Partilhar

Porquinho da Índia não come

 
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 9 outubro 2018
Porquinho da Índia não come

Os porquinhos-da-índia (Cavia porcellus) são mamíferos roedores de pequeno porte, que há décadas são muito populares como animais de estimação. Para sua saúde é fundamental oferecer uma dieta balanceada e, portanto, é urgente consultar nosso veterinário de costume se observarmos que nosso porquinho não está comendo.

Precisamente, neste artigo do PeritoAnimal, falaremos das causas que podem explicar a falta de apetite dos porquinhos-da-índia, como deve ser sua dieta adequada e o que devemos fazer para resolver sua falta de apetite. Se você adora porquinhos-da-índia, mas seu porquinho não come, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Brinquedos para porquinho-da-índia

Meu porquinho da índia não quer comer - problemas na boca

Os dentes dos porquinhos estão em permanente crescimento. Por esta razão, é muito importante que eles desgastem seus dentes com a ajuda da alimentação. Às vezes, esse desgaste não ocorre e isso dá origem a problemas bucais que, além de afetar os próprios dentes, podem causar lesões e infecções, além de tártaro.

A dor que ele sente quando se alimenta é responsável pela falta de apetite do nosso porquinho. Nestes casos, veremos que o porquinho não come (nem feno) e também não bebe. É uma razão para uma visita rápida ao veterinário porque, sem ingerir comida ou bebida, nosso porquinho-da-índia pode desidratar muito rapidamente.

A solução geralmente é uma lixação dos dentes (sempre feita pelo veterinário), se esta for a causa, e um tratamento baseado em antibióticos para combater a infecção e analgésicos para evitar a dor. Se seguirmos as instruções de nosso veterinário e não houver complicações, em pouco tempo nosso porquinho estará comendo normalmente.

Porquinho da índia não come devido a problemas respiratórios

Em alguns casos, podemos ver que o porquinho não come, bebe ou se move. Ele pode estar passando por um processo respiratório, como a pneumonia. Às vezes, se olharmos bem, podemos ver um corrimento aquoso em suas narinas e nos olhos. Essa também é uma emergência veterinária.

Nem sempre os problemas respiratórios têm origem infecciosa. Os porquinhos também podem desenvolver tumores, como o adenocarcinoma, que são detectados em raios-x ou ultra-sonografias e produzem sintomas semelhantes aos da pneumonia. Este tipo de tumor é bastante comum em porquinhos-da-índia com mais de três anos de idade. Neste ponto, é necessário ressaltar a importância de se dirigir a um veterinário especializado nesses animais, já que existem diferenças consideráveis com outros pacientes mais habituais, como cães e gatos.

Dependendo dos resultados dos exames, o veterinário estabelecerá o tratamento apropriado. Além disso, como ao sentir desconforto o porquinho-da-índia não come, é muito importante mantê-lo hidratado, ajudando-o a beber e a se alimentar.

Porquinho da Índia não come - Porquinho da índia não come devido a problemas respiratórios

Falta de apetite no porquinho da Índia por problemas digestivos

Outra causa que pode explicar porque os porquinhos-da-índia não comem nem bebem, se encontra em seu sistema digestivo, e nesse ponto é importante ressaltar novamente o quanto é essencial uma alimentação correta. Não ofereça ao porquinho alimentos que podem causar desconfortos digestivos que se manifestam, por exemplo, como gases ou obstruções.

Nosso porquinho não come e, além disso, podemos notar o abdômen inflamado ou endurecido. Nessa situação, a dor também pode ser observada ao toque ou com o simples manejo. É motivo para consulta veterinária para que o profissional possa determinar a causa do problema. Às vezes, um corpo estranho é responsável por causar uma obstrução. Com um raio-x ou ultra-som, podemos determinar o motivo e tratá-lo com medicação ou intervenção.

Falta de vitamina C

Essa deficiência causa uma doença conhecida como escorbuto. Porquinhos-da-índia, assim como os humanos, não são capazes de produzir essa vitamina em seu corpo, então precisam ingeri-la através dos alimentos. Portanto, é essencial conhecer a lista de frutas e verduras recomendadas para porquinhos-da-índia.

Se nosso porquinho não consumir vitamina C em quantidade suficiente em seus alimentos e não suplementá-la, ele pode desenvolver essa doença. A vitamina C está relacionada à síntese de colágeno, que é uma proteína que intervém na formação dos ossos, cartilagem e tecido conjuntivo (pele, ligamentos, tendões, etc.). Assim, sua falta se manifestará no aparecimento dos seguintes problemas:

  • Dermatológicos, como modificação da cor da pele ou perda de pelos.
  • Fraqueza dos dentes, que podem inclusive cair sozinhos.
  • Anemia.
  • Problemas digestivos.
  • Hemorragias, sendo característico o sangramento das gengivas.
  • Resposta pior do sistema imunológico.
  • Fragilidade dos ossos.
  • Apetite reduzido, o porquinho não come e, como consequência, observaremos que ele perde peso.
  • Letargia, o porquinho não se move.
  • Coxeira ou desequilíbrio ao andar.
  • Fezes anormais.

Qualquer um desses sintomas é motivo para consulta veterinária e, além de tratá-los, a solução é melhorar a dieta estabelecendo uma quantidade diária adequada de vitamina C.

Porquinho da Índia não come - Falta de vitamina C

Fatores emocionais

Além dos aspectos físicos que expusemos nas seções anteriores, podemos encontrar porquinhos-da-índia que não comem, bebem ou se movem por motivos como estresse ou tristeza. Esses animais são muito sensíveis a mudanças e, se ocorrerem, podem afetá-los a ponto de perder o apetite e o humor.

Como já destacamos em várias ocasiões, é muito importante que nosso porquinho coma e beba porque, se não o fizer, pode desidratar rapidamente, daí a importância de ir à clínica veterinária sem demora. Se este é o problema, devemos observar nosso amigo e apresentar as melhorias que o encorajam, como mais atenção, companhia, outros alimentos, uma cama maior e/ou mais limpa, etc.

A importância da alimentação do porquinho da índia

Ao longo das seções anteriores, vimos a importância de prestar atenção a um porquinho que não come e, às vezes, não bebe nem se move, pois isso pode estar por trás de uma patologia grave. Além disso, como já destacamos, será crucial ajudar nosso porquinho a manter-se hidratado e nutrido.

Para fazer isso, podemos lhe administrar água com uma seringa, sempre pouco a pouco e no canto da boca, na cavidade atrás dos dentes, para evitar a asfixia. Quanto à comida, podemos incentivá-lo a comer, oferecendo-lhe um mingau ou papa de bebê, também administrado numa seringa (podemos adicionar água para tornar esse alimento mais líquido).

É claro que devemos consultar nosso veterinário para garantir que a composição desses alimentos seja a mais adequada. Uma vez que nosso porquinho voltar a comer, sua dieta deverá ser rica em fibras para ajudá-lo a usar os dentes e, ao mesmo tempo, promover o trânsito intestinal. Não esqueça que os porquinhos-da-índia são completamente herbívoros. Uma dieta correta deve conter os seguintes alimentos, expressos em percentagens aproximadas:

  • Entre 75 e 80% de feno. Tem que ser o alimento principal deles (deve estar sempre disponível e fresco).
  • No máximo 20% de ração (específica para porquinhos-da-índia!).
  • De 5 a 15% de vegetais, é muito importante que sejam ricos em vitamina C (como espinafre, repolho ou salsa).
  • Consumo ocasional (apenas como recompensa) de frutas e cereais. Esses alimentos não devem ser administrados diariamente.
  • Suplemento de vitamina C (ácido ascórbico) na dose recomendada pelo veterinário.

Essa seria uma dieta modelo para porquinhos-da-índia adultos. Para porquinhos com menos de seis meses ou fêmeas gestantes, é preciso ajustá-la, já que as necessidades nutricionais se modificam.

Porquinho da Índia não come - A importância da alimentação do porquinho da índia

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porquinho da Índia não come, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Porquinho da Índia não come

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Porquinho da Índia não come
1 de 4
Porquinho da Índia não come

Voltar ao topo da página