Problemas da pele

Queda de pelo em cachorros - Causas e tratamento

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 1 julho 2023
Queda de pelo em cachorros - Causas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Embora possa parecer algo menos importante do que outros aspectos da saúde do cão, a verdade é que o pelo também requer cuidados regulares, pois desempenha funções fundamentais para o bem-estar animal. É por isso que devemos prestar atenção à sua aparência e ter em mente que a queda de pelo em cães pode ser um alerta, indicando diversos problemas de saúde ou simplesmente a necessidade de melhorar alguns aspectos, como a alimentação.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos as causas mais comuns da queda de pelo em cachorros e os diferentes tipos de tratamentos disponíveis. Lembre-se de que, se o seu cão estiver perdendo pelo, é fundamental procurar uma clínica veterinária e consultar um especialista qualificado para descobrir por que o pelo do seu cão está caindo.

Também lhe pode interessar: Pelo de cachorro caindo: causas e soluções

Índice

  1. A importância do pelo para o cachorro
  2. Por que o pelo do cachorro cai?
  3. Queda de pelo em cachorros por distúrbios hormonais
  4. Queda de pelo em cachorros por doenças na pele
  5. Parasitas que provocam a queda de pelo em cães
  6. Feridas que causam a queda de pelo em cachorros
  7. Dicas para evitar a queda de pelo em cachorros

A importância do pelo para o cachorro

Os cães têm três tipos de pelo. Vejamos quais são a seguir:

  • Pelos primários ou de revestimento: são aqueles que formam a parte externa do manto, com a capacidade de se eriçar;
  • Pelos secundários ou lanosos: são os componentes da pelagem interna e são responsáveis por fornecer proteção e manter o calor. Também são conhecidos como "lanilha interna";
  • Pelos táteis: são os bigodes ou sobrancelhas, que servem ao sentido do tato.

A qualidade do manto vai depender de diferentes fatores, como alimentação, saúde, genética ou cuidados que proporcionamos. O pelo isola o cão de temperaturas extremas, protege-o de lesões e faz parte de seu sistema de comunicação. Como veremos, causas como doenças, parasitas ou cuidados inadequados podem ser responsáveis pela queda de pelo em cães.

Por que o pelo do cachorro cai?

O motivo principal da queda de pelo em cachorros é a troca de pelo, um processo totalmente natural que ocorre todos os anos. Durante esse período, podemos observar um excesso de queda de pelo, pois o objetivo é preparar o manto para a mudança de temperatura. Isso ocorre porque o pelo cresce em diferentes fases, que correspondem a um crescimento rápido, lento ou um período de latência.

É na fase telógena ou de queda que ocorre a troca de pelo, pelo menos uma vez por ano. Ou seja, não é uma doença. Recomenda-se facilitar esse processo com uma escovação diária adequada. No entanto, devemos consultar um veterinário se a queda de pelo for excessiva em nosso cão, uma vez que alguns cães podem perder o pelo em tufos e a pelagem pode ficar com uma aparência irregular, como um mosaico, porque possuem uma dupla camada de pelo.

Quando os cães trocam de pelo?

A troca de pelo nos cães geralmente ocorre no verão e no inverno, para protegê-los do frio ou permitir que não sintam tanto calor.

Outras causas que podem levar à queda de pelo em cachorros

Se o seu cão está perdendo pelo e você tem certeza de que não é devido à fase de troca, então é hora de buscar o veterinário. Em geral, a queda de pelo, seja generalizada ou em áreas específicas, costuma estar associada a algum dos seguintes problemas:

  • Parasitas;
  • Doenças de pele;
  • Distúrbios hormonais;
  • Cuidados inadequados.

Nos próximos tópicos, falaremos detalhadamente sobre cada uma dessas causas.

Queda de pelo em cachorros - Causas e tratamento - Por que o pelo do cachorro cai?

Queda de pelo em cachorros por distúrbios hormonais

Às vezes, a queda de pelo em cachorros não tem origem na troca de pelo, podendo, na verdade, ser o indicativo de alguma doença. Por exemplo, se o pelo do nosso cão estiver caindo em áreas específicas, isso pode ser indicativo de um distúrbio hormonal no qual a perda de pelo costuma ocorrer de forma simétrica, bilateral e sem prurido associado.

O veterinário deve descobrir a causa que está provocando a queda para poder iniciar o tratamento. Entre essas causas estão o hipotireoidismo canino ou a síndrome de Cushing. Alergias a pulgas, como veremos, alimentos, pólen ou medicamentos também podem causar queda de pelo.

O tratamento será conforme o que está provocando a reação no cão. Além disso, se usarmos elásticos ou presilhas para prender o pelo do nosso peludo com muita tensão e por períodos prolongados, podemos causar uma alopécia no local. Essas áreas sem pelo podem ser permanentes, por isso não é recomendado o uso desses acessórios.

Queda de pelo em cachorros - Causas e tratamento - Queda de pelo em cachorros por distúrbios hormonais

Queda de pelo em cachorros por doenças na pele

A maioria das doenças de pele nos cachorros causa uma queda de pelo mais ou menos grave. Portanto, agora vamos nos concentrar nas doenças que provocam uma perda significativa de pelo em seus sintomas. São elas:

Dermatite em cães

É definida como a inflamação da pele acompanhada de coceira. Existem vários tipos de dermatite, sendo a dermatite atópica a mais comum e que geralmente apresenta como sintoma a perda de pelo em áreas específicas. Em geral, ocorre como uma reação do organismo à presença de alérgenos, embora também possa ocorrer por causas genéticas. Além da queda de pelo, o cão apresenta coceira e vermelhidão na pele.

Micose em cães

Causada por um tipo de fungo, a micose canina provoca lesões circulares e alopécia, sendo comum observar áreas sem pelo em cães afetados por ela.

O tratamento deve ser prescrito pelo veterinário e geralmente envolve a administração de pomadas antifúngicas, pós ou loções.

Piodermite canina

Trata-se de uma infecção da pele causada por bactérias oportunistas que geralmente infectam o cão quando ele tem alguma doença de pele que enfraquece seu sistema imunológico. Seus sintomas mais comuns são coceira intensa, perda de pelo, feridas devido ao coçar e mau odor. Nos casos mais graves, pode-se observar úlceras.

O tratamento consiste em antibióticos prescritos pelo veterinário com duração de aproximadamente um mês, embora possa se estender em casos mais complicados.

Sarna em cães

A sarna canina é causada por ácaros que se instalam no corpo do animal. Existem diferentes tipos de sarna, mas as mais comuns são a sarna demodécica e a sarna sarcóptica. Ambas causam coceira, vermelhidão e perda de pelo localizada, ou seja, o cão perde pelo em áreas específicas, embora haja um tipo de sarna demodécica que causa uma queda geral de pelo. A diferença entre elas está no ácaro que as causa. A sarna demodécica se desenvolve devido à proliferação descontrolada do ácaro Demodex canis, que está naturalmente presente na pele dos cães. A sarna sarcóptica, por sua vez, é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e é altamente contagiosa (a demodécica não é contagiosa).

A sarna demodécica pode ser crônica dependendo da causa, enquanto a sarna sarcóptica tem cura e pode não se desenvolver novamente se forem tomadas as medidas preventivas adequadas.

Queda de pelo em cachorros - Causas e tratamento - Queda de pelo em cachorros por doenças na pele

Parasitas que provocam a queda de pelo em cães

A presença de pulgas pode ser a causa da queda de pelo em nosso cão. A coceira causada por esse parasita ao se alimentar do sangue canino leva-o a se coçar, fazendo com que o pelo caia, podendo causar feridas, principalmente na cauda e virilha. O tratamento nesses casos envolve uma vermifugação adequada do cão e pode ser necessário o uso de outros medicamentos se as lesões forem consideráveis. É importante ter em mente que existem animais muito sensíveis à saliva das pulgas, podendo apresentar esses sintomas com uma única picada. Isso é conhecido como dermatite alérgica por picada de pulga. Por isso, é importante realizar a vermifugação, mesmo que não seja possível ver as pulgas.

Outros parasitas, como carrapatos e piolhos, também podem causar queda de pelo, embora seja algo menos comum. Para que a queda de pelo em cães seja causada por uma infestação de carrapatos, ela deve ser muito grave, e somente um veterinário poderá removê-los usando produtos antiparasitários adequados.

Queda de pelo em cachorros - Causas e tratamento - Parasitas que provocam a queda de pelo em cães

Feridas que causam a queda de pelo em cachorros

A verdade é que todas as causas anteriores podem causar feridas e queda de pelo em cães devido à coceira intensa. Quando o prurido é tão forte, o cão tende a se coçar com a mesma intensidade, o que resulta em feridas e crostas. Para evitar que o cão se machuque ainda mais, é fundamental consultar um veterinário o mais rápido possível e iniciar o tratamento. Além disso, podemos colocar uma colar elizabetano em nosso amigo peludo ou vigiá-lo constantemente.

Para complementar o tratamento estipulado e estimular a cicatrização das feridas e, consequentemente, a regeneração do pelo, podemos usar remédios caseiros como mel ou açúcar. Consulte este artigo com todos os detalhes: "Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cachorros".

Dicas para evitar a queda de pelo em cachorros

Embora a queda de pelo em cães seja um processo totalmente normal quando se trata da muda, com as dicas a seguir podemos manter o pelo cuidado e evitar uma perda excessiva:

  • A alimentação é a chave para a saúde do pelo e deve ser adequada às necessidades do cão. O ômega 3 presente em rações ou suplementos ajuda a manter um pelo perfeito. A queda de pelo e a caspa em cães podem estar relacionadas a uma alimentação inadequada;
  • A escovação regular é indispensável. Nosso tosador ou veterinário de confiança poderá nos recomendar os produtos mais adequados para as características do pelo do nosso cão. Descubra no PeritoAnimal alguns tipos de escovas para cachorro.
  • Devemos usar apenas xampus, condicionadores ou qualquer produto cosmético específico para cães.

Qualquer alopécia, ferida ou diminuição da densidade do pelo é motivo para consultar um veterinário. Se for algum problema de saúde, o tratamento precoce evitará sua propagação.

Comprimidos para queda de pelo em cães

Não existem comprimidos que impeçam a queda de pelo em cães durante a muda. No entanto, você pode fornecer cápsulas de ômega 3 como complemento, pois esses ácidos graxos fortalecem o pelo, deixando-o macio e brilhante. Outra opção totalmente válida é oferecer alimentos ricos em ômega 3, como salmão.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Queda de pelo em cachorros - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • vetSTREET. Afecciones comunes. Alopecia. Disponível em: https://bit.ly/2kCtrwF
  • Cózar Fernández, A. Alopecias Inmunomediadas.
  • Mecklenburg, L.; Linek, M.; Tobin, D. J. Pérdida de pelo en los animales domésticos.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Queda de pelo em cachorros - Causas e tratamento