Partilhar

Como saber se o porquinho da Índia está doente?

 
Por Giselly Lillmans. 18 setembro 2018
Como saber se o porquinho da Índia está doente?

Quando assumimos os cuidados de um porquinho-da-índia nossa principal preocupação é manter sua saúde. Para fazer isso, neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar como saber se nosso porquinho-da-índia está doente, atentando aos sinais de alerta que podemos observar. É importante que tenhamos um veterinário de confiança que seja um especialista para nos ajudar caso tenhamos dúvidas sobre sua saúde. É importante dizer, também, que seguir uma dieta equilibrada é um pilar básico para manter nosso porquinho saudável, bem como mantê-lo em um ambiente livre de estresse.

Também lhe pode interessar: Nomes para porquinhos da Índia

Meu porquinho da Índia não quer comer

A principal recomendação sobre como saber se um porquinho-da-índia está doente é prestar atenção à nossa intuição. Se nosso porquinho está diferente, isto é, não desenvolve suas atividades normais em qualquer aspecto, devemos pensar que ele pode estar doente e, portanto, devemos procurar atenção veterinária imediata, já que os porquinhos-da-índia são animais muito sensíveis e podem vir a falecer em questão de horas.

Por serem animais ativos e vitais, se notarmos que nosso porquinho-da-índia está muito quieto, não come, está reclamando ou qualquer outro sinal fora de sua atividade normal, devemos entrar em contato com o nosso veterinário. Nas secções seguintes, vamos explicar quais são os sintomas dos distúrbios mais comuns que nosso porquinho pode sofrer.

Como saber se o porquinho da Índia está doente? - Meu porquinho da Índia não quer comer

Falta de vitamina C em porquinhos da Índia

Os porquinhos-da-índia precisam de uma dieta que contenha vitamina C, já que não conseguem sintetizá-la. Sua deficiência é responsável pela doença conhecida como escorbuto em porquinhos-da-índia. Como saber se nosso porquinho-da-índia está sofrendo com esse transtorno? O escorbuto produz os seguintes sintomas: anorexia, ou seja, nosso porquinho deixa de comer e, por consequência, emagrece, tem a cicatrização de feridas mais demorada, aparecem hemorragias, alopecia, a pelagem que sobra tem aparência ruim, o porquinho manca, tem diarreia ou perde dentes. É necessária assistência veterinária e, geralmente, suplementação.

Sintomas de problemas respiratórios em porquinhos da Índia

Devido às suas particularidades anatômicas, os porquinhos-da-índia são propensos a sofrer de doenças respiratórias e até tumores pulmonares. Bactérias, vírus, fungos, tumores, toxinas, insolação ou doenças cardíacas podem estar entre as causas. Nestes casos, como saber se nosso porquinho está doente? Vamos observar sintomas característicos, como espirros ou corrimento nasal e ocular. É importante ir ao veterinário, uma vez que estas infecções respiratórias, se não forem tratadas, podem levar à pneumonia.

Como saber se o porquinho da Índia está doente? - Sintomas de problemas respiratórios em porquinhos da Índia

Sinais de problemas cardíacos em porquinhos da Índia

Os porquinhos também podem sofrer do coração, e como podemos saber se o nosso porquinho-da-índia está doente desse órgão? Os sintomas característicos serão dificuldades respiratórias, taquicardia, ou seja, batimentos muito rápidos do coração, palidez das membranas mucosas, fraqueza em geral, intolerância ao exercício ou inchaço abdominal, conhecido como ascite. Como alguns desses sinais podem ter várias causas, será nosso veterinário quem localizará a origem do problema para tratá-lo com sucesso.

Sintomas de problemas intestinais em porquinhos da Índia

Estes podem causar tanto diarreia quanto constipação. No primeiro caso, o porquinho eliminará fezes líquidas, geralmente mais vezes do que o habitual. A constipação seria a situação oposta, isto é, o porquinho não produzirá excremento ou o fará com dificuldade. Nós também podemos notar que sua barriga está inchada, o pelo apresenta mal aspecto porque a nutrição não está sendo adequada, e poderemos até ver parasitas nas fezes.

Para saber se nosso porquinho-da-índia está doente, devemos prestar atenção ao funcionamento de seu sistema digestivo. Qualquer anormalidade deve ser avaliada pelo veterinário, e para recuperação será fundamental estabelecer uma dieta balanceada e adequada às necessidades do porquinho. Além disso, como às vezes são os parasitas intestinais que causam esses sintomas clínicos, é importante desparasitar o nosso porquinho-da-índia periodicamente. Dentro desta seção, também incluímos problemas orais que podem produzir sintomas como a anorexia, uma vez que comer passa a causar dor, emagrecimento, perda dos dentes ou ausência de desgaste dos mesmos, má oclusão, hipersalivação ou nódulos.

Como saber se o porquinho da Índia está doente? - Sintomas de problemas intestinais em porquinhos da Índia

Sintomas de doenças de pele em porquinho da índia

O aparecimento de prurido, lesões, gordura, escamação, crostas, alopecia, escurecimento ou espessamento da pele ou almofadinhas, seja de forma generalizada ou local, indicam a existência de alguma alteração que pode ser devida à presença de parasitas, fungos ou algum distúrbio endócrino. Qualquer um desses sintomas nos ajuda a saber se um porquinho-da-índia está doente e é motivo para uma consulta veterinária. Para evitar parte destes problemas, é importante estabelecer, com o nosso veterinário, um calendário de desparasitação adequado.

Meu porquinho da índia está morrendo

Às vezes, e mesmo em pouquíssimo tempo, a saúde de nosso porquinho da índia pode piorar a ponto dele perder a vida. Embora seja normal que com o envelhecimento apareçam cataratas, tumores, rigidez articular ou dor ao caminhar, quando nosso porquinho está morrendo, podemos observar uma respiração muito dificultada, movimentos muito lentos ou total ausência de movimento, ou incontinência urinária, que quer dizer que o porquinho urina em si mesmo. Quando se trata de um estado de saúde tão sério, é muito difícil reverter a situação, por isso é importante ser claro sobre como saber se um porquinho-da-índia está doente, para poder procurar assistência veterinária desde o primeiro momento. Quando o porquinho não tem cura e está sofrendo, devemos avaliar a opção da eutanásia juntamente com o nosso veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o porquinho da Índia está doente?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Como saber se o porquinho da Índia está doente?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se o porquinho da Índia está doente?
1 de 4
Como saber se o porquinho da Índia está doente?

Voltar ao topo da página