Partilhar

Cavalier King Charles Spaniel

Atualizado: 14 fevereiro 2020
Cavalier King Charles Spaniel

A raça de cachorro Cavalier King Charles Spaniel é conhecida por sua aparição em vários filmes e também foi popularizada graças a celebridades que a escolheram como cachorro de companhia, como Coco Chanel, Oscar Wilde e Frank Sinatra. Além disso, esta raça é muito apreciada por sua aparência elegante e por sua pelagem sedosa e delicada. O Cavalier King Charles Spaniel tem uma personalidade doce e afetuosa, mas não devemos esquecer que também é uma raça delicada, devido aos vários problemas de saúde hereditários que pode apresentar.

Se você quer saber mais sobre a raça Cavalier King Charles Spaniel neste artigo do PeritoAnimal, encontrará todas as informações necessárias, como suas origens, características, personalidade, cuidados, saúde e educação. Continue lendo!

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo IX
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Cavalier King Charles Spaniel: origem

Existem muitas histórias e lendas sobre essa raça fascinante, que atingiu seu auge de popularidade durante os reinados de Carlos I da Inglaterra e Escócia, e de Carlos II da Inglaterra. O Charles King Cavalier Spaniel aparece em várias pinturas dos séculos XVI e XVII, nas quais é possível observar certas diferenças em relação ao padrão atual, principalmente no rosto, que mostra um focinho ligeiramente mais alongado, assim como no corpo, que é mais fino.

O Cavalier King Charles Spaniel é uma raça originária da Inglaterra e os primeiros espécimes datam dos tempos de Elizabeth I da Inglaterra. É provável que o Cavalier King Charles Spaniel tenha nascido do cruzamento entre cachorros Pequineses e Cães d'água Japoneses, uma vez que há evidências da entrega desses cachorros como presentes aos membros de famílias reais na Europa. Já no ano de 1.600, começaram a ser apreciados entre os nobres ingleses.

Recebe parte de seu nome, "Charles", graças a Carlos II, que era particularmente apegado à raça. Historiadores apontam que era um membro em seu séquito e que ele nunca se separava de seu fiel amigo de quatro patas, nem mesmo durante as reuniões estatais. Por isso recebeu seu outro nome, "Cavalier". Outros familiares da família real inglesa também eram grandes amantes da raça.

Nos últimos anos, o Cavalier King Charles Spaniel se espalhou pelo mundo todo e é considerado uma das raças de cachorros ingleses mais populares e queridas, tanto por sua personalidade carinhosa quanto por sua aparência fofa.

Cavalier King Charles Spaniel: caraterísticas

O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro bem proporcionado e elegante, de tamanho pequeno. Seu peso fica entre 5,4 e 8 kg, e a altura da cernelha entre 30 e 33 cm. Pertence ao grupo IX do FCI, o de cachorros de companhia.

Sua cabeça é pequena e possui um focinho ligeiramente alongado e uma testa quase plana, justamente por esse motivo é que a depressão frontal é bastante evidente. O focinho se estreita no final. Os dentes do Cavalier King Charles Spaniel são fortes e têm a típica mordida em tesoura, ou seja, os dentes superiores se sobrepõem perfeitamente aos inferiores.

Os olhos são redondos, escuros e bem espaçados. As orelhas são um traço muito característico da raça, e se assemelham ligeiramente às do Cocker Spaniel Inglês, pois são longas e apresentam franjas. No entanto, no caso do Cavalier King Charles Spaniel sua inserção é alta.

A cauda é proporcional ao corpo, muito peluda e nunca está acima do nível da linha posterior. Possui um dorso reto e horizontal, bem como um tórax moderado, caracterizado por um bom círculo das costelas. As pernas são de esqueleto moderado, enquanto os pés são cobertos de pelos abundantes e têm boa orientação.

O manto do Cavalier King Charles Spaniel é longo e sedoso, com franjas abundantes, e pode apresentar tonalidades diferentes: preto e canela, rubi ou tricolor.

Cavalier King Charles Spaniel: personalidade

O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro dócil e amigável, o que torna essa raça uma das mais adequadas para conviver com crianças e idosos. Sua personalidade é alegre e, se bem socializado, não apresenta medo, ansiedade ou nervosismo, pelo contrário, é um cachorro ativo, mas equilibrado.

A convivência com ele é especialmente simples e, graças ao seu pequeno tamanho, se adapta perfeitamente à vida em um apartamento. Ele pode conviver com qualquer tipo de família, no entanto, assim como ocorre com qualquer outro indivíduo, não devemos promover um estilo de vida particularmente sedentário, e sim procurar oferecer caminhadas, exercícios e estímulos para mantê-lo feliz.

Por fim, deve-se notar que, com uma socialização adequada, esse cachorro pode se relacionar maravilhosamente com todos os tipos de pessoas e animais, o que também o torna uma ótima raça para terapia assistida por animais.

Cavalier King Charles Spaniel: cuidados

A alimentação do Cavalier King Charles Spaniel deve ser balanceada, isto é, equilibrada. Ao escolher sua dieta, seja ela baseada em rações ou receitas caseiras, devemos garantir que ela seja de qualidade. Da mesma forma, respeitaremos as quantidades para garantir um peso adequado e evitar excesso de peso. Podemos distribuir a quantidade de comida diária entre 2 ou 3 refeições. Não se esqueça que os alimentos devem sempre ser adaptados à idade do indivíduo, às suas necessidades específicas e ao seu estado de saúde, por isso é sempre aconselhável consultar um veterinário.

Por outro lado, para manter sua pelagem sedosa e em boas condições, devemos escová-la 2 ou 3 vezes por semana, prestando atenção especial à formação de possíveis nós e emaranhados na área das orelhas e membros. A escovação periódica influenciará positivamente sua saúde, não apenas por manter sua pelagem brilhante, mas também por permitir detectar rapidamente a presença de parasitas ou feridas. O banho geralmente é dado uma vez por mês, sempre usando produtos específicos para cachorros.

O exercício é outro aspecto fundamental de seus cuidados, porque, como comentamos anteriormente, o Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro muito ativo. É necessário oferecer um mínimo de 3 caminhadas por dia, uma das quais deve ser combinada com algum exercício físico. Da mesma forma, não devemos esquecer a importância da estimulação mental para manter sua mente ativa.

Cavalier King Charles Spaniel: educação

O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro inteligente, que aprende com facilidade, no entanto, é importante educá-lo através do adestramento positivo, evitando assim o castigo positivo, que pode gerar estresse e ansiedade no cachorro. Este tipo de educação não é recomendada exclusivamente nesta raça, e sim para todos os cachorros. De fato, o uso do reforço positivo no adestramento favorece a aprendizagem e a boa reação com o proprietário.

Outro aspecto fundamental da educação é a socialização do filhote, um processo imprescindível para que o cachorro aprenda a se relacionar com outros indivíduos, ambientes e pessoas, como podem ser crianças, adultos, gatos, cachorros e ambulâncias, entre outros. Uma socialização nula ou deficiente pode causar o aparecimento de medos e outro problemas de comportamento. O Cavalier King Charles Spaniel também deverá aprender a urinar na rua.

Para terminar sua educação básica, prestaremos atenção aos comandos de obediência que, além de fortalecer nosso vínculo, permitirão estimulá-lo mentalmente e melhorar sua resposta a seus pedidos.

Cavalier King Charles Spaniel: saúde

A expectativa de vida do Cavalier King Charles Spaniel se situa entre os 9 e os 14 anos, no entanto, é uma raça que tem uma alta predisposição a sofrer com doenças hereditárias, principalmente a siringomielia, uma doença especialmente dolorosa e grave. Estima-se que cerca de 33% dos Cavaliers King Charles Spaniel sofrem com a doença. Ela se deve principalmente a um crescimento excessivo da massa cerebral, que não tem espaço suficiente no crânio.

Outras doenças comuns do Cavalier King Charles Spaniel são:

  • Displasia da válvula mitral;
  • Cataratas;
  • Distrofia corneal;
  • Displasia de quadril;
  • Microftalmia;
  • Atrofia progressiva da retina;
  • Displasia da retina;
  • Síndrome do cachorro braquicefálico;
  • Diabetes mellitus;
  • Epilepsia idiopática;
  • Ictiose;
  • Urolitiase.

É muito importante visitar ao veterinário periodicamente, a cada 6 ou 12 meses, para tentar prevenir essas doenças e detectá-las prontamente se aparecerem. Também será fundamental seguir o calendário de vacinação e os calendário de desparasitação.

Fotos de Cavalier King Charles Spaniel

Vídeos relacionados com Cavalier King Charles Spaniel

1 de 3
Vídeos relacionados com Cavalier King Charles Spaniel
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cavalier King Charles Spaniel

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Cavalier King Charles Spaniel
1 de 8
Cavalier King Charles Spaniel

Voltar ao topo da página