Outros problemas de saúde

Doenças comuns do porquinho da Índia

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 11 agosto 2022
Doenças comuns do porquinho da Índia
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são uns dos pets mais apreciados no Brasil. Estes animais para além de muito fofinhos e tranquilos, também são ótimos para esconder que algo de errado está passando com eles. Este fato é facilmente explicado por eles serem presas e, em ambiente selvagem, se demonstrarem que algo de errado se passa com eles, seria muito chamativo para um predador.

É muito importante que você reconheça o comportamento e estado normal do seu porquinho-da-Índia, para facilmente reconhecer quando algo está fora da normalidade.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você quais são as doenças mais comuns do porquinho-da-índia e o que fazer. Ou seja, você verá os problemas mais comuns que surgem na clínica veterinária de animais exóticos, que atende estes animais.

Também lhe pode interessar: Porquinho da Índia não come

Índice

  1. Doenças que os porquinhos-da-índia podem ter
  2. Sobrecrescimento dentário no porquinho-da-índia
  3. Sarna em porquinho-da-índia
  4. Micose em porquinho-da-índia
  5. Problemas respiratórios em porquinhos-da-índia
  6. Pododermatites
  7. Escorbuto
  8. Meu porquinho-da-índia está doente. O que eu faço?

Doenças que os porquinhos-da-índia podem ter

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que os porquinhos-da-índia, tal como todos os outros animais, podem ter problemas de todos os tipos, afetando qualquer sistema corporal deles. A chave para a prevenção de qualquer problema é, sem dúvida, oferecer os melhores cuidados para o seu porquinho.

Para além de um correto alojamento, a base de uma boa saúde é a alimentação do seu porquinho-da-índia, que deve ser adequada à idade e estado de saúde dele.

Sobrecrescimento dentário no porquinho-da-índia

Um dos problemas mais comuns dos porquinhos-da-índia são os dentes excessivamente grandes. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os porquinhos-da-índia não possuem apenas os 4 dentes da frente. Na realidade, os porquinhos da Índia têm 20 dentes!

Os molares dos porquinhos-da-índia só conseguem ser observados através de um otoscópio, por exemplo, porque as bochechas dos porquinhos são muito gordas, o que torna quase impossível observar os dentes deles a olho nú.

Existem três tipos de problemas principais com os dentes dos porquinhos-da-índia:

  • Destes quebrados
  • Sobrecrescimento das raízes
  • Má oclusão dentária

Dentes quebrados: Podem ter origem numa dieta pobre em vitamina C ou devido a um acidente. Você deve sempre pegar no seu porquinho-da-índia corretamente, para evitar este tipo de acidentes.

Sobrecrescimento das raízes: Os dentes dos porquinhos-da-índia nunca param de crescer. Muitas vezes, existe um sobrecrescimento das próprias raízes dos dentes que podem inclusive crescer ao ponto de pressionar os olhos do porquinho.

Má oclusão dentária: Neste tipo de problema, os dentes do porquinho-da-índia não estão crescendo todos do mesmo modo, o que faz com que uns cresçam exageradamente, podendo também crescer ao ponto do porquinho-da-índia não conseguir comer.

Os problemas dentários dos porquinhos não são facilmente detectáveis, a não ser que o problema esteja localizado nos dentes incisivos (os da frente), sendo que o mais comum é que o problema esteja nos dentes molares que você não consegue observar. Por esse motivo, é importante que você esteja atento aos sintomas de que o porquinho está com um problema dentário:

  • Um ou os dois olhos mais saídos do que o normal
  • Come menos
  • Secreções no nariz ou nos olhos
  • Perda de peso
  • Porquinho se babando
  • Pega nos alimentos e deixa cair
  • Não come feno
  • Come mais devagar do que antigamente
  • Dentes da frente desalinhados

Se o seu porquinho tem um ou mais sinais dos que referimos, é provável que ele tenha um problema dentário. Você deve consultar o seu médico veterinário de animais exóticos para confirmarem o diagnóstico e definirem um tratamento.

Como desgastar os dentes do porquinho-da-índia?

A melhor maneira de evitar que o porquinho tenha problemas dentários é oferecer para ele feno fresco, de boa qualidade e deve estar sempre à disposição. Para além disso, alimentos ricos em vitamina C ajudam a melhorar a saúde geral do seu porquinho e a evitar o escorbuto, doença de que lhe vamos falar mais à frente, que também pode causar problemas dentários.

Doenças comuns do porquinho da Índia - Sobrecrescimento dentário no porquinho-da-índia

Sarna em porquinho-da-índia

A sarna é um problema muito comum em porquinhos-da-índia. O ácaro específico desta espécie é o Trixacarus caviae que se esconde entre os pelos do porquinho provocando muita coceira e inclusive dor. A maior parte das vezes ela é assintomática, isto é, você não vê os sintomas, mesmo os ácaros estando lá.

As zonas favoritas deste parasita são o pescoço, coxas e abdômen. É comum os tutores observarem feridas e zonas vermelhas como consequência da coceira que a infestação por este ácaro provoca.

Estes são os sinais clínicos mais comuns de que o seu porquinho da índia tem sarna:

  • coceira
  • zonas de pele irritadas e vermelhas
  • porquinho mais agressivo e menos sociável

O porquinho-da-índia pode transmitir sarna para os humanos?

Não, a sarna do porquinhos-da-índia não é transmissível aos seres humanos. Porém, é altamente transmissível entre porquinhos. Se o seu porquinho tem sarna, você deve desinfectar corretamente todos os objetos com os quais ele teve contato.

Micose em porquinho-da-índia

A micose ou dermatofitose no porquinho da Índia é uma infeção causada por fungos. O fungo no porquinho da índia mais comum é o Trichophyton mentapgrophytes. É um tipo de doença comum em porquinhos jovens alojados em ambientes com fracas condições de higiene. Porquinhos com a imunidade em baixo também estão mais predispostos a esta doença, assim como porquinhas grávidas e porquinhos-da-índia idosos.

Os principais sintomas da micose em porquinhos-da-índia, são:

  • Lesões na pele com aspecto seco
  • Zonas de pelos com aspeto colado
  • Coceira intensa
  • Zonas de pele vermelha

A principal forma de prevenção desta doença é uma correta higienização da gaiola e do ambiente onde vive o porquinho da Índia. O período de incubação destes fungos é de 7 a 14 dias e ele liberta esporos que podem ficar no ambiente, inativos, durante vários anos! Por isso, nunca descuide da limpeza da gaiola do seu porquinho.

Doenças comuns do porquinho da Índia - Micose em porquinho-da-índia
Imagem: cveterinariaalonsomartinez.es

Problemas respiratórios em porquinhos-da-índia

Os problemas respiratórios também são bastante frequentes nos porquinhos-da-índia. Você deve evitar que o porquinho esteja em contacto com fumaças da cozinha, tabaco, ambientadores etc.

Além disso, alguns tipos de substratos potenciam altamente o risco do porquinho sofrer de problemas respiratórios, nomeadamente areia de gato, aparas de madeira etc. Você deve e evitar todo o tipo de substratos que tenham muito pó e que o porquinho possa inalar.

Estes são os sinais clínicos mais comuns de que o porquinho tem um problema respiratório:

  • Falta de apetite
  • Dificuldade em respirar
  • Espirros
  • Tosse
  • Ruídos aos respirar
  • Secreções nasais ou oculares
  • Olhos semi-cerrados
  • Pelos arrepiados
  • Postura encurvada
  • Letargia

Pododermatites

A pododermatite é uma inflamação das patas do porquinho da Índia. Este problema é muito doloroso para o porquinho da Índia e, infelizmente, muito comum em animais mantidos em cativeiro.

A causa mais comum para este tipo de problema é a utilização de um substrato inadequado no fundo da gaiola. Os porquinhos da Índia não estão anatomicamente preparados para caminhas sobre um solo liso e duro. Eles precisam caminhar numa superfície ligeiramente suave, como seria a terra em ambiente selvagem. O ideal será utilizar pellets próprios para porquinhos da Índia, que têm um bom poder de absorção de urina e se desfazem em contato com a ela. Outro fator que potencia o aparecimento deste problema é a falta de higiene, ou um substrato que não absorva bem e as patas do porquinho estejam constantemente úmidas.

Doenças comuns do porquinho da Índia - Pododermatites

Escorbuto

Os porquinhos-da-índia, tal como os humanos, precisam ingerir vitamina C pois não produzem a sua própria. Quando existe um déficit nesta vitamina, eles desenvolvem uma doença que se chama escorbuto.

A maioria das rações próprias para porquinhos-da-índia vêm suplementadas com esta vitamina. Por isso é tão importante comprar uma ração específica para esta espécie. Além disso, uma dose diária de verduras frescas, vai garantir o aporte necessário desta vitamina.

Os sintomas desta doença variam conforme a idade do animal. Porquinhos-da-índia jovens podem ter problemas nas articulações e inclusive paralisia das patas traseiras. Animais adultos têm sintomas menos específicos como anorexia, letargia, secreções nasais e orais e podem desenvolver outras doenças secundárias como pododermatite e má oclusão dentária.

Meu porquinho-da-índia está doente. O que eu faço?

Se o seu porquinho-da-índia apresenta qualquer um dos sintomas de doença que referimos anteriormente, você deve consultar um médico veterinário assim que possível. O melhor é escolher um veterinário especialista em animais exóticos, já que nem todos os veterinários têm conhecimentos sobre esta espécie.

É importante que você observe diariamente os sinais e a linguagem corporal do seu porquinho. Muitas vezes, uma pequena alteração no comportamento dele pode revelar que algo de errado está passando. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor é o prognóstico. Por esse motivo, visitas regulares ao seu médico veterinário de confiança são tão importantes!

Doenças comuns do porquinho da Índia - Meu porquinho-da-índia está doente. O que eu faço?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças comuns do porquinho da Índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Keeble, E. Meredith, A. (2009) BSAVA Manual of Rodents and Ferrets. British Small Animal Veterinary Association.
  • Quesenberry, K. Carpenter, J. W. (2012) Ferrets, Rabbits and Rodents: Clinical Medicine and Surgery. Elsevier
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
123 comentários
A sua avaliação:
Maria silva
Gostaria de saber o que se passa com a minha porquinha.Em 2018 nasceram duas porquinhas que uma delas teve um tumor na mama e morreu .Agora a outra apareceu ontem dia 28/09/2022 com a cabeça ao lado .Come bem e até pede comer .Não sei o que se passa .E tambem n sei de veterinário aqui e não tenho condições finaceiras para levá la .Estou triste e gosto muito da bichinha .
A sua avaliação:
Sabrina
Minha porquinha da india está com as patas traseiras inchadas e os olhos remelando a ponto dela não consegui abri-los. O que pode ser ? Obs:( Ela está comendo bem )
A sua avaliação:
Fernanda
Meu porquinho tem apenas 1 mês!ele ums pontinhos por todo o pelo e percebi q ele estar a se coçando bastante!não o q faço!onde eu moro não veterinário pra animais exóticos!!
Fernanda
O meu quando chegou veio com uns pontinhos brancos parecendo ácaros. Comprei o sabonete Turan de animal
Banhei ele é deixava por 10 minutos banhando 3 dias seguidos
Lembrando que esses ácaros podem levar a óbito o animal então cuide logo. Como o seu é filhote deixe so por 5 min e banhe com água morna e evitando o máximo de estresse nele, quando ele estiver com o sabonete fique passando um algodão ( lembre-se cuidado com os olhos e ouvidos e a boca )
A sua avaliação:
Tayná
O meu porquinho da índia está com uma crosta branca em cima do nariz dele e o pelo do nariz dele caiu tudo, faz uns 5 dias que isso tá no nariz dele e eu não sei oq eu faço
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Tayná. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Letícia Rodrigues
Todo porquinho da índia q eu crio na minha casa morre eles não duram muito tempo gostaria de saber se tem algum vírus ao bactéria de outro porquinho que morreu que fica no lugar?Eu limpo a gaiola.
Nanda
Amiga existem alimentos que nn podem ser dados a eles e se tiver planeta venenosa tbm pode levar a óbito. Investigue se tem alguma planta no local. Qual o tipo de gaiola tbm ? Pode ter tinta tóxica. Eles tinham pontinhos brancos no pelo? São ácaros e levam a óbito tbm
Letícia
Tá bom! Obrigada.
A sua avaliação:
Tatiana
tenho 2 porquinhos da india adultos que têm olhos vermelhos os dois, tiveram 3 filhotes, ofereci um dos 3 filhotes a uma amiga minha e ela me disse que os olhos dele do nada ficaram pretos, é normal?, os outros 2 continuam com olhos vermelhos como os pais, eles ja têm 2 meses de vida
A sua avaliação:
Alice
Tenho 2 porquinhas da índia, e as duas tem algumas bolinhas pequenininhas no corpo, na branquinha (Poliana o nome dela) principalmente, essas "bolinhas" estão espalhadas nas bochechas e nos lados! Elas não se incomodam mas eu acho estranho.
Nanda
Podem ser ácaros e podem coçar bastante e isso pode até levar a óbito
A sua avaliação:
dhghjghjg
meu porquinho da india é estranho.
A sua avaliação:
Breno
meu porquinho esta com dente amarelo oque eu faço?
alic
escova, mas com cuidado.
Leila
Não escove!!!! Isso pode ser causa de alguns alimentos com a coloração amarela ou alaranjada. Nunca escove os dentes do seu porquinho!!! O feno e alguns brinquedos podem fazer isso naturalmente.
A sua avaliação:
isabelle
gente! minha porquinha da india deu cria ha sete dias atras... mas o cuicui dela ta muito rouco, parece que ela ta sem voz... oq pode ser???
A sua avaliação:
Kaique
O meu porquinho da Índia tem a pupila azul de um lado e a outra e a cor natural o que pode ser
Nanda
Ele pode ser cego de um olho.
A sua avaliação:
danielly
sabe meu porquinho está com o pintinho inchado e marronzinho,ele não come a ração só come fruta e ele vive chorando.Poderia me ajudar?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Danielly. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
......
Procure um veterinário para ver se nn teve alguma lesão no piu-piu
A sua avaliação:
João
Oque acontece quando o porquinho fica molhado atras E na casa aparece umas larvas ?

Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, João. Tudo bem? Recomendamos que você converse com um veterinário sobre isso. Em relação às larvas, elas podem aparecer por conta de algum alimento que você tenha colocado ali em que elas já estavam presentes. Sugerimos uma boa limpeza do local para retirar todas e é bom sempre prestar atenção nos alimentos que serão servidos ao porquinho-da-índia. De qualquer maneira, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
alic
isso ja aconteceu com o meu
A sua avaliação:
Yslaine
Meu porquinho tá tendo dificuldade de respira 😢 tá saindo tipo um catarro do raris ele fica só deitado oque eu faço
A sua avaliação:
Carlos Henrique da conceição de melo
Minha princesa está com machucado pela pele e a outra acho que esta com sarna já comprei uma pomada so que n ta adiantado
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Débora Belga
Oi, o meu porquinho está espirando e saindo uma aguinha do nariz...está resfriado? Moro em Portugal e tenho muito cuidado . O quê é isso? Obrigada.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fabiana
O meu porco da índia está a fazer fezes com um liquido alaranjado a volta não sei o que poderá ser me ajudem por favor
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Patrick
Meu porquinho ele está com um dedinho inchado e vermelho, parece estar encravado a unha dele, porque não tem unha nesse dedinho. Ele tem 2 meses de vida mais ou menos. O que devo fazer ? Foto do dedinho no perfil
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
natalia alves
quando eles estao gripado qual remedio bom para dar pra eles qual verduras que contem vitamina c
A sua avaliação:
WADLEY CORREA DA SILVA
Boa tarde, meu porquinho não anda muito e fica com as patas traseiras abertas, ele é fica muito queito, oq pode ser?
Imagem: cveterinariaalonsomartinez.es
1 de 5
Doenças comuns do porquinho da Índia