Problemas de alimentação

Alimentos proibidos para o Porquinho da Índia

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 outubro 2020
Alimentos proibidos para o Porquinho da Índia
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

Apesar das frutas e verduras serem imprescindíveis para os porquinhos da índia, a verdade é que também existem alimentos que estão totalmente proibidos para eles.

Falamos de alimentos que podem derivar em um problema no funcionamento normal do sistema digestivo de um porquinho da índia, por este motivo é importante fazer uma pequena revisão desta lista e certificar-se de que não o está oferendo.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer os alimentos proibidos para o porquinho da índia em uma lista completa.

Alimentos pouco recomendados

Antes de começar com os alimentos que estão totalmente proibidos para os porquinhos da índia, devemos prestar atenção a alguns que se devem dar com muito pouco regularidade:

  • Uvas
  • Aveia
  • Cevada
  • Sementes
  • Pão
  • Salsa
  • Sementes de girassol

Não se trata de alimentos prejudiciais para a saúde do seu porquinho da índia em doses pequenas, mas um alto consumo deles poderia causar problemas ao seu organismo.

Alimentos proibidos para o Porquinho da Índia - Alimentos pouco recomendados

Alimentos proibidos

Agora preste atenção a esta lista de alimentos proibidos para saber o que nunca deve oferecer ao seu porquinho da índia:

  • Carne
  • Derivados animais
  • Doces
  • Cogumelos
  • Café
  • Sal
  • Batatas
  • Abacate
  • Açúcar
  • Cebola
  • Conservas
  • Hortelã
  • Hera
  • Açucena
  • Batata doce
  • Rododendro

Por que não deve dar estes alimentos ao seu porquinho da índia?

Os produtos de origem animal como a carne, ovos ou leite são muito pouco recomendáveis dado que o porquinho da índia é um animal herbívoro, ou seja, alimenta-se apenas de produtos de origem vegetal. Sob qualquer circunstância devemos dar-lhe este tipo de alimento.

Certas espécies ou plantas, mesmo sendo de origem vegetal, também não são apropriadas pois em grandes quantidades podem ser tóxicas. É o caso da hera por exemplo, também venenosa para cães e gatos.

Por último, os produtos que contenham açúcar são totalmente desaconselháveis pois não se trata de alimentos que um porquinho da índia deva consumir. Entre as suas consequências encontramos a cegueira, problemas intestinais, etc.

Se você adotou recentemente um destes animais ou está prestes a adotar, veja a nossa lista de nomes para porquinhos da Índia.

Alimentos proibidos para o Porquinho da Índia - Alimentos proibidos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para o Porquinho da Índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
68 comentários
A sua avaliação:
Ludymills
Achei um cavieiro que vende porquinhos, perguntei pra moça qual ração elas comem, ela disse que dá ração de coelho. Estou com receio que eles tenham algum problema no futuro por comerem ração de coelho mesmo sendo filhotes, comprei nutropica para eles, estou esperando termina o desmami e curar do fungo qye ela encontrou em alguns filhotes, para pegar elas. Porém as que eu escolhi não estão com fungo mais ela achou melhor eu esperar tratar todas mesmo não estando com fungo só para garantir.
Teria problema ?
Isa
Eles não podem comer ração de coelho. Compra uma específica pra ele. Da marca funny bunny é a melhor.
A sua avaliação:
Cleiton
Posso dar ora pro nobis pra porquinho da índia ?
Sandra
Também quero saber se posso dar ora pro nobis para meu filhote de porquinho da india.
A sua avaliação:
Fernando
porquinho da india pode comer soja ou derivados de soja
A sua avaliação:
Bia
Boa tarde! Gostaria de dizer que o que vocês consideram alimentos pouco recomendados são na verdade proibidos. Eles não podem comer nenhum tipo de semente de forma alguma, muito menos pão, etc.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Bia. Tanto algumas sementes como o pão não são considerados tóxicos mas devem ser oferecidos com bastante moderação, como explicamos no artigo.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Alexsandra
Boa tarde! Tenho um porquinho da india ha pouco mais de 1 mês aparceu um ferimento que abriu e ficouc mal cheiro levei num veterinário e o mesmo medicou passou uma pomada e ficou bem .Tem uns 15 dias no mesmo lugar (acima do pinto) esta um pouco alto o que deve ser?
Desde já aguardo retorno se puder.
Não levo no mesmo lugar porque foi um favor p não incomidar e não tenho condições de pagar um veterinãrio para animais silvestres que é o caso dele.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Alexsandra. Tudo bem? Pode ser resultado da cicatrização ou algum tipo de inflamação. Entendemos que não queira ir novamente ao veterinário, mas para garantir a saúde do seu peludinho, será que não vale a pena pedir outro favor?
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Vanuda
Bom dia. O que fazer quando porquinho da Índia começa a ter convulsão? Na minha cidade não tem veterinário.
A sua avaliação:
Syang Lopes
Olá, minha porquinha tem 1 ano agora e a uns dois meses atrás ela se prendeu na sua gaiola é acabou machucando a patinha é com isso até hoje está avermelhada, oque devo dar pra ela ? ( na minha cidade não tem veterinários para porquinhos da india, estou dando vitamina C semanalmente.)
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Syang. Um remédio caseiro para feridas que os especialistas do PeritoAnimal sempre recomendam é aplicar a polpa da babosa ou aloe vera na região. A babosa possui várias propriedades medicinais e ajuda na cicatrização de feridas. Ela também ajuda na dor e alivia a inflamação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Bia
Oioi! Eles não podem ser criados em gaiola não! Espero ter ajudado💖
A sua avaliação:
Marllon Barbosa
posso dar folhas e ramos de acerola para o meu porquinho da india?
A sua avaliação:
Raffaella Nichals de Oliveira
Perfeito
A sua avaliação:
Natália
Eu ganhei uma porquinha,queria saber se tem q vacinar,dar vermífuga ?
Alexa
Tem que vermifugar de 6 em 6 meses
wesley
tbm queria saber
A sua avaliação:
Diogo
Tipo posso dar ração 120 de galinha
Bia
Não! Não pode de forma alguma. Nem de coelho, nem de chinchila. Só de porquinhos da índia.
A sua avaliação:
Kenis
Olá;Dei menos da metade de uma batata será que devo me preocupar com meu porquinho
Gleyciane
Tinha três porquinhos da índia e como não sabia dei bata pra ele s e morreu todos
A sua avaliação:
Paulo Ulisses
Eu comecei a compra uma ração para roedores, e entre eles, na embalagem fala específicamente de porquinhos da índia, já vi em outros sites dizendo q grãos em geral não são bons pra eles, como amedoin, girassol e etc, porém essa ração vem recheada desse tipo de grão, inclusive com amendoim na casca, gostaria de saber se realmente é segura dá ela?
Cicilia Barbosa
porquinhos não ´podem comer grãos. A minha tem 6 anos já. a ração boa é a megazoo e nutropica. Ração de coelho é super prejudicial. e tem que dar feno, que é a base da alimentação deles (80%). 10% folhas e legumes e 10% ração. Agua e feno sempre disponíveis. Suplementar com vitamina c também é essencial (eu já perdi um porquinho por escorbuto).
A sua avaliação:
Camila Alves
Eu posso dar bambu para o meu porquinho da índia ?
A sua avaliação:
Leonardo
Meu porquinho da índica gosta e come batata doce branca. A rosada não gosta. Por que esse alimento é proibido?
Camila Alves
Batata é tóxica para porquinhos, os adoece e em grande quantidade ou longo prazo causa a morte
A sua avaliação:
Gabriel
Esses sites de informações são extremamente importantes, muitos compram roedores achando que é facil criar e necessitam de menos cuidados que pets comuns.
Tive 3 porquinhas, duas faleceram ano passado com 5 anos cada.
A que sobrou completou 5 anos em fevereiro e está ótima.
Tiveram uma vida excelente, pois a maioria dos donos perdem as porquinhas com menos de 3 anos de idade.

Espero que a minha última ultrapasse os 6 anos.
Melissa
Que legal! O meu porquinho tem recem 9 meses de idade,ganhei ele com 2 meses...Ele esta muito saudavel,tem 687 gramas.O nome dele e Twister...
A sua avaliação:
DUDA WINCHESTER
Posso dar Jambo para meu porquinho da Índia?
A sua avaliação:
Isaque
Olá, meu pai deu batata doce para meus porquinhos, sem saber claro, eles comeram um quantidade considerável, devo me preocupar??
Luísa Savala
Oi Isaque! Como mencionamos no artigo: apesar das frutas e verduras serem imprescindíveis para os porquinhos-da-índia, a verdade é que também existem alimentos que estão totalmente proibidos para eles. Alguns alimentos podem derivar em um problema no funcionamento normal do sistema digestivo de um porquinho-da-índia. Sendo assim, você deve observar com atenção o comportamento do seu pet, caso ele apresente qualquer alteração deve levá-lo imediatamente ao veterinário.
A sua avaliação:
mariane duarte
posso dar o cabo do colve-flor para minha porquinha da india?
Nah
Olá, se o porquinho comeu batata inglesa crua, uma única vez, cerca de uma rodela ou duas, a casca não estava verde, mas ele pode morrer? Demos a batata e um dia depois ele estava já um pouco mole sem querer comer, é provavel que tenha sido por conta da batata?
1 de 3
Alimentos proibidos para o Porquinho da Índia