Partilhar

Porquinho da índia com diarreia: causas

Porquinho da índia com diarreia: causas

A diarreia nos porquinhos-da-índia é um transtorno relativamente frequente que, de forma geral, é pouco grave. Contudo, não devemos deixar de prestar atenção, uma vez que, se a diarreia for intensa, o porquinho-da-índia pode se desidratar muito rápido e dar origem a uma emergência veterinária.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explica tudo sobre porquinho da índia com diarreia. Sabendo as possíveis causas, é possível prevenir sua ocorrência pois, como veremos nas seções a seguir, muitas dependem dos cuidados que você dá ao seu animal, como a alimentação ou as idas ao veterinário.

Também lhe pode interessar: Porquinho da Índia não come

Meu porquinho da índia está com diarreia

Antes de qualquer coisa, é necessário compreender o que é diarreia.Trata-se da emissão de fezes líquidas várias vezes ao dia, é possível vê-las diretamente ou perceber que o porquinho-da-índia está com a área anal manchada. Pode ser que a diarreia seja a única anormalidade que veremos, mas em outros casos, dependendo de sua origem, poderemos notar também outros sintomas.

Se o estado do porquinho da índia for bom e a diarreia estiver diminuindo, pode considerá-la um episódio pontual sem grande importância. Caso contrário, se o porquinho apresentar enfraquecimento, parar de comer ou beber e a diarreia persistir, você deve levá-lo para a clínica veterinária o mais rápido possível, já que, como dissemos, ele pode se desidratar rapidamente. Nas seções seguintes, veremos porque um porquinho da índia pode ter diarreia.

Alimentação porquinho da índia e sua importância

Às vezes, o porquinho da índia pode ter diarreia como resultado de uma dieta inadequada. Esses animais precisam de uma importante quantidade de fibras para regular sua flora intestinal, que também é muito importante para que desgastem seus dentes. Como sempre, é melhor prevenir do que remediar, por isso a alimentação do porquinho da índia deve seguir as seguintes recomendações:

  • Aproximadamente 75% da dieta deve consistir em feno de boa qualidade, específico para porquinhos da índia.
  • Cerca de 20% deve ser ração para porquinhos da índia.
  • Uns 5% serão verduras ricas em vitamina C, como endívias, repolho ou espinafre. Essa vitamina é muito importante, porque os porquinhos da índia não conseguem produzi-la sozinhos e sua deficiência é responsável por uma doença conhecida como escorbuto.
  • Frutas e cereais podem ser oferecidos, mas ocasionalmente, como recompensa.
  • Em alguns casos, pode ser necessário usar suplementos de vitamina C. O veterinário que te aconselhará sobre isso.

Tenha em mente que as necessidades do porquinho da índia podem variar dependendo da idade ou de seu estado, você deve ser conscientes para adaptar a dieta. Às vezes, a dieta que oferecemos ao porquinho está correta, mas a diarreia aparece mesmo assim. A razão para um porquinho da índia ter diarreia nessas circunstâncias pode ser devido a mudanças que foi introduzida abruptamente à dieta ou à ingestão de alimentos tóxicos para porquinhos da índia. Se este for o motivo, geralmente pode ser corrigido em pouco tempo. Em todo caso, é importante introduzir as mudanças gradualmente. As outras causas veremos abaixo.

Porquinho da índia com diarreia: parasitas

Outra das causas clássicas da diarreia são os parasitas internos. Para evitá-los, é aconselhável desparasitar o porquinho da índia seguindo as instruções do veterinário. Neste ponto, é importante levar em conta que este profissional deve ser um especialista em porquinhos da índia, uma vez que esses bichinhos apresentam diferenças em relação a outros animais mais comuns em clínicas veterinárias, como cães e gatos.

Também é importante usar apenas os agentes de vermifugação recomendados pelo veterinário, para não correr risco de intoxicação usando produtos inadequados ou administrando uma dose excessiva. O veterinário pode observar os parasitas microscopicamente em uma amostra de fezes, o que permite a identificação e, portanto, o tratamento. Os porquinhos da índia têm diarreia com os parasitas devido ao seu efeito sobre o sistema digestivo. A diarreia deve desaparecer quando o porquinho for desparasitado.

Porquinho da índia com diarreia: escorbuto

Ao falar da dieta adequada para o porquinho da índia, mencionamos a necessidade consumir suficiente vitamina C. A deficiência dessa vitamina pode causar escorbuto em porquinhos da índia, uma enfermidade que se caracteriza por lesões na pele, dor ao toque e, também, diarreia. Neste caso, o tratamento consistirá em suplementação com a vitamina C, de acordo com prescrição do veterinário que será o encarregado de realizar o diagnóstico.

Sobre a vitamina C, é importante saber que ela é facilmente degradável. Isso quer dizer que se, por exemplo, a colocamos no bebedouro de nosso porquinho para que ele a ingira ao beber água, ele pode não estar consumindo quantidade suficiente. O mesmo se aplica aos alimentos fortificados com esta vitamina, que pode ser perdida durante o armazenamento. Com o escorbuto, vemos que a razão pela qual o porquinho-da-índia tem diarreia pode estar muito relacionada à alimentação, daí a importância de cuidar da dieta e oferecer a ele frutas e verduras boas para porquinhos da índia.

Porquinho da índia com diarreia: causas - Porquinho da índia com diarreia: escorbuto

Porquinho da índia com diarreia: infecção bacteriana

Também é possível que a explicação para a diarreia do porquinho da índia esteja entre as bactérias de seu sistema digestivo. Como sempre, será o veterinário quem irá diagnosticar e tratar isso. É preciso ter em conta que algumas bactérias podem ser transmissíveis, por isso, você deve tomar medidas extremas de higiene, lavando bem as mãos depois de manipular o porquinho da índia ou seus utensílios.

Também é importante manter o espaço dele limpo, eliminando as fezes e fazendo a higienização sempre que necessário. Nesses casos, o porquinho da índia pode apresentar outros sintomas além da diarreia, por isso é tão importante que o leve ao veterinário rapidamente para evitar complicações graves como a desidratação.

Porquinho da índia com diarreia: efeitos colaterais

Por últimos, às vezes a razão que explica porque o porquinho-da-índia tem diarreia se encontra em algum medicamento que ele pode ter tomando. A diarreia costuma ser um dos efeitos colaterais mais comuns. Se esse for o caso, você deve avisar ao veterinário para que ele possa avaliar a possibilidade de substituir o fármaco ou até mesmo suspender sua administração.

Porquinho da índia com diarreia: causas - Porquinho da índia com diarreia: efeitos colaterais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porquinho da índia com diarreia: causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Porquinho da índia com diarreia: causas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Cristiano Melo
Existe algum soro caseiro para porquinho da índia?

Porquinho da índia com diarreia: causas
1 de 3
Porquinho da índia com diarreia: causas

Voltar ao topo da página