Partilhar

Doenças comuns do porquinho da Índia

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 5 dezembro 2017
Doenças comuns do porquinho da Índia

Os porquinhos da Índia são dos pets mais apreciados no Brasil. Estes animais para além de muito fofinhos e tranquilos, também são ótimos a esconder que algo de errado está passando com eles. Este facto é facilmente explicado por eles serem presas e, em ambiente selvagem, se demonstrarem que algo de errado se passa com eles, seria muito chamativo para um predador.

É muito importante que você reconheça o comportamento e estado normal do seu porquinho da Índia, para facilmente reconhecer quando algo está fora da normalidade.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você quais são as doenças mais comuns do porquinho da Índia. Ou seja, os problemas mais comuns que surgem na clínica veterinária de animais exóticos, que atende estes animais.

Também lhe pode interessar: Alimentação do porquinho da Índia

Doenças que os porquinhos da Índia podem ter

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que os porquinhos da Índia, tal como todos os outros animais, podem ter problemas de todos os tipos, afetando qualquer sistema corporal deles. A chave para a prevenção de qualquer problema é, sem dúvida, oferecer os melhores cuidados para o seu porquinho.

Para além de um correto alojamento, a base de uma boa saúde é a alimentação do seu porquinho da Índia, que deve ser adequada à idade e estado de saúde dele.

Sobrecrescimento dentário no porquinho da Índia

Um dos problemas mais comuns dos porquinhos da Índia são os dentes excessivamente grandes. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os porquinhos da Índia não possuem apenas os 4 dentes da frente. Na realidade, os porquinhos da Índia têm 20 dentes!

Os molares dos porquinhos da Índia, só conseguem ser observados através de um otoscópio, por exemplo, porque as bochechas dos porquinhos são muito gordas, o que torna quase impossível observar os dentes deles a olho nú.

Existem três tipos de problemas principais com os dentes dos porquinhos da Índia:

  • Destes quebrados
  • Sobrecrescimento das raízes
  • Má oclusão dentária

Dentes quebrados: Podem ter origem numa dieta pobre em vitamina C ou devido a um acidente. Você deve sempre pegar no seu porquinho da Índia corretamente, para evitar este tipo de acidentes.

Sobrecrescimento das raízes: Os dentes dos porquinhos da Índia nunca param de crescer. Por vezes, existe um sobrecrescimento das próprias raízes dos dentes que podem inclusive crescer ao ponto de pressionar os olhos do porquinho.

Má oclusão dentária: Neste tipo de problema, os dentes do porquinho da Índia não estão crescendo todos do mesmo modo, o que faz com que uns cresçam exageradamente, podendo também crescer ao ponto do porquinho da Índia não conseguir comer.

Os problemas dentários dos porquinhos não são facilmente detectáveis, a não ser que o problema esteja localizado nos dentes incisivos (os da frente), sendo que o mais comum é que o problema esteja nos dentes molares que você não consegue observar. Por esse motivo, é importante que você esteja atento aos sintomas de que o porquinho está com um problema dentário:

  • Um ou os dois olhos mais saídos do que o normal
  • Come menos
  • Secreções no nariz ou nos olhos
  • Perda de peso
  • Porquinho se babando
  • Pega nos alimentos e deixa cair
  • Não come feno
  • Come mais devagar do que antigamente
  • Dentes da frente desalinhados

Se o seu porquinho tem um ou mais sinais dos que referimos, é provável que ele tenha um problema dentário. Você deve consultar o seu médico veterinário de animais exóticos para confirmarem o diagnóstico e definirem um tratamento.

Como desgastar os dentes do porquinho da Índia?

A melhor maneira de evitar que o porquinho tenha problemas dentários é oferecer para ele feno fresco, de boa qualidade e deve estar sempre à disposição. Para além disso, alimentos ricos em vitamina C ajudam a melhorar a saúde geral do seu porquinho e a evitar o escorbuto, doença de que lhe vamos falar mais à frente, que também pode causar problemas dentários.

Doenças comuns do porquinho da Índia - Sobrecrescimento dentário no porquinho da Índia

Sarna em porquinho da Índia

A sarna é um problema muito comum em porquinhos da Índia. O ácaro específico desta espécie é o Trixacarus caviae que se esconde entre os pelos do porquinho provocando muita coceira e inclusive dor. A maior parte das vezes ela é assintomática, isto é, você não vê os sintomas, mesmo os ácaros estando lá.

As zonas favoritas deste parasita são o pescoço, coxas e abdômen. É comum os tutores observarem feridas e zonas vermelhas como consequência da coceira que a infestação por este ácaro provoca.

Estes são os sinais clínicos mais comuns de que o seu porquinho da índia tem sarna:

  • coceira
  • zonas de pele irritadas e vermelhas
  • porquinho mais agressivo e menos sociável

A sarna do porquinho da Índia não é transmissível aos seres humanos. Porém, é altamente transmissível entre porquinhos. Se o seu porquinho tem sarna, você deve desinfectar corretamente todos os objetos com os quais ele teve contato.

Micose em porquinho da Índia

A micose ou dermatofitose no porquinho da Índia é uma infeção causada por fungos. O fungo no porquinho da índia mais comum é o Trichophyton mentapgrophytes. É um tipo de doença comum em porquinhos jovens alojados em ambientes com fracas condições de higiene. Porquinhos com a imunidade em baixo também estão mais predispostos a esta doença, assim como porquinhas grávidas e porquinhos da Índia idosos.

Os principais sintomas da micose em porquinho da Índia são:

  • lesões na pele com aspecto seco
  • zonas de pelos com aspeto colado
  • coceira intensa
  • zonas de pele vermelha

A principal forma de prevenção desta doença é uma correta higienização da gaiola e do ambiente onde vive o porquinho da Índia. O período de incubação destes fungos é de 7 a 14 dias e ele liberta esporos que podem ficar no ambiente, inativos, durante vários anos! Por isso, nunca descuide da limpeza da gaiola do seu porquinho.

Doenças comuns do porquinho da Índia - Micose em porquinho da Índia
Imagem: cveterinariaalonsomartinez.es

Problemas respiratórios

Os problemas respiratórios também são bastante frequentes nos porquinhos da Índia. Você deve evitar que o seu porquinho esteja em contacto com fumos da cozinha, tabaco, ambientadores etc.

Para além disso, alguns tipos de substratos potenciam altamente o risco do porquinho sofrer de problemas respiratórios, nomeadamente areia de gato, aparas de madeira etc. Você deve e evitar todo o tipo de substratos que tenham demasiado pó e que o porquinho possa inalar.

Estes são os sinais clínicos mais comuns de que o porquinho tem um problema respiratório:

  • Falta de apetite
  • Dificuldade em respirar
  • Espirros
  • Tosse
  • Ruídos aos respirar
  • Secreções nasais ou oculares
  • Olhos semi-cerrados
  • Pelos arrepiados
  • Postura encurvada
  • Letargia

Pododermatites

A pododermatite é uma inflamação das patas do porquinho da Índia. Este problema é muito doloroso para o porquinho da Índia e, infelizmente, muito comum em animais mantidos em cativeiro.

A causa mais comum para este tipo de problema é a utilização de um substrato inadequado no fundo da gaiola. Os porquinhos da Índia não estão anatomicamente preparados para caminhas sobre um solo liso e duro. Eles precisam caminhar numa superfície ligeiramente suave, como seria a terra em ambiente selvagem. O ideal será utilizar pellets próprios para porquinhos da Índia, que têm um bom poder de absorção de urina e se desfazem em contato com a ela. Outro fator que potencia o aparecimento deste problema é a falta de higiene, ou um substrato que não absorva bem e as patas do porquinho estejam constantemente úmidas.

Doenças comuns do porquinho da Índia - Pododermatites

Escorbuto

Os porquinhos da Índia, tal como os humanos, precisam de ingerir vitamina C pois não produzem a sua própria. Quando existe um défice nesta vitamina, eles desenvolvem uma doença que se chama escorbuto.

A maioria das rações próprias para porquinhos da Índia vêm suplementadas com esta vitamina. Por isso é tão importante comprar uma ração específica para esta espécie. Para além disso, uma dose diária de verduras frescas, vai garantir o aporte necessário desta vitamina.

Os sintomas desta doença variam conforme a idade do animal. Porquinhos da Índia jovens podem ter problemas nas articulações e inclusive paralisia das patas traseiras. Animais adultos têm sintomas menos específicos como anorexia, letargia, secreções nasais e orais e podem desenvolver outras doenças secundárias como pododermatite e má oclusão dentária.

Meu porquinho da Índia está doente. O que eu faço?

Se o seu porquinho da índia apresenta qualquer um dos sintomas de doença que referimos anteriormente, você deve consultar um médico veterinário assim que possível. O melhor é escolher um veterinário especialista em animais exóticos, já que nem todos os veterinários têm conhecimentos sobre esta espécie.

É importante que você observe diariamente os sinais e a linguagem corporal do seu porquinho. Por vezes, uma pequena alteração no comportamento dele pode revelar que algo de errado está passando. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor é o prognóstico. Por esse motivo, visitas regulares ao seu médico veterinário de confiança são tão importantes!

Doenças comuns do porquinho da Índia - Meu porquinho da Índia está doente. O que eu faço?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças comuns do porquinho da Índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Keeble, E. Meredith, A. (2009) BSAVA Manual of Rodents and Ferrets. British Small Animal Veterinary Association.
  • Quesenberry, K. Carpenter, J. W. (2012) Ferrets, Rabbits and Rodents: Clinical Medicine and Surgery. Elsevier

Escrever comentário sobre Doenças comuns do porquinho da Índia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
49 comentários
Ildene
Minha ildene está grávida e está com os pelos perto do olho caindo está pelado perto do olho
MARI FARIAS
Meu porquinho da índia está com diarreia, o que devo fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mari! O mais indicado é buscar um médico veterinário de confiança especializado em animais exóticos.
De qualquer maneira, temos um artigo que pode te ajudar a entender algumas causas de diarreia em porquinho da índia:
https://www.peritoanimal.com.br/porquinho-da-india-com-diarreia-causas-22825.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luane
As doenças respiratórias do porquinho da índia pode ser transmitida para seres humanos?
Gostaria de dar um porquinho para minha filha, porém tenho esse medo
Pedro Gonçalves sampaio
Minha porquinha da Índia está se coçando muito e apareceu manchas brancas nela será q é caspa ou é uma doença q ela pegou
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Pedro! Infelizmente, sem ver o seu porquinho da índia não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque um médico veterinário de animais exóticos o mais rápidos possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Odair da costa bento
Olá, meu porquinho da índia de 2 anos acaba de ficar "paralitico", não consegue se manter em pé, e tenta mexer as patinhas, mesmo estando deitado, não quero que meu porquinho se vá, por favor ajudem :(
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Odair! Recomendamos que você busque um médico veterinário de animais exóticos o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Daiana
O meu porquinho da índia desde ontem não quer comer e não está fazendo Coco,O que pode ser ???
Gilberto Falcao
O porquinho do meu filho esta triste, quieto, falta de apetite e pelos arrepiados...o que pode ser?
A sua avaliação:
JANE GLEDYS ALVES LIMA
meu porquinho da india esta com uns machucadinhos na orelha e ela esta descascando oque pode ser estou muito preocupada
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jane! Se ele tiver muita coceira você deve procurar um veterinário de animais exóticos para ele descartar sarna, dermatite ou outros problemas.
yasmin
minha porquinha da índia não está comendo. já levei no veterinário para lixar os dentes, ela reclama na hora de fazer fezes e reparei q um pouco acima de onde fica o ânus, ela está sem pêlos e identifiquei uma bolinha, q suponho ser o fim da coluna. quando coloco ela pra andar, ela parece não conseguir pisar direito com uma das patinhas ... parece q anda torta. oq vc acha q pode ser? já levei em duas veterinárias e até agora ela não comeu sozinha
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Yasmin! Você levou ela num veterinário especialista em animais exóticos? Se ela não está comendo sozinha deveria estar internada e ir para casa com alimentação forçada, com uma papa especial.
yasmin
eu levei em uma especialista sim . mas ela não resolveu o problema. o dente dela já foi lixado e a veterinária não tomou nenhuma outra providência.
Laila
Meu porquinho da india tem um lado da barriga maior oque pode ser?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Laila! Ele está comendo? É um macho? Existem muitas possibilidades para o que está passando. Você deve consultar um médico veterinário de animais exóticos assim que possível.
Laila
Esta comendo sim. É uma femia
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Laila! Desde quando ela vive com você?
Laila
Tem 3 meses, quando ela chego ja veio assim.. A antiga dona era uma criança judiava muito dela e criava numa caixa
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Se ela tiver o comportamento alterado, não estiver comendo bem, ou se você sentir uma massa à palpação, procure um médico veterinário especialista em animais exóticos para ele fazer um exame físico e o respectivo diagnóstico.

Doenças comuns do porquinho da Índia
Imagem: cveterinariaalonsomartinez.es
1 de 5
Doenças comuns do porquinho da Índia

Voltar ao topo da página