Problemas da pele

Gato perdendo pelo em cima dos olhos - Causas e tratamentos

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 1 setembro 2022
Gato perdendo pelo em cima dos olhos - Causas e tratamentos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Como nós, os gatos podem sofrer de problemas de pele que afetam seu pelo, fazendo com que ele caia ou perca sua densidade e, portanto, causando zonas de calvície. Há muitos problemas que podem causar alopecia em gatos, mas quando falamos de alopecia facial, especificamente acima dos olhos, as causas podem variar de doenças alérgicas, reações solares, idade, estresse e causas genéticas, a problemas infecciosos ou com parasitas que requerem um diagnóstico e tratamento veterinário corretos. Além disso, as áreas sem pelo acima dos olhos podem estar associadas à queda de pelo em outros locais, prurido, febre, escamação, crostas, pústulas ou vermelhidão, entre outros sinais clínicos.

Se você começou a notar que o gato está perdendo pelo em cima dos olhos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir as causas que podem estar causando isto, assim como os possíveis tratamentos.

Índice

  1. Parasitoses
  2. Dermatite de contato ou atópica
  3. Micose
  4. Envelhecimento
  5. Estresse
  6. Foliculite
  7. Dermatite solar

Parasitoses

Os parasitas externos podem ser a causa da coceira facial do gato, causando arranhões excessivos e perda de pelo acima dos olhos, uma área onde parasitas como pulgas ou ácaros (como aqueles que causam sarna em gatos) podem estar trabalhando, irritando e perturbando a paz de espírito de seu gato. Além disso, estes parasitas são mais difíceis de detectar que piolhos ou carrapatos, que são maiores, portanto, se o gato está coçando mais do que o normal e começou a perder pelo acima dos olhos, visite uma clínica veterinária para lidar com estes pequenos parasitas.

Tratamento para parasitose felina

O tratamento consistirá no uso de antiparasitários como pipetas ou sprays e, dependendo das condições de vida do gato, pode ser aconselhável o uso de produtos preventivos como coleiras antiparasitas, que protegerão o gato por alguns meses contra parasitas externos que podem não só causar alopecia acima dos olhos, mas também podem transmitir microorganismos responsáveis por doenças importantes para seu pequeno felino.

Gato perdendo pelo em cima dos olhos - Causas e tratamentos - Parasitoses

Dermatite de contato ou atópica

Os gatos podem perder pelos na área acima dos olhos devido à inflamação da pele ou dermatite secundária a um processo alérgico, como uma picada de pulga ou contato com alergênios, levando à atopia, como produtos químicos, ácaros, pó ou mofo, entre outros. Estes gatos não só terão queda de pelos na área acima dos olhos, mas também terão muita coceira e vermelhidão, em alguns casos também feridas sangrentas que podem predispor a infecções e urticária. A dermatite atópica em gatos pode ser sazonal devido à presença de ativadores alergênicos nessa época do ano.

Tratamento de dermatites em gatos

O tratamento dependerá da gravidade do caso. Assim, diferenciamos os casos mais leves, que podem melhorar com tratamento tópico na forma de antiinflamatórios, antimicrobianos, antipruríticos e hidratantes, dos casos mais moderados ou severos que requerem o uso de drogas imunomoduladoras como corticosteróides ou ciclosporina. Os anti-histamínicos ou oclacitinibe também podem ser úteis.

Gato perdendo pelo em cima dos olhos - Causas e tratamentos - Dermatite de contato ou atópica

Micose

Uma das causas mais comuns de zonas de calvície na cabeça de um gato é a micose. A micose ou dermatofitose é uma infecção fúngica que pode afetar a pele de nossos gatos e também pode ser transmitida a pessoas e cães. Na espécie felina, o dermatófito mais comum é o Microsporum canis, embora os gatos também possam ser infectados por Trichophyton mentagrophytes, Microsporum persicolor, Microsporum gypseum, Microsporum fulvum e Trichophyton terrestre.

Esta infecção é mais comum em gatos filhotes e gatos de pelo longo. Entre as lesões produzidas por esses fungos na pele das pessoas afetadas estão placas alopécicas circulares que podem afetar a área superior dos olhos, ouvidos, rosto e patas, bem como inflamação da pele, escamação e crosta, mas a coceira pode não estar presente em muitos casos.

Tratamento da micose felina

O tratamento da micose em gatos, sendo uma doença infecciosa contagiosa, deve incluir a desinfecção completa do lar enquanto se trata o gato com terapia antifúngica oral, como o itraconazol, e tratamento tópico com cremes e xampus.

Gato perdendo pelo em cima dos olhos - Causas e tratamentos - Micose

Envelhecimento

Todos os gatos têm pelos um pouco mais finos acima dos olhos do que os demais, o que permite que a pele seja vista mais facilmente, especialmente sob a luz do sol ou luz intensa. Entretanto, esta finura aumenta com a idade, aparecendo dos 14 aos 20 meses de idade nos gatos mais predispostos e sendo particularmente evidente na velhice, quando eles podem parecer ter áreas calvas na região superior dos olhos. Vale notar que os gatos de cor escura, especialmente os pretos, são mais propensos a sofrer desta condição onde esta finura é mais evidente, pois há um maior contraste entre a cor do pelo e a pele.

Portanto, se o gato está perdendo pelo em cima dos olhos, é de idade avançada e não tem sinais óbvios de qualquer patologia, é mais provável que isso se deva aos sinais usuais de envelhecimento. Nestes casos, tudo o que você pode fazer é oferecer ao felino a melhor qualidade de vida e prestar muita atenção para visitar o centro veterinário quando necessário.

Estresse

As áreas calvas em gatos devido ao estresse são mais comuns do que pensamos. Os gatos são particularmente sensíveis ao estresse causado por causas diferentes, tais como mudança de casa, novas adições ao lar, mudanças na rotina, ruídos estridentes, viagens, doenças de seus tutores, etc. Todas essas mudanças podem fazer com que o gato fique mais nervoso do que o normal e sofra as consequências do aumento do cortisol ou do estresse, incluindo o excesso de higiene, o que resulta na falta de pelos em algumas áreas, em alguns casos o rosto e a área ao redor dos olhos.

Aprenda como identificar os sintomas de estresse em gatos neste outro artigo.

Tratamento do estresse em gatos

É importante manter os gatos nas condições corretas e entre eles está um lar harmonioso e calmo, sem estresse. Portanto, devemos reduzir todos os possíveis fatores de estresse que possam estar afetando a saúde do gato, mas se isso não for possível no momento, devemos fazê-lo sentir-se melhor com o uso de feromonas felinas sintéticas, que ajudam a criar aquele ambiente calmo e relaxado para reduzir o estresse felino, além de proporcionar lugares altos e escondidos para se refugiar e descansar quando ele quiser.

Também é importante que ele tenha comida suficiente, higiene adequada da caixa de areia, brinquedos e postos de entretenimento e de arranhar - em outras palavras, enriquecimento ambiental adequado.

Foliculite

A foliculite ou inflamação dos folículos capilares pode afetar a área superior dos olhos e causar queda de pelo nessa área juntamente com prurido e também pode ser acompanhada por outras lesões como escamação, vermelhidão e crostas. Em alguns casos, ela pode ser causada pela acne felina quando as glândulas sebáceas associadas aos folículos atuam acima de sua capacidade e aumentam a produção de queratina nos folículos, causando pontos negros que podem se infectar e levar à inflamação do folículo capilar. Esta condição geralmente ocorre nos lados da boca e no queixo do gato, mas pode se espalhar para outras áreas do rosto, como ao redor dos olhos e pode até se desenvolver em um pioderma ou infecção da pele, causando vermelhidão, inflamação da pele, inchaço e desconforto.

Tratamento da foliculite felina

O tratamento em casos de acne felina consiste em terapia tópica usando cremes ou pomadas antimicrobianas e anti-sépticos como clorexidina ou peróxido de benzoíla, assim como uma boa higiene da área. Quando uma infecção de pele tiver ocorrido, o gato também deve ser tratado com antibióticos sistêmicos.

Gato perdendo pelo em cima dos olhos - Causas e tratamentos - Foliculite

Dermatite solar

Os gatos também podem sofrer as consequências dos raios ultravioletas do sol, causando queimaduras solares que podem levar à perda de pelos e aparecimento de crostas na área afetada, conhecida como dermatite solar, que comumente afeta a face e a área superior dos olhos. Os gatos com olhos mais claros são particularmente afetados.

Tratamento da dermatite solar felina

A melhor maneira de evitar a dermatite solar em gatos é evitar deixá-lo exposto ao sol durante as horas mais críticas do dia, especialmente nos meses de verão devido ao aumento dos raios ultravioletas, ou seja, entre 12h e 17h. Também é altamente recomendada a utilização de protetores solares para gatos. Se o gato já tiver sido queimado pelo sol, você deve cuidar da área usando produtos hidratantes e calmantes. Também recomendamos que você consulte este outro artigo: "Remédios caseiros para a cura de feridas em gatos".

Como você já viu, se você já viu que o gato está perdendo pelo em cima dos olhos, a melhor coisa a fazer é visitar um centro veterinário, já que existem muitas causas e várias delas requerem tratamento médico. Qualquer perda de pelo localizada em gatos deve ser um motivo de consulta.

Gato perdendo pelo em cima dos olhos - Causas e tratamentos - Dermatite solar

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato perdendo pelo em cima dos olhos - Causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • R. G. Harvey, P. J. Mckeever. (2001). Manual ilustrado de enfermedades de la piel en perro y gato. Grass edicions.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Gato perdendo pelo em cima dos olhos - Causas e tratamentos