Curiosidades do mundo animal

Gatos precisam tomar sol?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 12 julho 2023
Gatos precisam tomar sol?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quem nunca viu um gato deitado em cima de um sofá onde batem uns raios de sol que atravessam pela janela mais próxima? Esta situação é comum entre todos os que vivemos com um felino como animal de estimação. E certamente já se perguntou, se os gatos precisam tomar sol?

Existem muitas teorias e/ou mitos que afirmam que os gatos gostam do sol e isso está claro, porque não existe nenhum gato que não goste de tomar um belo banho de sol, quer seja dentro ou fora de casa, mas se quer descobrir realmente o porque isso acontece, continue lendo este artigo do Perito Animal e descubra porque os gatos gostam de sol e se eles realmente precisam da luz solar como nós.

Também lhe pode interessar: 13 coisas que os gatos não gostam

Índice

  1. Benefícios de tomar sol para os gatos
  2. O sol é bom para os gatos?
  3. O que acontece se o gato não tomar sol?
  4. Quanto tempo o gato pode ficar no sol?

Benefícios de tomar sol para os gatos

Se os felinos procuram fontes de calor por todos os cantos da casa, isso tem um motivo de ser e em seguida vamos explicar-lhe quais são os benefícios de tomar sol para os gatos:

1. Equilibra a sua temperatura corporal

Os gatos são felinos domesticados que em tempos foram selvagens, dormiam e descansavam de dia e caçavam as suas presas à noite. Ao ter um gato como pet, esse ritmo de vida já não é o mesmo. Costumam passar a maior parte das horas diurnas repondo forças e dormindo em algum lugar quentinho onde, se possível, peguem o sol diretamente. E porque isso acontece? A temperatura corporal dos gatos, tal como todos os mamíferos, diminui quando estão dormindo devido ao fato de estarem quietos e relaxados, o seu corpo não queima nenhum tipo de energia e o gasto calórico diminui, por isso tentam compensar essa diferença de temperatura e preferem dormir em zonas quentes ou onde incida diretamente os raios de sol, isto porque os gatos também sentem frio.

2. Fonte de vitamina D

Todos sabemos que graças ao sol a nossa pele absorve raios solares e o nosso corpo é capaz de sintetizar a vitamina D que precisamos para que todo o organismo funcione corretamente, e com o gatos acontece o mesmo. Os raios solares ajudam os felinos a obter a vitamina D que o seu corpo precisa mas não tanto como gostaríamos, uma vez que se demonstrou que o pelo dos gatos bloqueia os raios ultravioleta encarregados desde processo e que a quantidade de vitamina é ínfima quando comparada com outros seres vivos. O que confere a quantidade necessária de vitamina D aos gatos é uma boa alimentação, por isso esta deve ser equilibrada e adequada à sua idade.

3. Por puro prazer

Por último mas não menos importante, é o prazer que esta atividade lhes dá. Não há nada que os nossos gatinhos gostem mais que se deitarem ao sol e tirarem um bom cochilo. Mas o que realmente os gatos adoram não são os raios de sol, é a sensação de calor que isso lhes dá. Sabia que estes animais são capazes de aguentar temperaturas de até 50ºC e de se adaptarem a todo o tipo de climas, quer sejam quentes ou frios?

Tendo isso em vista, fica claro que os gatos precisam tomar sol pois isso proporciona benefícios à sua saúde.

Gatos precisam tomar sol? - Benefícios de tomar sol para os gatos

O sol é bom para os gatos?

Sim, mas moderadamente. Apesar de já se ter demonstrado que os gatos podem viver sem o Sol, sobretudo quando são gatos domésticos que vivem em pisos interiores onde o sol não bate diretamente e nunca saem para a rua, os nossos pets serão muito mais felizes se poderem desfrutar de um espaço onde podem tomar um pouco de sol e tirar os seus cochilos.

Embora os gatos gostem do sol, é necessário vigiar e procurar que o nosso gato não tome demasiado sol, sobretudo no verão e se se trata de um gato sem pelo ou com pouco pelo, caso contrário poderá sofrer alguns destes problemas ou doenças:

O que acontece se o gato não tomar sol?

Você viu que os gatos precisam tomar sol, mas saiba que, quando os gatos são expostos à luz solar, eles produzem vitamina D em sua pele por meio de uma reação química. A falta de vitamina D pode levar a problemas de saúde, como raquitismo e osteoporose.

No entanto, isso não significa que um gato precise tomar sol diretamente todos os dias. Na verdade, muitos gatos preferem ficar em lugares com sombra ou dentro de casa durante as horas mais quentes do dia. Além disso, muitos alimentos para gatos contêm vitamina D em sua composição, e o suplemento dessa vitamina pode ser oferecido pelos tutores.

Então, embora a exposição ao sol seja importante para a saúde do gato, isso não significa que eles devem tomar sol diretamente todos os dias, e existem outras formas de garantir a ingestão de vitamina D.

Quanto tempo o gato pode ficar no sol?

O tempo que um gato pode ficar no sol varia dependendo de diversos fatores, como a raça do gato, cor do pelo, idade, tipo de pelagem, temperatura ambiente e nível de atividade.

Gatos com pelos mais escuros e longos tendem a absorver mais calor e podem ficar menos tempo expostos ao sol do que gatos com pelos mais claros e curtos. Gatos idosos, filhotes e com problemas de saúde devem evitar a exposição prolongada ao sol, pois são mais suscetíveis ao calor.

Em geral, recomenda-se que os gatos evitem ficar ao sol por mais de 30 minutos consecutivos em dias quentes e ensolarados. É importante que eles tenham acesso a sombras e água fresca para se refrescarem e se hidratarem durante o dia.

Lembre-se também que, assim como os humanos, os gatos podem sofrer com queimaduras solares e desenvolver câncer de pele, portanto, é importante monitorar o tempo de exposição ao sol e fornecer proteção adequada, como protetor solar específico para gatos e acesso a áreas sombreadas.

Agora que você já sabe que os gatos precisam tomar sol, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos por que os gatos tomam sol.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos precisam tomar sol?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ASPCA. Sun Safety Concerns for Dogs and Cats. Disponível em: <https://www.aspcapetinsurance.com/resources/sun-safety-concerns-for-dogs-and-cats/>. Acesso em 12 de maio de 2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Kaliny
A maioria dos gatos que conheço amam sol. Porém minhas duas gatinhas não gostam. Moramos em um apê e elas sempre fogem dos lugares do sol. Estranho né?
Priscila
Esqueceu de mencionar que os gatos podem ter câncer de pele se tomarem muito sol ao longo da vida
Edward Solano
Los gatos son lo suficientemente inteligentes para buscar sombra cuando es necesario. No pasan todo el día al sol, como lo hacen los humanos "inteligentes"....!
A sua avaliação:
Adriano Pimenta
Tenho um gatinho filhote, que encontrei na rua... ainda não sei ao certo a idade dele, está aqui em casa há uma semana e vou levá-lo no veterinário esse fim de semana. Ele fica na área de serviço daqui de casa, num espaço cercado que fiz pra ele não sumir na casa ou fugir. Nesses dias não me recordo dele ter tomado sol, pois ele fica no cercado que é numa área coberta e tenho trazido ele pra dentro de casa pra se sociabilizar com os outros entes da família. Ele não tomar sol por esses dias pode acarretar algum problema?

PS: esse leite foi bem diluído em água, pq li que eles tem intolerância ao leite.
1 de 2
Gatos precisam tomar sol?