Problemas da pele

Alopecia em cachorros - Causas e tratamento

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 26 janeiro 2023
Alopecia em cachorros - Causas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A queda e consequente ausência de pelos em áreas do corpo do cachorro que deveriam estar cobertas tem nome: alopecia. Este problema afeta principalmente cachorros nórdicos, como da raça spitz alemão (o popular lulu-da-pomerânia), o husky siberiano, o poodle, o chow-chow e o malamute do alasca.

A alopecia canina pode ser causada por diferentes patologias e sua cura depende de um diagnóstico correto e uso adequado de remédios prescritos por um veterinário. Neste artigo do PeritoAnimal vamos detalhar as causas e tratamento da alopecia em cachorros. Boa leitura.

Índice

  1. O que é a alopecia em cachorros?
  2. Causas da alopecia em cachorros
  3. Sintomas da alopecia em cachorros
  4. Diagnóstico para a alopecia em cachorros
  5. Alopecia no lulu da pomerânia
  6. Tratamento para a alopecia canina
  7. Existem remédios caseiros para a alopecia canina?

O que é a alopecia em cachorros?

A alopecia humana refere-se à perda de cabelo em certas áreas onde antes havia cabelo, principalmente na cabeça. Entretanto, os cães não experimentam o mesmo tipo de alopecia, mas este termo, extremamente impreciso, refere-se à perda de pelos devido a uma variedade de causas que serão detalhadas ainda neste artigo.

Na medicina veterinária, o termo "alopecia X" é usado para definir algumas manifestações cutâneas nos peludos, como a alopecia não inflamatória, simétrica, bilateral, normalmente sem coceira.

Alopecia em cachorros - Causas e tratamento - O que é a alopecia em cachorros?

Causas da alopecia em cachorros

A alopecia canina é uma dermatopatia que ainda não tem uma patogenia muito bem esclarecida. Cientistas acreditam que ela tem como pano de fundo um componente hereditário associado a alterações de sensibilidade a receptores hormonais dos folículos pilosos. Além disso, a alopecia em cachorros também pode ter como causas:

Falamos mais sobre as principais doenças de peles nos cachorros neste outro artigo.

Alopecia em cachorros - Causas e tratamento - Causas da alopecia em cachorros

Sintomas da alopecia em cachorros

Normalmente, o cachorro que sofre com a alopecia X tem pelos sem brilho e que caem facilmente, o que quer dizer que há uma interrupção do ciclo piloso no animal que sofre com a doença. A queda de pelo costuma ser progressiva, não inflamatória, com hiperpigmentação da pele, bilateral e simétrica.

A doença se desenvolve lentamente no início, no qual o cachorro mantém os pelos secundários mas perde os pelos primários, especialmente em áreas onde há maior atrito, tais como:

  • Cauda
  • Região em volta do pescoço
  • Períneo
  • Região do dorso-caudal
  • Área caudal das coxas.

Com o tempo, a alopecia avança e é possível observar a queda total dos pelos em algumas regiões. Cabe destacar que na maioria dos casos não há coceiras associadas e os animais estão saudáveis.

Alopecia em cachorros - Causas e tratamento - Sintomas da alopecia em cachorros

Diagnóstico para a alopecia em cachorros

O veterinário, utilizando testes diagnósticos, que podem incluir, por exemplo, uma raspagem, determinará a causa da queda de pelo do cão. Em algumas ocasiões, uma simples observação será suficiente, no entanto, é mais provável que ele confirme o diagnóstico com testes de apoio, caso a alopecia no cachorro não seja tão perceptível. Em alguns casos, testes adicionais, como exames de sangue, urina ou desparasitação do cão podem até mesmo ser solicitados.

Isso acontece porque o padrão de lesões da alopecia é semelhante aos sintomas apresentados por cães portadores de doenças endócrinas, que causam alterações dermatológicas como distúrbios gonadais, hipotireoidismo e hiperadrenocorticismo.

Alopecia no lulu da pomerânia

A alopecia nos cachorros da raça lulu da pomerânia é, infelizmente, bastante comum. Como há poucos estudos sobre o tema, a verdade é que a medicina veterinária não explica quais as origens exatas para o problema, mas o que se sabe é que, além da questão hereditária, a alimentação inadequada, a falta de manutenção e cuidados com o pelo, o estresse e a ausência de enriquecimento ambiental são componentes importantes. Os cães machos normalmente são mais afetados que as fêmeas.

Assim, para evitar a alopecia em um lulu da pomerânia, é importante cuidar de seu pelo com produtos recomendados por veterinários e escová-lo para tirar nós durante o banho; certificar-se que sua alimentação cobre todas as necessidades nutricionais do peludo; e garantir que ele receba estímulos tanto físicos como mentais com jogos, brincadeiras e passeios como parte de sua rotina.

Alopecia em cachorros - Causas e tratamento - Alopecia no lulu da pomerânia
Imagem: Reprodução/Spitzpomeranian.com

Tratamento para a alopecia canina

Uma vez que o diagnóstico tenha sido feito, o veterinário irá prescrever o tratamento para a alopecia canina que considerar mais apropriado. Nos casos em que a alopecia for causada por uma causa orgânica, o profissional aconselhará o uso de antibióticos ou desparasitantes, principalmente. Entretanto, se a causa for estresse ou ansiedade, também será necessário modificar a rotina e os hábitos do cão, realizando exercícios físicos, estímulo mental e até mesmo melhorando o enriquecimento ambiental do lar.

Os tratamentos mais utilizados pelos veterinários para combater a alopecia canina são a castração e a administração de melatonina ou trilostano. Outro tratamento que tem sido adotado é o microagulhamento.[1]

Existem remédios caseiros para a alopecia canina?

Não existem remédios caseiros universais que possam tratar todos os problemas de saúde que possam ser facilmente confundidos com a alopecia canina. Na verdade, muitos remédios caseiros podem até mesmo agravar a condição do cão. Por este motivo, não é aconselhável aplicar tratamentos caseiros sem a prescrição de um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alopecia em cachorros - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Referências
  1. GONDIM, Adriana Leão de Carvalho Lima; ARAUJO, Adjanna Karla Leite. Alopecia X em cães: revisão. Pubvet. Disponível em: <https://www.pubvet.com.br/artigo/6849/alopecia-x-em-catildees-revisatildeo>. Acesso em 26 de janeiro de 2023.
Bibliografia
  • American Kennel Club. Alopecia in Dogs: Why Is My Dog Losing Hair?. Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/health/alopecia-dogs-dog-losing-hair/>. Acesso em 26 de janeiro de 2023.
  • Spitzpomeranian.com. La alopecia en el spitz. Disponível em: <https://spitzpomeranian.com/es/la-alopecia-en-el-spitz/>. Acesso em 26 de janeiro de 2023.
  • DE AGUIAR MELLO, Fernanda Letícia et al. Microagulhamento associado a orquiectomia como tratamento de alopecia x em cão da raça Spitz Alemão. PUBVET, v. 16, p. 182, 2022. Disponível em: <https://www.pubvet.com.br/artigo/10457/microagulhamento-associado-a-orquiectomia-como-tratamento-de-alopecia-x-em-catildeo-da-raccedila-spitz-alematildeo>. Acesso em 26 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Spitzpomeranian.com
1 de 5
Alopecia em cachorros - Causas e tratamento