Partilhar

Puggle

Atualizado: 17 janeiro 2020
Puggle

Enérgicos, de aparência doce e muito animados, é assim que os Puggles são descritos por quem divide seu tempo com eles. Estes cachorrinhos têm características muito especiais e vamos detalhá-las nessa ficha do PeritoAnimal.

O Puggle é um cachorro mestiço que surgiu como resultado do cruzamento de um Beagle e um Pug. Devido às raças progenitoras, trata-se de um cachorro de tamanho pequeno, com muita energia e carisma, que é capaz de conquistar o coração de quase todos. Ele compartilha traços físicos e de personalidade de ambas as raças, mas quais características ele herdou exatamente? Continue lendo para descobrir tudo sobre o Puggle, suas características físicas, personalidade e muito mais.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Puggle: origem

O Puggle surgiu do cruzamento entre cachorros da raça beagle e da raça Pug. Normalmente, no cruzamento, a fêmea é um beagle e o macho é um Pug, sendo o contrário muito raro. Assim como acontece com outras raças híbridas, como os Cavoodles ou os Yorkipoos, a origem dos primeiros exemplares de Puggle é bastante incerta. Dessa maneira, nem o momento, nem o local exato de origem desse cachorro híbrido específico são conhecidos. Existe apenas um primeiro registro em Wisconsin, datado de 1980, quando o criador Wallace Havens batizou essa raça.

Como outras raças híbridas, o Puggle não possui um padrão oficial registrado em nenhuma entidade cinológica internacional como raça independente. É considerado apenas um cruzamento de duas outras raças registradas. No entanto, está registrado em organizações como o American Canine Hybrid Club (ACHC).

Puggle: características

O puggle é um cachorro de tamanho pequeno, com altura da cernelha que geralmente varia entre 20 e 38 centímetros e peso que varia de 6,5 a 14 kg. A aparência geral de cada exemplar depende fundamentalmente da genética predominante, sendo alguns Puggles mais semelhantes a um Beagle e outros mais parecidos com um Pug. No entanto, podemos dizer que, de maneira geral, eles compartilham um corpo compacto, com membros curtos e cauda curvada sobre as costas.

A cabeça deste cachorro é média e possui um comprimento de focinho que varia de um cachorro para outro. Assim, alguns exemplares têm as dobras típicas dos Pugs, enquanto outros apresentam o focinho alongado do Beagle. As orelhas se dobram para baixo e os olhos escuros mostram uma aparência doce e afetuosa, que faz deste cachorro mestiço um dos mais adorados.

O pelo do Puggle é curto e liso, com um toque suave e uma pelagem densa bem aderido ao corpo. Geralmente tem coloração mais escura nas orelhas, costas e ao redor dos olhos, além de manchas de cores diferentes.

As cores mais frequentes no pelo dos Puggles são, preto, preto e castanho, damasco e castanho e tricolor. Como não existe um padrão oficial para esta raça mestiça, podem ocorrer outras misturas de cores, além de tons sólidos.

Se existe uma palavra que pode definir um filhote de Puggle certamente é "adorável". Este filhote tem uma carinha e um olhar infantil, redondo e doce. Isso, somado ao seu pequeno tamanho, o torna realmente fofo. Como as características físicas do filhote de Puggle variam dependendo, principalmente, do gene dominante, podemos encontrar cachorrinhos que se assemelham a um filhote de Pug e outros mais parecidos com um filhote de Beagle. O que todos têm em comum é a ternura que os representa, tanto na fase de filhotes quanto na idade adulta.

Puggle: personalidade

O Puggle é caracterizado por ser um cachorro extremamente afetuoso e sociável. Ela gosta de viver em família, compartilhando uma casa com adultos e crianças, bem como com outras espécies animais. Não tolera solidão, algo que deve ser levado em consideração antes de adotar um filhote desta raça. Nesses casos, eles geralmente sofrem de distúrbios como a ansiedade por separação.

O temperamento do Puggle também se destaca pela capacidade de se adaptar a diferentes situações e ambientes. Desta forma, o Puggle é um cachorro que pode viver perfeitamente em apartamentos, casas, apartamentos pequenos ou grandes terrenos. Para ele, o mais importante é a companhia e o amor. Tendo isso, pode ser feliz em qualquer lugar.

O puggle é um cachorro ativo, que precisa brincar, correr e andar para permanecer equilibrado. Também costuma latir bastante, um comportamento que, se não for controlado, pode causar problemas com os vizinhos.

Além disso, o Puggle é um cachorro ativo, que precisa brincar, correr e andar para permanecer equilibrado. Também costuma latir bastante, um comportamento que se não for controlado pode causar problemas com os vizinhos.

Puggle: cuidados

Os Puggles são cachorros fáceis de cuidar porque precisam apenas de pequenas atenções diárias para estar em perfeito estado físico, emocional e mental. Uma das atenções mais importantes é fornecer ao Puggle uma alimentação de qualidade, sendo aconselhável recorrer a rações desenvolvidas especificamente para raças pequenas ou uma dieta caseira sob a orientação de um profissional. Essa dieta balanceada deve ser combinada com a prática de exercícios físicos diários, algo que pode ser feito com jogos, caminhadas ou circuitos.

Quanto ao cuidado do Puggle no que diz respeito à pelagem, basta escová-la semanalmente para que o pelo esteja sempre nas melhores condições, utilizando sempre uma escova adequada ao pelo do seu cachorro. É aconselhável aproveitar essa oportunidade para limpar os ouvidos e verificar o estado das unhas, boca e olhos.

Vale lembre que essa raça de cachorro precisa de companhia constante. É um cachorro com tendência a desenvolver ansiedade por separação se não for ensinado a ficar sozinho, por isso é essencial trabalhar esse aspecto desde os primeiros momentos, especialmente se você adotá-lo ainda filhote.

Puggle: educação

O Puggle é um cachorro incrivelmente sociável, extrovertido e curioso, por isso, é recomendável aproveitar essas virtudes para começar sua socialização o mais cedo possível. Para fazer isso, recomendamos a leitura desses artigos com base na idade do cachorro:

Embora a tarefa da socialização possa ser relativamente simples devido à personalidade do Puggle, precisamente por causa de seu temperamento, pode ser mais complicado acabar com os latidos excessivos ou com o apego excessivamente exagerado à família. Para lidar com tudo isso, você pode buscar ajuda de um treinador especializado, que pode avaliar o seu caso específico e fornecer conselhos e diretrizes adaptados às necessidades específicas do seu cachorro. No entanto, em casa, você pode tomar algumas medidas para evitar os latidos excessivos.

De toda forma, o treinamento do Puggle deve ser feito recorrendo a técnicas baseadas no respeito aos animais, sem punições ou agressões de qualquer tipo, que além de desagradáveis são muito contraproducentes. Através dessas técnicas, você pode ensinar obediência básica ao seu cachorro, assim como a educação mais avançada.

Um dos principais problemas encontrados pelas pessoas que vivem com esses cachorros ao educá-los é a superproteção, algo que não os beneficia em nada. O Puggle geralmente é um cachorro muito sensível, que tende a chorar ou mostrar uma atitude de medo quando sente que está sendo repreendido. Por esse motivo e por causa de sua aparência meiga, muitas pessoas decidem consentir, mas o verdadeiro problema não está na "sensibilidade" do cachorro e sim nas técnicas utilizadas. Mais uma vez, destacamos a importância de educar o Puggle, assim como qualquer outro cachorro, por meio de reforço positivo.

Puggle: saúde

Os Puggles podem apresentar uma série de anomalias herdadas de ambas as raças progenitoras. Como geralmente acontece em cachorros mestiços elas apareçam com menos frequência do que em cachorros puros. Algumas dessas condições são as relacionadas à saúde da pele, como as alergias ou alterações como a dermatite e fungos. Portanto, é importante que você fique atento ao estado da pele de seu Puggle, visitando o veterinário se surgir qualquer anomalia.

Também são propensos a sofrer com otites e conjuntivites, por isso é aconselhável realizar a limpeza auditiva e ocular periodicamente, utilizando produtos especiais para cachorros. Além disso, os Puggles podem sofrer alterações do sistema respiratório, como a asma, principalmente aqueles que são mais braquicefálicos.

Para proteger seu Puggle de possíveis infecções virais e bacterianas, é aconselhável mantê-lo vacinado e desparasitado, seguindo as orientações do seu veterinário de referência. Se você oferecer ao Puggle todos os cuidados de que ele precisa e os medicamentos preventivos adequados, sua expectativa de vida varia entre 12 a 15 anos.

Onde adotar um Puggle?

Se você se apaixonou pelos Puggles e quer compartilhar sua casa com um deles, recomendamos que releia este artigo com uma perspectiva mais crítica. Desta forma, você poderá considerar se as características desses pequenos são apropriadas para você, no sentido de não representar um problema, por exemplo, a questão do latido excessivo ou de não tolerar ficar sozinho. Caso ocorram, todos esses problemas têm solução, mas sua correção exige tempo, esforço e paciência.

Aconselhamos recorrer a associações e abrigos de animais para adoção, pois assim você ajuda a combater o abandono de animais, dando a um peludo a oportunidade de ser feliz na sua família. Mesmo que não tenham exemplares de Puggle no momento em que você visitar, você pode pedir aos funcionários para avisarem se algum cachorro com essas características aparecer e eles certamente entrarão em contato com você com o maior prazer.

Fotos de Puggle

Vídeos relacionados com Puggle

1 de 3
Vídeos relacionados com Puggle
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Puggle

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Puggle

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Puggle
1 de 6
Puggle

Voltar ao topo da página