado em adotar um Cavapoo, o melhor é buscar informações sobre a existência de associações de protetores de animais especializadas nesta raça, assim você pode salvar um filhotinho do abandono. Também pode procurar em abrigos e canis de perto da sua região, pois quem sabe você consegue encontrar um exemplar de Cavoodle entre os cachorros.

Antes de adotar, você deve estar completamente certos de que pode tomar conta do pet em todos os momentos. Por isso, é muito importante conhecer suas necessidades, tanto gerais como específicas, para assim levá-las em consideração e você ser um tutor responsável.

Se, depois de realizar todas essas considerações você estiver certo de que quer adotar um desses cãezinhos, vá em frente! Com certeza você vai aproveitar de uma convivência excelente e de um carinho imenso.

Bibliografia
  • Imagem 4: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia

Fotos de Cavoodle ou Cavapoo

Vídeos de Cavoodle ou Cavapoo

1 de 3
Vídeos de Cavoodle ou Cavapoo
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cavoodle ou Cavapoo

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Cavoodle ou Cavapoo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Cavoodle ou Cavapoo
1 de 5
Cavoodle ou Cavapoo

Voltar ao topo da página