PARTILHAR

O cio dos gatos - sintomas e cuidados

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 30 janeiro 2019
O cio dos gatos - sintomas e cuidados
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Acha que o seu gato está no período do cio? É importante que saiba reconhecer quando o animal se encontra neste momento, para conseguir compreender a sua atitude e cuidar dele com as atenções que precisa.

Tenha em conta que o cio de um gato é diferente do de uma gata, é por isso que de seguida vamos lhe mostrar as diferentes caraterísticas segundo o gênero, para conseguir compreender da melhor forma o seu pet.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe tudo sobre o cio dos gatos, as caraterísticas, os sintomas e os cuidados necessários.

Caraterísticas do cio nas gatas

Vamos começar por falar do cio nas gatas, uma vez que é o mais complexo e o que mais sinais evidentes mostra quando se encontram nesta época. A primeira coisa que deve saber é que os períodos do cio acontecem em certas épocas do ano, momentos nos quais a gata está predisposta a ser fecundada pelo macho para procriar. Mas ela não permitirá o encontro sexual durante todo o ano, apenas quando estiver com o cio.

Uma gata começa a ter o primeiro cio até aos 6 ou aos 9 meses. Se a sua gata tem o pelo curto é provável que comece com o cio mais cedo, do que as gatas que têm o pelo mais comprido (estas raças de gatos podem atrasar o cio até aos 15 meses).

As cadelas têm o cio mais de uma vez por ano e com as gatas acontece exatamente o mesmo. Os meses de mais calor e naqueles em que os dias são mais longos, são os que propiciam o aparecimento do cio (na primavera e verão). Durante esta época, a frequência do cio pode aumentar e aparecer de duas em duas ou três em três semanas. No entanto, não existe nenhuma regra que nos possa ajudar a saber a frequência do cio nas gatas, porque intervêm fatores como os que explicamos de seguida:

  • Já referimos que a raça do felino influencia bastante, assim como fatores como o peso e a genética.
  • Também já mencionamos que nas épocas de calor os cios são mais frequentes, isto é porque interferem fatores como a luz e/ou o clima.
  • As gatas também podem ter o cio se estiverem em contato com outras que o tenham, isto porque soltam feromônios que podem provocar o aparecimento do cio.

Também é importante conhecer as fases em que se divide o cio nas gatas pois, ao contrário dos gatos, o cio das gatas é muito mais concreto preparando a gata para ser fecundada. As 3 fases são as seguintes:

  • Antes do cio: são os dias anteriores ao aparecimento do cio, em que os órgãos reprodutores se começam a preparar para receber o macho e acolher os filhotes na barriga. Durante estes dias irá notar como a gata está mais nervosa e afetuosa.
  • Cio: após 5 dias, começa o cio, o momento no qual a gata já está preparada para receber o macho. E, se não o fizer, passará o dia chorando, miando e esfregando-se pelo piso para aliviar o seu instinto e, também chamar o gato com os seus gritos.
  • Relaxamento: se não ocorrer o encontro entre ambos, a gata acabará por relaxar e por voltar a normalizar o seu sistema reprodutor.
O cio dos gatos - sintomas e cuidados - Caraterísticas do cio nas gatas

Caraterísticas do cio nos gatos

O cio nos gatos é diferente do das fêmeas pois, para começar, é mais tardio. Costuma começar entre os 8 e os 12 meses e acabar por volta dos 7 anos. Para além disso, os machos não apresentam os ciclos do cio que acabamos de explicar no caso das gatas, pois o gato está preparado para acoplar durante todo o ano. Quando detetar o odor que as fêmeas soltam com o cio ou ouvirem os gritos delas, os gatos ficam com o cio também com o desejo de se encontrarem com elas.

Apesar de termos referido que não há ciclos de cio nos machos, a verdade é que durante os meses de inverno e outono a líbido é menor do que quando chega o bom tempo. O fator ambiental também tem influência sobre os gatos, mas isto não quer dizer que fora destas estações ele não reaja caso capte o sinal de uma gata com o cio.

O cio dos gatos - sintomas e cuidados - Caraterísticas do cio nos gatos

Sintomas do cio em gatos

Agora que já conhece algumas das caraterísticas do cio dos gatos, vamos falar-lhe dos sinais que lhe ajudarão a saber quando o seu pet está no cio. Estes sintomas também são diferentes dependendo do gênero, por isso de seguida classificamos dependendo de se é macho ou fêmea.

Sintomas do cio nos gatos machos

Quando captar o cheiro ou os gritos de uma fêmea no cio, o gato vai começar a ter os sinais do cio que são reconhecíveis porque notará o seu gato mais nervoso, a começar a miar de forma mais insistente, podem chegar inclusive a tremer com a excitação.

Também pode notar que urina em locais que não costumava fazê-lo, isto é porque está marcando território para deixar claro que essa fêmea é sua. E é precisamente esta atitude tão territorial e de marcar território que pode fazer com que o animal se torne um pouco mais agressivo com outros machos.

Sintomas do cio nas gatas

Ao contrário do que acontece com as cadelas, as gatas não sangram quando estão preparadas para serem fecundadas. Para saber se uma gata está com o cio deverá reparar na sua atitude, que será facilmente reconhecível. Uma gata no cio miará muito mais que o normal, às vezes pode parecer que está gritando e a voz pode se chegar a confundir com a de uma criança pequena.

Além disso, verá que se começa a esfregar em tudo e em todos, a esfregar-se pelos móveis e mostrando uma atitude mais carinhosa. Também é comum que, se acaricia o seu pet neste período, verá como coloca o seu corpo da forma que colocaria para receber o macho.

O cio dos gatos - sintomas e cuidados - Sintomas do cio em gatos

Cuidados com os gatos durante o cio

Quando vir que o seu gato ou gata está no cio terá de lhe prestar mais atenção pois está mais sensível e necessitada de carinho. Além disso, se se distrair é provável que fuja de casa para procurar um companheiro, por isso não perca o seu gato de vista. Deve brincar com a sua gata, dar-lhe mais mimos e atenções, para conseguir que se sinta mais calma.

Para a proteger dos machos que a irão procurar, no PeritoAnimal recomendamos que feche as janelas e as portas, para se certificar que o gato não entra em casa e a gata não foge. Para cuidar do seu animal nestes momentos e conseguir que deixe de sofrer, uma boa forma é a esterilização ou castração.

Não existem efeitos secundários graves derivados desta operação e, apesar do cio continuar existindo (uma vez que é um instinto natural), a gata não passará por essas mudanças físicas nem essa necessidade de ser fecundada. Se a operar pode ser que fique com tendência a engordar, para além de ficar mais calma, por isso cuide da sua alimentação para lhe garantir uma vida saudável.

No caso dos machos, a castração também é favorável pois não terão o instinto de lutar com outros gatos, além disso estará prevenindo doenças como a leucemia felina ou a síndrome de imunodeficiência. Neste artigo do PeritoAnimal pode aprender mais sobre os benefícios de castrar um gato.

Se tem curiosidade em saber porque os gatos fazem tanto barulho enquanto cruzam, leia o nosso artigo sobre esse tema!

O cio dos gatos - sintomas e cuidados - Cuidados com os gatos durante o cio

Se deseja ler mais artigos parecidos a O cio dos gatos - sintomas e cuidados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
82 comentários
A sua avaliação:
Tânia
Meu gato está com 1 ano e já foi castrado qdo tinha 7 meses. Ele dorme na minha cama e varias vezes qdo estou brincando com ele fica mordendo a coberta e fica excitado querendo copular, eu tiro ele é fica bravo, miando e querendo me morder, depois fica se lambendo. Isso é normal??? Estou preocupada.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Tânia. É curioso que ele ainda simule a cópula desta maneira, mesmo após a castração. Recomendamos que o leve ao veterinário que fez a cirurgia para ele avaliar se ocorreu tudo bem. No entanto, tal comportamento não é incomum.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Joao
Meu gato (macho) tem 10 meses, já foi castrado com 6 meses, e as vezes ele fica querendo subir no meu braço para cruzar. É normal esse comportamento ?
A sua avaliação:
Rafael Horta Scaldaferri
olá pessoal do perito animal.tenho três gatos.o mais velho tem 2 anos e ele parece estar no cio.ontem ele estava agitado,querendo sair para a garagem e o jardim toda hora.até mordeu minha mãe ,o que a deixou furiosa.ela quer doa-lo,mas eu não quero.como posso passar por esse momento do cio?obrigado.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Rafael. Tudo bem? Nós do PeritoAnimal recomendamos fortemente a castração, até mesmo para evitar a geração de mais e mais filhotes que muitas vezes não terão um lar. Neste artigo falamos mais sobre a cirurgia: https://www.peritoanimal.com.br/castracao-de-gatos-valor-idade-e-cuidados-23378.html. Também recomendamos a leitura deste outro artigo em que falamos sobre alguns remédios caseiros para acalmar um gato no cio e, ainda, opções de como evitar o miado do gato no cio:
https://www.peritoanimal.com.br/como-evitar-miado-de-gato-no-cio-23142.html
Esperamos que sejam úteis!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
Jacqueline Miranda
Tenho um gato que não é castrado e tem 18 meses. Há 2 semanas ele não para de miar foge de casa e fica horas sem voltar e quer cruzar com todo gato ou gata que ele vê. Estou muito assustada já que ele dormia a noite toda e sempre foi tranquilo.
A sua avaliação:
Jacqueline Miranda
Meu gato esta com 1 ano e 9 meses e não é castrado. Tem 2 semanas que ele mia demais e de forma diferente e quer cruzar com todo gato que vê na frente. Outra coisa , ele não fica em mais em casa. Só vem para comer e beber e volta miando para os telhados dos vizinhos. Estou muito preocupada com ele, já que ate um mês atrás ele dormia a noite tosa na minga cama. E agora mal vejo ele em casa.
Obrigada.
A sua avaliação:
Tailene Araujo
Olá, tenho um gato que já fez 6 meses e está na puberdade, estou muito apavorada pois ele fica dentro de casa, ele anda pegando as cobertas e mordendo, e quando vou ver ele tá com o Piu Piu levantando e todo molhado. Vou castrar ele mês que vem. Minha dúvida e se isso e o normal?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Tailene. Tudo bem? Sim, esse comportamento é normal, não se preocupe. O recomendado é justamente castrá-lo. Explicamos tudo sobre esse comportamento do seu gatinho neste outro artigo em que detalhamos por que o gato amassa pãozinho e morde a coberta: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-o-gato-amassa-paozinho-e-morde-a-coberta-23656.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Carla
Olá, tenho um gato de 6 meses que não é castrado, peguei uma gatinha de 2 meses crente de que ele não ia fazer nada por ser filhote. Agora tenho que manter eles afastados. Alguma dica por favor. É normal ele tentar isso???
A sua avaliação:
Leilla Araujo
Olá com vai? Tenho uma gata tricolor e sei que existem algumas observações desta característica principalmente quando se trata do macho. Sei também que, inclusive, pode ser caracterizado inférteis certo? A infertilidade é válida também para as fêmeas?
A sua avaliação:
márcia
o gato do meu irmão tem oito meses e esta tentando violentar meu gatinho filhote. to com medo dele conseguir porque na casa da minha mae tinha outros gatos e teve um que copulou com outro filhote ate matar e a gente nao conseguiu fazer nada. tem algo quer eu possa fazer? nao tenho como deixar eles separados.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Márcia. No Perito Animal recomendamos a castração para evitar problemas de agressividade e taxa de natalidade descontrolada. Nesse artigo sobre castração de gatos explicamos tudo: https://www.peritoanimal.com.br/castracao-de-gatos-valor-idade-e-cuidados-23378.html
Esperamos que te ajude!
A sua avaliação:
Nickolas Leal
Minha gata já está no cio a 1 mês e 5 dias, isso ta MUITO CHATO! oque eu devo fazer?
A sua avaliação:
Raul Tomé
Minha gata está apresentando sintomas de que está entrando no cio, mas ela já entrou no cio esse mês. Isso é normal?
A sua avaliação:
Clara
Oi, eu tenho uma pergunta
Tenho dois gatos machos, cerca de uns 4 anos cada (os dois são castrados) e um deles fica fazendo miados insistentes e constantemente tenta "acasalar" com o meu outro gato. Isso é normal?
Ele fica correndo, mordendo e miando muito, fica bastante agitado.
Fico brincando com o pessoal daqui de casa dizendo que ele é gay kkkkk brincadeiras a parte, mas tem alguma explicação pra isso?
Bruna
Oi Clara, tem sim. É totalmente normal isso acontecer no mundo animal, tanto com os domésticos quanto com os selvagens. O gato que está montando tem um comportamento mais territorialista e essa é a forma dele de mostrar quem é o dono do lugar.
A sua avaliação:
MR
Olá, pelo que sei, macho não tem cio, somente a fêmea.
A sua avaliação:
Maria
Olá, tenho dois gatos persas, um casal fêmea e macho da mesma idade 3 anos, ainda não castrei pq tô esperando eles cruzarem e minha gata ter filhotinhos, mas pasmem! O gato macho não consegue cruzar, ele fica em cima dela e nunca consegue finalizar o ato, pelo jeito nunca vai conseguir e não deixa ninguém ajudar, tô perdendo a esperança de ganhar filhotes um dia, minha família inteira esperando esse momento pra casa um ficar com um gato, pelo jeito vou ter que castrar os dois pq tô esperando há três anos e nada 😓
A sua avaliação:
Marta
Como a calma meu Gato no cio
A sua avaliação:
miriam imaculada cassemiro
Boa noite meu gato esta ficando excitado com meu cobertor e o da minha filha até gozou no lençol o que faço ele só tem 7 meses
Priscila gomes
Oi! Vc precisa castrar ele. Veja na prefeitura, lá eles direcionam para castração gratuita,
A sua avaliação:
Mariana
Olá, eu tenho uma jatando 1 ano já castrada e acabei de encontrar um gatinho na rua com aproximadamente 1 ano também, porém ele eé macho e ainda não foi castrado. Existe algum risco de manter os dois juntos?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Mariana! Se a sua gatinha foi castrada corretamente, não existe o risco de engravidar do gatinho.
A sua avaliação:
Patricia
Boa tarde o meu gato mia muito dantes não o fazia muito mas o que eu estranho é que mia principalmente ao meu filho mais velho .chega a jogar se a ele.
A sua avaliação:
catarina almeida
Eu tenho uma gata branca de olhos azuis. Ela anda ao gato mas tornou se agressiva para as minhas filhas. Por isso eu pula na rua será que fiz bem ou mal?
A sua avaliação:
Camila
Olá! Tenho uma gatinha que já está com 1 ano e ainda não entrou no cio , estou preocupada. Sabe dizer se é normal ? Obrigada!
O cio dos gatos - sintomas e cuidados
1 de 5
O cio dos gatos - sintomas e cuidados

Voltar ao topo da página ↑