Outros problemas de saúde

Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento

Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

Todos nós provavelmente já ouvimos falar de uma doença conhecida pelo nome de escorbuto ou deficiência de vitamina C, mas pode ser que não saibamos que essa patologia pode afetar também porquinhos da índia, com bastante frequência já que não é raro que a alimentação desses roedores seja inadequada.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar o escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento, como ele se manifesta, como é possível detectá-lo, além é claro, de qual tratamento deve ser aplicado. Se você convive com um porquinho da índia, este artigo vai te interessar.

Também lhe pode interessar: Porquinho da índia com diarreia: causas

Índice

  1. Doença escorbuto: o que é?
  2. Sintomas de escorbuto em porquinho da índia
  3. Como cuidar de porquinho da índia com escorbuto
  4. Porquinho da índia: alimentação

Doença escorbuto: o que é?

Como já dissemos, esta doença é causada por uma deficiência de vitamina C, conhecida também como ácido ascórbico. Os porquinhos da índia, assim como os seres humanos, não são capazes de sintetizar essa vitamina ou seja, seu organismo não consegue produzi-la, o que significa que eles precisam ingerir na dieta, através dos alimentos ou com suplementos.

A vitamina C desempenha vários papéis no corpo. Talvez o mais conhecido seja a sua intervenção na síntese de colágeno, que participa da criação de todos os tipos de tecidos. Quando existe falta de vitamina C, várias alterações ocorrem. Por esta razão a alimentação do porquinho da índia é tão importante para prevenir a doença.

Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento - Doença escorbuto: o que é?

Sintomas de escorbuto em porquinho da índia

Os sintomas mais frequentes de escorbuto em porquinho da índia são:

  • Perda de apetite e, por consequência, de peso;
  • Hipersalivação;
  • Doenças respiratórias;
  • Resposta imunológica mais leve e menos eficaz;
  • Pododermatite (inflamação dolorosa dos pés);
  • Sangramento e inflamação das gengivas e fraqueza dental que pode causar a perda dos dentes:
  • Podem ser produzidas outras hemorragias internas, principalmente ao redor das articulações, como os joelhos;
  • Demora na cicatrização de feridas, descamações, alopecia (perda de pelo), escurecimento da pele e pelo em mau estado;
  • Fraqueza, diminuição da atividade, coxear, rigidez articular, descoordenação e dor ao toque (o porquinho grita quando é pego).

Tenha em mente que a deficiência de vitamina C pode ser um transtorno primário ou secundário. Isso significa que, às vezes, o porquinho tem uma dieta adequada e uma ingestão correta dessa vitamina, mas se está sofrendo, por exemplo, de alguma patologia como um resfriado, isso o impede de comer. Este jejum e a falta de comida é que seria a causa da deficiência. Portanto, sempre que o porquinho da índia estiver doente e perder o apetite, a suplementação de vitamina C deve ser considerada.

Como cuidar de porquinho da índia com escorbuto

Se você observar algum dos sintomas mencionados acima, deve consultar o veterinário sem perder tempo. Estabelecido o diagnóstico, o veterinário, que deve ser especialista em roedores, recomendará a administração de um suplemento, para compensar a falta de vitamina C é o que irá curar o escorbuto em porquinhos da índia.

Além disso, será definida uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades nutricionais, que vão depender de fatores como a idade ou se a porquinha da índia está encontra grávida ou não. Manter uma dieta correta é o que evitará que nossa porquinha da índia volte a adoecer.

A quantidade necessária de vitamina C triplica durante a gestação da porquinha-da-índia e que se trata de uma vitamina com pouco tempo de vida útil. Isso quer dizer que se a diluímos em água, em poucas horas sua ingestão já não produzirá nenhum efeito, pois ela se degrada no ambiente. Também não é conservada por mais de 90 dias nas rações enriquecidas com vitamina C que se encontra no mercado.

As necessidades diárias desta vitamina são estimadas em cerca de 10 mg por kg, aumentando para 30 se for uma porquinha grávida. Tenha em mente que um excesso de vitamina C também pode causar diarreia.

Porquinho da índia: alimentação

Como já dissemos, para evitar o escorbuto em porquinho da índia é preciso prevenir a carência de vitamina C, fornecendo ao porquinho uma alimentação adequada e que contenha essa vitamina em quantidade suficiente. A alimentação recomendada para um porquinho-da-índia adulto é a seguinte:

  • Feno: deve constituir quase a totalidade do alimento diário, entre 70-80%. É recomendada a alfalfa apenas em caso de fêmeas gestantes, porque suas necessidades de cálcio são maiores. Em uma porquinha que não se encontra nesse estado, essa quantidade de cálcio pode acabar se acumulando em forma de cálculos.
  • Ração para porquinhos-da-índia: também deve ser constituída basicamente de feno. Como já comentamos, é necessário para prestar atenção à data de fabricação para garantir que, caso a ração tenha vitamina C em sua composição, ela ainda esteja ativa. Devemos supor que seja aproximadamente 20% da alimentação diária.
  • Verduras: especialmente as ricas em vitamina C, como espinafre, salsa (não indicada para porquinhas grávidas), repolho, endívia ou beterraba, em quantidade que componha aproximadamente 5% da dieta.
  • Frutas: e cereais de consumo ocasional, como recompensa.

Junto com o veterinário, pode-se avaliar a necessidade de administrar um complemento de vitamina C.

Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento - Porquinho da índia: alimentação

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Elayne Joyce
Meu porquinho não consegue fazer cocô faz pouquinho não quer comer e nem beber esta com o pelinhos todo desalinhado como se estivesse com frio e barriga inchada o que posso dar pra ele melhorar
A sua avaliação:
Queli
Ola .tenho uma porquinha da Índia e ela está andando meio torta as vezes ela chega rolar de tão tortinha que está. Mas está comendo e bebendo água normalmente .alguém pode me ajudar sobre o que pode ser ? Ela tem 1 aninho
A sua avaliação:
sthefani
meus porquinhos de índia morreram por causa de falta vitamina C, vendo agora eu estou me sentindo tão culpada, to muito triste
Jane
O meu tbm esta :( ele tá mal, ainda é madrugada estou com medo dele não aguentar até amanhã :(
Ouriço
Eu acho que é da vitamina C eu acho que vocês colocaram muita vitamina C eu vou te dar um exemplo tudo em excesso faz mal até água faz mal em excesso
A sua avaliação:
Nilson Cursino
Gostaria de saber qual remedio posso dar para a porquinha minha,pois ela esta sem apetite e com sangue na urina.?
grato
Nilson
Regiane
Por favor me ajudem não tenho dinheiro para levar meu porquinho ao veterinário e acho que ele está com esse problema não quero que ele morra me ajude qual o remédio posso dar para ele é urgente pelo amor de Deus

Giselly Lillmans
Regiane, é essencial levar o porquinho ao veterinário para realizar o diagnóstico e determinar o suplemento adequado que ele deve tomar. No meio tempo, neste artigo você encontra uma lista de alimentos ricos em vitamina C que podem ajudar a suprir as necessidades do porquinho: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-do-porquinho-da-india-22409.html
Ouriço
Qual o sintoma essa doença está causando nele porque eu não sei
A sua avaliação:
Vanessa Mendonça
Meu porquinho da índia não consegue andar, pode ser escorbuto?
Ouriço
A minha porquinha-da-índia também ficou assim Mas pode chegar aqui as quatro pernas dela estavam completamente travadas ela também começou a cair no chão e eu pensei que ela ia m0rr3r😭
1 de 3
Escorbuto em porquinho da índia: sintomas e tratamento