Partilhar

Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento

Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento

Todos nós provavelmente já ouvimos falar de uma doença conhecida pelo nome de escorbuto ou deficiência de vitamina C, mas pode ser que não saibamos que essa patologia pode afetar também porquinhos da índia, com bastante frequência já que não é raro que a alimentação desses roedores seja inadequada.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar o escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento, como ele se manifesta, como é possível detectá-lo, além é claro, de qual tratamento deve ser aplicado. Se você convive com um porquinho da índia, este artigo vai te interessar.

Também lhe pode interessar: Porquinho da Índia não come

Doença escorbuto: o que é?

Como já dissemos, esta doença é causada por uma deficiência de vitamina C, conhecida também como ácido ascórbico. Os porquinhos da índia, assim como os seres humanos, não são capazes de sintetizar essa vitamina ou seja, seu organismo não consegue produzi-la, o que significa que eles precisam ingerir na dieta, através dos alimentos ou com suplementos.

A vitamina C desempenha vários papéis no corpo. Talvez o mais conhecido seja a sua intervenção na síntese de colágeno, que participa da criação de todos os tipos de tecidos. Quando existe falta de vitamina C, várias alterações ocorrem. Por esta razão a alimentação do porquinho da índia é tão importante para prevenir a doença.

Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento - Doença escorbuto: o que é?

Sintomas de escorbuto em porquinho da índia

Os sintomas mais frequentes de escorbuto em porquinho da índia são:

  • Perda de apetite e, por consequência, de peso;
  • Hipersalivação;
  • Doenças respiratórias;
  • Resposta imunológica mais leve e menos eficaz;
  • Pododermatite (inflamação dolorosa dos pés);
  • Sangramento e inflamação das gengivas e fraqueza dental que pode causar a perda dos dentes:
  • Podem ser produzidas outras hemorragias internas, principalmente ao redor das articulações, como os joelhos;
  • Demora na cicatrização de feridas, descamações, alopecia (perda de pelo), escurecimento da pele e pelo em mau estado;
  • Fraqueza, diminuição da atividade, coxear, rigidez articular, descoordenação e dor ao toque (o porquinho grita quando é pego).

Tenha em mente que a deficiência de vitamina C pode ser um transtorno primário ou secundário. Isso significa que, às vezes, o porquinho tem uma dieta adequada e uma ingestão correta dessa vitamina, mas se está sofrendo, por exemplo, de alguma patologia como um resfriado, isso o impede de comer. Este jejum e a falta de comida é que seria a causa da deficiência. Portanto, sempre que o porquinho da índia estiver doente e perder o apetite, a suplementação de vitamina C deve ser considerada.

Como cuidar de porquinho da índia com escorbuto

Se você observar algum dos sintomas mencionados acima, deve consultar o veterinário sem perder tempo. Estabelecido o diagnóstico, o veterinário, que deve ser especialista em roedores, recomendará a administração de um suplemento, para compensar a falta de vitamina C é o que irá curar o escorbuto em porquinhos da índia.

Além disso, será definida uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades nutricionais, que vão depender de fatores como a idade ou se a porquinha da índia está encontra grávida ou não. Manter uma dieta correta é o que evitará que nossa porquinha da índia volte a adoecer.

A quantidade necessária de vitamina C triplica durante a gestação da porquinha-da-índia e que se trata de uma vitamina com pouco tempo de vida útil. Isso quer dizer que se a diluímos em água, em poucas horas sua ingestão já não produzirá nenhum efeito, pois ela se degrada no ambiente. Também não é conservada por mais de 90 dias nas rações enriquecidas com vitamina C que se encontra no mercado.

As necessidades diárias desta vitamina são estimadas em cerca de 10 mg por kg, aumentando para 30 se for uma porquinha grávida. Tenha em mente que um excesso de vitamina C também pode causar diarreia.

Porquinho da índia: alimentação

Como já dissemos, para evitar o escorbuto em porquinho da índia é preciso prevenir a carência de vitamina C, fornecendo ao porquinho uma alimentação adequada e que contenha essa vitamina em quantidade suficiente. A alimentação recomendada para um porquinho-da-índia adulto é a seguinte:

  • Feno: deve constituir quase a totalidade do alimento diário, entre 70-80%. É recomendada a alfalfa apenas em caso de fêmeas gestantes, porque suas necessidades de cálcio são maiores. Em uma porquinha que não se encontra nesse estado, essa quantidade de cálcio pode acabar se acumulando em forma de cálculos.
  • Ração para porquinhos-da-índia: também deve ser constituída basicamente de feno. Como já comentamos, é necessário para prestar atenção à data de fabricação para garantir que, caso a ração tenha vitamina C em sua composição, ela ainda esteja ativa. Devemos supor que seja aproximadamente 20% da alimentação diária.
  • Verduras: especialmente as ricas em vitamina C, como espinafre, salsa (não indicada para porquinhas grávidas), repolho, endívia ou beterraba, em quantidade que componha aproximadamente 5% da dieta.
  • Frutas: e cereais de consumo ocasional, como recompensa.

Junto com o veterinário, pode-se avaliar a necessidade de administrar um complemento de vitamina C.

Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento - Porquinho da índia: alimentação

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Vanessa Mendonça
Meu porquinho da índia não consegue andar, pode ser escorbuto?

Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento
1 de 3
Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página