Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos rolam no chão?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 17 agosto 2021
Por que os gatos rolam no chão?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Em certas ocasiões, o comportamento dos gatos pode ser inexplicável para os seres humanos. Coisas que parecem muito engraçadas para nós, uma simples brincadeira ou até um capricho do gato, estão, na realidade, fundamentadas pelo instinto.

Se alguma vez você viu o seu gato rolando no chão, é muito provável que já se tenha questionado porque motivo ele tem esse comportamento tão peculiar, que pode vir acompanhado de miados e inclusive de movimentos um pouco contorcionistas. Se você quer saber por que o seu gato rola no chão, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Gato espreguiçando - O que significa?

Índice

  1. O gato se esfrega no chão para marcar território
  2. Durante o período de cio
  3. Rolam no chão para se refrescarem
  4. O gato se esfrega muito contra o chão? Precisa se coçar!
  5. Quer brincar!
  6. Precisa de atenção!
  7. Ama catnip

O gato se esfrega no chão para marcar território

Rolar no chão e dar voltas é um comportamento que não acontece apenas em gatos domésticos, também acontece em felinos de maior tamanho. Uma das razões pelas quais eles fazem esse comportamento é a marcação de território com o objectivo de manter a distância de outros felinos e possíveis inimigos.

Como fazem isso? As feromonas são as principais responsáveis pela marcação de território. Todos os animais, incluindo o ser humano, emitem feromonas, que são as encarregadas de dar a cada indivíduo um odor característico, entre outras funções. É por esse motivo que quando o felino deseja proteger o território dele, esfrega o corpo pelo solo e outras superfícies, com a intenção de espalhar o odor em todo o entorno dele. Assim, se você observar o seu gato dando voltas pelo chão ou se esfregando, pode ser este o motivo.

Por que os gatos rolam no chão? - O gato se esfrega no chão para marcar território

Durante o período de cio

As feromonas também têm um papel importante durante a época de cio dos felinos, tanto em machos como em fêmeas. Através das feromonas são transmitidas marcas de odor característico de cada gato e sinais de mudanças corporais como o momento ideal para cruzar.

Durante este período, fêmeas e machos mostram um comportamento diferente do habitual no qual é possível destacar as voltas pelo chão, comportamento especialmente típico das gatas. Para quê? Para disseminarem as feromonas cheias do aroma do cio e assim atrair todos os machos que estejam por perto. Se você quiser saber mais informações, leia o nosso artigo sobre o cio nos gatos.

Rolam no chão para se refrescarem

Como você deve saber, os felinos possuem uma temperatura corporal mais elevada e, por isso, gostam de fazer coisas como se deitarem a apanhar sol ou dormir perto do aquecedor. Quando o calor do verão se intensifica, sofrem um pouco com isso e se sentem bastante incomodados.

Com o intuito de se refrescar, é provável que o gato beba maiores quantidades de água, procure locais mais ventilados para descansar e se esfregue no chão feito de granito, mármore ou madeira pois costumam estar mais frios ao tato. Desta forma, se você observar o seu gato rolando no chão e bebendo mais água do que o normal, é possível que esta causa justifique o motivo do seu gato se deitar o tempo todo.

Por que os gatos rolam no chão? - Rolam no chão para se refrescarem

O gato se esfrega muito contra o chão? Precisa se coçar!

A flexibilidade dos gatos é uma das características mais emblemáticas deles. Observar o gato a se colocar em posições dignas de um contorcionista, que nem um mestre de yoga seria capaz, é algo muito divertido. Porém, apesar da grande elasticidade destes animais, é possível que o gato não alcance alguma zona particularmente problemática do corpo dele e opte por se esfregar contra algum objecto para aliviar a coceira que sente nessa zona. Esta pode ser uma razão pela qual o gato se esfrega no chão, se a coceira está no dorso, por exemplo.

Quer brincar!

São muitas as maneiras que o seu gato tem de lhe dizer que quer brincar com você, entre elas rolar sobre o próprio dorso e dar voltas no chão ou qualquer superfície, bem juntinho de você para que você observe e entenda que ele quer um pouco de diversão.

Quando o gato demonstrar este comportamento, tente se aproximar dele com algum brinquedo ou faça gestos que indiquem a sua intenção de brincar. Com certeza vão se divertir muito! Se você gostaria de fazer alguns brinquedos caseiros não perca os nossos artigos: como fazer brinquedos para gatos com papelão, como fazer brinquedos para gatos com material reciclável e ainda ideias econômicas de brinquedos para gatos.

Por que os gatos rolam no chão? - Quer brincar!

Precisa de atenção!

Os gatos, sobretudo os que vivem em apartamentos, ficam horas entretidos a perseguir seus tutores humanos por casa e observando tudo o que eles fazem durante o dia. Geralmente, alternam este passatempo com as largas horas sono deles.

Quando você anda muito ocupado e tem pouco tempo para brincar com o felino, é possível que ele fique entediado ou que sinta que você não está cuidando dele, por isso, tentará chamar a sua atenção a todo custo. Ele não suporta que você não o veja!

Para chamar a sua atenção, rola sobre o chão mostrando a bela barriguinha de forma a chamar você para brincar. Se em outro momento ele utilizou esta técnica para chamar a sua atenção e funcionou, é provável que continue utilizando este comportamento para obter os mesmos resultados e talvez seja esse o motivo pelo qual o seu gato se rola pelo chão quando você está por perto.

Por que os gatos rolam no chão? - Precisa de atenção!

Ama catnip

A erva do gato, também chamada de catnip, é uma delícia para a maioria dos felinos, cujo efeito principal é o relaxamento. Se você espalhar um pouco desta erva pelo solo, é normal que o seu gato se role e esfregue sobre ela. A maioria dos gatos ama os efeitos que esta substância produz.

Por que os gatos rolam no chão? - Ama catnip

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos rolam no chão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
matheus andrade
Oi. Tenho um gatinho que repete esse comportamento. Porém, ele só faz isso quando me vê. Porque só quando me vê que ele faz isso?
A sua avaliação:
Maria oliveira
Minha gata tricolor passa o dua e a noite a andar pela casa a miar e a fazer . barulhos parecidos com arrulhar . Porquê?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maria. Tudo bem? Temos este post que explica gato miando e seus significados: https://www.peritoanimal.com.br/gato-miando-11-sons-de-gato-e-seus-significados-22750.html
Esperamos que seja útil! 😺
A sua avaliação:
CLARISSE
O que eu posso fazer para o gato parar de se rolar na terra? É impossível dar banho todos os dias, limpo com pano seco e penteio, mas ele está ficando com coceira. E já está ficando muito calor para mantê-lo trancado em casa o dia todo.
A sua avaliação:
gabi
por que meu gato rola e dá voltas perto da porta?
A sua avaliação:
Manuella
Minha gata rola perto do portão, onde os cachorros mijam, então é pra marcar território?
A sua avaliação:
Josianne
Porque meu gato chupa ( mama) a própria cauda?
Átila
Meu gato tb faz isso talvez seja para brincar ou ele esteja estressado e morde o próprio rabo e depois percebe que dói kkkk, mas eu acho que é brincando
Mara
O q fazer quando a gata esta no cio e muito incomodada parece sentir dor
1 de 6
Por que os gatos rolam no chão?