PARTILHAR

Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 16 dezembro 2020
Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Todo o mundo que já viu dois gatos cruzando sabe a gritaria que eles fazem. A verdade é que os miados começam logo quando a gatas entram no cio, pois elas emitem miados característicos para chamar a atenção dos machos. Os machos respondem também com miados e assim se inicia a corte.

Mas é durante a cópula que os gritos são mais evidentes e escandalosos. Muitas pessoas se questionam porque é que os gatos fazem tanto barulho quando cruzam? O PeritoAnimal criou este artigo para responder precisamente a essa pergunta.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode cruzar com gato?

Como os gatos se reproduzem

As fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 5 e os 9 meses de idade. Os machos atingem um pouco mais tarde, entre os 9 e os 12 meses.

É bastante evidente quando as gatas estão no cio pois, além dos miados característicos, elas têm muitos outros sinais de que estão em cio: ficam rebolando, elevam a cauda, etc.

As gatas têm um ciclo reprodutivo poliéstrico sazonal, em condições normais. Ou seja, elas se reproduzem mais em algumas épocas do ano, uma vez que o número de horas de luz é um fator determinante do ciclo reprodutivo. Porém, numa região equatorial, onde o número de horas com e sem luz é aproximado, as gatas apresentam um ciclo reprodutivo contínuo, ou seja, se reproduzem todo o ano. Além disso, gatas sempre confinadas em casa podem apresentar um ciclo mais contínuo do que as gatas de rua, sendo a luz artificial a explicação deste fenômeno.

O ciclo dura cerca de 21 dias. Sendo que o estro dura em média de 5 a 7 dias (fase em que mais notamos os sinais de cio nas gatas) e se repete conforme o que referimos anteriormente. Este intervalo depende do fato se a gata foi ou não cruzada com um macho durante o cio. Outros fatores podem influenciar este intervalo, como a estação do ano e a raça da gata. Por exemplo, raças de pelo longo são mais sazonais do que as raças de pelo curto. Se você tem uma gata com sinais de cio e não quer que ela engravide, confira este artigo para saber como ajudar.

Basta uma pequena distração para o seu gato ou a sua gata saírem correndo pela janela em busca de relacionamentos mais calorosos. Daí a importância da castração, principalmente para prevenir a gravidez indesejada. Mesmo que você tenha um gato macho, é igualmente importante castrar. A castração é uma ótima maneira de garantir a saúde do animal e também uma oportunidade para que você exerça um papel de responsabilidade.

Com a castração, você evita o acasalamento de gatos e, consequentemente, aumento do número de gatinhos abandonados pelas ruas sem cuidados e atenção devida. Não queremos aumentar o número de gatos na rua, sujeitos a todo o tipo de condições adversas, acidentes, maus tratos e fome!

Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam - Como os gatos se reproduzem

Como os gatos cruzam

Quando a fêmea entra no estro (fase em que a gata é mais receptiva aos machos) ela muda drasticamente o comportamento dela e já não recusa as tentativas de monta dos machos.

Ela se coloca em posição de lordose, ou seja, com a porção ventral do tórax e o abdômen tocando no chão e o períneo levantado. Essa posição é necessária para o macho conseguir penetrar. O macho realiza movimentos copulatórios e a fêmea se ajusta lentamente ao macho por meio dos movimentos pélvicos de modo a facilitar a cópula.

A expressão facial dos gatos cruzando é muito semelhante à de gatos agressivos. O acasalamento de gatos dura, em média, 19 minutos, mas pode variar de11 até 95 minutos. Gatos mais experientes podem acasalar 10 vezes numa hora. Durante o cio, as gatas podem acasalar mais de 50 vezes!

As fêmeas também podem copular com diferentes machos. A fertilização do óvulo é feita apenas por um espermatozóide, mas se a fêmea acasalou com mais do que um macho no cio, diferentes óvulos podem ser fecundados por espermatozóides de diferentes machos. Por essa razão, uma curiosidade interessante sobre os gatos é que na mesma ninhada a fêmea pode ter filhotes de pais diferentes.

Se a sua gatinha acabou de ter filhotes, talvez este outro artigo do PeritoAnimal possa te interessar: como saber se o gato é macho ou fêmea.

Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam - Como os gatos cruzam

Porque os gatos gritam quando estão cruzando

O pênis dos gatos é espinhoso. Sim você leu bem! O órgão genital destes felinos está repleto de pequenos espinhos queratinizados (como você pode ver na imagem) que servem para estimular a ovulação das fêmeas. São essas espículas penianas que induzem a ovulação. Aém disso, os espinhos do pênis do gato permitem que ele não deslize durante o coito.

No ato sexual, as espículas arranham e irritam o órgão genital da fêmea, causando sangramento. Elas também desencadeiam um estímulo neuroendócrino que provoca a descarga de uma hormona (LH). Essa hormona vai agir dentro de 24 a 36 horas após a cópula completa.

Depois do acasalmento dos gatos, o comportamento da fêmea é muito dramático por causa da dor provocada. Assim que o macho começa a retirar o pênis, depois de ejacular, as pupilas da fêmea dilatam e 50% das fêmeas emitem um choro, como um guincho, o típico som agudo de gato cruzando. A maioria das gatas ataca o macho após o acasalamento de uma forma muito agressiva e, em seguida, rolam pelo chão e lambem a vulva entre 1 a 7 minutos.

Na foto abaixo, observamos o pênis de gato em detalhe, com destaque para os espinhos queratinizados.

Agora você já sabe porque é que os gatos fazem barulho quando acasalam e o que acontece durante o ato de gatos cruzando, esperamos que tenha gostado deste artigo e que continue a seguir o PeritoAnimal!

Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam - Porque os gatos gritam quando estão cruzando

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ALEJANDRA, Maria. Particularidades fisiológicas de la reproducción en felinos. Disponível em: <https://cbra.websiteseguro.com/pages/publicacoes/rbra/download/RB079%20Stornelli%20pag%2071-76.pdf>. Acesso em 14 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
tapada prata jose
fiquei a saber a pergunta que fiz agradeço
A sua avaliação:
Karen
Tenho ouvido uns gritos de gata por aqui, fico com pena dela , fora que é encomida muito .
A sua avaliação:
Mary Andrade
Não creio que o pênis do macho machuque, a natureza é perfeita. No caso dos humanos geralmente a fêmea grita de prazer, durante a relação ela pode morder, aranhar tbm. Acho que tudo faz parte do ato. Não acredito que esses "espinhos" machuque a fêmea. Sendo que a natureza é perfeita.
André Vitor
Você não tem que acreditar em nada. Ciência não se baseia em achismo ou opinião, mas em fatos e investigação metodológica.
Adah Valentina Ferreira Santos
Ninguem pediu sua opiniao Andre Vitor
KKKKKKKKK
KKKKKKKKKK tá bom veterinária Mary Andrade, vamos cancelar esse post, porque você formada em Ciências Biológicas, Medicina veterinária falou que "acha" que não é verdade esse post... o cúmulo é você usar o exemplo de humanos KKKKKKK "a fêmea grita de prazer" pelo amor de Deus, vc não viu a foto do pênis do gato???? vc acha que esses espinhos fazem cócegas??
A sua avaliação:
Mary
Sério? Como sabem que as espículas não machucam a fêmea? Literatura? Pois a reação no final da cópula indica o contrário por causa dos gritos e o possível ataque ao macho como retaliação à dor. A lambedura da região também é indicio... Só para constar.........
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Mary. Tudo bem? Agradecemos por levantar o questionamento. Analisamos bem o artigo, conversamos com especialistas, encontramos mais estudos sobre o tema e modificamos o texto. Continue fazendo parte da comunidade do PeritoAnimal. Estamos sempre abertos a dúvidas, críticas e sugestões.
Um abraço!
Denis
Minha gata teve relação antes dos 3meses dos filhotes correram na barriga ela poderá ter outros filhotes.
Luísa Savala
Oi Denis! Temos um artigo sobre os sintomas de gravidez em gatas que pode te ajudar com algumas informações: https://www.peritoanimal.com.br/sintomas-de-gravidez-em-gatas-21345.html
De qualquer forma, como mencionamos no artigo: é importante referir que os gatos são animais com uma grande capacidade reprodutiva. Costumam alcançar a maturidade sexual entre os 6 e os 9 meses, têm uma gravidez relativamente curta e podem ter vários cios na estação do ano mais propícia, que costuma ser no verão. O cio pode variar de um exemplar para outro, dependendo da sua idade, as condições ambientais ou o seu estado de saúde.
Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes para garantir o estado de saúde da sua gata.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
Jane
Como faço para saber se a minha gatinha já foi penetrada? Tem uma forma de saber olhando a parte genital dela?
Gabi
Não tem como
Bianca
Olá, eu tenho uma gatinha que já deu a luz e da primeira vez ela gritou com de costume, agora ela esta no cio de novo e fica na frente de casa com outros gatos mas eu não ouvi nenhum grito, é possível que ela ainda não tenha cruzado?
Gabi
Talvez ela não tenha gritado dessa vez. Não há como saber
A sua avaliação:
Yasmin
Eu achava que a gata ficava agressiva depois da cópula por ter sido machucada pelo pênis do gato. Muito legal esse artigo 😆
Ah deixa eu falar minha situação, tenho dois gatos irmãos (fêmea e macho) de aproximadamente 5 meses, se a gata entrar no cio, ela pode acasalar com o irmão? Mesmo ele tendo uma maturidade sexual mais tardia? Eu quero castrá-la, só que eu não sei ao certo a idade dela, além disso eu já li que não se castra a gata no cio, então também tenho medo de ela entrar no cio e eu não perceber no início os sintomas e levar ela pra cirurgia. Queria dicas também sobre como não deixar o gato comer durante as 12 horas para a castração, meus bebês são agitados e acabam comendo insetos aqui no quintal de casa sem eu perceber.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Yasmin! Você deve contactar a clínica onde vai fazer o procedimento cirúrgico para agendar a data antes que ela entre no cio. A idade exata para fazer o procedimento depende da opinião do veterinário em questão. Relativamente às 12 horas de jejum, a única maneira é prender eles em casa durante esse tempo, sem acesso a comida.
Gabi
Acasalamento de espécies com parentesco sanguíneo leva à chances de grandes problemas nos filhotes. Eles podem nascer com deformações ou deficiências hormonais. Não faça isso
Maria do carmo de almeida
Comentário ou pergunta eu posso dar banho no meu qato
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria do Carmo! Leia o nosso artigo sobre dar banho a gatos que responderá com certeza às suas duvidas: https://www.peritoanimal.com.br/dar-banho-a-gatos-faz-mal-21523.html
Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam
1 de 4
Porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam

Voltar ao topo da página ↑