Partilhar

Cockapoo

Atualizado: 25 novembro 2019
Cockapoo

O Cockapoo é, assim como muitas outras raças de cachorros híbridos, uma das cruzas mais desejadas dos últimos anos. Seu jeito carinhoso, assim como o do Pomsky e do Maltipoo, demonstram que cada vez mais as pessoas procuram por um companheiro com personalidade, independentemente de sua raça. Apesar disso, é certo que esse cruzamento, em específico, é fruto do resultado do encontro entre um Poodle Grande e um Cocker Spaniel. Quer tudo sobre os Cockapoo, como é a personalidade, quais os cuidados necessários e muito mais? Continue lendo PeritoAnimal!

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Tipo de pelo

Cockapoo: origem

Os primeiros exemplares de Cockapoo reconhecidos nasceram na década de 50, nos Estados Unidos, onde se tornaram muito populares em pouco tempo. A cruza resultou em filhotes adoráveis e chamativos, motivo pelo qual não demoraram à chegar em outros países, até estarem presentes em todo o mundo. A raça Cockapoo ainda não foi reconhecida oficialmente pelos organismos cinológicos internacionais, que à veem como raça híbrida ou mestiça. Isto faz com que não exista um padrão standart da raça, motivo pelo qual os cachorros que resultam da cruza entre um Cocker Spaniel Inglês e um Poodle Grande podem ser considerados automaticamente como um Cockapoo.

Cockapoo: características

Os Cockapoo são cachorros de médio porte, uma vez que ainda existe uma grande oscilação entre um exemplar e outro. O peso médio corporal está entre cinco e dez quilos, sendo que sua altura padrão gira em torno de 25 a 40 centímetros. São cachorros com longevidade acentuada, sua expectativa de vida gira em torno de 14 aos 18 anos.

O aspecto físico desses cachorros depende principalmente da carga genética predominante neles. Dessa forma, haverá exemplares quase iguais a um Poodle ou a um Cocker Spaniel, tendo por exemplo o focinho quadrado dos Cocker ou o pelo branco dos Poodles. Também há exemplares em que o equilíbrio entre ambas as raças originárias é perfeito, tendo características de uma e de outra em igual medida.

De forma geral, a característica mais uniforme compartilhada por todos os Cockapoo é a referente ao porte médio, orelhas largas que caem sobre as bochechas e o pelo comprido e ondulado. Além disso, são considerados uma das raças ideais para pessoas alérgicas a pelo de cachorro, pois mal perdem pelo e são considerados hipoalergênicos.

Cockapoo filhote

Desde filhote já é possível ver a quem o Cockapoo "puxou", isto é, vendo se ele se assemelha mais a um Poodle ou a um Cocker. Sem dúvida já se poderá observar que são cachorros muito ativos, apesar de não muito nervosos, brincalhões e muito, muito alegres. São filhotes particularmente carinhosos e que adoram passar tempo com a família humana, pois são muito apegados e seguem os seus cuidadores onde quer que eles forem. Quando os tutores precisam sair e os Cockapoo ficam sozinhos em casa eles choram e latem bastante, devido a ansiedade que a separação causa, algo que vamos abordar com mais detalhes no tópico sobre adestramento.

Cores do cockapoo

Por não existir um modelo oficial para essa raça híbrida, são aceitas todas as cores das raças progenitoras. Desse modo, podem ser encontrados Cockapoos brancos, pretos, cinzas, vermelho-púrpura, loiros e chocolate, além das misturas entre 50% deles, sendo frequentes os Cockapoo preto e branco ou chocolate, vermelhos ou loiros misturados com branco, assim como os que possuem pelos brancos distribuídos de forma uniforme pelo corpo com outros pelos pretos ou pardos.

Cockapoo: personalidade

Os Cockapoo costumam ser cachorros com uma personalidade muito fácil de lidar. São sociáveis, extremamente carinhosos, adoram companhia e atenção, além de serem inteligentes e ativos. São populares como cachorros de terapia e assistência devido à sua bondade e personalidade equilibrada.

Trata-se de um dos cachorros que estabelece os vínculos mais fortes com aqueles que gosta, não só com as pessoas mas também com outros cachorros e animais. Isso faz com que realizem manifestações de amor por seus cuidadores, como segui-los por toda a casa, sentar-se em seus pés ou demandar carinho e atenção das formas mais cativantes e divertidas.

Contudo, isso também faz com que não tolere a solidão, motivo pelo qual o Cockapoo não é uma boa escolha para aqueles que passam muito tempo no trabalho ou fora de casa, de modo geral. Ao sentir-se só, o Cockapoo pode desenvolver problemas como ansiedade, depressão ou até mesmo ter atitudes destrutivas ou agressivas.

Cockapoo: cuidados

Os Cockapoo precisam de atenção para que se mantenham em suas melhores condições. A principal e mais importante atividade para mantê-los equilibrados é, sem dúvidas, dedicar todo o tempo e carinho possível, pois assim você terá um bichinho feliz e alegre. Em relação aos cuidados básicos, é importante proporcionar-lhes uma dieta equilibrada e adaptada as suas necessidades energéticas e nutricionais, combinadas com uma boa hidratação e exercício diário.

Seu pelo requer escovação diária, uma vez que o comprimento e ondulação pode formar nós se não for cuidado adequadamente, o que pode levar até mesmo a ter que cortá-lo por serem nós impossíveis de desembaraçar. O banho pode ser dado de tempos em tempos para eliminar os odores do pelo, já que alguns cuidadores dizem que sem banho o Cockapoo pode ficar fedorento.

Cockapoo: educação

Os Cockapoo são cachorros muito inteligentes e, além disso, muito atentos, motivo pelo qual seu treinamento costuma ser mais fácil. São bons como cachorros auxiliares, algo para o qual já vem sendo treinados desde a origem da raça. Os treinadores destacam sua obstinação, às vezes confundido com teimosia, além da predisposição para aprender e trabalhar.

Um fator que podemos supor que pode causar problemas é que, por ser muito dependente e adorar companhia, os Cockapoo podem ter ansiedade por separação. Isso costuma vir acompanhado de muitos latidos e choros intermináveis. Por isso é importante que você saiba o que é a ansiedade por separação, assim como diferentes técnicas que existem para tratá-la. Uma delas é usar um kong para tratar pois é uma técnica que tem demonstrado grande eficácia se realizada com precisão.

Cockapoo: saúde

Os Cockapoo não se destacam por serem uma das raças híbridas com mais problemas de saúde, tendo em geral uma saúde muito boa. Contudo, podem herdar tanto dos Poodles quanto dos Cockers a tendência a sofrer de algumas doenças congênitas.

Uma das doenças mais comuns são as infecções auditivas, como a otite. Essa inflamação é muito dolorosa e muito perigosa se não for tratada a tempo, pois pode causar surdez permanente. Por isso, se você reparar algum sintoma que nos faça suspeitar que existe uma infecção no ouvido, como uma coceira fora do normal na região, dor ou inquietude, deve que levar o Cockapoo ao veterinário. Ele poderá recomendar limpezas auditivas usando algum produto específico.

Outras condições que os Cockapoo podem apresentar são a luxação da patela, que foi herdado dos Cocker e afeta a saúde de seus joelhos ou problemas como a atrofia progressiva da retina, algo frequente entre os Poodles. Por isso, aconselhamos a realização de visitas ao veterinário a cada seis ou doze meses, para que te ajudem a seguir uma adequada medicina preventiva e, além disso, seguir estritamente o calendário de vacinas e realizar desparasitações periódicas, tanto internas como externas.

Cockapoo: adoção

É certo que depois de conhecer o Cockapoo você queira adotar um exemplar, mas o que é preciso fazer para adotar um Cockapoo? Isso pode ser um quebra-cabeça para muitos, uma vez que algumas pessoas nem sequer sabiam da existência da raça, mas aqui tentaremos orientá-lo no processo de adoção.

O primeiro passo é buscar associações, refúgios e canis, pois assim podemos salvar um cachorrinho de rua e lhe dar uma segunda ou terceira oportunidade. Muitos deles já passaram por vários lugares e diversos abandonos, por isso esses cachorros costumam ser muito gratos. Sem qualquer dúvida é uma boa ideia adotar um cachorro vira-lata, já que tem um amor infinito para dar.

Apesar de parecer que você não irá encontrar um Cockapoo em um abrigo de animais abandonados, com certeza encontrará cruzas variadas e entre elas pode estar um Cockapoo. A chave é não se desesperar e buscar em vários lugares, além pedir que te avisem se algum cãozinho corresponder as suas expectativas.

Se você adotar um Cockapoo, seja filhote ou adulto, é fundamental ter em conta os cuidados e necessidades. Você deve estar consciente de que está diante de um cachorro muito dependente que não pode passar muitas horas sozinho. Adotar ajuda a frear o abandono animal e a dar outra oportunidade aos mais desfavorecidos, porém sempre responsável e consistente.

Bibliografia
  • Imagem 5: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia.

Fotos de Cockapoo

Vídeos de Cockapoo

1 de 3
Vídeos de Cockapoo
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cockapoo

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Cockapoo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Cockapoo
1 de 5
Cockapoo

Voltar ao topo da página